Boa tarde,
Tenho um Citroen C4 GLX 2.0 16v Aut, adquiri usado em 2016.
Em 2018 comecei a reparar que o nível do fluído de arrefecimento estava baixando constantemente, além disso, depois de um tempo, o computador de bordo começou a dar um aviso “Defeito motor: reparar veículo” e a luz da ignição fica constantemente acesa. Ficava por alguns dias e depois apagava.
Assim levei ao mecânico que identificou que o problema era a ponteira da válvula termostática, disseram que ela não abria quando atingia a temperatura, assim o líquido vazava por ali. Trocaram por duas originais, mas também não estavam abrindo, e colocaram uma paralela que funcionava, assim deixaram a paralela.
O líquido parou de baixar depois disso, mas o erro do aviso “Defeito motor: reparar veículo” e a luz da ignição, que fica constantemente acesa, voltou a aparecer pelos menos duas vezes. Assim, levei de novo para uma nova revisão, em dezembro. Fizeram a revisão, trocando os itens padrão, mas não encontraram nenhum defeito.
Pois bem, agora no começo de fevereiro, o aviso “Defeito motor: reparar veículo” voltou e a luz de ignição começou a piscar, além disso o carro perdeu a força em 1ª marcha, mas funcionando normal depois que engatava a segunda.
Neste dia voltei na oficina e identificaram que a junta do cabeçote estava furado, o que acarretou mistura de água com óleo na câmara de combustão do primeiro cilindro. Resultado da brincadeira: vai ter que fazer a retifica do cabeçote.
Minha dúvida: Este defeito teria relação com o defeito inicial de vazamento do fluído? E segundo, em dezembro não daria para ter verificado isso? Não houve alguma falha na revisão? Ou o furo na junta surge de uma hora para outra e o problema ocorre em questão de poucos dias?
Junta Furada - Citroen C4 GLX 2.0 Aut - Duvidas
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você usa aditivo ou somente água?
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Pelo que percebo, existem várias falhas de diagnóstico e diagnósticos incoerentes
Inclusive, este tipo de problema não se pode deixar para depois.
Se a válvula não abre, simplesmente seu motor vai superaquecer.. Não tem isso de vazar por ali porque não abre. Por ali onde?
Problemas que causam vazamentos na junta do motor, são a oxidação da mesma por usar água de torneira pura ou com adtivos incorretos, quando o correto é usar agua desmineralizada + aditivo a base de monoetilenoglicol organico misturados na proporção correta.
Isso aliado a usar o carro com vazamento de arrefecimento, causa superaquecimento e por consequência, empenamento do bloco e cabeçote. Sem falar no desgaste prematuro das partes móveis do motor.
Enfim, concluo que se você é leigo em relação ao funcionamento do motor, e o levou pra fazer revisão, a culpa está nessa revisão, que não resolveu seu problema, gerando outros mais graves em consequência do serviço falho
Indica vazamento. Nada a ver com válvula termostatica
Inclusive, este tipo de problema não se pode deixar para depois.
Indica que um problema no motor ou injeção foi detectado. Esse erro fica registrado na memória. Basta um scanner pra recuperar o código de erro e por ai, saber quais sensores estão sendo afetados e qual o diagnóstico do erro.
Nunca ouvi falar disso. Ponteira de válvula termostatica.
Se a válvula não abre, simplesmente seu motor vai superaquecer.. Não tem isso de vazar por ali porque não abre. Por ali onde?
Se tivesse entrado água e oleo no cilindro, causaria calço hidráulico. Mas vamos supor que no momento da compressão, o cilindro deu vazão reversa dessa água e oleo por onde entraram.. Você sentiria o motor todo errado, com muita perda de potência e vibração devido a falta de explosão, e vrrificaria um fumaceiro pela descarga.
Problemas que causam vazamentos na junta do motor, são a oxidação da mesma por usar água de torneira pura ou com adtivos incorretos, quando o correto é usar agua desmineralizada + aditivo a base de monoetilenoglicol organico misturados na proporção correta.
Isso aliado a usar o carro com vazamento de arrefecimento, causa superaquecimento e por consequência, empenamento do bloco e cabeçote. Sem falar no desgaste prematuro das partes móveis do motor.
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Só uso aditivo.
Sou leigo, não sei explicar direito, mas pelo que me lembro foi essa a explicação. Dava para ver marcas do vazamento do fluído na caixa da válcula termostática, segundo eles era ali que vazava. Inclusive demorou para identificarem que o erro seria a ponteira, o carro ficou mais de 15 dias na mecânica.
Mas de qualquer forma, o motor nunca superaqueceu, pelo menos nunca houve indicação de aquecimento e a temperatura no painel sempre se manteve na média.
Eles disseram que entrou água, mas nunca coloquei água, somente os fluídos que não precisam nem adicionar água. Imagino que tenha sido o fluído que entrou. Segundo eles o indicativo é que uma das velas estava oxidada, o que indicaria o contato com a água.Miau escreveu: ↑Qui Fev 06, 2020 4:30 pmSe tivesse entrado água e oleo no cilindro, causaria calço hidráulico. Mas vamos supor que no momento da compressão, o cilindro deu vazão reversa dessa água e oleo por onde entraram.. Você sentiria o motor todo errado, com muita perda de potência e vibração devido a falta de explosão, e vrrificaria um fumaceiro pela descarga.
Problemas que causam vazamentos na junta do motor, são a oxidação da mesma por usar água de torneira pura ou com adtivos incorretos, quando o correto é usar agua desmineralizada + aditivo a base de monoetilenoglicol organico misturados na proporção correta.
Isso aliado a usar o carro com vazamento de arrefecimento, causa superaquecimento e por consequência, empenamento do bloco e cabeçote. Sem falar no desgaste prematuro das partes móveis do motor.
Enfim, concluo que se você é leigo em relação ao funcionamento do motor, e o levou pra fazer revisão, a culpa está nessa revisão, que não resolveu seu problema, gerando outros mais graves em consequência do serviço falho
Ontem, quando deu o problema, senti o motor errado, principalmente em 1ª marcha (quase sem potencia), mas a partir da 2ª marcha o carro não apresentava falhas. Ai fui direto pra oficina.
Será que comeram bola na revisão de dezembro? Dava para ter identificado que a junta poderia estar ruim?
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O defeito não teve relação com a válvula termostática.eltmrc escreveu: ↑Qui Fev 06, 2020 2:57 pmMinha dúvida: Este defeito teria relação com o defeito inicial de vazamento do fluído? E segundo, em dezembro não daria para ter verificado isso? Não houve alguma falha na revisão? Ou o furo na junta surge de uma hora para outra e o problema ocorre em questão de poucos dias?
Daria para identificar o problema em dezembro e houve falha na revisão.
O "furo na junta' acontece de uma hora para outra por superaquecimento, se teu superaquecimento não foi devido a falha no arrefecimento, pode ter sido por queima irregular.
Bico injetor travado aberto, vela fria, baixa octanagem da gasolina, excesso de carbonização na câmara de combustão e pistão, etc