Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4
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A um certo tempo venho conversando com o nosso amigo Xamã hehehehe
Eu recentemente troquei o oleo da minha caixa e utilizer 9L do Renaultmatic D3 Syn (o preço é melhor que o LT71141 e acreditava ser melhor que o oleo da Mobil) consegui efetuar 3 trocas, já que na caixa não fica + que 2.5L e cada troca deixei o carro rodando por cerca de 30min.
Meu carro não tinha problemas, fora os "normais" tranco na reduzida da 2 para 1 marcha apos 40 min de transito pesado em dias quentes... Apos a troca os trancos acontecem mais cedo, por volta de 25 ~ 30 min de transito pesado em um dia quente.
Apesar do LT71141 ser Semi-Sintetico acredito que ele "cuidava" melhor da caixa que o Renaultmatic D3 Syn hehehehehhehe eu tenho o Lexia generico e consigo monitorar a temp. do oleo, acerca de 93C os trancos começam... Antes com o LT71141 a temp. tinha que chegar a 98C para começar a apresentar problemas.
Talvez se tivesse utilizado o Zlub ou esse Ipiranca os resultados poderiam ser melhores (ou piores), esse é minha experiencia com o Renaultmatic D3 Syn apesar de ser Sintetico e o LT71141 Semi-Sintetico, o oleo da mobil levou a melhor (na minha opiniao)
Eu recentemente troquei o oleo da minha caixa e utilizer 9L do Renaultmatic D3 Syn (o preço é melhor que o LT71141 e acreditava ser melhor que o oleo da Mobil) consegui efetuar 3 trocas, já que na caixa não fica + que 2.5L e cada troca deixei o carro rodando por cerca de 30min.
Meu carro não tinha problemas, fora os "normais" tranco na reduzida da 2 para 1 marcha apos 40 min de transito pesado em dias quentes... Apos a troca os trancos acontecem mais cedo, por volta de 25 ~ 30 min de transito pesado em um dia quente.
Apesar do LT71141 ser Semi-Sintetico acredito que ele "cuidava" melhor da caixa que o Renaultmatic D3 Syn hehehehehhehe eu tenho o Lexia generico e consigo monitorar a temp. do oleo, acerca de 93C os trancos começam... Antes com o LT71141 a temp. tinha que chegar a 98C para começar a apresentar problemas.
Talvez se tivesse utilizado o Zlub ou esse Ipiranca os resultados poderiam ser melhores (ou piores), esse é minha experiencia com o Renaultmatic D3 Syn apesar de ser Sintetico e o LT71141 Semi-Sintetico, o oleo da mobil levou a melhor (na minha opiniao)
Editado pela última vez por crismat2001 em Qui Out 03, 2013 12:06 am, em um total de 1 vez.
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[quote name='Crismat2001' date='Oct 3 2013, 12:06 AM' post='22794']
A um certo tempo venho conversando com o nosso amigo Xamã hehehehe
Eu recentemente troquei o oleo da minha caixa e utilizer 9L do Renaultmatic D3 Syn (o preço é melhor que o LT71141 e acreditava ser melhor que o oleo da Mobil) consegui efetuar 3 trocas, já que na caixa não fica + que 2.5L e cada troca deixei o carro rodando por cerca de 30min.
Meu carro não tinha problemas, fora os "normais" tranco na reduzida da 2 para 1 marcha apos 40 min de transito pesado em dias quentes... Apos a troca os trancos acontecem mais cedo, por volta de 25 ~ 30 min de transito pesado em um dia quente.
Apesar do LT71141 ser Semi-Sintetico acredito que ele "cuidava" melhor da caixa que o Renaultmatic D3 Syn hehehehehhehe eu tenho o Lexia generico e consigo monitorar a temp. do oleo, acerca de 93C os trancos começam... Antes com o LT71141 a temp. tinha que chegar a 98C para começar a apresentar problemas.
Talvez se tivesse utilizado o Zlub ou esse Ipiranca os resultados poderiam ser melhores (ou piores), esse é minha experiencia com o Renaultmatic D3 Syn apesar de ser Sintetico e o LT71141 Semi-Sintetico, o oleo da mobil levou a melhor (na minha opiniao)
[/quote]
ola,
meu carro esta com 42.000 km e por prevenção vou efetuar a troca de óleo, por isso essa a minha duvida quanto ao óleo da ipiranga isamatic v, o problema é que é bem dificil encontrar mais informações sobre esse óleo...
mais pelas especificações tecnicas ele é bem pareçido com o óleo motul mult atf...
será que vale a pena arriscar??
de fabrica esse cambio AL4 vem com qual óleo??
