Regulagem turbina C4 Lounge THP

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carlos.fernando
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Regulagem turbina C4 Lounge THP

#1

Mensagem por carlos.fernando » Sex Fev 18, 2022 7:26 pm

Pessoal,
Segue relato relativo ao meu C4 Lounge THP 2015, caso possa vir a ajudar os amigos.
Referência: Códigos P2263 (Turbocompressor: Pressão alta demais) e P0299 (Turbocompressor: Pressão baixa demais).
Não achei nenhum tópico específico, por isso estou abrindo este. Caso já exista, me desculpem.
Não oriento que ninguém faça por conta própria, mas caso estejam enfrentando algum problema similar, segue material para poderem discutir com seus mecânicos.

<<Relato>>
Recentemente tive que reformar a turbina devido danos nas aletas (quebra da conexão do coletor de admissão plástico na entrada da turbina --> danos nas aletas). Após algum tempo, ao voltar a utilizar o carro, ao forçar a aceleração um pouco mais (mesmo à baixa velocidade, numa situação de subida de rampa ou em uma ultrapassagem), aparecia o Service no painel e o carro ficava fraco.
O carro só volta ao normal após apagar o código utilizando o computador.

<<Análise>>
Ao passar o computador, identificado código P2263 (Turbocompressor: Pressão alta demais). Ele ocorre caso a pressão da turbina fique alta demais (acima da comandada) por mais de 5 segundos.
Verificamos que a pressão da turbina estava em 920g em lenta, e chegava a 1,5kg em máxima. Aparentemente, tudo OK.

1. Dump Valve
Basicamente o que controla a pressão limite dentro da turbina é a Dump Valve (para referência, ela é que faz o turbo "espirrar")
Dica: Se remover ela, e acelerar o motor, vai ver o funcionamento dela.
No meu caso, tudo OK.
Dump Valve
Dump Valve
2. Funcionamento da waste-gate por acionamento do circuito de vácuo
A waste-gate é a responsável por controlar se o gás passa pela turbina (acionando-a), ou é descartado. Assim, controla a rotação da turbina e, por consequência, a pressão dentro da turbina.
Nesse carro, o controle do êmbulo da waste-gate é feito via vácuo: Bomba de vácuo --> Válvula de controle --> Mangueiras --> Bulbo da waste-gate
2.1: Verificado mangueiras: Tudo OK
2.2: Verificado pressão de vácuo: -0,4bar na entrada do diafragma (baixo comparado com o que vi em outros veículos: -0,6 ~ -0,7bar em lenta)
image.png
Medição de pressão de vácuo
image.png (101.68 KiB) Exibido 8037 vezes
Medição de pressão de vácuo
Medição de pressão de vácuo
image.png (101.68 KiB) Exibido 8037 vezes
2.3: Colocado pressão na entrada do bulbo da waste-gate (-0,6 ~ +1,0 bar): Pouco movimento da haste da waste-gate

A cada teste (1 ao 2.3), apagávamos o código e fazia testes com o carro na estrada, e o código voltava.
(Detalhe: código não ocorre com o carro parado, visto que nessa condição não há carga, e o ECM entende e mantem o motor em baixa carga, sem alterar a regulagem da turbina)

Tentei mexer a haste da waste-gate na mão, sem sucesso.
Percebi então que a waste-gate estrava "estrangulada".
Removemos as chaparias e soltamos as porcas de fixação da regulagem da portinhola da waste-gate (dentro da turbina) com a haste.
Regulagem da Waste gate
Regulagem da Waste gate
Soltei quase ao máximo, travei ambas as porcas e refiz os testes:
1. Um dia inteiro de teste em estrada, sem código. Testado aceleração nos 3 modos (normal, econômico e sport), com aceleração, e funcionou OK.
2. Carro parecia um pouco lerdo para acelerar: Turbina estava demorando para encher (significa que desregulamos demais)
3. Em um teste final, o carro a 100 km/h, pisei no kick-down para subir rápido para 140 km/h: Apareceu um código de falha e o Service acendeu.
Ao passar o aparelho, dessa vez, era o código P0299 (Turbocompressor: Pressão baixa demais).

Soltei novamente as porca externa (chave 10) da portinhola da waste-gate com a haste, e apertei um pouco a porca interna, e travei a porca externa de novo.
Realizei diversos testes: Resolvido. Além de não ocorrer mais nenhuma falha, a turbina ganhou um pouco mais de "vida" (enche mais rápido, e o carro responde melhor)

Em resumo: No meu caso, tudo estava relacionado à regulagem da waste-gate.
Como ela estava desregulada, quando a turbina precisaba abrir para baixar a pressão da câmara quente, ela não abria muito, portanto a pressão demorava a baixar. Como passava mais de 5 segundos com a pressão real mais alta que a comandada, gerava o código de falha

Cereja do bolo: Funcionamento da turbina
Estudei bastante esse motor para resolver esse problema.
No meu entendimento, o funcionamento da turbina do THP é um pouco diferente de outros motores turbo: O acionamento é via vácuo (gerado pela bomba de vácuo):
- Quando a ECM quer encher a turbina: Solenóide abre eletronicamente e passa mais vácuo para o bulbo --> vácuo ganha da força da mola --> bulbo move a haste para a direita (sentido bulbo) --> válvula waste-gate fecha dentro da turbina --> gás de escape passa e gira mais a turbina, puxando mais ar do lado frio --> pressão aumenta na câmara quente.

- Quando a ECM quer reduzir a carga da turbina: Solenóide fecha eletronicamente e passa menos vácuo para o bulbo --> Mola ganha da força do vácuo --> Bulbo move a haste para a esquerda (sentido compressor do ar condicionado) --> válvula waste-gate abre dentro da turbina --> gás de escape passa por fora e reduz o giro da turbina, puxando menos ar no lado frio --> pressão reduz na câmara quente

- A waste-gate controla essa abertura e fechamento. Quando está no limite da carga (como acelerando o carro e depois trocando de marcha), quando a pressão está muito alta dentro da turbina (lado quente), a ECM aciona a dump valve, aliviando a carga (e fazendo aquele "espirro" leve, que, se for trocado o pescoço da válvula para um pescoço com furos, para o gás ir pra fora, vai dar o mesmo "espirro" dos carros preparados).

Cereja do bolo 2: Regulagem da posição da waste-gate
Para a esquerda: Deixa a waste-gate mais aberta
Para a direita: Deixa a waste-gate mais fechada


giovane s
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Re: Regulagem turbina C4 Lounge THP

#2

Mensagem por giovane s » Sáb Fev 19, 2022 9:25 am

carlos.fernando escreveu:
Sex Fev 18, 2022 7:26 pm
Não oriento que ninguém faça por conta própria, mas caso estejam enfrentando algum problema similar, segue material para poderem discutir com seus mecânicos.
Se conseguiu conversar com o mecânico pode indicar pro pessoal.

As concessionárias e mecânicos que fui ultimamente só atrapalharam.


Excelente ter alguém ajudando.
Andson14
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Re: Regulagem turbina C4 Lounge THP

#3

Mensagem por Andson14 » Sáb Fev 18, 2023 7:16 am

Parabéns e obrigado pelo compartihamento dessas informações tão valiosas!
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