DEFEITO SISTEMA ANTI POLUIÇÃO E AQUECIMENTO DO MOTOR.

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Renato2104
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Sáb Fev 27, 2021 2:50 pm
Modelos Citroën: C4 VTR

DEFEITO SISTEMA ANTI POLUIÇÃO E AQUECIMENTO DO MOTOR.

#1

Mensagem por Renato2104 » Qua Fev 16, 2022 9:58 am

Amigos meu VTR ta com problemas. Vejam só.
Ele está com 140.000 km.
No ultimos 2 meses ele esta rodando muito pouco 30 km por semana e quando roda. (So minha esposa que usava).

Essa semana, fui pegar pra andar e acendeu o "defeito do sistema anti-poluição". E logo depois disso, "motor quente, desligue o carro".
Parei o carro e vi que estava sem fluído. (O fluido ja vinha baixando mês a mês, mas não achei vazamento, que fosse pela pressão da tampa, pois ela não era original).
Mas voltando, esperei esfriar o carro, completei com agua e voltou tudo ao normal.

No segundo dia, mesma coisa, andei 5 km. Acendeu um e depois o outro. Mas tinha agua no carro, e ao desligar o carro e religar algumas vezes, voltou ao normal, sem defeito..

No terceiro dia, minha esposa andou com o carro e novamente aconteceu. (ela diz que parou o carro, fez o procedimento de ligar e desligar, viu que a temperatura estava normal e voltou pra casa).

No quarto dia, ou seja hoje; ao ligar o carro o defeito ja estava lá, andei 10 km e deu o aquecimento do motor.
Parei e NOTEI QUE O RADIADOR ESTAVA BEM FRIO, só a mangueira que entrava nele estava bem quente.
Religuei o carro algumas vezes e temperatura normal voltei a andar, pois estava indo para o hospital, mas o defeito dw poluição ja continuava lá desde que sai de casa.

E agora pessoal oque pode ser?
Válvula termostática querendo trancar? Gasolina Ruim?
Por que o fluido de arrefecimento baixa, durante os meses de uso, sera por causa da tampa parelela que tinha.
Algo disso tem a ver com o "defeito de poluição" ou esse defeito levou a aquecer o carro?

Algumas outras informações:

- Quando aquece o motor, o marcador pula do meio, para o máximo.
- o aviso do "sistema anti poluição não apaga mais".
- ja comprei uma tampa do reservatório de fluído e irie colocar fluído mais uma vez...
-tambem aparece um erro de defeito do airbags e sinto pirotécnico a muitos anos ja. Vai e volta isso, igual mulher de malandro.

O mistério está ai. Se poderem me ajudar agradeço.


Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Re: DEFEITO SISTEMA ANTI POLUIÇÃO E AQUECIMENTO DO MOTOR.

#2

Mensagem por Munhoz » Qua Fev 16, 2022 11:49 am

Podem ser algumas coisas, a válvula como mencionou, combustível ruim e até a bateria velha.
Se o motor aquece por conta da válvula, pode ler parâmetros da injeção errados e tal. Sobre a tampa, recomendo somente a original, é um item "besta" mas faz muita diferença.

Do airbag as vezes é mal contato nos fios em baixo do banco, desconecta os plugues e passa limpa contato.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: DEFEITO SISTEMA ANTI POLUIÇÃO E AQUECIMENTO DO MOTOR.

#3

Mensagem por giovane s » Qua Fev 16, 2022 5:10 pm

Renato2104 escreveu:
Qua Fev 16, 2022 9:58 am
Mas voltando, esperei esfriar o carro, completei com agua e voltou tudo ao normal.

No terceiro dia, minha esposa andou com o carro e novamente aconteceu. (ela diz que parou o carro, fez o procedimento de ligar e desligar, viu que a temperatura estava normal e voltou pra casa).

No quarto dia, ou seja hoje; ao ligar o carro o defeito ja estava lá, andei 10 km e deu o aquecimento do motor.
Parei e NOTEI QUE O RADIADOR ESTAVA BEM FRIO, só a mangueira que entrava nele estava bem quente.
Religuei o carro algumas vezes e temperatura normal voltei a andar, pois estava indo para o hospital, mas o defeito dw poluição ja continuava lá desde que sai de casa.

E agora pessoal oque pode ser?

Por que o fluido de arrefecimento baixa, durante os meses de uso, sera por causa da tampa parelela que tinha.
Se o fluído de arrefecimento ficou abaixo do mínimo tem que fazer a sangria do sistema, talvez o que você está completando todo dia seja um pouco do ar que está circulando no sistema.

A temperatura saltar do meio pro máximo é comum pois esta informação vem via rede com retardo para o painel, mas quando tem circuito aberto ou fechado no sensor de temperatura o motor entra em emergência e a ventoinha liga em velocidade máxima.
Pode ser oxidação nos conectores do sensor de temperatura ou no módulo do motor, que é o mesmo problema dos airbags mencionado pelo Munhoz.
Desconecte a bateria antes de verificar qualquer eletrônico do veículo.
Responder