Erro P1160 C4 Pallas
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 2
- Registrado em: Seg Out 29, 2018 10:12 pm
- Modelos Citroën: C4 Pallas
Erro P1160 C4 Pallas
Boa noite!! estou com problema no meu c4 que é intermitente, da somente quando o carro quente, o erro que tenho no scanner é P1160, P1153 o carro entra em modo de emergência da injeção e só desligando e ligando para voltar ao normal. O carro perde aceleracao. com o carro em marcha lenta, ele fica oscilando . As vezes vc desliga por um minutos e liga de novo e o problema não da mais mas sempre volta . Reparei que quando começa para provocar o erro é ficar bombando o freio que injeção fica maluca . Sei que deve ser entrada falsa de ar . Diafragma não é . Ja olhei. Seria hidrovacuo ? Queria dicas . Obrigado desde já.
-
- Interessado
- Mensagens: 1088
- Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT
Re: Erro P1160 C4 Pallas
P1153 é mal funcionamento da borboleta, erro que deve ter sido gerado pela entrada de ár falsa P1160.Jeanad escreveu: ↑Sex Jan 01, 2021 6:39 pmBoa noite!! estou com problema no meu c4 que é intermitente, da somente quando o carro quente, o erro que tenho no scanner é P1160, P1153 o carro entra em modo de emergência da injeção e só desligando e ligando para voltar ao normal. O carro perde aceleracao. com o carro em marcha lenta, ele fica oscilando . As vezes vc desliga por um minutos e liga de novo e o problema não da mais mas sempre volta . Reparei que quando começa para provocar o erro é ficar bombando o freio que injeção fica maluca . Sei que deve ser entrada falsa de ar . Diafragma não é . Ja olhei. Seria hidrovacuo ? Queria dicas . Obrigado desde já.
Normalmente são as guarnições de "borracha" do coletor de admissão, mas pode ser qualquer anel de vedação ou tubo deixando entrar ár após a borboleta.
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 2
- Registrado em: Seg Out 29, 2018 10:12 pm
- Modelos Citroën: C4 Pallas
Re: Erro P1160 C4 Pallas
Estranho é que é bem intermitente e só da quando quente normalmente. E porque o pisar no freio desencadeia o problema? Será hidrovacuo?
-
- Interessado
- Mensagens: 1088
- Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT
Re: Erro P1160 C4 Pallas
Eu esqueci de colocar a mangueira do hidrovacuo esta semana e o erro é instantaneo, ligava o motor e já avisava no painel.
Isto de apresentar erro quando quente já aconteceu para mim e era motor fora de ponto.
Isto de apresentar erro quando quente já aconteceu para mim e era motor fora de ponto.
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2887
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
Re: Erro P1160 C4 Pallas
Nesse ano novo eu viajei, o carro se comportou muito bem apenas dava um apito ao ligar sem gerar qualquer código de erro.
Só que quando eu liguei o carro para voltar para casa eu percebi um funcionamento irregular do motor, foi só armar o ar condicionado para o carro dar defeito motor e ficar sem força.
Como eu tenho um scanner parecido com o ELM 327 (AD10 Advancer) rodei ele e foi apresentando o código P1153, eu o apaguei liguei o motor e ele voltou acrescido do código P1163.
Acabou que, após algumas tentativas, eu consegui ligar o carro e o motor funcionar normal então parti para casa sem demora e sem desligar o motor para nada. O carro se comportou bem, inclusive foi bem econômico, apesar da luz de injeção acesa no painel.
Bom, o código P1153 eu vi aqui que está relacionado ao mal funcionamento da borboleta, o que faz todo sentido já que eu precisei trocar o retentor do volante do motor e, para isso, o câmbio precisa ser removido e não dá para remover o cambio sem remover o coletor de admissão e o motor de arranque. Então, provavelmente, foi um problema de osmar (osmar-contato) .
Mas alguém sabe dizer que raios de código de erro é esse P1163? infelizmente eu apaguei os códigos com o AD10 antes de passar o Lexia, e o AD10 não tem descrição desse erro.
Só que quando eu liguei o carro para voltar para casa eu percebi um funcionamento irregular do motor, foi só armar o ar condicionado para o carro dar defeito motor e ficar sem força.
Como eu tenho um scanner parecido com o ELM 327 (AD10 Advancer) rodei ele e foi apresentando o código P1153, eu o apaguei liguei o motor e ele voltou acrescido do código P1163.
