C4 1.6 16v carro acelerador impreciso

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
FaetRS
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Dez 22, 2020 10:20 pm
Modelos Citroën: C4 1.6 16v 2p13

C4 1.6 16v carro acelerador impreciso

#1

Mensagem por FaetRS » Ter Dez 22, 2020 10:44 pm

Boa noite pessoal!
Meu primeiro post, alguém já passou por isso, compramos o carro à 2 meses, mas ele tem uma coisa muito desconfortável, ao arrancar o carro, se tu tirar o pé um pouquinho, parece que corta aceleração, cai a zero, e o carro da um coice.
Parece que não tem meio termo, parece que desliga toda a injeção, e logo volta.
Mas se tu arrancar, tipo com aceleração a 2000 rpm e não desacelerar nada, carro sai sereno, mas ninguém sai a 2000 rpm, só Véio! Kkkk Kkkk
Se não subir tanto a aceleração, ele sai corcoveando!
Já foram trocados coxins, revisado a TBI, depois do dia 4 vamos arrumar um acelerador emprestado pra testar!
Carro não tem erro gravado nem uma falha!


giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: C4 1.6 16v carro acelerador impreciso

#2

Mensagem por giovane s » Qua Dez 23, 2020 7:32 am

FaetRS escreveu:
Ter Dez 22, 2020 10:44 pm
Já foram trocados coxins, revisado a TBI, depois do dia 4 vamos arrumar um acelerador emprestado pra testar!
Carro não tem erro gravado nem uma falha!
Coxim inferior normalmente instalam errado e o motor fica sem a folga necessária para balançar, então o coxim transmite uma pancada.
Acelerador é eletrônico se tivesse algum problema teria erro gravado, nem precisa testar.
Primeira coisa a verificar é o coxim inferior do motor, por que o problema é mecânico.
FaetRS
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Dez 22, 2020 10:20 pm
Modelos Citroën: C4 1.6 16v 2p13

Re: C4 1.6 16v carro acelerador impreciso

#3

Mensagem por FaetRS » Qua Dez 23, 2020 6:54 pm

Cara, minha primeira impressão foi de caxim inferior, foi o primeiro que trocamos.
Carro melhorou 5%, pois estava só o pó da rabiolla.
Mas continuou, trocamos os outros 2, melhorou mais uns 15%.
Mas ainda faz, é muito inconiente, se não sai acelerando forte, ele sai corcoveando.
Principalmente em baixa, ao arrancar.
É como se cortasse a injeção e retomasse.
3 mecânicos ao andar no carro perceberam e acreditam não ser os coxins!
Hoje foi engraçado, um mecânico ao andar no carro, pra ver outra coisa, no caso o carro puxava pra esquerda, saiu parecia um touro bravo!
Kkkkkkkk
Eu e a esposa nos olhamos e rimos!
CitroenSM
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Out 29, 2019 2:49 pm
Modelos Citroën: C4 Hatch GLX 1.6

Re: C4 1.6 16v carro acelerador impreciso

#4

Mensagem por CitroenSM » Sex Dez 25, 2020 9:32 am

Problema crônico dos 1.6, já vasculhei a internet e não encontrei solução. Pode reparar que mesmo em ponto morto não dá pra colocar a rotação em menos de 2000 rpm. Sempre salta de 1000 pra mais de 2000.

Só um detalhe, quando mexeu na tbi, fez reset dos parâmetros autoadaptativos no diagbox? Digo pq esse procedimento calibra a tbi e também o acelerador.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: C4 1.6 16v carro acelerador impreciso

#5

Mensagem por giovane s » Sex Dez 25, 2020 10:13 am

Já testaram o acelerador eletrônico no multímetro?
FaetRS
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Dez 22, 2020 10:20 pm
Modelos Citroën: C4 1.6 16v 2p13

Re: C4 1.6 16v carro acelerador impreciso

#6

Mensagem por FaetRS » Sáb Dez 26, 2020 4:02 pm

CitroenSM escreveu:
Sex Dez 25, 2020 9:32 am
Problema crônico dos 1.6, já vasculhei a internet e não encontrei solução. Pode reparar que mesmo em ponto morto não dá pra colocar a rotação em menos de 2000 rpm. Sempre salta de 1000 pra mais de 2000.

