Sobre a manutenção do 1.6 THP

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
AlessandroGonçalves
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Qui Abr 27, 2017 12:46 am
Nome: Aleadinolfi
Localização: São José dos Campos
Modelos Citroën: C3 Origine 1.5 2013

Sobre a manutenção do 1.6 THP

#1

Mensagem por AlessandroGonçalves » Sáb Mai 05, 2018 2:12 am

Boa noite, pessoal.

Minha esposa já tem um C3 Origine 1.5, e estou considerando adquirir um carro com 1.6 THP, que pode ser um C4 Lounge, 3008, 408, ou 308. Já dirigi o 3008 e o 408 com este motor e achei ambos espetaculares. Não espero menos do 308 e do Lounge, apensar de não tê-los dirigido ainda.

Entretanto, vi alguns comentários falando de problemas com este motor, que me assustaram um pouco. Alguns em conversas com amigos que tem carro com este motor, outras com mecânico especializado em PSA e também em foruns na internet. Falam de problemas como:
- o acionamento da bomba d'água, que é eletrônico, causando superaquecimento;
- desgaste prematuro da turbina;
- troca da mangueira da turbina, que em alguns casos, devido a modificação, obriga a troca da tampa do motor, que é cara;
- ressecamento e fragmentação das borrachas dos dutos de entrada da turbina, causado ingestão de fragmento e destruição da turbina (tem um vídeo no internet mostrando isto em https://www.canaldapeca.com.br/blog/pro ... motor-thp/ (confesso que o vídeo me assutou, ok que a peça que causou é simples e barata, mas como o dono poderia identificar a necessidade da troca?);
- bomba de combustível de alta pressão;
- afrouxamento dos tensores da corrente de comando, causando ruído metálico nas partidas a frio e risco de deslocar-se ou pular dente, causando danos graves ao comando de válvulas.

Todos estes problemas são caros pra consertar. Minha dúvida é se este motor tem alguma recorrência mais alta de problemas, ou se estes eventos seriam descuidos de manutenção, como mão-de-obra inadequada, uso de combustível ruim, ou óleo incorreto.

Qual a experiência de vocês, que tem carro com este motor? Dá pra confiar em levar este motor até uns 200 mil km sem problemas graves? Meu carro atual tem 237 mil km e nunca apresentou problemas graves, mas procuro tratá-lo bem.

Obrigado.


Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Sobre a manutenção do 1.6 THP

#2

Mensagem por Munhoz » Sáb Mai 05, 2018 10:49 am

Até onde tenho acompanhado, os problemas com crônicos desse motor foram corrigidos nos últimos anos, se não me engano a partir de 2015. Então dependendo do ano do carro pode ficar tranquilo.
E outro fator importantíssimo é a forma como é usado. Seu carro atual tem 237.000 km, não é qualquer um que chega nesse número convicto como você, parabéns!

Se pegar um carro de boa procedência e manutenções em dia certamente alcançará os mesmos números.
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Sobre a manutenção do 1.6 THP

#3

Mensagem por gjvialta » Dom Mai 06, 2018 7:59 am

Bom dia!

Tecnologia de ponta tem relação direta com limite no quesito experiência e pode promover surpresas desagradáveis se não houver não estudo estatístico em bancada de ensaio durante a concepção e evolução de projeto.

Alta performance com "economia" pode ser sinônimo de problema enquanto for novidade. O tempo, na maioria dos casos, ajuda resolver problemas causados pelo baixo investimento em testes.

Não estou dizendo que do THP é projeto sem pesquisa, nem problemático, apenas procurando possíveis justificativas pelos problemas mencionados e também pelo seu rótulo de alta performance aliada à economia.

Lembro bem da década de 80, quando do advento da ignição eletrônica substituindo o platinado nos carros... Os proprietários de veículos, naquela época, devido à baixa confiabilidade daquele componente e também por ser uma novidade em "caixa preta", que se arriscavam a comprar um carro com essa novidade, andavam com uma peça sobressalente no porta-luvas para o caso de pane. Hoje isso é passado longínquo e somente quem tem mais de 50 lembra, ou sabe disso. A ignição eletrônica, quando em pane, apenas interrompia a marcha do veículo; estilhaços de borracha ressecada em dutos de baixa pressão causam danos muito maiores sem interromper, na maioria das vezes, a marcha do veículo. A pergunta é: como evitar o infortúnio? Ou a experiência promove a evolução do componente, ou o componente passa a ser item de reposição em manutenção preventiva.

O motor THP já acumula algumas soluções para evitar a maioria dos defeitos mencionados. É motor realmente muito bom atualmente.

Att,

AlessandroGonçalves escreveu:Boa noite, pessoal.

Minha esposa já tem um C3 Origine 1.5, e estou considerando adquirir um carro com 1.6 THP, que pode ser um C4 Lounge, 3008, 408, ou 308. Já dirigi o 3008 e o 408 com este motor e achei ambos espetaculares. Não espero menos do 308 e do Lounge, apensar de não tê-los dirigido ainda.

Entretanto, vi alguns comentários falando de problemas com este motor, que me assustaram um pouco. Alguns em conversas com amigos que tem carro com este motor, outras com mecânico especializado em PSA e também em foruns na internet. Falam de problemas como:
- o acionamento da bomba d'água, que é eletrônico, causando superaquecimento;
- desgaste prematuro da turbina;
- troca da mangueira da turbina, que em alguns casos, devido a modificação, obriga a troca da tampa do motor, que é cara;
- ressecamento e fragmentação das borrachas dos dutos de entrada da turbina, causado ingestão de fragmento e destruição da turbina (tem um vídeo no internet mostrando isto em https://www.canaldapeca.com.br/blog/pro ... motor-thp/ (confesso que o vídeo me assutou, ok que a peça que causou é simples e barata, mas como o dono poderia identificar a necessidade da troca?);
- bomba de combustível de alta pressão;
- afrouxamento dos tensores da corrente de comando, causando ruído metálico nas partidas a frio e risco de deslocar-se ou pular dente, causando danos graves ao comando de válvulas.

Todos estes problemas são caros pra consertar. Minha dúvida é se este motor tem alguma recorrência mais alta de problemas, ou se estes eventos seriam descuidos de manutenção, como mão-de-obra inadequada, uso de combustível ruim, ou óleo incorreto.

Qual a experiência de vocês, que tem carro com este motor? Dá pra confiar em levar este motor até uns 200 mil km sem problemas graves? Meu carro atual tem 237 mil km e nunca apresentou problemas graves, mas procuro tratá-lo bem.

Obrigado.
Responder