Mensagens de Falha: Antipoluição, Frenagem,ABS, Air Bag

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
infolex
Sem Habilitação
Mensagens: 22
Registrado em: Seg Jul 16, 2018 11:24 am
Modelos Citroën: C4 1.6 2010

Mensagens de Falha: Antipoluição, Frenagem,ABS, Air Bag

#1

Mensagem por infolex » Sex Jan 03, 2020 2:48 pm

Pessoal, bom dia!
Há alguns dias começou aparecer uma mensagem de ABS desativado e dois dias depois começaram a aparacer mensagem de Air bag desativado, Defeito no sistema de Antipoluição, Defeito no Sistema de Frenagem, falha cinto pirotécnico e no painel dá mensagem de Stop e entra em desabilita vários recursos dentre eles o velocímetro, fica em uma especie de modo de emergência.
Na troca de marcha dá uns trancos (manual).
Bato a chave de manhã pega de primeira, nenhum vazamento aparente.
Óleo sem vestígios de água e aguar sem vestígios de óleo;
Fiz o teste ligando o carro e acelerando com o reservatório de água aberto, sem movimento do fluido.

Recentemente havia trocado o coxim do motor e a correia.

As mensagens são apresentadas mesmo com motor desligado, daí imaginei que poderia ser algo eletro/eletrônico.

Deixei o carro na oficina para passar fazer a leitura, por sorte consegui um com o lexia, sei que deve aparecer vários erros daí vou ver o que o mecânico me fala.


Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Mensagens de Falha: Antipoluição, Frenagem,ABS, Air Bag

#2

Mensagem por Munhoz » Sex Jan 03, 2020 3:34 pm

Pode ser a bateria em curto. Faz um teste com uma bateria nova.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Mensagens de Falha: Antipoluição, Frenagem,ABS, Air Bag

#3

Mensagem por Miau » Sex Jan 03, 2020 6:41 pm

Antes de mais nada, desliga a bateria desconectando os cabos.. Com ela desligada, fecha curto um cabo no outro pra descarregar qualquer capacitor(não é na bateria) e volta a reconectar, respeitando a ordem.. Positivo primeiro, negativo por último.

Veja se resolve
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
infolex
Sem Habilitação
Mensagens: 22
Registrado em: Seg Jul 16, 2018 11:24 am
Modelos Citroën: C4 1.6 2010

Mensagens de Falha: Antipoluição, Frenagem,ABS, Air Bag

#4

Mensagem por infolex » Ter Jan 07, 2020 2:50 pm

Hoje o mecânico disse que "Acha que é um problema no módulo ABS", vamos ver se conseguimos um pra testar.

Munhoz e Miau, vou sugerir os testes. E mantenho informado.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Mensagens de Falha: Antipoluição, Frenagem,ABS, Air Bag

#5

Mensagem por Munhoz » Ter Jan 07, 2020 3:40 pm

Não estou duvidando do seu mecânico mas estatisticamente acho pouco provável que seja o módulo do ABS.
infolex
Sem Habilitação
Mensagens: 22
Registrado em: Seg Jul 16, 2018 11:24 am
Modelos Citroën: C4 1.6 2010

Mensagens de Falha: Antipoluição, Frenagem,ABS, Air Bag

#6

Mensagem por infolex » Ter Jan 14, 2020 12:01 pm

IMG_20191216_101026171.jpg
IMG_20191216_101118663.jpg
IMG_20191216_101138027.jpg
IMG_20191216_101140288.jpg
Adicionado após 20 minutos 37 segundos:
Estou no segundo mecânico, não troquei nada. Esse mecânico foi indicado por um colega aqui em Salvador-Bahia.
Ele tem experiência com parte elétrica e módulos.
Ficou de dar uma olhada essa semana.

Mas minha intuição me diz que não tem nada haver com módulo ABS, deve ser algum fio ou algum curto que está causando esse mal funcionamento.


A hightorque não está em salvador.

Há 6 meses atras eu troquei a evaporadora do carro e teve que desmontar o painel, depois de uns 3 meses o fusível do ventilador queimou lá havia um de 30A quando o manual especifica 40A, eu troquei, mas notei que estava com o plastico parecendo que havia sofrido derretimento nas bordas. Depois que troquei rodei uns 15 dias e queimou novamente, desta vez um passei um limpa contato e coloquei um fusível novo. Depois disso rodei até hoje sem problemas.

Até vi vídeo que tinha um conector trocado na BSI, mas creio para trocar a evaporadora não precisava mexer nisso.

infolex
Sem Habilitação
Mensagens: 22
Registrado em: Seg Jul 16, 2018 11:24 am
Modelos Citroën: C4 1.6 2010

Mensagens de Falha: Antipoluição, Frenagem,ABS, Air Bag

#7

Mensagem por infolex » Seg Jan 20, 2020 4:10 pm

Ainda nada!

Alguém aí me arruma um esquema elétrico da comunicação com o ABS e/ou Rede CAN. Dei uma olhada no repositório de arquivos, mas não encontrei.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Mensagens de Falha: Antipoluição, Frenagem,ABS, Air Bag

#8

Mensagem por Miau » Seg Jan 20, 2020 6:54 pm

Me passa o vin do carro
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Mensagens de Falha: Antipoluição, Frenagem,ABS, Air Bag

#9

Mensagem por giovane s » Ter Jan 21, 2020 8:28 am

Defeito no airbag eu desligo a bateria, desconecto os cabos em baixo do banco do motorista e passo limpa contato.

Defeito ABS tem, a bomba e as solenóides internas. Uma solenóide do meu desconectou e tive que trocar o módulo elétrico. Passa o diagbox que te dá a resposta correta.

