Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
ninguem_rj
Sem Habilitação
Nome: Ricardo Jr

Mensagem por ninguem_rj » Sex Set 05, 2014 1:33 pm

[quote name='rsampaiio' date='Sep 5 2014, 10:42 AM' post='25871']
Bom dia Amigos!

Infelizmente ainda não consegui realizar o reparo na minha caixa, sem tempo, alguns imprevistos.... Enfim, liguei para a <a href="http://www.carpulse.com.br/" target="_blank">Carpulse</a> só para ter uma segunda opinião. A atendente "Tatiana" me perguntou sobre o meu problema e quando informei, já me disse de cara que iria gastar no mínimo R$ 6.000,00 a R$ 7.000,00, pois o erro que tinha comentado era esse, a princípio indaguei e expliquei que um diagnóstico e orçamento não se fazem assim, tem que passar o escaner e verificar os códigos de erro. Ela irredutível disse que era isso mesmo e que essa caixa não prestava :978798: , enfim, depois dessa experiência telefônica não indico para ninguém! Só de sacanagem irei lá para ver qual é a deles!

Se alguém tiver alguma outra experiência com eles me avisem!
[/quote]

É triste como uma oficina com este tipo de atendimento ainda tem clientes...
Brasil...

acosta
Sem Habilitação
Nome: acosta

Mensagem por acosta » Sex Set 05, 2014 2:39 pm

Olá! Li em algum ponto deste tópico que a ZF, que projetou e fabricou a caixa AL4 recomenda a troca do óleo a cada 60.000 km, isto procede? Alguém tem algum documento deles que orienta este procedimento?
crismat2001
Sem Habilitação
Nome: Crismat2001

Mensagem por crismat2001 » Sex Set 05, 2014 2:42 pm

[quote name='acosta' date='Sep 5 2014, 02:39 PM' post='25880']
Olá! Li em algum ponto deste tópico que a ZF, que projetou e fabricou a caixa AL4 recomenda a troca do óleo a cada 60.000 km, isto procede? Alguém tem algum documento deles que orienta este procedimento?
[/quote]

Documentado não há , mas a recomendação é VERDADEIRA PARA O BRASIL!

60.000 KM em uso ameno (estrada)
30.000 KM em uso severo (urbano)
acosta
Sem Habilitação
Nome: acosta

Mensagem por acosta » Sex Set 05, 2014 2:56 pm

Pois é, a recomendação eu conheço, kkk, na prática meu cambio deu problema por causa disto, queria encontrar a recomendação em algum documento da ZF, porque acho injusto eu ter levado prejuízo no cambio seguindo a recomendação da montadora, a responsabilidade é deles a partir do momento que disseram que o óleo é "for life" e na verdade não é.
helder mercedes
Sem Habilitação
Nome: helder1000

Mensagem por helder mercedes » Sex Set 05, 2014 3:29 pm

[quote name='Crismat2001' date='Sep 4 2014, 05:25 PM' post='25861']
Que otimo feedback! :icon_smile_approve:
Vc usou o semi-sintetico mesmo, Z-LUB MTF ?? OU O MTF-S ?
[/quote]
Usei o semi-sintetico Z-LUB MTF.
nelsonmatos
Sem Habilitação
Nome: nelsonmatos

Mensagem por nelsonmatos » Dom Set 07, 2014 3:07 am

Enfim galera, qual é o óleo mais indicado???

Z-lub;

DEXRON -VI

renaultmatic d3 syn

Comprei um C5 2003 break e o carro está com 112 mil km e nunca mexeu no cambio, o mesmo passa as marchas bem sem problemas o único incomodo é na redução brusca, da 2ª para a 1ª, mas só assim, fora isso o carro é uma delícia. Só para relatar o ex dono era um :978798: , tirando isso kkkkkk, moro em Niterói - São Francisco e tem um mecânico aqui que faz esse serviço de troca, o mesmo me cobrou R$950 dando o óleo original + mão de obra.

Estou naquele pensamento do 100% sintético, então qual seria uma boa dica, será que vale apena o renaultmatic d3 syn?
Editado pela última vez por nelsonmatos em Dom Set 07, 2014 3:09 am, em um total de 1 vez.
rsampaiio
Sem Habilitação
Nome: rsampaiio

Mensagem por rsampaiio » Seg Set 08, 2014 12:44 pm

[quote name='nelsonmatos' date='Sep 7 2014, 03:07 AM' post='25898']
Enfim galera, qual é o óleo mais indicado???

