Falha F5FF
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 3
- Registrado em: Qui Ago 13, 2020 2:26 pm
- Modelos Citroën: C4 hatch
Falha F5FF
Boa tarde a todos.
A transmissão do meu C4 está entrando no modo de emergência após rodar um pouco e as trocas estão bem ruins. Passei o scanner com um conhecido e está registrado o erro F5FF - Defeito de reinicialização inesperada na caixa de serviço inteligente, C98A - Caixas e serviço do motor defeito luz de presença, P1671 - regulação de velocidade do veículo (RVV) e P0420 - envelhecimento catalisador.
Outra coisa que ele me falou foi que no Drive era para a EVS 2 e 3 estarem ativadas apenas e a EVS 4 estava ativando também.
Por acaso alguém mais já teve esses problemas?
Valeu.
A transmissão do meu C4 está entrando no modo de emergência após rodar um pouco e as trocas estão bem ruins. Passei o scanner com um conhecido e está registrado o erro F5FF - Defeito de reinicialização inesperada na caixa de serviço inteligente, C98A - Caixas e serviço do motor defeito luz de presença, P1671 - regulação de velocidade do veículo (RVV) e P0420 - envelhecimento catalisador.
Outra coisa que ele me falou foi que no Drive era para a EVS 2 e 3 estarem ativadas apenas e a EVS 4 estava ativando também.
Por acaso alguém mais já teve esses problemas?
Valeu.
-
- Interessado
- Mensagens: 1088
- Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT
Re: Falha F5FF
O scanner era diagbox?
P0420 Catalytic converter ageing : Loss of effectiveness
P1671 Cruise control : Not characterised
Adicionado após 13 minutos 4 segundos:
EVS 4 + EVS 3 = 1ª marcha
EVS 4 + EVS 2 = 2ª marcha
nenhuma EVS = 3ª marcha
EVS 2 + EVS 1 = 4ª marcha
Adicionado após 14 minutos 42 segundos:
Adicionado após 4 minutos 28 segundos:
C98A Front right sidelamp fault : Open circuit
P0420 Catalytic converter ageing : Loss of effectiveness
P1671 Cruise control : Not characterised
Adicionado após 13 minutos 4 segundos:
A EVS4 ativa o freio do tambor F3 que é utilizado na 1ª e na 2ª marchaMauricioAP escreveu: ↑Qui Ago 13, 2020 3:42 pm
Outra coisa que ele me falou foi que no Drive era para a EVS 2 e 3 estarem ativadas apenas e a EVS 4 estava ativando também.
EVS 4 + EVS 3 = 1ª marcha
EVS 4 + EVS 2 = 2ª marcha
nenhuma EVS = 3ª marcha
EVS 2 + EVS 1 = 4ª marcha
Adicionado após 14 minutos 42 segundos:
Reinicialização inesperada da BSIMauricioAP escreveu: ↑Qui Ago 13, 2020 3:42 pmPassei o scanner com um conhecido e está registrado o erro F5FF - Defeito de reinicialização inesperada na caixa de serviço inteligente
Adicionado após 4 minutos 28 segundos:
C98A Front right sidelamp fault : Open circuit
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 3
- Registrado em: Qui Ago 13, 2020 2:26 pm
- Modelos Citroën: C4 hatch
Re: Falha F5FF
O scanner era diagbox?
Valeu pela resposta, Giovane.
O scanner era um DS808 da Autel.
Eu consegui achar um manual de manutenção da AL4 4 que mostra quais EVS eram par estar ativadas a depender da marcha selecionada.
E olhando as fotos aqui com mais calma, eu vi que ao colocar em D1 são as EVS 3,4 e 5 que são ativadas e o correto seria apenas a EVS 3 e 4. Além disso, vi que ao colocar R, nenhuma EVS esta sendo ativada...
Ah, a pressão de referência está como 39.16 psi (2.7 bar), o que está correto, mas a leitura da pressão de óleo está dando 73.96 psi (5.1 bar), quando está no P.
Estou achando que o carro ta com algum problema na ECU pelo jeito.
Valeu pela resposta, Giovane.
O scanner era um DS808 da Autel.
Eu consegui achar um manual de manutenção da AL4 4 que mostra quais EVS eram par estar ativadas a depender da marcha selecionada.
E olhando as fotos aqui com mais calma, eu vi que ao colocar em D1 são as EVS 3,4 e 5 que são ativadas e o correto seria apenas a EVS 3 e 4. Além disso, vi que ao colocar R, nenhuma EVS esta sendo ativada...
Ah, a pressão de referência está como 39.16 psi (2.7 bar), o que está correto, mas a leitura da pressão de óleo está dando 73.96 psi (5.1 bar), quando está no P.
Estou achando que o carro ta com algum problema na ECU pelo jeito.
-
- Interessado
- Mensagens: 1088
- Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT
Re: Falha F5FF
No corpo de válvulas existem 6 EVS, 1 solenóide de pressão e 1 solenóide para lock-up do conversor de torqueMauricioAP escreveu: ↑Sex Ago 14, 2020 4:27 pm
Ah, a pressão de referência está como 39.16 psi (2.7 bar), o que está correto, mas a leitura da pressão de óleo está dando 73.96 psi (5.1 bar), quando está no P.
A solenóide de pressão quando acionada libera o excesso de pressão produzida pela bomba de óleo.
Esta solenóide ou não está sendo acionada ou os dutos que levam até ela estão obstruídos.
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 3
- Registrado em: Qui Ago 13, 2020 2:26 pm
- Modelos Citroën: C4 hatch
Re: Falha F5FF
giovane s escreveu: ↑Sáb Ago 15, 2020 10:00 amValue, Giovane.MauricioAP escreveu: ↑Sex Ago 14, 2020 4:27 pm
A solenóide de pressão quando acionada libera o excesso de pressão produzida pela bomba de óleo.
Esta solenóide ou não está sendo acionada ou os dutos que levam até ela estão obstruídos.
Considerando esse não acionamento da solenóide, não poderia ser problema de comunicação do modulo? Porque uma coisa que está estranho pra mim é a questão de algumas EVS estarem sendo acionadas ou não em momentos errados.
Lendo o manual técnico da AL4, tem o seguinte trecho para MEMORISED FAULTS / DOWNGRADED MODES:
Level 6
Fault:
- ECU not working
- sequence electrovalves
- supply to sequence electrovalves
- accelerator pedal position not programmed
Effect:
Switches to 3rd hydraulic. This downgraded mode is called stopping mode
-
- Interessado
- Mensagens: 1088
- Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT
Re: Falha F5FF
Pode ser um problema eletrônico sim.
Começa pelo conector do Cruise Control e BSI.
Eu limpo os terminais com WD40, limpa contato e álcool isopropílico.
Deve limpar o conector da ECU do câmbio e o conector que fica atrás do câmbio, talvez exista um curto entre os pinos das EVSs.
Começa pelo conector do Cruise Control e BSI.
Eu limpo os terminais com WD40, limpa contato e álcool isopropílico.
Deve limpar o conector da ECU do câmbio e o conector que fica atrás do câmbio, talvez exista um curto entre os pinos das EVSs.