C4 Cactus - Troca do fluído de arrefecimento aos 9k km

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Nukado
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Ter Jan 26, 2021 1:02 pm
Modelos Citroën: C4 Cactus 1.6 16v 2020

C4 Cactus - Troca do fluído de arrefecimento aos 9k km

#1

Mensagem por Nukado » Ter Jan 26, 2021 2:08 pm

Olá está é meu primeiro post no fórum, busquei mas não encontrei informações, então estou criando um novo tópico.

Acabo de deixar meu C4 Cactus 2020 para a revisão de 1 ano, o carro esta com 9.100 KM, a concessionaria recomendou a troca do fluido do radiador, que está amarelado, a cor do fluido é verde, indicando contaminação. Agora minha duvida é, nunca abri o reservatório, de onde viria essa contaminação? Eles querem me cobrar essa troca (R$200,00), tentei pedir para fazer na garantia e foi negado, o manual pede reposição somente com 4 anos ou 80.000km!

Alguém ja viu isso? o cara da concessionária disse que é normal, que esses carros trabalham com temperatura muito alta...

desde já agradeço.

Henrique


giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: C4 Cactus - Troca do fluído de arrefecimento aos 9k km

#2

Mensagem por giovane s » Ter Jan 26, 2021 4:06 pm

Os liquidos de arrefecimento long life são para 2 anos se não me engano, mas é só olhar na internet.
Se não me engano o liquido de arrefecimento é incolor só se usa um corante para ver o nível e identificar vazamento. Atendendo a norma da montadora ou NBR pode colocar a cor de sua preferência.

Os manuais são uma M...
Nukado
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Ter Jan 26, 2021 1:02 pm
Modelos Citroën: C4 Cactus 1.6 16v 2020

Re: C4 Cactus - Troca do fluído de arrefecimento aos 9k km

#3

Mensagem por Nukado » Ter Jan 26, 2021 4:32 pm

então o manual recomenda troca a cada 4 anos ou 80.000 km, e a cor dele é verde, de fato o meu mudou para amarelo, o que indica alguma fonte de contaminação, minha preocupação é do carro estar superaquecendo, ou ainda, de ter algo errado tipo a junta da cabeçote deixando passar gases para o arrefecimento.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: C4 Cactus - Troca do fluído de arrefecimento aos 9k km

#4

Mensagem por giovane s » Ter Jan 26, 2021 5:14 pm

Se nunca foi aberto o sistema, não baixa "água" o sistema está perfeito. Quando o motor esquenta um pouco já aumenta a pressão, que é aliviada pela tampa e depois de pegar um engarrafamento ou uma viagem mais longa já se nota um consumo do líquido de arrefecimento.
Nukado
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Ter Jan 26, 2021 1:02 pm
Modelos Citroën: C4 Cactus 1.6 16v 2020

Re: C4 Cactus - Troca do fluído de arrefecimento aos 9k km

#5

Mensagem por Nukado » Ter Jan 26, 2021 5:50 pm

Meu ponto aqui é e mudança de cor, que pode e em geral indica contaminação, minha ecosport podia andar 50k km sem alteracão na cor do fluido, o que estou perguntando é:
1 - isso é normal nesse 1.6 16v da citroen?
2 - Se não é normal, não deveria ser coberto em garantia?
EduardoC
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Dom Fev 06, 2022 10:37 pm
Modelos Citroën: C4 Cactus THP

Re: C4 Cactus - Troca do fluído de arrefecimento aos 9k km

#6

Mensagem por EduardoC » Dom Fev 06, 2022 10:49 pm

Boa noite, amigo.
Estou com o msm problema, o meu é o thp, o seu é o aspirado ?
O meu estava assim com 6k, só q era azul e estava amarelado, troquei o líquido na concessionária, me cobraram R$ 400,00 e ficou “azulzinho”
Agr o carro está com 12k e está igual novamente, amarelado e com aspecto de ferrugem no fundo.
Está na hora da revisão, pretendo fazer nessa semana, vamos ver o q vão falar.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: C4 Cactus - Troca do fluído de arrefecimento aos 9k km

#7

Mensagem por giovane s » Seg Fev 07, 2022 4:27 pm

EduardoC escreveu:
Dom Fev 06, 2022 10:49 pm
Boa noite, amigo.
Estou com o msm problema, o meu é o thp, o seu é o aspirado ?
O meu estava assim com 6k, só q era azul e estava amarelado, troquei o líquido na concessionária, me cobraram R$ 400,00 e ficou “azulzinho”
Agr o carro está com 12k e está igual novamente, amarelado e com aspecto de ferrugem no fundo.
Está na hora da revisão, pretendo fazer nessa semana, vamos ver o q vão falar.
Se a garantia não cobre não é mais interessante trocar o fluído de arrefecimento em uma oficina de confiança utilizando o fluído original de fabrica?
O corante utilizado nos fluídos de arrefecimento não é padronizado, mas se tem sedimento no reservatório é bem Anormal.
Raphasantoro
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Mai 10, 2022 8:53 pm
Modelos Citroën: C4 Cactus

Re: C4 Cactus - Troca do fluído de arrefecimento aos 9k km

#8

Mensagem por Raphasantoro » Ter Mai 10, 2022 8:56 pm

Boa noite, sou novo por aqui. Estou com o mesmo problema. O líquido de arrefecimento mudou de cor e o nível do óleo subiu. Marquei de levar na concessionária amanhã. Qual foi a solução dada na época? Eles apenas trocaram o líquido de arrefecimento? Me parece algo mais sério, não faz sentido a mudança de cor e esse nível de óleo subindo. Aconteceu o mesmo com vocês? Tenho 8mil km rodados... Muito pouco.
Responder