Erro P1160 C4 Pallas

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Jeanad
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Out 29, 2018 10:12 pm
Modelos Citroën: C4 Pallas

Erro P1160 C4 Pallas

#1

Mensagem por Jeanad » Sex Jan 01, 2021 6:39 pm

Boa noite!! estou com problema no meu c4 que é intermitente, da somente quando o carro quente, o erro que tenho no scanner é P1160, P1153 o carro entra em modo de emergência da injeção e só desligando e ligando para voltar ao normal. O carro perde aceleracao. com o carro em marcha lenta, ele fica oscilando . As vezes vc desliga por um minutos e liga de novo e o problema não da mais mas sempre volta . Reparei que quando começa para provocar o erro é ficar bombando o freio que injeção fica maluca . Sei que deve ser entrada falsa de ar . Diafragma não é . Ja olhei. Seria hidrovacuo ? Queria dicas . Obrigado desde já.


giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Erro P1160 C4 Pallas

#2

Mensagem por giovane s » Sáb Jan 02, 2021 5:51 am

Jeanad escreveu:
Sex Jan 01, 2021 6:39 pm
Boa noite!! estou com problema no meu c4 que é intermitente, da somente quando o carro quente, o erro que tenho no scanner é P1160, P1153 o carro entra em modo de emergência da injeção e só desligando e ligando para voltar ao normal. O carro perde aceleracao. com o carro em marcha lenta, ele fica oscilando . As vezes vc desliga por um minutos e liga de novo e o problema não da mais mas sempre volta . Reparei que quando começa para provocar o erro é ficar bombando o freio que injeção fica maluca . Sei que deve ser entrada falsa de ar . Diafragma não é . Ja olhei. Seria hidrovacuo ? Queria dicas . Obrigado desde já.
P1153 é mal funcionamento da borboleta, erro que deve ter sido gerado pela entrada de ár falsa P1160.

Normalmente são as guarnições de "borracha" do coletor de admissão, mas pode ser qualquer anel de vedação ou tubo deixando entrar ár após a borboleta.
Jeanad
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Out 29, 2018 10:12 pm
Modelos Citroën: C4 Pallas

Re: Erro P1160 C4 Pallas

#3

Mensagem por Jeanad » Dom Jan 03, 2021 4:28 pm

Estranho é que é bem intermitente e só da quando quente normalmente. E porque o pisar no freio desencadeia o problema? Será hidrovacuo?
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Erro P1160 C4 Pallas

#4

Mensagem por giovane s » Dom Jan 03, 2021 9:25 pm

Eu esqueci de colocar a mangueira do hidrovacuo esta semana e o erro é instantaneo, ligava o motor e já avisava no painel.

Isto de apresentar erro quando quente já aconteceu para mim e era motor fora de ponto.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Erro P1160 C4 Pallas

#5

Mensagem por rgdl » Seg Jan 03, 2022 11:51 am

Nesse ano novo eu viajei, o carro se comportou muito bem apenas dava um apito ao ligar sem gerar qualquer código de erro.

Só que quando eu liguei o carro para voltar para casa eu percebi um funcionamento irregular do motor, foi só armar o ar condicionado para o carro dar defeito motor e ficar sem força.

Como eu tenho um scanner parecido com o ELM 327 (AD10 Advancer) rodei ele e foi apresentando o código P1153, eu o apaguei liguei o motor e ele voltou acrescido do código P1163.

Acabou que, após algumas tentativas, eu consegui ligar o carro e o motor funcionar normal então parti para casa sem demora e sem desligar o motor para nada. O carro se comportou bem, inclusive foi bem econômico, apesar da luz de injeção acesa no painel.

Bom, o código P1153 eu vi aqui que está relacionado ao mal funcionamento da borboleta, o que faz todo sentido já que eu precisei trocar o retentor do volante do motor e, para isso, o câmbio precisa ser removido e não dá para remover o cambio sem remover o coletor de admissão e o motor de arranque. Então, provavelmente, foi um problema de osmar (osmar-contato) :lol: :lol: .

Mas alguém sabe dizer que raios de código de erro é esse P1163? infelizmente eu apaguei os códigos com o AD10 antes de passar o Lexia, e o AD10 não tem descrição desse erro.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Erro P1160 C4 Pallas

#6

Mensagem por Miau » Seg Jan 03, 2022 7:26 pm

P1163
injectors control: the engine has not encountered the conditions to reset the injector dead times (rail pressure low)
Aqui diz que, talvez em cima das leituras do motor, o calculador de injeção não achou os parâmetros esperados para realizar o reset dos tempos de corte de bicos.