Só um detalhe, quando mexeu na tbi, fez reset dos parâmetros autoadaptativos no diagbox? Digo pq esse procedimento calibra a tbi e também o acelerador.
Sim, foi dado o reset, não resolveu.
Dia 4, ele vai dar reset em tudo e arrumar um pedal emprestado, pra testarmos!

Adicionado após 48 minutos 34 segundos:
giovane s escreveu:
Sex Dez 25, 2020 10:13 am
Já testaram o acelerador eletrônico no multímetro?
Ele vai arrumar um acelerador pra testar, mas não desmontou ainda!

Adicionado após 1 minuto 17 segundos:
CitroenSM escreveu:
Sex Dez 25, 2020 9:32 am
Problema crônico dos 1.6, já vasculhei a internet e não encontrei solução. Pode reparar que mesmo em ponto morto não dá pra colocar a rotação em menos de 2000 rpm. Sempre salta de 1000 pra mais de 2000.

Só um detalhe, quando mexeu na tbi, fez reset dos parâmetros autoadaptativos no diagbox? Digo pq esse procedimento calibra a tbi e também o acelerador.
Fiz agora ali o teste de acelerar só um pouco, realmente não acelera menos do que 2500, nao tem jeito!
CitroenSM
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Out 29, 2019 2:49 pm
Modelos Citroën: C4 Hatch GLX 1.6

Re: C4 1.6 16v carro acelerador impreciso

#7

Mensagem por CitroenSM » Seg Dez 28, 2020 2:14 pm

Só avisando, no fórum do C4 clube tem um tópico bem extenso sobre esse problema. Tem um cara que diz trocou o pedal 2 vezes com carro novo na concessionária, quando era zero ainda, e não adiantou. Se funcionar contigo, corro hj mesmo pra conseguir um pedal rsrs. No fórum do peugeot clube também tem um tópico do pessoal com esse problema em alguns 207 1.4.

Na verdade minha esperança é que a Citroen tenha soltado um update com a correção deste problema.

Se tiver algum sucesso, não esqueça de avisar aqui no fórum. Creio que vá ajudar muita gente.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: C4 1.6 16v carro acelerador impreciso

#8

Mensagem por giovane s » Seg Dez 28, 2020 3:33 pm

CitroenSM escreveu:
Seg Dez 28, 2020 2:14 pm
Só avisando, no fórum do C4 clube tem um tópico bem extenso sobre esse problema. Tem um cara que diz trocou o pedal 2 vezes com carro novo na concessionária, quando era zero ainda, e não adiantou. Se funcionar contigo, corro hj mesmo pra conseguir um pedal rsrs. No fórum do peugeot clube também tem um tópico do pessoal com esse problema em alguns 207 1.4.

Na verdade minha esperança é que a Citroen tenha soltado um update com a correção deste problema.

Se tiver algum sucesso, não esqueça de avisar aqui no fórum. Creio que vá ajudar muita gente.
Eu tinha um problema na TBI do Xsara Picasso e só desapareceu depois de passar WD40 nos 3 conectores.
FaetRS
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Dez 22, 2020 10:20 pm
Modelos Citroën: C4 1.6 16v 2p13

Re: C4 1.6 16v carro acelerador impreciso

#9

Mensagem por FaetRS » Seg Dez 28, 2020 4:07 pm

CitroenSM escreveu:
Seg Dez 28, 2020 2:14 pm
Só avisando, no fórum do C4 clube tem um tópico bem extenso sobre esse problema. Tem um cara que diz trocou o pedal 2 vezes com carro novo na concessionária, quando era zero ainda, e não adiantou. Se funcionar contigo, corro hj mesmo pra conseguir um pedal rsrs. No fórum do peugeot clube também tem um tópico do pessoal com esse problema em alguns 207 1.4.

Na verdade minha esperança é que a Citroen tenha soltado um update com a correção deste problema.

Se tiver algum sucesso, não esqueça de avisar aqui no fórum. Creio que vá ajudar muita gente.
Véio, me deixou muito triste agora!
Odeio dirigir o carro, tu parece um novato, que não sabe dirigir, faço entregas, dirijo 150 km por dia, isso me irrita muito!