Z-lub;

DEXRON -VI

renaultmatic d3 syn

Comprei um C5 2003 break e o carro está com 112 mil km e nunca mexeu no cambio, o mesmo passa as marchas bem sem problemas o único incomodo é na redução brusca, da 2ª para a 1ª, mas só assim, fora isso o carro é uma delícia. Só para relatar o ex dono era um :978798: , tirando isso kkkkkk, moro em Niterói - São Francisco e tem um mecânico aqui que faz esse serviço de troca, o mesmo me cobrou R$950 dando o óleo original + mão de obra.

Estou naquele pensamento do 100% sintético, então qual seria uma boa dica, será que vale apena o renaultmatic d3 syn?
[/quote]

Opa Nelson Matos!

Eu iria de Adelco Dexron XI, vai ali na Cevrolet próximo ao Guanabara em Niterói e compra 14 Litros, chora um pouco que o cara faz R$ 45 reais o Litro!
Falei 14 Litros pois o óleo que está na sua caixa, provavelmente é o semi-sintético. eu usuária 5 para a troca, faria o procedimento já descrito no tópico, rodaria mais 15 min, trocaria novamente ate o óleo sair limpo! ;)

Lava o câmbio e aproveita passa a Lexia 3 para verificar se tem algum erro!

Sou de São Gonçalo!
Vlw!
Editado pela última vez por rsampaiio em Seg Set 08, 2014 1:06 pm, em um total de 1 vez.
Mode On : C4 Pallas Exclusive 09/10 BVA

Aposentado: PUG 206 Presence 1.4 06/07

<a href="http://imageshack.com/f/id5yguicj" target="_blank">Imagem</a>
nelsonmatos
Sem Habilitação
Nome: nelsonmatos

Mensagem por nelsonmatos » Seg Set 08, 2014 2:42 pm

Rsampaiio, fala meu amigo, é irei comprar essa semana, estou negociando um LEXIA 3 com um cara aqui do Rio mesmo, para observar mais de perto o carro, os mecânicos aqui de Niterói cobram na faixa de R$ 150,00, como os nosso carros tem muita tecnologia embarcada, acho que vale apena ter esse equipamento em casa, para evitar de trocar peças atoa e de deixar dias nos mecânicos para "condenar" uma porra de coisa. Irei fazer isso que você me falou, consegui um contato com o representante da Mobil e hoje ele irá me falar o valor da caixa com 12 dexron VI, pelo o que ele me falou será algo de no máximo 400,00. O do AC delco só achei a 50,00, mas não chorei ainda o valor, pois o cara só tinha 2 unidades então não valia apena, como em São Cristovão essa semana lá tem lojas especificas da GM e de lubrificantes, o preço vai bater eu acho na casa de R$ 40 a 48. abç
rsampaiio
Sem Habilitação

Mensagem por rsampaiio » Seg Set 08, 2014 4:21 pm

[quote name='nelsonmatos' date='Sep 8 2014, 02:42 PM' post='25912']
Rsampaiio, fala meu amigo, é irei comprar essa semana, estou negociando um LEXIA 3 com um cara aqui do Rio mesmo, para observar mais de perto o carro, os mecânicos aqui de Niterói cobram na faixa de R$ 150,00, como os nosso carros tem muita tecnologia embarcada, acho que vale apena ter esse equipamento em casa, para evitar de trocar peças atoa e de deixar dias nos mecânicos para "condenar" uma porra de coisa. Irei fazer isso que você me falou, consegui um contato com o representante da Mobil e hoje ele irá me falar o valor da caixa com 12 dexron VI, pelo o que ele me falou será algo de no máximo 400,00. O do AC delco só achei a 50,00, mas não chorei ainda o valor, pois o cara só tinha 2 unidades então não valia apena, como em São Cristovão essa semana lá tem lojas especificas da GM e de lubrificantes, o preço vai bater eu acho na casa de R$ 40 a 48. abç
[/quote]

Prezado Nelson Matos,

Que bom que você conseguiu um contato! Vai comprar Lexia 3 por onde, caso queira procura no <a href="http://pt.aliexpress.com/item/2013-Prof ... 2.html?s=p" target="_blank">AliExpress</a>, tem uns preços legais, único contra é que demora a chegar!
Depois se puder, deixa o contato do óleo para o pessoal!

Ate para mim mesmo :925400: estou para fazer uma troca de óleo da minha caixa que já está me dando dor de cabeça :978798:

Passa a máquina mesmo, já fui em alguns que condenam a caixa inteira sem olhar!!!!!