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Meu carro não tinha problemas, fora os "normais" tranco na reduzida da 2 para 1 marcha apos 40 min de transito pesado em dias quentes... Apos a troca os trancos acontecem mais cedo, por volta de 25 ~ 30 min de transito pesado em um dia quente.
Apesar do LT71141 ser Semi-Sintetico acredito que ele "cuidava" melhor da caixa que o Renaultmatic D3 Syn hehehehehhehe eu tenho o Lexia generico e consigo monitorar a temp. do oleo, acerca de 93C os trancos começam... Antes com o LT71141 a temp. tinha que chegar a 98C para começar a apresentar problemas.
Talvez se tivesse utilizado o Zlub ou esse Ipiranca os resultados poderiam ser melhores (ou piores), esse é minha experiencia com o Renaultmatic D3 Syn apesar de ser Sintetico e o LT71141 Semi-Sintetico, o oleo da mobil levou a melhor (na minha opiniao)
[/quote]
ola,
meu carro esta com 42.000 km e por prevenção vou efetuar a troca de óleo, por isso essa a minha duvida quanto ao óleo da ipiranga isamatic v, o problema é que é bem dificil encontrar mais informações sobre esse óleo...
mais pelas especificações tecnicas ele é bem pareçido com o óleo motul mult atf...
será que vale a pena arriscar??
de fabrica esse cambio AL4 vem com qual óleo??
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Os AL4 peugeot/citroen vem com LT71141 ou Pentosin ... os DP0 da renault vem com o Renaultmatic D3 Syn.
Editado pela última vez por crismat2001 em Qui Out 03, 2013 3:59 pm, em um total de 1 vez.
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Pessoal,
Hoje como quem não quer nada, tava no site da lubrax vendo questão de óleo do motor e como quem não quer nada, cliquei na aba "óleo de transmissão automática". Olha o que apareceu:
LUBRAX ATF TDX
ANÁLISES TÍPICAS *
GRAU 49
Densidade @ 20/4oC 0,8570
Ponto de Fulgor (VA) (oC) 190
Ponto de Fluidez (oC) -48
Viscosidade @ 40oC (cSt) 36,4
Viscosidade @ 100oC (cSt) 7,72
Índice de Viscosidade 189
Será que presta ?
Pra motor eu não uso outra coisa, só Lubrax.
[]'s
Hoje como quem não quer nada, tava no site da lubrax vendo questão de óleo do motor e como quem não quer nada, cliquei na aba "óleo de transmissão automática". Olha o que apareceu:
LUBRAX ATF TDX
ANÁLISES TÍPICAS *
GRAU 49
Densidade @ 20/4oC 0,8570
Ponto de Fulgor (VA) (oC) 190
Ponto de Fluidez (oC) -48
Viscosidade @ 40oC (cSt) 36,4
Viscosidade @ 100oC (cSt) 7,72
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[quote name='Madson CArneiro' date='Oct 3 2013, 04:02 PM' post='22806']
Pessoal,
Hoje como quem não quer nada, tava no site da lubrax vendo questão de óleo do motor e como quem não quer nada, cliquei na aba "óleo de transmissão automática". Olha o que apareceu:
LUBRAX ATF TDX
ANÁLISES TÍPICAS *
GRAU 49
Densidade @ 20/4oC 0,8570
Ponto de Fulgor (VA) (oC) 190
Ponto de Fluidez (oC) -48
Viscosidade @ 40oC (cSt) 36,4
Viscosidade @ 100oC (cSt) 7,72
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Será que presta ?
Pra motor eu não uso outra coisa, só Lubrax.
Olá,
acredito q esse óleo não sirva pro combio AL4 não, ele é mineral e a especificação dele é somente para DEXRON III
ainda estou nessa de tentar experimentar o ISAMATIC V da IPIRANGA, ele é 100% sintetico e as especificações tecnicas é bem proxima ao MOTUL MULT ATF
alguem já experimentou esse ÒLEO??
estou querendo compar um balde de 20L assim consigo fazer uma limpeza de 100% do meu cambio, ele já esta com 43.000km e acho que já esta na hora para troca de óleo,
esse negócio de óleo vitalicio é pra bobo acreditar...