Acabou que, após algumas tentativas, eu consegui ligar o carro e o motor funcionar normal então parti para casa sem demora e sem desligar o motor para nada. O carro se comportou bem, inclusive foi bem econômico, apesar da luz de injeção acesa no painel.
Bom, o código P1153 eu vi aqui que está relacionado ao mal funcionamento da borboleta, o que faz todo sentido já que eu precisei trocar o retentor do volante do motor e, para isso, o câmbio precisa ser removido e não dá para remover o cambio sem remover o coletor de admissão e o motor de arranque. Então, provavelmente, foi um problema de osmar (osmar-contato) .
Mas alguém sabe dizer que raios de código de erro é esse P1163? infelizmente eu apaguei os códigos com o AD10 antes de passar o Lexia, e o AD10 não tem descrição desse erro.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
- Miau
- Zumbi
- Mensagens: 3525
- Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
- Nome: André M
- Localização: Macaé - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
- Contato:
Re: Erro P1160 C4 Pallas
P1163
injectors control: the engine has not encountered the conditions to reset the injector dead times (rail pressure low)
Aqui diz que, talvez em cima das leituras do motor, o calculador de injeção não achou os parâmetros esperados para realizar o reset dos tempos de corte de bicos.
P1153
motorised throttle valve programming failed in the low stops
Uso o diag app pra ver o codigo pra cada montadora
injectors control: the engine has not encountered the conditions to reset the injector dead times (rail pressure low)
Aqui diz que, talvez em cima das leituras do motor, o calculador de injeção não achou os parâmetros esperados para realizar o reset dos tempos de corte de bicos.
P1153
motorised throttle valve programming failed in the low stops
Uso o diag app pra ver o codigo pra cada montadora
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2887
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
Re: Erro P1160 C4 Pallas
humm... o erro P1163 está ligado a tempo dos bicos injetores... então, provavelmente, um erro causou o outro, vai entender...Miau escreveu: ↑Seg Jan 03, 2022 7:26 pmP1163
injectors control: the engine has not encountered the conditions to reset the injector dead times (rail pressure low)
Aqui diz que, talvez em cima das leituras do motor, o calculador de injeção não achou os parâmetros esperados para realizar o reset dos tempos de corte de bicos.
P1153
motorised throttle valve programming failed in the low stops
Uso o diag app pra ver o codigo pra cada montadora
Ontem fiz uma limpeza completa da TBI, já que o erro P1153 tá ligado diretamente a ela, tirei toda a carbonização (e tinha muita), passei limpa contato e cotonete nos conectores... saiu muita mas muita sujeira deles.
Eu já percebi que os terminais usados nos conectores dos Picassos não são de boa qualidade e tendem a criar oxidação ao longo do tempo gerando mal contato e, em alguns casos, resistência e derretimento por superaquecimento.
Bom..., de qualquer maneira, tentei fazer o reset dos auto adaptativos mas sem sucesso, pois o notebook reiniciou durante o processo, mas vou fazer novamente outro dia.
Agora o carro está funcionando belezinha, sem erros.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
-
- Interessado
- Mensagens: 1088
- Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT
Re: Erro P1160 C4 Pallas
rgdl escreveu: ↑Ter Jan 04, 2022 8:39 am
humm... o erro P1163 está ligado a tempo dos bicos injetores... então, provavelmente, um erro causou o outro, vai entender...
Ontem fiz uma limpeza completa da TBI, já que o erro P1153 tá ligado diretamente a ela, tirei toda a carbonização (e tinha muita), passei limpa contato e cotonete nos conectores... saiu muita mas muita sujeira deles.
Eu já percebi que os terminais usados nos conectores dos Picassos não são de boa qualidade e tendem a criar oxidação ao longo do tempo gerando mal contato e, em alguns casos, resistência e derretimento por superaquecimento.
Bom..., de qualquer maneira, tentei fazer o reset dos auto adaptativos mas sem sucesso, pois o notebook reiniciou durante o processo, mas vou fazer novamente outro dia.
Agora o carro está funcionando belezinha, se-p
P1153 não é borboleta, é acelerador(throttle).
A coerência dos sinais da borboleta (butterfly) é P1161 esse P1163 pode ser algum erro específico da borboleta ausência ou curto do terra ou positivo.
A descrição do P1163 que o Miau citou é do sistema Delphi DCM 3.5 do motor DW10c.
