Falha F5FF

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
MauricioAP
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Ago 13, 2020 2:26 pm
Modelos Citroën: C4 hatch

Falha F5FF

#1

Mensagem por MauricioAP » Qui Ago 13, 2020 3:42 pm

Boa tarde a todos.

A transmissão do meu C4 está entrando no modo de emergência após rodar um pouco e as trocas estão bem ruins. Passei o scanner com um conhecido e está registrado o erro F5FF - Defeito de reinicialização inesperada na caixa de serviço inteligente, C98A - Caixas e serviço do motor defeito luz de presença, P1671 - regulação de velocidade do veículo (RVV) e P0420 - envelhecimento catalisador.

Outra coisa que ele me falou foi que no Drive era para a EVS 2 e 3 estarem ativadas apenas e a EVS 4 estava ativando também.

Por acaso alguém mais já teve esses problemas?

Valeu.


giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Falha F5FF

#2

Mensagem por giovane s » Qui Ago 13, 2020 8:44 pm

O scanner era diagbox?

P0420 Catalytic converter ageing : Loss of effectiveness
P1671 Cruise control : Not characterised

Adicionado após 13 minutos 4 segundos:
MauricioAP escreveu:
Qui Ago 13, 2020 3:42 pm

Outra coisa que ele me falou foi que no Drive era para a EVS 2 e 3 estarem ativadas apenas e a EVS 4 estava ativando também.
A EVS4 ativa o freio do tambor F3 que é utilizado na 1ª e na 2ª marcha
EVS 4 + EVS 3 = 1ª marcha
EVS 4 + EVS 2 = 2ª marcha
nenhuma EVS = 3ª marcha
EVS 2 + EVS 1 = 4ª marcha

Adicionado após 14 minutos 42 segundos:
MauricioAP escreveu:
Qui Ago 13, 2020 3:42 pm
Passei o scanner com um conhecido e está registrado o erro F5FF - Defeito de reinicialização inesperada na caixa de serviço inteligente
Reinicialização inesperada da BSI

Adicionado após 4 minutos 28 segundos:
C98A Front right sidelamp fault : Open circuit
MauricioAP
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Ago 13, 2020 2:26 pm
Modelos Citroën: C4 hatch

Re: Falha F5FF

#3

Mensagem por MauricioAP » Sex Ago 14, 2020 4:27 pm

O scanner era diagbox?

Valeu pela resposta, Giovane.

O scanner era um DS808 da Autel.

Eu consegui achar um manual de manutenção da AL4 4 que mostra quais EVS eram par estar ativadas a depender da marcha selecionada.

E olhando as fotos aqui com mais calma, eu vi que ao colocar em D1 são as EVS 3,4 e 5 que são ativadas e o correto seria apenas a EVS 3 e 4. Além disso, vi que ao colocar R, nenhuma EVS esta sendo ativada...

Ah, a pressão de referência está como 39.16 psi (2.7 bar), o que está correto, mas a leitura da pressão de óleo está dando 73.96 psi (5.1 bar), quando está no P.

Estou achando que o carro ta com algum problema na ECU pelo jeito.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Falha F5FF

#4

Mensagem por giovane s » Sáb Ago 15, 2020 10:00 am

MauricioAP escreveu:
Sex Ago 14, 2020 4:27 pm

Ah, a pressão de referência está como 39.16 psi (2.7 bar), o que está correto, mas a leitura da pressão de óleo está dando 73.96 psi (5.1 bar), quando está no P.
No corpo de válvulas existem 6 EVS, 1 solenóide de pressão e 1 solenóide para lock-up do conversor de torque

A solenóide de pressão quando acionada libera o excesso de pressão produzida pela bomba de óleo.
Esta solenóide ou não está sendo acionada ou os dutos que levam até ela estão obstruídos.
MauricioAP
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Ago 13, 2020 2:26 pm
Modelos Citroën: C4 hatch

Re: Falha F5FF

#5

Mensagem por MauricioAP » Seg Ago 17, 2020 10:40 am

giovane s escreveu:
Sáb Ago 15, 2020 10:00 am
MauricioAP escreveu:
Sex Ago 14, 2020 4:27 pm

A solenóide de pressão quando acionada libera o excesso de pressão produzida pela bomba de óleo.
Esta solenóide ou não está sendo acionada ou os dutos que levam até ela estão obstruídos.
Value, Giovane.

Considerando esse não acionamento da solenóide, não poderia ser problema de comunicação do modulo? Porque uma coisa que está estranho pra mim é a questão de algumas EVS estarem sendo acionadas ou não em momentos errados.

Lendo o manual técnico da AL4, tem o seguinte trecho para MEMORISED FAULTS / DOWNGRADED MODES:

Level 6
Fault:
- ECU not working
- sequence electrovalves
- supply to sequence electrovalves
- accelerator pedal position not programmed
Effect:
Switches to 3rd hydraulic. This downgraded mode is called stopping mode
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Falha F5FF

#6

Mensagem por giovane s » Seg Ago 17, 2020 3:13 pm

Pode ser um problema eletrônico sim.
Começa pelo conector do Cruise Control e BSI.

Eu limpo os terminais com WD40, limpa contato e álcool isopropílico.

Deve limpar o conector da ECU do câmbio e o conector que fica atrás do câmbio, talvez exista um curto entre os pinos das EVSs.
Responder