[]'s
[/quote]
Pessoal,
Hoje como quem não quer nada, tava no site da lubrax vendo questão de óleo do motor e como quem não quer nada, cliquei na aba "óleo de transmissão automática". Olha o que apareceu:
LUBRAX ATF TDX
ANÁLISES TÍPICAS *
GRAU 49
Densidade @ 20/4oC 0,8570
Ponto de Fulgor (VA) (oC) 190
Ponto de Fluidez (oC) -48
Viscosidade @ 40oC (cSt) 36,4
Viscosidade @ 100oC (cSt) 7,72
Índice de Viscosidade 189
Será que presta ?
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Olá,
acredito q esse óleo não sirva pro combio AL4 não, ele é mineral e a especificação dele é somente para DEXRON III
ainda estou nessa de tentar experimentar o ISAMATIC V da IPIRANGA, ele é 100% sintetico e as especificações tecnicas é bem proxima ao MOTUL MULT ATF
alguem já experimentou esse ÒLEO??
estou querendo compar um balde de 20L assim consigo fazer uma limpeza de 100% do meu cambio, ele já esta com 43.000km e acho que já esta na hora para troca de óleo,
esse negócio de óleo vitalicio é pra bobo acreditar...
[]'s
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[quote name='Crismat2001' date='Oct 3 2013, 12:06 AM' post='22794']
Apesar do LT71141 ser Semi-Sintetico acredito que ele "cuidava" melhor da caixa que o Renaultmatic D3 Syn hehehehehhehe eu tenho o Lexia generico e consigo monitorar a temp. do oleo, acerca de 93C os trancos começam... Antes com o LT71141 a temp. tinha que chegar a 98C para começar a apresentar problemas.
[/quote]
Essa informações não foi boa. Não poderia ser algum problema de perda de pressão? Você trocou alguma junta?
Apesar do LT71141 ser Semi-Sintetico acredito que ele "cuidava" melhor da caixa que o Renaultmatic D3 Syn hehehehehhehe eu tenho o Lexia generico e consigo monitorar a temp. do oleo, acerca de 93C os trancos começam... Antes com o LT71141 a temp. tinha que chegar a 98C para começar a apresentar problemas.
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Essa informações não foi boa. Não poderia ser algum problema de perda de pressão? Você trocou alguma junta?
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- Nome: Crismat2001
[quote name='eduardoapena' date='Oct 7 2013, 12:58 PM' post='22874']
[quote name='Crismat2001' date='Oct 3 2013, 12:06 AM' post='22794']
Apesar do LT71141 ser Semi-Sintetico acredito que ele "cuidava" melhor da caixa que o Renaultmatic D3 Syn hehehehehhehe eu tenho o Lexia generico e consigo monitorar a temp. do oleo, acerca de 93C os trancos começam... Antes com o LT71141 a temp. tinha que chegar a 98C para começar a apresentar problemas.
[/quote]
Essa informações não foi boa. Não poderia ser algum problema de perda de pressão? Você trocou alguma junta?
[/quote]
Essa informação é OTIMA, porque pra quem acredita que o Renaultmatic D3 Syn é melhor que o LT71141 somente pelo fato de ser sintetico.. está equivocado .
E quanto a troca de peças eu nao fiz nenhuma (se tivesse feito teria informado no topico) e a se algum parametro estivesse fora dos padroes eu teria mencionado...
[quote name='Crismat2001' date='Oct 3 2013, 12:06 AM' post='22794']
Apesar do LT71141 ser Semi-Sintetico acredito que ele "cuidava" melhor da caixa que o Renaultmatic D3 Syn hehehehehhehe eu tenho o Lexia generico e consigo monitorar a temp. do oleo, acerca de 93C os trancos começam... Antes com o LT71141 a temp. tinha que chegar a 98C para começar a apresentar problemas.
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Essa informações não foi boa. Não poderia ser algum problema de perda de pressão? Você trocou alguma junta?
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Essa informação é OTIMA, porque pra quem acredita que o Renaultmatic D3 Syn é melhor que o LT71141 somente pelo fato de ser sintetico.. está equivocado .
E quanto a troca de peças eu nao fiz nenhuma (se tivesse feito teria informado no topico) e a se algum parametro estivesse fora dos padroes eu teria mencionado...
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[quote name='Xamã' date='Oct 21 2012, 09:55 AM' post='19192']
:D Muito bom dia pessoal,
façamos um breve resumo do que foi feito ou discutido até aqui:
Inicialmente, quando se falava em transmissão AL4, logo vinham em mente apenas os fluidos Mobil LT71141 (que é, na verdade, o antigo Esso LT71141) e Pentosin ATF1.
