tremedeira e tranco cambio AT6 - C4 lounge 1.6 THP 2019

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
CYNER2298
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Fev 04, 2021 3:40 pm
Modelos Citroën: C4 LOUNGE SHINE 1.6 THP - 2019

tremedeira e tranco cambio AT6 - C4 lounge 1.6 THP 2019

#1

Mensagem por CYNER2298 » Qui Fev 04, 2021 4:04 pm

Boa tarde prezados!

Procurei insistentemente pelo fórum algo relacionado a tranco no cambio at6 AISIN do C4 Lounge 1.6 THP, mas não consegui achar nada sobre.
Se algum souber de algum tópico relacionado e puder me mandar o link, agradeço muito!

Seguinte:

Comprei meu C4 Lounge 1.6 THP - shine - 2019 - com apenas 25 mil km. O carro possui as duas primeiras revisões realizadas na CSS SAGA em Goiás e eu fiz a dos 30 mil, antecipada, na Lemans Limão.
Relatei que o carro, quando na lenta com o cambio acoplado e parado, emite uma trepidação excessiva, já rodando, não trepida.. Quando desacopla (até onde fui informado, esse cambio AT6 AISIN, possui uma tecnologia que, quando identifica que o veículo está parado no transito, ele desacopla o cambio, acho que chama função neutral), ele não treme nada. Alguém sabe se isso é normal? Na CSS disseram que é característica do carro, mas já dirigi diversos carros automáticos, desde antigos até lançamentos, e nunca percebi essa isso.

Outra coisa relacionada a esse desacoplamento do cambio quando parado, em algumas poucas situações, principalmente em subidas/descidas, ao retomar o movimento, o cambio acopla de forma brusca, ou seja, da tranco. Alguém teve esse mesmo problema?

Vale informar, que no rodar, o carro está ótimo, sem trancos nas trocas, possui força e acelera rápido! Inclusive, em transito moderado e leve, o carro está fazendo cerca de 8 e 9 km/l no etanol! Na estrada, faz 12 ou 13 km/l, andando forte. A única coisa, é que o carro não gosta de transito travado (nenhum gosta) e de trajetos muito curtos, pois não desenvolve.

O carro está na garantia até julho de 2021.

Desde já, agradeço quem puder me auxiliar.


giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: tremedeira e tranco cambio AT6 - C4 lounge 1.6 THP 2019

#2

Mensagem por giovane s » Qui Fev 04, 2021 5:18 pm

A tremedeira muda se engata a Ré ou Drive, é mais forte quando em Neutro?
CYNER2298
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Fev 04, 2021 3:40 pm
Modelos Citroën: C4 LOUNGE SHINE 1.6 THP - 2019

Re: tremedeira e tranco cambio AT6 - C4 lounge 1.6 THP 2019

#3

Mensagem por CYNER2298 » Qui Fev 04, 2021 6:06 pm

Boa tarde Giovane! Tudo bem contigo, meu caro?

O carro em N não treme, pois está desacoplado.
Em Drive e em movimento, não tem nenhuma tremedeira.
Se em Drive, pisando no freio, pesado ou moderado (exemplo, parado no semáforo), ele treme e depois de 3 ou 4 segundos, o cambio desacopla e para a tremedeira (essa desacoplagem, segundo li, é um função desse modelo de cambio para economia de combustível).
Se em R, com pé no freio, o carro treme, pois o cambio não desacopla.

O ponto, é que não me recordo de ter dirigido outros carros com essa característica excessiva, que talvez, seja intrínseca a configuração de cambio/motor.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: tremedeira e tranco cambio AT6 - C4 lounge 1.6 THP 2019

#4

Mensagem por giovane s » Qui Fev 04, 2021 6:50 pm

CYNER2298 escreveu:
Qui Fev 04, 2021 6:06 pm
O ponto, é que não me recordo de ter dirigido outros carros com essa característica excessiva, que talvez, seja intrínseca a configuração de cambio/motor.
Buenas.

Motor na lenta é teu problema.
Motor com injeção direta forma muita carbonização nas válvulas de admissão por não ter combustível "lavando" as válvulas, a tremedeira e o tranco nas arrancadas pode ser isto também.
Responder