Adicionado após 1 minuto 14 segundos:
giovane s escreveu:
Seg Dez 28, 2020 3:33 pm
CitroenSM escreveu:
Seg Dez 28, 2020 2:14 pm
Só avisando, no fórum do C4 clube tem um tópico bem extenso sobre esse problema. Tem um cara que diz trocou o pedal 2 vezes com carro novo na concessionária, quando era zero ainda, e não adiantou. Se funcionar contigo, corro hj mesmo pra conseguir um pedal rsrs. No fórum do peugeot clube também tem um tópico do pessoal com esse problema em alguns 207 1.4.

Na verdade minha esperança é que a Citroen tenha soltado um update com a correção deste problema.

Se tiver algum sucesso, não esqueça de avisar aqui no fórum. Creio que vá ajudar muita gente.
Eu tinha um problema na TBI do Xsara Picasso e só desapareceu depois de passar WD40 nos 3 conectores.
Tu poderia detalhar melhor?
Qual problema teu carro apresentava e como exatamente tu resolveu!
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

Re: C4 1.6 16v carro acelerador impreciso

#10

Mensagem por renan97ar » Seg Dez 28, 2020 5:35 pm

Tivemos um C4 2013 1.6 zero km que tinha o mesmo problema.

Depois de várias reclamações na concessionária e relatos de outros donos com o mesmo problema eu acabei desistindo e me acostumando... Se não me falha a memória uma atualização da central eletrônica do motor melhorou um pouco o problema, mas não sanou totalmente.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: C4 1.6 16v carro acelerador impreciso

#11

Mensagem por giovane s » Seg Dez 28, 2020 6:22 pm

Eu tinha um problema na TBI do Xsara Picasso e só desapareceu depois de passar WD40 nos 3 conectores.
Tinha 3 códigos de falha na época P0170, P1160 e P1161. Um deles é da borboleta motorizada, quando dava problema o carro perdia aceleração e ficava na lenta, parava o veículo, desligava, religava e voltava a funcionar normal.
Fui investigando o problema, tinha zinabre nos conectores do módulo do motor e vi que os fios do chicote estavam um pouco desencapados como se verificassem algo com ponteira de multímetro.
Desmontei a TBI, limpei as trilhas, limpei as conexões do módulo com limpa contato e o problema voltava, depois que limpei o conector da TBI com WD não apresenta mais o defeito.
Eu deixo os conectores virados pra cima com WD por meia hora depois viro para retirar o excesso e se tenho disponível passo limpa contato para remover a oleosidade e álcool isopropílico para secar.

Sei que o acelerador e a TBI são de duplo sinal, caso haja uma diferença a resistência das trilhas acusa defeito. O teu problema é diferente, parece que você não tem o início do acelerador, como se não tivesse o positivo ou negativo correto.
FaetRS
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Dez 22, 2020 10:20 pm
Modelos Citroën: C4 1.6 16v 2p13

Re: C4 1.6 16v carro acelerador impreciso

#12

Mensagem por FaetRS » Seg Dez 28, 2020 6:34 pm

renan97ar escreveu:
Seg Dez 28, 2020 5:35 pm
Tivemos um C4 2013 1.6 zero km que tinha o mesmo problema.

Depois de várias reclamações na concessionária e relatos de outros donos com o mesmo problema eu acabei desistindo e me acostumando... Se não me falha a memória uma atualização da central eletrônica do motor melhorou um pouco o problema, mas não sanou totalmente.
Cara, importante o feedback, frustrante, mas importante!
Vou abrir reclamação no ReclameAqui, pois não tem cabimento, um carro com o mesmo problema desse 2013 e a fábrica não ter solução!

Adicionado após 1 minuto 50 segundos:
giovane s escreveu:
Seg Dez 28, 2020 6:22 pm
Eu tinha um problema na TBI do Xsara Picasso e só desapareceu depois de passar WD40 nos 3 conectores.
Tinha 3 códigos de falha na época P0170, P1160 e P1161. Um deles é da borboleta motorizada, quando dava problema o carro perdia aceleração e ficava na lenta, parava o veículo, desligava, religava e voltava a funcionar normal.
Fui investigando o problema, tinha zinabre nos conectores do módulo do motor e vi que os fios do chicote estavam um pouco desencapados como se verificassem algo com ponteira de multímetro.
Desmontei a TBI, limpei as trilhas, limpei as conexões do módulo com limpa contato e o problema voltava, depois que limpei o conector da TBI com WD não apresenta mais o defeito.
Eu deixo os conectores virados pra cima com WD por meia hora depois viro para retirar o excesso e se tenho disponível passo limpa contato para remover a oleosidade e álcool isopropílico para secar.