Hoje, já podemos falar em mais algumas opções. Vejamos quais são:
1º) Motul Multi ATF (fluido sintético, de alta performance, mas com custo de aquisição alto);
2º) Renaultmatic D3 Syn (fluido que é a mesma coisa que o Elfmatic G3 LL, mas que recebe nova denominação para ser vendido como produto original dos veículos Renault. É vendido por preço menor que o Mobil LT71141 e o Pentosin ATF1);
3º) Elfmatic G3 LL;
4º) Z - Lub ATF - VI (fluido sintético de alta performance, mas desconhecido. Trata-se de produto formulado a partir de matérias primas importadas e parece ser de excelente qualidade. Está sendo comercializado por cerca de R$ 50,00, o litro);
5º) Z - Lub MTF (fluido semissintético de alta performance. O que foi dito acerca do ATF - VI da Z - Lub vale para este produto. É comercializado por cerca de R$ 30,00, o litro);
6º) Total XLD FE (fluido semissintético de alta performance. Traz a vantagem de ser um produto comercializado por um grande fabricante de lubrificantes e de possuir alto índice de viscosidade. É comercializado, em média, por cerca de R$ 50,00, o litro).
Pelo que se lê na ficha técnica do Renaultmatic D3 Syn e do Elfmatic G3 LL, pode-se concluir que o fluido das transmissões AL4 parte de um óleo que atende à antiga especificação GM Dexron III. Nas duas fichas técnicas, é mencionado que se trata de um produto que atende à especificação mencionada. Provavelmente, é um fluido Dexron III - G, ou seja, um fluido Dexron III, mas com especificidades para atender às necessidades das transmissões BMW e Peugeot Citroen.
Se abordarmos a questão das opções incluindo produtos importados, podemos logo falar no excelente Castrol Import Multivehicle ATF, que se trata de um fluido vendido a preço baixo nos EUA e que apresenta elevada tecnologia de formulação. Apresenta alto ponto de fulgor (suporta muito calor numa boa) e ainda tem um dos maiores índices de viscosidade do mercado (IV = 200).
Bem, é isso por enquanto.
Acho que este "papo" ainda rende muito mais.
Que este domingo ensolarado seja só alegria para todos nós!
Um abraço grande,
Xamã
[/quote]
Olá,
Xamã,
com relação ao óleo ISAMATIC V vc viu as especificações tecnicas, pelo que analisei são nem proximas ao MOTUL ATF e por ser Ipiranga é bem mais facil de encontrar,
segue especificação tecnica do ISAMATIC V
<a href="http://www.naclub.com.br/uploads/produt ... 101361.pdf" target="_blank">http://www.naclub.com.br/uploads/produt ... 361.pdf</a>
meu carro esta com 43.000 e acho qua já passou da hora de dar uma lavada no cambio AL4, fico no aguardo
Bruno Laport
:D Muito bom dia pessoal,
façamos um breve resumo do que foi feito ou discutido até aqui:
Inicialmente, quando se falava em transmissão AL4, logo vinham em mente apenas os fluidos Mobil LT71141 (que é, na verdade, o antigo Esso LT71141) e Pentosin ATF1.
Hoje, já podemos falar em mais algumas opções. Vejamos quais são:
1º) Motul Multi ATF (fluido sintético, de alta performance, mas com custo de aquisição alto);
2º) Renaultmatic D3 Syn (fluido que é a mesma coisa que o Elfmatic G3 LL, mas que recebe nova denominação para ser vendido como produto original dos veículos Renault. É vendido por preço menor que o Mobil LT71141 e o Pentosin ATF1);
3º) Elfmatic G3 LL;
4º) Z - Lub ATF - VI (fluido sintético de alta performance, mas desconhecido. Trata-se de produto formulado a partir de matérias primas importadas e parece ser de excelente qualidade. Está sendo comercializado por cerca de R$ 50,00, o litro);
5º) Z - Lub MTF (fluido semissintético de alta performance. O que foi dito acerca do ATF - VI da Z - Lub vale para este produto. É comercializado por cerca de R$ 30,00, o litro);
6º) Total XLD FE (fluido semissintético de alta performance. Traz a vantagem de ser um produto comercializado por um grande fabricante de lubrificantes e de possuir alto índice de viscosidade. É comercializado, em média, por cerca de R$ 50,00, o litro).
