Radiador de óleo - Lounge
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 5
- Registrado em: Sáb Dez 15, 2018 11:26 am
- Modelos Citroën: C4 Lounge THP 1.6 Turbo 2015
Radiador de óleo - Lounge
Olá pessoal. Como vão?
Eu amo meu Lounge. De longe é o carro mais potente e confortável que já tive. Mas aconteceu uma coisa muito chata.
Meu modelo é o Lounge THP 1.6 turbo. Ano 14/15. Saiu da garantia no início do ano e está apenas com 65.000 km rodados.
Um belo dia, com ele parado mas ainda ligado, a luz STOP acendeu. Desliguei imediatamente e quando saí do carro o óleo tinha vazado TODO!
Quando abri o capô vi que tinha vazado pelo sistema de arrefecimento.
Resumo da história: Ele apresentou um defeito interno no radiador de óleo (também conhecido como resfriador de óleo ou trocador de calor). Por causa desse defeito repentino, óleo de motor, óleo de câmbio e líquido de arrefecimento se misturaram. A caixa de câmbio foi contaminada com líquido de arrefecimento e a Citroen a condenou.
Orçamento inicial: 19.000,00 reais!!! Tempo de reparo: 45 dias úteis!!!
Pra vocês terem uma ideia, isso é mais de um terço do valor do carro na fipe!!!!!!!
Deixo aqui então duas perguntas:
1 - O que pode ter provocado esse defeito no radiador de óleo?
2 - Caso seja desgaste, não é possível que a Citroen criou e fabricou um automóvel que pode dar um defeito de tamanhas proporções tão cedo assim. Poderia então ser algum vício oculto da peça?
Forte abraço, pessoal!
Eu amo meu Lounge. De longe é o carro mais potente e confortável que já tive. Mas aconteceu uma coisa muito chata.
Meu modelo é o Lounge THP 1.6 turbo. Ano 14/15. Saiu da garantia no início do ano e está apenas com 65.000 km rodados.
Um belo dia, com ele parado mas ainda ligado, a luz STOP acendeu. Desliguei imediatamente e quando saí do carro o óleo tinha vazado TODO!
Quando abri o capô vi que tinha vazado pelo sistema de arrefecimento.
Resumo da história: Ele apresentou um defeito interno no radiador de óleo (também conhecido como resfriador de óleo ou trocador de calor). Por causa desse defeito repentino, óleo de motor, óleo de câmbio e líquido de arrefecimento se misturaram. A caixa de câmbio foi contaminada com líquido de arrefecimento e a Citroen a condenou.
Orçamento inicial: 19.000,00 reais!!! Tempo de reparo: 45 dias úteis!!!
Pra vocês terem uma ideia, isso é mais de um terço do valor do carro na fipe!!!!!!!
Deixo aqui então duas perguntas:
1 - O que pode ter provocado esse defeito no radiador de óleo?
2 - Caso seja desgaste, não é possível que a Citroen criou e fabricou um automóvel que pode dar um defeito de tamanhas proporções tão cedo assim. Poderia então ser algum vício oculto da peça?
Forte abraço, pessoal!
Radiador de óleo - Lounge
Cara que azar hein, eu nao entendi como o óleo e agua se misturaram, e como podem chegar ate a caixa de câmbio, que pelo que sei nao tem comuniçao de fluidos. Muito estranho. Liga na automatique especialista em câmbio automatico de sp (11) 94757-5873 ou add no Whatsapp e diga oque o ocorreu! Quem sabe tem uma resposta mais plausível.
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 5
- Registrado em: Sáb Dez 15, 2018 11:26 am
- Modelos Citroën: C4 Lounge THP 1.6 Turbo 2015
Radiador de óleo - Lounge
Olá, meu caro. A explicação pra mistura é simples. O radiador de óleo é uma peça cilíndrica. Dentro dela passam o óleo de câmbio por um canal, o óleo do motor por outro e o líquido de arrefecimento em um terceiro canal. Estes três canais são independentes mas separados por uma espécie de membrana. É esse sistema que permite que o calor dos óleos seja transferido pro líquido de arrefecimento, resfriando os óleos. Nem todo carro tem isso. Geralmente tem nos carros de maior desempenho.
O defeito foi interno. Ruptura da parte que separa os óleos do líquido de arrefecimento. Isso fez com que o líquido invadisse a caixa de câmbio e pronto. 19.000,00 de orçamento.
Por isso mandei as perguntas anteriores. Azar não pode simplesmente causar tal prejuízo. A montadora não pode criar um automóvel com uma possibilidade de um defeito tão grave assim a qualquer momento. Mesmo que seja uma possibilidade mínima, não está certo.