Sei que o acelerador e a TBI são de duplo sinal, caso haja uma diferença a resistência das trilhas acusa defeito. O teu problema é diferente, parece que você não tem o início do acelerador, como se não tivesse o positivo ou negativo correto.
Entendi, é diferente mesmo, mas eu vou em uma oficina de citroen aqui de Porto Alegre, mas antes vou em uma autorizada Citroen pra conversar!

Adicionado após 2 minutos 15 segundos:
CitroenSM escreveu:
Seg Dez 28, 2020 2:14 pm
Só avisando, no fórum do C4 clube tem um tópico bem extenso sobre esse problema. Tem um cara que diz trocou o pedal 2 vezes com carro novo na concessionária, quando era zero ainda, e não adiantou. Se funcionar contigo, corro hj mesmo pra conseguir um pedal rsrs. No fórum do peugeot clube também tem um tópico do pessoal com esse problema em alguns 207 1.4.

Na verdade minha esperança é que a Citroen tenha soltado um update com a correção deste problema.

Se tiver algum sucesso, não esqueça de avisar aqui no fórum. Creio que vá ajudar muita gente.
Tu poderia me mandar o link desta publicação?
Pra que eu leia?
Pra ver se é a mesma coisa?
Achei um Fórum C4, mas não sei se é o mesmo!
CitroenSM
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Out 29, 2019 2:49 pm
Modelos Citroën: C4 Hatch GLX 1.6

Re: C4 1.6 16v carro acelerador impreciso

#13

Mensagem por CitroenSM » Seg Dez 28, 2020 8:35 pm

giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: C4 1.6 16v carro acelerador impreciso

#14

Mensagem por giovane s » Seg Dez 28, 2020 8:48 pm

FaetRS escreveu:
Ter Dez 22, 2020 10:44 pm
Mas se tu arrancar, tipo com aceleração a 2000 rpm e não desacelerar nada, carro sai sereno, mas ninguém sai a 2000 rpm, só Véio! Kkkk Kkkk
Se não subir tanto a aceleração, ele sai corcoveando!
Fiquei curioso e vi como é o pedal do C4, tem 4 parafusos na lateral esquerda do pedal e dentro tem as trilhas do potenciômetro, o inferior da frente é o ponto fixo do potenciômetro os outros 3 são obilongos para ajuste, só ajustar fazer reset dos auto-adaptativos.
Não pode ter nenhum "buraco" e nem "salto" na variação da resistência, ideal remover o pedal retirar os 4 parafusos e verificar o desgaste das trilhas e os contactores.
FaetRS
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Dez 22, 2020 10:20 pm
Modelos Citroën: C4 1.6 16v 2p13

Re: C4 1.6 16v carro acelerador impreciso

#15

Mensagem por FaetRS » Seg Dez 28, 2020 10:48 pm

CitroenSM escreveu:
Seg Dez 28, 2020 8:35 pm
FaetRS, segue link do c4clube:

http://www.c4clube.com/forum/viewtopic. ... 219#p52219
Cara, o post é de 2010, até hoje tem o mesmo problema!
Temos que entrar com processo coletivo!

Adicionado após 2 minutos 4 segundos:
giovane s escreveu:
Seg Dez 28, 2020 8:48 pm
FaetRS escreveu:
Ter Dez 22, 2020 10:44 pm
Mas se tu arrancar, tipo com aceleração a 2000 rpm e não desacelerar nada, carro sai sereno, mas ninguém sai a 2000 rpm, só Véio! Kkkk Kkkk
Se não subir tanto a aceleração, ele sai corcoveando!
Fiquei curioso e vi como é o pedal do C4, tem 4 parafusos na lateral esquerda do pedal e dentro tem as trilhas do potenciômetro, o inferior da frente é o ponto fixo do potenciômetro os outros 3 são obilongos para ajuste, só ajustar fazer reset dos auto-adaptativos.
Não pode ter nenhum "buraco" e nem "salto" na variação da resistência, ideal remover o pedal retirar os 4 parafusos e verificar o desgaste das trilhas e os contactores.
Cara, li todo um post, desde 2010, mais de 100 respostas, até hoje sem solução!
Incrível!
Amanhã vou passar em uma Peugeot, se nos Peugeots não apresenta, e é tudo igual, então talvez eles saibam a solução!
Responder