Aquecimento C4 1.6 2010 Hatch

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
infolex
Sem Habilitação
Mensagens: 22
Registrado em: Seg Jul 16, 2018 11:24 am
Modelos Citroën: C4 1.6 2010

Aquecimento C4 1.6 2010 Hatch

#1

Mensagem por infolex » Ter Dez 04, 2018 2:49 am

Olá amigos,

Acompanho há algum tempo o fórum. Depois de uma experiência negativa com um Picasso automático eu resolvi apostar em um C4 Hatch manual 1.6.

Hoje estava no trânsito pesado carro parado por 1h em média estava chovendo bastante, notei uma fumaça no capô o calor do.motor com a chuva. A temperatura marcando normal, Dei uma parada e abri o capô. Nível da água ok e o óleo TB ok. Mas um cheiro forte de algo queimando semelhante a uma borracha queimanda. Verifiquei a ventoinha estava rodando. Andei mais alguns metros no trânsito pesado e apareceu a mensagem de erro no sistema de antipoluição e senti que ele estava mais fraco e uma trepidação no motor. Parei o carro por 5hs. Até esfriar completamente. Chequei novamente o nível da água e óleo ok. Liguei ele pegou de primeira sem problema. Não notei fumaça alguma no escape.

Será que queimou a junta? Quais testes me aconselham?

Estou em Salvador-bahia se alguém puder indicar alguuma oficina especializada.

Lembrando que durante o trajeto em nenhum momento o painel indicou aquecimento. Pela minha pouca experiência tenho que verificar termostato, sensor de temperatura e verificar a bomba d'água. E varetar o radiador correto? Mais alguma.dica? Como posso saber se a junta foi para o espaço?

Me desculpa se não estou colocando o tópico na classificação correta.

Vlwww


infolex
Sem Habilitação
Mensagens: 22
Registrado em: Seg Jul 16, 2018 11:24 am
Modelos Citroën: C4 1.6 2010

Aquecimento C4 1.6 2010 Hatch

#2

Mensagem por infolex » Ter Dez 04, 2018 4:14 pm

Levei hoje a uma oficina ele deixou ligado por um bom tempo e segundo ele está tudo normal, e o mecânico sugeriu uma descarbonização.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Aquecimento C4 1.6 2010 Hatch

#3

Mensagem por Munhoz » Qua Dez 05, 2018 2:53 pm

Será que não pode ser a bomba d'água? parado não dá problema mesmo.
Tem aditivo no sistema de arrefecimento ou somente água?
infolex
Sem Habilitação
Mensagens: 22
Registrado em: Seg Jul 16, 2018 11:24 am
Modelos Citroën: C4 1.6 2010

Aquecimento C4 1.6 2010 Hatch

#4

Mensagem por infolex » Sex Dez 07, 2018 1:05 am

Munhoz,

Obrigado pelo comentário. No sistema de arrefecimento tem o aditivo aquele vermelho.
Dois mecânicos descartaram a bomba d água, pois as mangueiras estão esquentando e dá pra sentir a passagem do sistema em funcionamento.

Tem alguma forma de tratar a pressão da bomba? Estou pensando em trocar o sensor de temperatura aquela que fica no termostato e quem sabe até trocar a bomba d'água ou do óleo ? Pensei TB em varetar o radiador, apesar de aparentemente não bater sofrido nenhuma solda.

Bem o.meu receio é carro aquecer sem indicação no painel queimar a junta e passar água para o cabeçote

Teria algum equipamento para testar a vazão o arrefecimento e óleo?

Alguém em Salvador para dar uma luz em alguma oficina?
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Aquecimento C4 1.6 2010 Hatch

#5

Mensagem por Munhoz » Sex Dez 07, 2018 12:01 pm

Sim, existem equipamentos de diagnósticos para tudo isso. É mais econômico levar em alguma oficina que saiba fazer esses diagnósticos e não apenas ficar no "eu acho".
Em Salvador tem High Torque, eles são extremamente bem equipados.

R. Vila Romana, 931c
Itapuã, Salvador/BA
(71) 3043-0500
infolex
Sem Habilitação
Mensagens: 22
Registrado em: Seg Jul 16, 2018 11:24 am
Modelos Citroën: C4 1.6 2010

Aquecimento C4 1.6 2010 Hatch

#6

Mensagem por infolex » Sex Jan 03, 2020 3:04 pm

Desculpa a demora! Falha minha!

E muito obrigado pela indicação na oficina, mas como era final de ano não consegui vaga para o carro. Terminei trocando algumas coisas no carro por indicação de uma outra oficina como a válvula termostática, fiz limpeza no TBI e troquei as velas.

E só agora retornou o problema só que de uma forma totalmente diferente, terminei abrindo outro tópico:
viewtopic.php?f=19&t=11001
Responder