Problemas no Ar-condicionado C4 THP

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
dcarvalho
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb Set 15, 2018 9:08 pm
Modelos Citroën: C4 Lounge THP Exclusive 2014

Problemas no Ar-condicionado C4 THP

#1

Mensagem por dcarvalho » Sáb Set 15, 2018 9:36 pm

Boa noite,

Tenho um C4 THP 14/14, e venho sofrendo com falhas no sistema de ar-condicionado.

O ar-condicionado está funcionando de forma intermitente. Normalmente quando ligo o carro , funciona normalmente, porém após um certo tempo dirigindo, o ar para de climatizar ( "gelar" ) , mas o ventilador continua funcionando. Quando isso acontece, eu coloco o cambio no modo manual, reduzo para a segunda ou primeira marcha, e acelero , "esticando" o RPM até 4 ou 5 mil....fazendo isso o ar-condicionado volta ao normal....

Ja levei para a concessionaria(quando estava na garantia) , e para algumas oficinas especializadas e ninguém consegue me dar um diagnóstico.

Alguém poderia me ajudar ?

PS: não sei a marca do sistema de ar


Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Problemas no Ar-condicionado C4 THP

#2

Mensagem por Munhoz » Seg Set 17, 2018 2:34 pm

é normal o compressor do ar desacoplar de tempos em tempos. Qual a frequência que isso acontece?
dcarvalho
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb Set 15, 2018 9:08 pm
Modelos Citroën: C4 Lounge THP Exclusive 2014

Problemas no Ar-condicionado C4 THP

#3

Mensagem por dcarvalho » Qua Set 19, 2018 11:09 pm

Toda vez que dirijo o carro.....acredito que de 15 em 15 minutos de funcionamento, muito frequente mesmo.
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Problemas no Ar-condicionado C4 THP

#4

Mensagem por gjvialta » Sex Out 05, 2018 2:22 pm

Olá! Seu sistema de ar condicionado pode estar desarmando por alguns possíveis problemas:

1- Já verificou se possui a quantidade certa de freon no sistema? Se estiver acima ou abaixo não funciona!

2- Já verificou se o sensor de temperatura do sistema de ar condiconado está funcionando corretamente?

3- Se estiver com umidade no sistema também não funciona!

4- Se estiver com filtro secador entupido também não funciona bem!

É preciso ir a uma assistência técnica que entenda de sistemda ar condicionado veicular e verificar isso. Se já verificou, então precisamos de mais informações para ajudar.

Att,
dcarvalho escreveu:Boa noite,

Tenho um C4 THP 14/14, e venho sofrendo com falhas no sistema de ar-condicionado.

O ar-condicionado está funcionando de forma intermitente. Normalmente quando ligo o carro , funciona normalmente, porém após um certo tempo dirigindo, o ar para de climatizar ( "gelar" ) , mas o ventilador continua funcionando. Quando isso acontece, eu coloco o cambio no modo manual, reduzo para a segunda ou primeira marcha, e acelero , "esticando" o RPM até 4 ou 5 mil....fazendo isso o ar-condicionado volta ao normal....

Ja levei para a concessionaria(quando estava na garantia) , e para algumas oficinas especializadas e ninguém consegue me dar um diagnóstico.

Alguém poderia me ajudar ?

PS: não sei a marca do sistema de ar
Avatar do usuário
carlos.fernando
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Dom Jun 18, 2017 6:14 pm
Nome: Fernando
Localização: São Paulo/SP
Modelos Citroën: C4 Lounge 1.6 THP Exclusive 2013

Problemas no Ar-condicionado C4 THP

#5

Mensagem por carlos.fernando » Dom Out 07, 2018 1:10 pm

Amigo, bom dia.

Já vi alguns problemas assim ocorrerem com carros, máquinas, etc., pelo seguinte motivo:

Em funcionamento normal, ao ligar o ar condicionado, o compressor é acionado, o gás é pressurizado internamente, passa pelo evaporador, gela o sistema, e o condensador (com a hélice do ventilador) faz a troca de temperatura externa, diminuindo a pressão do sistema.
Quando o ar está pressurizado, dentro de um valor padrão, ao passar pelo evaporador, ele resfria o ar internamente.
Em paralelo, o pressostato mede a pressão interna desse gás, ligando o compressor quando a pressão baixa, e desligando o compressor quando a pressão aumenta.

