C4 Lounge 2014 Exclusive - Problema no trocador de calor

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
hermit97
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Dom Mar 20, 2022 3:08 am
Modelos Citroën: c4 lounge 2014 thp

C4 Lounge 2014 Exclusive - Problema no trocador de calor

#1

Mensagem por hermit97 » Dom Mar 20, 2022 3:31 am

Recentemente, infelizmente estou tendo uma dor de cabeça com meu C4 Lounge THP 2014 Exclusive.
Ao fazer uma viagem, tive uma mensagem acusando um problema no motor, parei o carro e quando ergui o capô, o líquido de arrefecimento estava transbordando. Na semana seguinte, levei através do guincho o carro até uma oficina especializada na minha cidade. Os caras verificaram que o problema estava no trocador de calor do câmbio que estava vazando óleo. Por conta desse problema, havia entrado água no câmbio, e o motor também assim como o sistema haviam sido contaminados. Eles queriam cobrar quase 8 mil reais só pra ''descer e subir'' câmbio e motor.
Como o orçamento ficou caro, levei em outro mecânico. Expliquei a ele o problema. Ela me disse que realmente, o trocador estava apresentando vazamento, porém, ele disse que não havia necessidade de desmonte do câmbio, seria apenas a limpeza e troca do fluído. Motor e todo o sistema seriam testados, limpos e substituídas as peças / fluídos necessários.
As minha dúvida são sa seguintes:

1. Realmente, não existe essa necessidade de desmonte do câmbio? O último mecânico me falou que faria os testes necessários, mas que o meu câmbio aparentemente estava certinho. Tenho muito medo dele fazer um serviço superficial, e eu acabar perdendo a transmissão futuramente.

2. Pelo que tenho lido por aí, esse trocador de calor costuma furar com certa facilidade. Inclusive, a do meu carro já havia sido substituída, creio que esse infelizmente é um problema crônico do carro. A minha dúvida é: com que velocidade esse vazamento chega na proporção que aconteceu com o meu carro? Eu combinei com o mecânico de passar a cada 20-30 dias na oficina dele, para verificar se está havendo vazamento. Porém, tenho muito medo do problema retornar e atingir o sistema inteiro novamente.

Eu e minha esposa gostamos demais do carro, mas infelizmente estou muito inseguro de continuar com ele por conta desse problema. Será que infelizmente, o melhor a se fazer não seria vender o carro pra alguma loja?
Agradeço desde já,
Abraços!


giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: C4 Lounge 2014 Exclusive - Problema no trocador de calor

#2

Mensagem por giovane s » Dom Mar 20, 2022 9:53 pm

[quote=hermit97 post_id=54766 time=1647757860 user_id=667954
As minha dúvida são sa seguintes:

1. Realmente, não existe essa necessidade de desmonte do câmbio? O último mecânico me falou que faria os testes necessários, mas que o meu câmbio aparentemente estava certinho. Tenho muito medo dele fazer um serviço superficial, e eu acabar perdendo a transmissão futuramente.

2. Pelo que tenho lido por aí, esse trocador de calor costuma furar com certa facilidade. Inclusive, a do meu carro já havia sido substituída, creio que esse infelizmente é um problema crônico do carro. A minha dúvida é: com que velocidade esse vazamento chega na proporção que aconteceu com o meu carro? Eu combinei com o mecânico de passar a cada 20-30 dias na oficina dele, para verificar se está havendo vazamento. Porém, tenho muito medo do problema retornar e atingir o sistema inteiro novamente.

[/quote]

1.a. Se está funcionando faz manutenção (troca de óleo), depois de esquentar o óleo do câmbio é bom abrir algum bujão de abastecimento para que qualquer vapor de liquido de arrefecimento saia do câmbio, preferencialmente esquentar sem andar para não desgastar o material dos discos e cintas do câmbio.

1.b. Se quebrou compra um câmbio no desmanche que normalmente eles mesmo instalam e dão garantia, os câmbios da linha PSA tem muito, tanto AT6 quanto AL4.

2. Trocador de calor e radiador fura ou entope por manutenção incorreta. Tem que usar fluído de arrefecimento recomendado e aprovado pelo fabricante ou ABNT e não misturar sintéticos com orgânicos.
hermit97
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Dom Mar 20, 2022 3:08 am
Modelos Citroën: c4 lounge 2014 thp

Re: C4 Lounge 2014 Exclusive - Problema no trocador de calor

#3

Mensagem por hermit97 » Dom Mar 20, 2022 11:15 pm

Boa noite Giovane, agradeço pela resposta!
Cara, isso do resfriador eu não sabia, inclusive vou fazer a troca do fluído de arrefecimento eu mesmo de agora em diante.
Em relação ao câmbio, minha dúvida é justamente essa. O meu mecânico seguiu a sua sugestão no caso de ele estar funcionando
( e ele realmente estava, não apresentou nenhum problema comigo). Mas o meu medo é a caixa de transmissão ter algo danificado
como conduite por exemplo. Não existem peças que podem ser danificadas, e que somente o desmonte poderia verificar isso?
Eu imagino que, se algo tivesse danificado, eu teria percebido ao utlizar o carro, mas receio disso só aparecer com o tempo
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Re: C4 Lounge 2014 Exclusive - Problema no trocador de calor

#4

Mensagem por Munhoz » Seg Mar 21, 2022 11:56 am

uma coisa importante é usar o trocador original, os paralelos não tem a mesma qualidade.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: C4 Lounge 2014 Exclusive - Problema no trocador de calor

#5

Mensagem por giovane s » Ter Mar 22, 2022 1:55 pm

hermit97 escreveu:
Dom Mar 20, 2022 11:15 pm
Boa noite Giovane, agradeço pela resposta!
Cara, isso do resfriador eu não sabia, inclusive vou fazer a troca do fluído de arrefecimento eu mesmo de agora em diante.

O óleo contamina o reservatório de água tem que limpar 2 vezes, com intervalo de alguns dias, na segunda trocar a valvula termostática pois a borracha expande.
Responder