Pelo que se lê na ficha técnica do Renaultmatic D3 Syn e do Elfmatic G3 LL, pode-se concluir que o fluido das transmissões AL4 parte de um óleo que atende à antiga especificação GM Dexron III. Nas duas fichas técnicas, é mencionado que se trata de um produto que atende à especificação mencionada. Provavelmente, é um fluido Dexron III - G, ou seja, um fluido Dexron III, mas com especificidades para atender às necessidades das transmissões BMW e Peugeot Citroen.
Se abordarmos a questão das opções incluindo produtos importados, podemos logo falar no excelente Castrol Import Multivehicle ATF, que se trata de um fluido vendido a preço baixo nos EUA e que apresenta elevada tecnologia de formulação. Apresenta alto ponto de fulgor (suporta muito calor numa boa) e ainda tem um dos maiores índices de viscosidade do mercado (IV = 200).
Bem, é isso por enquanto.
Acho que este "papo" ainda rende muito mais.
Que este domingo ensolarado seja só alegria para todos nós!
Um abraço grande,
Xamã

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Olá,
Xamã,
com relação ao óleo ISAMATIC V vc viu as especificações tecnicas, pelo que analisei são nem proximas ao MOTUL ATF e por ser Ipiranga é bem mais facil de encontrar,
segue especificação tecnica do ISAMATIC V
<a href="http://www.naclub.com.br/uploads/produt ... 101361.pdf" target="_blank">http://www.naclub.com.br/uploads/produt ... 361.pdf</a>
meu carro esta com 43.000 e acho qua já passou da hora de dar uma lavada no cambio AL4, fico no aguardo
Bruno Laport
:D Queridos amigos,
estudos e trabalho em excesso me distanciaram um pouco do fórum, mas cá estou eu... :154740:
Vamos às novidades: eu não usaria o ISAMATIC V.
E qual é o porquê disso?
Senhoras e senhores, meu objetivo com este espaço foi criar soluções que melhorassem a vida dos proprietários dos veículos equipados com a transmissão AL4 e melhorassem, também, a performance da caixa automática como um todo.
Os estudos que se seguiram à abertura do tópico mostraram que óleos de transmissão modernos devem fugir de uma antiga máxima, segundo a qual altos índices de viscosidade seriam sinal de modernidade, de uma maior eficiência, enfim, de um melhor desempenho de um óleo ATF.
Hoje, fluidos modernos, do tipo ATF - VI, apresentam indices de viscosidade entre 130 e 170, sendo este último número considerado já um limite à obtenção de um bom funcionamento dos câmbios automáticos tradicionais (dependendo obviamente das especificações adotadas para o projeto...). A razão disto é a profunda alteração de viscosidade sofrida pelos lubrificantes nos variados regimes de temperatura por que passam as transmissões e os problemas ocasionados em razão destas variações, sem deixar de mencionar que houve desenvolvimento muito grande na química dos novos lubrificantes, que garantem aos mesmos resistência muito superior em comparação aos fluidos classificados como DEXRON III.
Pode-se afirmar, sem medo de errar, que um ATF - VI dura, em média, três vezes o que dura um DEXRON III tradicional. :65322:
Assim, por ser um lubrificante baseado ainda na classificação DEXRON III - já há muito superada - eu não indicaria o uso do ISAMATIC.
Considero pertinente explicar também que quando aconselhei o uso de lubrificantes baseados ainda na supramencionada classificação (DEXRON III), o fiz baseado em dois fatores:
1º) no fato de serem óleos utilizados originalmente pelas transmissões AL4 (renomeadas na Renault como DP0 e DP2...), como é o caso do Renaultmatic D3 Syn (mesma coisa que o Elfmatic G3LL);
2º) pelo fato de serem diretamente indicados para o uso nas transmissões AL4, como é o caso do Motul Multi ATF e Total XLD FE.
Há a certeza, hoje, que os fluidos originalmente indicados para as transmissões AL4, ainda baseados na classificação DEXRON III, são fluidos classificados como DEXRON III - G, e que atendem simultaneamente às homologações Allison C - 3 e Caterpillar TO - 2, razão pela qual não utilizaria um fluido que, apesar de ser classificado como DEXRON III - H, não faz qualquer referência às já batidas homologações LT 71141, Citroen/Peugeot Z000169756, Allison e/ou Caterpillar.