P1153
motorised throttle valve programming failed in the low stops


Uso o diag app pra ver o codigo pra cada montadora
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Erro P1160 C4 Pallas

#7

Mensagem por rgdl » Ter Jan 04, 2022 8:39 am

Miau escreveu:
Seg Jan 03, 2022 7:26 pm
P1163
injectors control: the engine has not encountered the conditions to reset the injector dead times (rail pressure low)
Aqui diz que, talvez em cima das leituras do motor, o calculador de injeção não achou os parâmetros esperados para realizar o reset dos tempos de corte de bicos.

P1153
motorised throttle valve programming failed in the low stops


Uso o diag app pra ver o codigo pra cada montadora
humm... o erro P1163 está ligado a tempo dos bicos injetores... então, provavelmente, um erro causou o outro, vai entender...

Ontem fiz uma limpeza completa da TBI, já que o erro P1153 tá ligado diretamente a ela, tirei toda a carbonização (e tinha muita), passei limpa contato e cotonete nos conectores... saiu muita mas muita sujeira deles.

Eu já percebi que os terminais usados nos conectores dos Picassos não são de boa qualidade e tendem a criar oxidação ao longo do tempo gerando mal contato e, em alguns casos, resistência e derretimento por superaquecimento.

Bom..., de qualquer maneira, tentei fazer o reset dos auto adaptativos mas sem sucesso, pois o notebook reiniciou durante o processo, mas vou fazer novamente outro dia.

Agora o carro está funcionando belezinha, sem erros.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Erro P1160 C4 Pallas

#8

Mensagem por giovane s » Qua Jan 05, 2022 9:21 am

rgdl escreveu:
Ter Jan 04, 2022 8:39 am

humm... o erro P1163 está ligado a tempo dos bicos injetores... então, provavelmente, um erro causou o outro, vai entender...

Ontem fiz uma limpeza completa da TBI, já que o erro P1153 tá ligado diretamente a ela, tirei toda a carbonização (e tinha muita), passei limpa contato e cotonete nos conectores... saiu muita mas muita sujeira deles.

Eu já percebi que os terminais usados nos conectores dos Picassos não são de boa qualidade e tendem a criar oxidação ao longo do tempo gerando mal contato e, em alguns casos, resistência e derretimento por superaquecimento.

Bom..., de qualquer maneira, tentei fazer o reset dos auto adaptativos mas sem sucesso, pois o notebook reiniciou durante o processo, mas vou fazer novamente outro dia.

Agora o carro está funcionando belezinha, se-p

P1153 não é borboleta, é acelerador(throttle).
A coerência dos sinais da borboleta (butterfly) é P1161 esse P1163 pode ser algum erro específico da borboleta ausência ou curto do terra ou positivo.

A descrição do P1163 que o Miau citou é do sistema Delphi DCM 3.5 do motor DW10c.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Erro P1160 C4 Pallas

#9

Mensagem por rgdl » Qua Jan 05, 2022 10:08 am

giovane s escreveu:
Qua Jan 05, 2022 9:21 am
P1153 não é borboleta, é acelerador(throttle).
A coerência dos sinais da borboleta (butterfly) é P1161 esse P1163 pode ser algum erro específico da borboleta ausência ou curto do terra ou positivo.

A descrição do P1163 que o Miau citou é do sistema Delphi DCM 3.5 do motor DW10c.
Oi giovane, seguinte, depois que eu postei aqui continuei pesquisando na net e consegui uma tabela em português dos erros específicos da linha PSA e para esses erros está assim:

P1153 - A válvula de aceleração motorizada para de aprender o erro: Limite inferior
P1163 - Controle do injetor: Problema de ajuste do tempo de espera do injetor

Então o erro P1153, pela descrição dá a entender que seja problema na TBI, por alguma razão (sujeira, mal-contato, etc...) a central não consegue determinar um ponto de regulagem ideal da borboleta (válvula de aceleração motorizada). Como a indicação é limite inferior imagino eu que seja o ponto ideal para funcionamento em marcha lenta e, de fato, o problema ocorreu com o carro em marcha lenta.

Já o erro P1163 está relacionado ao bico injetor, pela descrição acredito eu que seja ajuste de tempo de injeção, por isso acredito que o primeiro erro levou ao segundo.

Meu raciocínio é o seguinte: A central tentou fechar um pouco a borboleta de admissão e não conseguiu por alguma razão, com isso gerou o erro P1153. Como eu insisti em ligar e o erro P1153 continuava a central deve ter tentado corrigir o problema via alteração do ponto de injeção e não conseguiu, dai o erro P1163.