Defeito antipoluição é código P0170, a sonda lambda identificou que há entrada ou saída falsa de ar,normalmente é a membrana que fica na tampa de válvulas de admissão, mas tem um tópico sobre short fuel trim e long fuel trim que aponta todas as causas desta anomalia.

Diagnóstico sem scanner é perda de tempo.
infolex
Sem Habilitação
Mensagens: 22
Registrado em: Seg Jul 16, 2018 11:24 am
Modelos Citroën: C4 1.6 2010

Mensagens de Falha: Antipoluição, Frenagem,ABS, Air Bag

#10

Mensagem por infolex » Qui Fev 06, 2020 5:00 pm

Pessoal,

Ao passar no diagbox e não consegue comunicação com o módulo ABS e enfim o mecanico sugeriu realmente a troca do modulo:

Terminei comprando um ABS usado no mercado livre (9 numeros iniciais bateram com o meu) e daí ao colocar o carro não conseguimos fazer funcionar o carro nem liga, segundo o mecânico e mais uma outra oficina "especializada" informaram que não precisa fazer configuração nesse tipo de módulo: "é só conectar que o carro funciona" já o vendedor alega que é necessário fazer a tal configuração.

Pergunta 01: É necessário configurar o modulo abs? Se sim isso é feito na bancada fora do carro ou com o próprio lexia pelo carro?
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Mensagens de Falha: Antipoluição, Frenagem,ABS, Air Bag

#11

Mensagem por giovane s » Qui Fev 06, 2020 8:36 pm

Se seu carro é um C4 picasso precisa passar diagbox por causa de uma caixa eletrônica do freio de estacionamento.
Talvez teu módulo nem esteja energizado.
Tem que ir em uma auto elétrica e verificar tudo. Fusíveis e relés da BSM.
infolex
Sem Habilitação
Mensagens: 22
Registrado em: Seg Jul 16, 2018 11:24 am
Modelos Citroën: C4 1.6 2010

Mensagens de Falha: Antipoluição, Frenagem,ABS, Air Bag

#12

Mensagem por infolex » Qui Fev 06, 2020 9:42 pm

Giovane,
Obrigado pelo rapido retorno, então é um C4 Hatch 1.6 2010 GLX manual. Quando coloco meu abs defeituoso consigo ligar o carro, mas como mandei as imagens acima aparecem diversas mensagens no painel (inclusive o carro anda com uns pequenos trancos na troca de marcha). Ao colocar o modulo que comprei no ML o carro não funciona. O carro está na oficina é uma auto elétrica mesmo.

Daí sabe dizer se é necessário reprogramar alguma coisa? O carro ao menos deveria dar a a partida né? pois no caso que apresentei nem o painel deu sinal de vida. Lembrando que o mecânico conectou o chicote no modulo novo.

É uma pena que gosto muito desse carro, mas na hora da manutenção é difícil encontrar pessoas que sabe mexer.

Adicionado após 15 minutos 24 segundos:
Giovane,

Inclusive acabei de encontrar uma situação 100% compativel com a minha:

viewtopic.php?f=19&t=10832&p=51567#p51567

Já sei que estou no caminho certo que o problema do meu carro é o modulo. O cara do post deu sorte ele pegou de um 2.0 AT e colocou no dele manual 1.6 e funcionou tranquilamente sem configuração alguma.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Mensagens de Falha: Antipoluição, Frenagem,ABS, Air Bag

#13

Mensagem por Miau » Qui Fev 06, 2020 10:20 pm

Painel nao acende? Esse modulo deve ta em curto
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Mensagens de Falha: Antipoluição, Frenagem,ABS, Air Bag

#14

Mensagem por giovane s » Sex Fev 07, 2020 5:01 pm

infolex escreveu:
Qui Fev 06, 2020 9:57 pm
Já sei que estou no caminho certo que o problema do meu carro é o modulo. O cara do post deu sorte ele pegou de um 2.0 AT e colocou no dele manual 1.6 e funcionou tranquilamente sem configuração alguma.
Todos os números do módulo eletrônico do ABS devem ser iguais.
O bloco hidraúlico e a bomba elétrica é comum a diversos veículos, mas a parte eletrônica é quase sempre exclusiva ao modelo, motor e câmbio do veículo.
infolex
Sem Habilitação
Mensagens: 22
Registrado em: Seg Jul 16, 2018 11:24 am
Modelos Citroën: C4 1.6 2010

Mensagens de Falha: Antipoluição, Frenagem,ABS, Air Bag

#15

Mensagem por infolex » Sáb Fev 29, 2020 1:59 pm

Boa tarde! Estou passando para atualizar terminei trocando por outro módulo e agora as mensagens no painel sumiram. O conta giro voltou a operar a mensagem de falha no sistema de anti poluícao, e problemas no cinto pirotécnico sumiram tão logo que conectei o módulo no chicote. Porém a luz do ABS e stop continuam ativa. Ainda não conectamos a parte hidráulica.

Em um determinado momento o carro começou a ligar os faróis e o limpador automaticamente na sexta, mas hj já está normal! Devo me.preoculpar com a bsm?

Dei uma revisada nos fusíveis e o do ventilador está com marcas de superaquecimento. É um fusível de 30a compatível com manual.

Notamos que TB no chicote que vai no ABS tenha um ficou com emenda quase soltou ao conectar passou a exibir uma nova mensagem no painel, mesmo antes de ligar o motor já aparece a mensagem:

https://photos.app.goo.gl/qbRvmRWWgzbQhJjr7

Nível do circuito do arrefecimento baixo. Pelo que entendi seria o nível do líquido do arrefecimento, ele realmente está um pouco abaixo do normal uns 250ml. O mecânico vai completar o nível e ver se a mensagem persiste. Realmente nunca vi esse tipo de mensagem. Como a tradução para português os caras dão uma escorregada estou postando.
Responder