Muitas pessoas acham, porém, que quanto mais gás refrigerante no sistema do ar condicionado, mais ele vai gelar.
E isso é o engano:

Quando há gás demais no sistema, ao aumentar a pressão e gelar o sistema, o gás passa da pressão padrão, o pressostato entende essa alta pressão e desarma o compressor para reduzir a pressão e proteger o sistema.
O compressor fica desligado até a pressão baixar, o pressostato entender isso e acionar de novo.
Porém, com muito gás, demora mais tempo para baixar a pressão, portanto, para o sistema voltar a circular e o ar gelar novamente.

Ao acelerar a hélice do ventilador, o sistema está fazendo com que essa pressão caia mais rapidamente.

Confirme a pressão do gás no sistema.
Só não seu dizer qual o valor de carga de gás padrão do seu carro.

Abraços.
Fernando
dcarvalho escreveu:Boa noite,

Tenho um C4 THP 14/14, e venho sofrendo com falhas no sistema de ar-condicionado.

O ar-condicionado está funcionando de forma intermitente. Normalmente quando ligo o carro , funciona normalmente, porém após um certo tempo dirigindo, o ar para de climatizar ( "gelar" ) , mas o ventilador continua funcionando. Quando isso acontece, eu coloco o cambio no modo manual, reduzo para a segunda ou primeira marcha, e acelero , "esticando" o RPM até 4 ou 5 mil....fazendo isso o ar-condicionado volta ao normal....

Ja levei para a concessionaria(quando estava na garantia) , e para algumas oficinas especializadas e ninguém consegue me dar um diagnóstico.

Alguém poderia me ajudar ?

PS: não sei a marca do sistema de ar
lucas roza
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Jan 11, 2019 7:54 am
Modelos Citroën: C4 PALLAS EXC 2.0 1.6 2008 AUT

Problemas no Ar-condicionado C4 THP

#6

Mensagem por lucas roza » Sex Jan 11, 2019 8:28 am

Olá ! sou novo por aqui e tenho um problema "quase parecido"
Meu ar condicionado trabalha intermitente toda vez que dou partido no carro. Porém observei em 5 meses a seguinte situação:

1 - O que dispara é o desembaçador do para-brisa. Isso no estagio maior de velocidade, independente o que o computador marque ou você comande.
Logo eu preciso ligar o AR CONDICIONADO e ai ele direciona o ar pros difusores, pois em certas vezes o vidro começa a embaçar devido ao ar quente estar quente. O problema é que num dia frio eu congelo dentro do carro.
- Subitamente em algumas vezes com os comandos de ar desligados, o ar para e ai não liga mais. Também é um problema pois em dias de chuva não é possível dirigir por embaçar os vidros e o ar que desembaça não funciona.

2 - Quando desconecto a bateria e reconecto, esse problema reseta e o ar funciona normalmente, sendo possível controla-lo e desembaçar qualquer vidro.

3 - As vezes, ao ligar e desligar o carro com o comando de ar ligado ele também volta a funcionar normalmente.

Trabalho com o veículo e não tenho muito tempo para deixar num lugar especializado para mexer, porém em alguns lugares que fui um dos profissionais informou que o problema está no compressor custo médio R$600,00 outro disse que o problema pode estar no botão liga/desliga no painel ou pode ser algo no sistema de gás.. e dependendo da situação uma manutenção pode girar em torno de R$1.000,00

Enfim, caso alguém possa me dar um suporte ficaria grato !!
Avatar do usuário
Kako-CFR
Sem Habilitação
Mensagens: 33
Registrado em: Sáb Dez 22, 2018 12:55 pm
Nome: Cesar
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: C3 ExcL 1.4 FleX 8V 2011/2012

Problemas no Ar-condicionado C4 THP

#7

Mensagem por Kako-CFR » Seg Mar 11, 2019 12:55 am

carlos.fernando escreveu:Amigo, bom dia.

Já vi alguns problemas assim ocorrerem com carros, máquinas, etc., pelo seguinte motivo:

Em funcionamento normal, ao ligar o ar condicionado, o compressor é acionado, o gás é pressurizado internamente, passa pelo evaporador, gela o sistema, e o condensador (com a hélice do ventilador) faz a troca de temperatura externa, diminuindo a pressão do sistema.
Quando o ar está pressurizado, dentro de um valor padrão, ao passar pelo evaporador, ele resfria o ar internamente.
Em paralelo, o pressostato mede a pressão interna desse gás, ligando o compressor quando a pressão baixa, e desligando o compressor quando a pressão aumenta.