Um Abraço!
Editado pela última vez por rsampaiio em Seg Set 08, 2014 4:22 pm, em um total de 1 vez.

helder mercedes
Sem Habilitação
Nome: helder1000

Mensagem por helder mercedes » Qui Set 11, 2014 11:18 am

Bom dia a todos.
Consegui contato hoje na empresa ZASCAR em Brasilia onde vendem o Z-LUB MTF a R$ 49,90 o litro.
Mas se for comprar caixa com 12 unidades o litro fica por R$39,90 a vista ficando a caixa por R$478,80.
Achei que vale a pena, pois quando eu troquei no meu carro paguei R$45,00 na Pappas veiculos. hoje lá é bem mais caro, R$80,00.
Abraço
rsampaiio
Sem Habilitação

Mensagem por rsampaiio » Sex Set 12, 2014 7:59 am

[quote name='helder1000' date='Sep 11 2014, 11:18 AM' post='25956']
Bom dia a todos.
Consegui contato hoje na empresa ZASCAR em Brasilia onde vendem o Z-LUB MTF a R$ 49,90 o litro.
Mas se for comprar caixa com 12 unidades o litro fica por R$39,90 a vista ficando a caixa por R$478,80.
Achei que vale a pena, pois quando eu troquei no meu carro paguei R$45,00 na Pappas veiculos. hoje lá é bem mais caro, R$80,00.
Abraço
[/quote]

Bom dia Helder!

Eu aconselharia você a comprar o ZLUB MTF-S, que é o 100% sintético. Acho que está na casa de 70 Dilmas o Lt.

ele é mais resistente do que o semissintético.

Se você for na Chevrolet você encontra o Dexron XI da marca Adelco, por cerca de 50 Dilmas.
E te aconselharia a verificar o trocador de calor, como o Xamã fez, ve na Renault o preço do trocador do Duster Automático, o mesmo utilizar a DP2.

Grande abraço!
Um grande abraço!

madson.carneiro
Sem Habilitação
Nome: Madson CArneiro

Mensagem por madson.carneiro » Seg Set 15, 2014 10:10 am

Pessoal,

Dei uma revirada neste tópico e estava olhando os itens referentes a viscosidade cinemática. Me veio uma dúvida.
Os óleos ditos "originais" (Mobil e Renaulmatic D3), tem um valor de 7,2 e 7,4 e os Dexron VI (Mobil) tem valores por volta de 6 ou 5,9 (Viscosidade a 100 C). A viscosidade cinemática a 40 C também é menor nos oleos DEXRON VI (34 no III e 29 no VI).
Estou errado ou os óleos DEXRON VI são mais viscosos ( mais grossos, demoram mais a escorrer), a temperatura de 100 C e 40 C ? Apesar de informado pelo propria GM que eles podem ser usados sem prejuizos nas caixas que usam DEXRON III e variações, será que o uso deste óleo levemente mais grosso, a longo prazo, não trara problemas futuros para nossas caixas ?
Apesar de não possuirmos informações, acho que o Z-LUB MTF tá classificado como Dexron III-H e o MTF-S como DEXRON VI.

[]'s
Editado pela última vez por madson.carneiro em Seg Set 15, 2014 10:11 am, em um total de 1 vez.
rsampaiio
Sem Habilitação

Mensagem por rsampaiio » Seg Set 15, 2014 12:18 pm

[quote name='Madson CArneiro' date='Sep 15 2014, 10:10 AM' post='26027']
Pessoal,

Dei uma revirada neste tópico e estava olhando os itens referentes a viscosidade cinemática. Me veio uma dúvida.
Os óleos ditos "originais" (Mobil e Renaulmatic D3), tem um valor de 7,2 e 7,4 e os Dexron VI (Mobil) tem valores por volta de 6 ou 5,9 (Viscosidade a 100 C). A viscosidade cinemática a 40 C também é menor nos oleos DEXRON VI (34 no III e 29 no VI).
Estou errado ou os óleos DEXRON VI são mais viscosos ( mais grossos, demoram mais a escorrer), a temperatura de 100 C e 40 C ? Apesar de informado pelo propria GM que eles podem ser usados sem prejuizos nas caixas que usam DEXRON III e variações, será que o uso deste óleo levemente mais grosso, a longo prazo, não trara problemas futuros para nossas caixas ?
Apesar de não possuirmos informações, acho que o Z-LUB MTF tá classificado como Dexron III-H e o MTF-S como DEXRON VI.