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2887
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
Re: Erro P1160 C4 Pallas
Oi giovane, seguinte, depois que eu postei aqui continuei pesquisando na net e consegui uma tabela em português dos erros específicos da linha PSA e para esses erros está assim:giovane s escreveu: ↑Qua Jan 05, 2022 9:21 amP1153 não é borboleta, é acelerador(throttle).
A coerência dos sinais da borboleta (butterfly) é P1161 esse P1163 pode ser algum erro específico da borboleta ausência ou curto do terra ou positivo.
A descrição do P1163 que o Miau citou é do sistema Delphi DCM 3.5 do motor DW10c.
P1153 - A válvula de aceleração motorizada para de aprender o erro: Limite inferior
P1163 - Controle do injetor: Problema de ajuste do tempo de espera do injetor
Então o erro P1153, pela descrição dá a entender que seja problema na TBI, por alguma razão (sujeira, mal-contato, etc...) a central não consegue determinar um ponto de regulagem ideal da borboleta (válvula de aceleração motorizada). Como a indicação é limite inferior imagino eu que seja o ponto ideal para funcionamento em marcha lenta e, de fato, o problema ocorreu com o carro em marcha lenta.
Já o erro P1163 está relacionado ao bico injetor, pela descrição acredito eu que seja ajuste de tempo de injeção, por isso acredito que o primeiro erro levou ao segundo.
Meu raciocínio é o seguinte: A central tentou fechar um pouco a borboleta de admissão e não conseguiu por alguma razão, com isso gerou o erro P1153. Como eu insisti em ligar e o erro P1153 continuava a central deve ter tentado corrigir o problema via alteração do ponto de injeção e não conseguiu, dai o erro P1163.
O erro de controle do acelerador eletrônico é o P1154 - Controle do acelerador: curto-circuito ao terra. Já o P1161 (Controlador de posição do acelerador: problema de desempenho) me parece estar ligado a uma falha geral da TBI.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
-
- Interessado
- Mensagens: 1088
- Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT
Re: Erro P1160 C4 Pallas
Oi giovane, seguinte, depois que eu postei aqui continuei pesquisando na net e consegui uma tabela em português dos erros específicos da linha PSA e para esses erros está assim:
P1153 - A válvula de aceleração motorizada para de aprender o erro: Limite inferior
P1163 - Controle do injetor: Problema de ajuste do tempo de espera do injetor
Então o erro P1153, pela descrição dá a entender que seja problema na TBI, por alguma razão (sujeira, mal-contato, etc...) a central não consegue determinar um ponto de regulagem ideal da borboleta (válvula de aceleração motorizada). Como a indicação é limite inferior imagino eu que seja o ponto ideal para funcionamento em marcha lenta e, de fato, o problema ocorreu com o carro em marcha lenta.
Já o erro P1163 está relacionado ao bico injetor, pela descrição acredito eu que seja ajuste de tempo de injeção, por isso acredito que o primeiro erro levou ao segundo.
Meu raciocínio é o seguinte: A central tentou fechar um pouco a borboleta de admissão e não conseguiu por alguma razão, com isso gerou o erro P1153. Como eu insisti em ligar e o erro P1153 continuava a central deve ter tentado corrigir o problema via alteração do ponto de injeção e não conseguiu, dai o erro P1163.
O erro de controle do acelerador eletrônico é o P1154 - Controle do acelerador: curto-circuito ao terra. Já o P1161 (Controlador de posição do acelerador: problema de desempenho) me parece estar ligado a
uma falha geral da TBI.
[/quote]
Uso uma tabela em inglês com erros separados por módulos específicos. Nesta tabela não tem do EW10j4, mas tem do EW10A com Magneti Marelli MM6KP que é o mais parecido com o sistema do Xsara Picasso.
Hipoteticante por esta tabela O P1153 seria Programming of the throttle stops : Malfunction
acelerador eletrônico que fica ao lado do reservatório de fluído de freio onde o cabo do acelerador
O módulo da Magneti Marelli do Xsara Picasso faz reajuste automático destas posições (não é possível programar pelo LEXIA)
Limpei as pistas e o conector a pouco tempo
O P1154 seria Motorised throttle control : Short circuit to earth
outro erro do mesmo acelerador eletrônico.
https://dokumen.tips/download/link/citroen-err-table
P1153 - A válvula de aceleração motorizada para de aprender o erro: Limite inferior
P1163 - Controle do injetor: Problema de ajuste do tempo de espera do injetor
Então o erro P1153, pela descrição dá a entender que seja problema na TBI, por alguma razão (sujeira, mal-contato, etc...) a central não consegue determinar um ponto de regulagem ideal da borboleta (válvula de aceleração motorizada). Como a indicação é limite inferior imagino eu que seja o ponto ideal para funcionamento em marcha lenta e, de fato, o problema ocorreu com o carro em marcha lenta.