O defeito foi interno. Ruptura da parte que separa os óleos do líquido de arrefecimento. Isso fez com que o líquido invadisse a caixa de câmbio e pronto. 19.000,00 de orçamento.
Por isso mandei as perguntas anteriores. Azar não pode simplesmente causar tal prejuízo. A montadora não pode criar um automóvel com uma possibilidade de um defeito tão grave assim a qualquer momento. Mesmo que seja uma possibilidade mínima, não está certo.
Editado pela última vez por Diogo Moreira em Dom Dez 16, 2018 2:28 am, em um total de 1 vez.
- renan97ar
- Mestre Curioso
- Mensagens: 994
- Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
- Nome: renan97ar
- Localização: Jundiaí - SP
- Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch
Radiador de óleo - Lounge
Sinceramente, eu tentaria trocar o trocador de calor, fazer alguns enxagues na caixa de câmbio e ver no que dá. Sua caixa pode ainda estar boa, mesmo com todo o fluído contaminado.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 5
- Registrado em: Sáb Dez 15, 2018 11:26 am
- Modelos Citroën: C4 Lounge THP 1.6 Turbo 2015
Radiador de óleo - Lounge
Olá Renan! Essa foi uma possibilidade que cogitei. Mas se houver algum dano físico à estrutura da caixa de câmbio o prejuízo será muito maior.
Esse orçamento de 19.000,00 não é a troca da caixa de marcha. É para abrir e trocar algumas peças e discos de vedação internos.
Um câmbio AT6 novo custa mais de 30.000,00, ou seja, risco de PT no carro sem nenhuma chance de a seguradora cobrir.
Entende por que desisti de tentar apenas a lavagem com óleo?
Esse orçamento de 19.000,00 não é a troca da caixa de marcha. É para abrir e trocar algumas peças e discos de vedação internos.
Um câmbio AT6 novo custa mais de 30.000,00, ou seja, risco de PT no carro sem nenhuma chance de a seguradora cobrir.
Entende por que desisti de tentar apenas a lavagem com óleo?
Radiador de óleo - Lounge
Vdd cara azar nao se faz justo a tamanho prejuizo! Emissão de um laudo do pq este problema, procurar saber de outros que tiveram o mesmo problema etc. Conversa o
Com o pessoal da automatique, muitas concessionárias enviam os câmbios para eles fazerem a reforma, especula se a houve outros com mesmo problema, enfim.
Com o pessoal da automatique, muitas concessionárias enviam os câmbios para eles fazerem a reforma, especula se a houve outros com mesmo problema, enfim.
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 5
- Registrado em: Sáb Dez 15, 2018 11:26 am
- Modelos Citroën: C4 Lounge THP 1.6 Turbo 2015
Radiador de óleo - Lounge
Olá ialan. O pessoal da automatique não conseguiu me responder. Disseram que precisam do carro lá. Não tem como eu mandar o carro aqui do ES lá pra SP sem antes eu saber se estou coberto pela seguradora ou não.
-
- Habilitado
- Mensagens: 50
- Registrado em: Qua Out 31, 2018 12:38 am
- Modelos Citroën: Xsara picasso
Radiador de óleo - Lounge
A citroen faz coisas inacreditáveis, da medo.
- Munhoz
- Zumbi
- Mensagens: 2721
- Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
- Nome: Vitor Munhoz
- Localização: São Paulo
- Modelos Citroën: Xsara VTS
- Contato:
Radiador de óleo - Lounge
já tentou contato com o sac da citroen?
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 5
- Registrado em: Sáb Dez 15, 2018 11:26 am
- Modelos Citroën: C4 Lounge THP 1.6 Turbo 2015
Radiador de óleo - Lounge
Já sim, Munhoz.
Me cobraram 4 mil para remontarem o carro para fazer testes que PODEM levá-los a fazer os reparos. Eu não sou louco de arriscar jogar 4 mil assim na latrina!!!
São desumanos...
Me cobraram 4 mil para remontarem o carro para fazer testes que PODEM levá-los a fazer os reparos. Eu não sou louco de arriscar jogar 4 mil assim na latrina!!!
São desumanos...
- Miau
- Zumbi
- Mensagens: 3524
- Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
- Nome: André M
- Localização: Macaé - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
- Contato:
Radiador de óleo - Lounge
Pelo que entendi, nesse modelo é um trocador de calor só?
Eu nunca ouvi falar desse carro ter problema assim.. Estava usando água desmineralizada com aditivo correto?
Eu nunca ouvi falar desse carro ter problema assim.. Estava usando água desmineralizada com aditivo correto?
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.