[]'s
[/quote]

Caro Madson,

Mobil DEXRON-VI ATF
100% sintético
Viscosity
cSt @ 40ºC 29.5
cSt @ 100ºC 5.83
cP @ -40ºC 11,500
Viscosity Index 145
Flash Point, ºC (ºF) 220 (428)
Gravity, API 35.76
Color Red

Mobil ATF LT 71141 - Semissintético
cSt @ 40º C 37.2
cSt @ 100ºC 7.4
Viscosity Index, ASTM D 2270 168
Density @15º C g/ml, ASTM D 4052 0.855

RENAULTMATIC D3 SYN UNITS Não tenho certeza sobre se é 100% ou semissintético;
Specific gravity at 15 °C 0,866
Kinematic viscosity at 40°C mm2/s (cSt ) 36,5
Kinematic viscosity at 100°C mm2/s (cSt) 7,2
Dynamic viscosity at –40°C (Brookfield) mPa.s (cP) 13.000

O Dexron VI - é menos Viscoso, mas ainda continua dentro das especificações recomendadas para nossas AL4 da vida! Como todo sistema mecânico lubrificado a óleo, o momento que mais prejudica os componentes mecânicos é na hora da ignição, por ele ser um pouco menos viscoso ele irá se locomover com mais facilidade pelo câmbio, assim evitando atritos. Aos 100ºC ele fica um pouco mais fino que os demais, mas se sua caixa não apresentar nenhuma fuga de pressão ou vazamentos você não irá ter problemas. Quando trocar o mesmo tente trocar as vedações da caixa. - acredito que esses itens tenham certa facilidade de desgaste e ocasionam trancos e perda de pressão na caixa, portanto se você simplesmente trocar o óleo Lt 71141 pelo Dexron VI e sua caixa estiver com algum problema de pressão, o mesmo só irá aumentar!

Portanto, cuidado ao simplesmente substituir o óleo de seu câmbio sem verificar o real motivo de problema do mesmo! Procure um mecânico de confiança e faça uma avaliação completa do câmbio, verifique a temperatura do mesmo em funcionamento veja o relatório de erros que o mesmo apresenta.

Se você ainda utiliza o óleo original terá que fazer uma "lavagem" do câmbio para trocar o original pelo Dexron VI, tendo em vista que um é semissintético e o outro é 100% sintético. Não aconselho misturar os 2 tipos de óleos.

São todos óleos atualizados mas com custos de aquisições distintos.

Estou para trocar o óleo do meu câmbio, a GM próximo da minha casa, faz o litro a R$ 45 reaisirei ter que fazer a bendita "Lavagem" pois na minha está o original. E pelo fato do DexRon VI ser 100% sintéitco, ele resiste mais o calor do que os outros, isso por si, já feve diminuir a questão de alguns trancos por temperatura do óleo!

Um grande abraço.;

madson.carneiro
Sem Habilitação
Nome: Madson CArneiro

Mensagem por madson.carneiro » Seg Set 15, 2014 1:48 pm

[quote name='rsampaiio' date='Sep 15 2014, 12:18 PM' post='26031']
[quote name='Madson CArneiro' date='Sep 15 2014, 10:10 AM' post='26027']
Pessoal,

[]'s
[/quote]

Caro Madson,

Mobil DEXRON-VI ATF
100% sintético
Viscosity
cSt @ 40ºC 29.5
cSt @ 100ºC 5.83
cP @ -40ºC 11,500
Viscosity Index 145
Flash Point, ºC (ºF) 220 (428)
Gravity, API 35.76
Color Red

cSt @ 40º C 37.2
cSt @ 100ºC 7.4
Density @15º C g/ml, ASTM D 4052 0.855

Specific gravity at 15 °C 0,866
Dynamic viscosity at –40°C (Brookfield) mPa.s (cP) 13.000

O Dexron VI - é menos Viscoso, mas ainda continua dentro das especificações recomendadas para nossas AL4 da vida! Como todo sistema mecânico lubrificado a óleo, o momento que mais prejudica os componentes mecânicos é na hora da ignição, por ele ser um pouco menos viscoso ele irá se locomover com mais facilidade pelo câmbio, assim evitando atritos. Aos 100ºC ele fica um pouco mais fino que os demais, mas se sua caixa não apresentar nenhuma fuga de pressão ou vazamentos você não irá ter problemas. Quando trocar o mesmo tente trocar as vedações da caixa. - acredito que esses itens tenham certa facilidade de desgaste e ocasionam trancos e perda de pressão na caixa, portanto se você simplesmente trocar o óleo Lt 71141 pelo Dexron VI e sua caixa estiver com algum problema de pressão, o mesmo só irá aumentar!