Muitas pessoas acham, porém, que quanto mais gás refrigerante no sistema do ar condicionado, mais ele vai gelar.
E isso é o engano:

Quando há gás demais no sistema, ao aumentar a pressão e gelar o sistema, o gás passa da pressão padrão, o pressostato entende essa alta pressão e desarma o compressor para reduzir a pressão e proteger o sistema.
O compressor fica desligado até a pressão baixar, o pressostato entender isso e acionar de novo.
Porém, com muito gás, demora mais tempo para baixar a pressão, portanto, para o sistema voltar a circular e o ar gelar novamente.

Ao acelerar a hélice do ventilador, o sistema está fazendo com que essa pressão caia mais rapidamente.

Confirme a pressão do gás no sistema.
Só não seu dizer qual o valor de carga de gás padrão do seu carro.

Abraços.
Fernando
dcarvalho escreveu:Boa noite,

Tenho um C4 THP 14/14, e venho sofrendo com falhas no sistema de ar-condicionado.

O ar-condicionado está funcionando de forma intermitente. Normalmente quando ligo o carro , funciona normalmente, porém após um certo tempo dirigindo, o ar para de climatizar ( "gelar" ) , mas o ventilador continua funcionando. Quando isso acontece, eu coloco o cambio no modo manual, reduzo para a segunda ou primeira marcha, e acelero , "esticando" o RPM até 4 ou 5 mil....fazendo isso o ar-condicionado volta ao normal....

Ja levei para a concessionaria(quando estava na garantia) , e para algumas oficinas especializadas e ninguém consegue me dar um diagnóstico.

Alguém poderia me ajudar ?

PS: não sei a marca do sistema de ar
:vg:
Valeu carlos.fernando !!! Dica de Ouro !!!
Eu aliviei um pouquinho a pressão do AR do meu C3 1.4 EXL e Eureca! Está estável até hoje!
Já fazem 2 meses depois da sua Dica que não tenho nenhum tipo de problema!
Tinha pressão demais no Sistema... rsrsrs
:soco: Hoje sou Eu. Amanhã poderá ser Você
:dislike: Não tiro Dúvidas por Mensagem Privada, e-Mail, etc
:like: ESPALHE CONHECIMENTO! Como? USE O FÓRUM !
:dislike: MP, e-Mail e etc, SÓ AJUDA 1 PESSOA...
:like: "Aqui Recebo, Aqui Transmito"
Avatar do usuário
gabriel_mupe
Muito Curioso
Mensagens: 552
Registrado em: Seg Out 21, 2013 5:38 pm
Respostas: 1
Nome: Gabriel Munhoz
Modelos Citroën: Xantia Activa V6

Problemas no Ar-condicionado C4 THP

#8

Mensagem por gabriel_mupe » Seg Mar 11, 2019 7:31 pm

dcarvalho escreveu:Boa noite,

Tenho um C4 THP 14/14, e venho sofrendo com falhas no sistema de ar-condicionado.

O ar-condicionado está funcionando de forma intermitente. Normalmente quando ligo o carro , funciona normalmente, porém após um certo tempo dirigindo, o ar para de climatizar ( "gelar" ) , mas o ventilador continua funcionando. Quando isso acontece, eu coloco o cambio no modo manual, reduzo para a segunda ou primeira marcha, e acelero , "esticando" o RPM até 4 ou 5 mil....fazendo isso o ar-condicionado volta ao normal....

Ja levei para a concessionaria(quando estava na garantia) , e para algumas oficinas especializadas e ninguém consegue me dar um diagnóstico.

Alguém poderia me ajudar ?

PS: não sei a marca do sistema de ar

Vc dirige em estradas de terra? Tive um problema com o c3, tinha muita terra e bichos da estrada, isso foi entupindo a passagem de ar pelo condensador, forçando a ventoinha a trabalhar no maximo o tempo todo. Quando nao dava conta o ar era desligado pela central.
Lavei com bastante agua, saiu bastante sujeira e resolveu o meu problema
Instagram
Imagem

Garagem atual:
-Xantia Activa V6 99'

Garagem anterior:
-Peugeot 205 97'
-Peugeot 406 Familiale 00'
Responder