Já o erro P1163 está relacionado ao bico injetor, pela descrição acredito eu que seja ajuste de tempo de injeção, por isso acredito que o primeiro erro levou ao segundo.
Meu raciocínio é o seguinte: A central tentou fechar um pouco a borboleta de admissão e não conseguiu por alguma razão, com isso gerou o erro P1153. Como eu insisti em ligar e o erro P1153 continuava a central deve ter tentado corrigir o problema via alteração do ponto de injeção e não conseguiu, dai o erro P1163.
O erro de controle do acelerador eletrônico é o P1154 - Controle do acelerador: curto-circuito ao terra. Já o P1161 (Controlador de posição do acelerador: problema de desempenho) me parece estar ligado a
uma falha geral da TBI.
[/quote]
Uso uma tabela em inglês com erros separados por módulos específicos. Nesta tabela não tem do EW10j4, mas tem do EW10A com Magneti Marelli MM6KP que é o mais parecido com o sistema do Xsara Picasso.
Hipoteticante por esta tabela O P1153 seria Programming of the throttle stops : Malfunction
acelerador eletrônico que fica ao lado do reservatório de fluído de freio onde o cabo do acelerador
O módulo da Magneti Marelli do Xsara Picasso faz reajuste automático destas posições (não é possível programar pelo LEXIA)
Limpei as pistas e o conector a pouco tempo
O P1154 seria Motorised throttle control : Short circuit to earth
outro erro do mesmo acelerador eletrônico.
https://dokumen.tips/download/link/citroen-err-table
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2887
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
Re: Erro P1160 C4 Pallas
giovane, tem que ter cuidado na hora de traduzir para o português termos técnicos, pois o termo throttle, como termo técnico de mecânica de autos, se refere normalmente ao corpo de borboleta (throttle ou throttle body) e não ao pedal do acelerador ou ao acelerador eletrônico.
Então, no meu ver, a tradução mais adequada para o erro P1153 seria "Programação do corpo de borboleta (ou da TBI) parou: Mal funcionamento"
Outra possibilidade é, como o termo throttle não vem antecedido pelo termo motorized ou body ele esteja se referindo a todo sistema de de aceleração (TBI + acelerador eletrônico) e não apenas à TBI.
Então, no meu ver, a tradução mais adequada para o erro P1153 seria "Programação do corpo de borboleta (ou da TBI) parou: Mal funcionamento"
Outra possibilidade é, como o termo throttle não vem antecedido pelo termo motorized ou body ele esteja se referindo a todo sistema de de aceleração (TBI + acelerador eletrônico) e não apenas à TBI.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
-
- Interessado
- Mensagens: 1088
- Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT
Re: Erro P1160 C4 Pallas
Tanto a tradução como interpretação, por isso é complicado escrever.rgdl escreveu: ↑Qui Jan 06, 2022 9:08 amgiovane, tem que ter cuidado na hora de traduzir para o português termos técnicos, pois o termo throttle, como termo técnico de mecânica de autos, se refere normalmente ao corpo de borboleta (throttle ou throttle body) e não ao pedal do acelerador ou ao acelerador eletrônico.
Então, no meu ver, a tradução mais adequada para o erro P1153 seria "Programação do corpo de borboleta (ou da TBI) parou: Mal funcionamento"
Outra possibilidade é, como o termo throttle não vem antecedido pelo termo motorized ou body ele esteja se referindo a todo sistema de de aceleração (TBI + acelerador eletrônico) e não apenas à TBI.
Throttle é acelerador e butterfly é borboleta, mas o P1153 é Motorized Throttle. No sistema de aceleração só existe motor na "TBI" mesmo. Eu estava errado mesmo.
Acredito que a carbonização na borboleta impeça o fechamento dela e gere este código de avaria.
Quanto ao P1163 o que você citou de controle do tempo de injeção é mais plausível do que o Miau citou, que acredito ter relação com pressão da linha de combustível baixa em sistemas Diesel.