O erro de controle do acelerador eletrônico é o P1154 - Controle do acelerador: curto-circuito ao terra. Já o P1161 (Controlador de posição do acelerador: problema de desempenho) me parece estar ligado a uma falha geral da TBI.
Tabela de erros PSA.pdf
Tabelas de erros específicos da linha PSA
(142.1 KiB) Baixado 136 vezes
Tabela de erros PSA.pdf
Tabelas de erros específicos da linha PSA
(142.1 KiB) Baixado 136 vezes
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Erro P1160 C4 Pallas

#10

Mensagem por giovane s » Qua Jan 05, 2022 11:46 am

Oi giovane, seguinte, depois que eu postei aqui continuei pesquisando na net e consegui uma tabela em português dos erros específicos da linha PSA e para esses erros está assim:

P1153 - A válvula de aceleração motorizada para de aprender o erro: Limite inferior
P1163 - Controle do injetor: Problema de ajuste do tempo de espera do injetor

Então o erro P1153, pela descrição dá a entender que seja problema na TBI, por alguma razão (sujeira, mal-contato, etc...) a central não consegue determinar um ponto de regulagem ideal da borboleta (válvula de aceleração motorizada). Como a indicação é limite inferior imagino eu que seja o ponto ideal para funcionamento em marcha lenta e, de fato, o problema ocorreu com o carro em marcha lenta.

Já o erro P1163 está relacionado ao bico injetor, pela descrição acredito eu que seja ajuste de tempo de injeção, por isso acredito que o primeiro erro levou ao segundo.

Meu raciocínio é o seguinte: A central tentou fechar um pouco a borboleta de admissão e não conseguiu por alguma razão, com isso gerou o erro P1153. Como eu insisti em ligar e o erro P1153 continuava a central deve ter tentado corrigir o problema via alteração do ponto de injeção e não conseguiu, dai o erro P1163.

O erro de controle do acelerador eletrônico é o P1154 - Controle do acelerador: curto-circuito ao terra. Já o P1161 (Controlador de posição do acelerador: problema de desempenho) me parece estar ligado a
uma falha geral da TBI.

[/quote]

Uso uma tabela em inglês com erros separados por módulos específicos. Nesta tabela não tem do EW10j4, mas tem do EW10A com Magneti Marelli MM6KP que é o mais parecido com o sistema do Xsara Picasso.
Hipoteticante por esta tabela O P1153 seria Programming of the throttle stops : Malfunction
acelerador eletrônico que fica ao lado do reservatório de fluído de freio onde o cabo do acelerador
O módulo da Magneti Marelli do Xsara Picasso faz reajuste automático destas posições (não é possível programar pelo LEXIA)
Limpei as pistas e o conector a pouco tempo
O P1154 seria Motorised throttle control : Short circuit to earth
outro erro do mesmo acelerador eletrônico.

https://dokumen.tips/download/link/citroen-err-table
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Erro P1160 C4 Pallas

#11

Mensagem por rgdl » Qui Jan 06, 2022 9:08 am

giovane, tem que ter cuidado na hora de traduzir para o português termos técnicos, pois o termo throttle, como termo técnico de mecânica de autos, se refere normalmente ao corpo de borboleta (throttle ou throttle body) e não ao pedal do acelerador ou ao acelerador eletrônico.

Então, no meu ver, a tradução mais adequada para o erro P1153 seria "Programação do corpo de borboleta (ou da TBI) parou: Mal funcionamento"

Outra possibilidade é, como o termo throttle não vem antecedido pelo termo motorized ou body ele esteja se referindo a todo sistema de de aceleração (TBI + acelerador eletrônico) e não apenas à TBI.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Erro P1160 C4 Pallas

#12

Mensagem por giovane s » Qui Jan 06, 2022 11:53 am

rgdl escreveu:
Qui Jan 06, 2022 9:08 am
giovane, tem que ter cuidado na hora de traduzir para o português termos técnicos, pois o termo throttle, como termo técnico de mecânica de autos, se refere normalmente ao corpo de borboleta (throttle ou throttle body) e não ao pedal do acelerador ou ao acelerador eletrônico.

Então, no meu ver, a tradução mais adequada para o erro P1153 seria "Programação do corpo de borboleta (ou da TBI) parou: Mal funcionamento"

Outra possibilidade é, como o termo throttle não vem antecedido pelo termo motorized ou body ele esteja se referindo a todo sistema de de aceleração (TBI + acelerador eletrônico) e não apenas à TBI.
Tanto a tradução como interpretação, por isso é complicado escrever.
Throttle é acelerador e butterfly é borboleta, mas o P1153 é Motorized Throttle. No sistema de aceleração só existe motor na "TBI" mesmo. Eu estava errado mesmo.

Acredito que a carbonização na borboleta impeça o fechamento dela e gere este código de avaria.

Quanto ao P1163 o que você citou de controle do tempo de injeção é mais plausível do que o Miau citou, que acredito ter relação com pressão da linha de combustível baixa em sistemas Diesel.
Responder