Portanto, cuidado ao simplesmente substituir o óleo de seu câmbio sem verificar o real motivo de problema do mesmo! Procure um mecânico de confiança e faça uma avaliação completa do câmbio, verifique a temperatura do mesmo em funcionamento veja o relatório de erros que o mesmo apresenta.

Se você ainda utiliza o óleo original terá que fazer uma "lavagem" do câmbio para trocar o original pelo Dexron VI, tendo em vista que um é semissintético e o outro é 100% sintético. Não aconselho misturar os 2 tipos de óleos.

São todos óleos atualizados mas com custos de aquisições distintos.

Estou para trocar o óleo do meu câmbio, a GM próximo da minha casa, faz o litro a R$ 45 reaisirei ter que fazer a bendita "Lavagem" pois na minha está o original. E pelo fato do DexRon VI ser 100% sintéitco, ele resiste mais o calor do que os outros, isso por si, já feve diminuir a questão de alguns trancos por temperatura do óleo!

Um grande abraço.;
[/quote]

Amigo,

Perguntei justamente porque também pensava exatamente igual a você. Quando resolvi olhar mais de perto esses valores fiz uma pesquisa e fiquei com outro entendimento. Repara só.

Mobil DEXRON-VI ATF 100% sintético[/b]
Viscosity
cSt @ 40ºC 29.5
cSt @ 100ºC 5.83

Mobil ATF LT 71141 - Semissintético[/b]
cSt @ 40º C 37.2
cSt @ 100ºC 7.4

O valor da viscosidade cinemática é medido em mm2/s, ou seja, a cada segundo, ao escorrer, o fluído cobre uma área medida em mm2. Quanto maior "Viscosidade cinemática", menos "grosso" é o fluído. Abaixo alguns exemplos.

Mobil DEXRON-VI ATF 100% sintético[/b]
cSt @ 40ºC 29.5 (nesta temperatura, ao escoar, o fluído cobre uma área de 29.5 mm2, mais fino)
cSt @ 100ºC 5.83 (nesta temperatura, ao escoar, o fluído cobre uma área de 5.83 mm2, mais grosso)

Mobil ATF LT 71141 - Semissintético[/b]
cSt @ 40º C 37.2 (nesta temperatura, ao escoar, o fluído cobre uma área de 37.2 mm2, mais fino)
cSt @ 100ºC 7.4 (nesta temperatura, ao escoar, o fluído cobre uma área de 7.4 mm2, mais grosso)

Se compararmos os valores entre o Dexron VI e o III-G , veremos que ao escoar, o III-G cobre uma área maior, ou seja, ele é mais "fino" a temperatura de 100 C. O que me levou a procurar esta informação foi um dos post em que o Xamâ colocou o conceito de viscosidade cinemática.

Não sei se este é o entendimento correto, só estou compartilhando a minha dúvida com vocês ok ?

[]'s
rsampaiio
Sem Habilitação

Mensagem por rsampaiio » Seg Set 15, 2014 2:49 pm

Agora você me confundiu ... kkk :465974:

para mim quando mais quente mais fino o óleo fica, teoricamente ele mais fico vai cobrir uma área maior e mais rápido.

Mobil DEXRON-VI ATF100% sintético
cSt @ 40ºC 29.5 ( óleo "frio" mais denso) -- eu acho
cSt @ 100ºC 5.83 (óleo mais quente mais fino) -- eu acho
Viscosity Index 145

cSt @ 40º C 37.2 ( óleo "frio" mais denso) -- eu acho
cSt @ 100ºC 7.4(óleo mais quente mais fino) -- eu acho

m2/s - Metro quadrado por segundo
m2/h - Metro quadrado por hora
cm2/s - Centímetro quadrado por segundo (1 St)
mm2/s - Milímetro quadrado por segundo (1 cSt)
ft2/s - Pé quadrado por segundo
in2/s - Polegada quadrada por segundo
St - Stokes (1 cm2/s)
cSt - Centistokes (0,01 St = 1 mm2/s)

Eu irei colocar o Mobil DEXRON-VI ATF da Adelco, vende na GM, na Próxima troca de óleo da caixa ainda este ano!
Editado pela última vez por rsampaiio em Seg Set 15, 2014 2:59 pm, em um total de 1 vez.

Responder