Optaria, acaso fosse fugir do que é originalmente prescrito, por um fluido mais moderno, com índice de viscosidade menor e que atendesse às modernas classificações dos ATF - VI. Mas falo por mim, que abri o tópico e tenho a preocupação de não indicar o que não conheço. Se algum dos companheiros optar por usar o ISAMATIC e tiver bons resultados, acho que o espaço para dividirmos as opiniões é este aqui.
Infelizmente, no Brasil nosso de hoje, as opções de fluidos para os AL4 são pífias... :icon_smile_8ball:
O que há no mercado que seja ATF - VI e do tipo "multivehicle", que atenda com exatidão às caixas AL4?
Só conheço os produtos da Z - Lub, que são o MTF e o MTF - S (antigo ATF - VI)... :65322:
De resto, vamos cair nas opções que já foram elencadas aqui, que estão com custos de aquisição cada vez mais altos e que não estão mostrando grandes avanços no que concerne à durabilidade e ao desempenho das caixas automáticas. Claro que são opções que melhoram e muito o funcionamento de transmissões que já se encontram com o óleo deveras degradado, mas insisto que continuo a pesquisar por lubrificantes que sejam mais resistentes ao calor e, consequentemente, à oxidação, e que permitam vida útil muito mais longa às AL4.
Assim, hoje, eu escolheria os ATF da Z - Lub.
Mas vamos abordar, com um pouco mais de minudência, o tema que estou agora tratando...
Um exemplo do que digo está provavelmente no caso do nosso amigo Crismat2001.
O Crismat busca melhoras na sua transmissão AL4. E eu tenho conversado regularmente com ele acerca do assunto. O mesmo utilizou um óleo melhor do que o Mobil LT71141 na caixa automática dele, mas está sentindo de cara os efeitos da alteração da curva de viscosidade do óleo. É óbvio que um óleo novo, com viscosidade maior em todos os regimes de temperatura, se comportará de maneira diversa, acaso seja comparado ao lubrificante que anteriormente estava na caixa AL4.
Fora o que foi narrado pelo Crismat, como problemas ocasionados pela simples mudança do óleo, pode-se dizer que o produto escolhido é ATF sintético, ainda baseado na classificação DEXRON III e que é largamente utilizado nas caixas DP0 e DP2 da Renault. Será um produto que durará muito na caixa de marcha do Crismat2001, livrando-a de problemas de desgastes precoces, mas que ainda não apresentará a durabilidade que eu considero adequada a um lubrificante que equipa uma transmissão automática.
No caso do Crismat, quando leio o relato dos problemas que o amigo passou a enfrentar, vejo que há três fatores que não foram alterados com a troca do óleo:
1º) o contador do desgaste do óleo não foi zerado;
2º) os auto - adaptativos do câmbio não foram ainda resetados;
3º) não foram adotadas as atualizações de fins do ano de 2012 no câmbio.
Assim, Crismat2001, meu amigo, sugiro que o contador de desgaste do óleo seja trazido para zero novamente e que os parâmetros auto - adaptativos da caixa AL4 sejam resetados, de modo que a transmissão adote novos parâmetros totais de operação.
Aí sim os efeitos do lubrificante novo se farão sentir.
Os dois procedimentos são feitos através do Lexia3 e ainda há a necessidade do software do teu câmbio ser atualizado, para a versão mais moderna, de fins de 2012, que já prevê uma redução mais branda de 2ª para 1ª marcha, a uma velocidade mais baixa, além de alterar o tempo de passagem das marchas.
Se tais providências já foram adotadas, peço desculpas por fazer menção as mesmas no tópico, mas uso o teu exemplo para mostrar que, juntamente com a substituição do lubrificante, algumas outras medidas devem ser tomadas para garantir um melhor funcionamento à caixa de marcha.
Do jeito que penso que a situação está, teu câmbio está com óleo novo, mas com estratégia de funcionamento voltada para o uso de lubrificante velho, o que causa os efeitos que o amigo tem sentido. A necessidade de zerar o contador é exatamente para informar à central Siemens que o câmbio teve o lubrificante renovado e que, a partir de então, pode adotar novos parâmetros de funcionamento.
Vamos seguir com o tópico em frente. O mercado de lubrificante stende a melhorar e é nisso que confio para sugerir lubrificantes cada vez melhores para as nossas caixas AL4.
Hoje, volto a dizer, os produtos mais modernos que conheço são os da Z - Lub, mas reconheço que faltam tradição e maiores dados acerca da empresa e dos produtos em si, para garantir que os dois fluidos são realmente tudo aquilo que prometem em suas propagandas. Então, restam como opções seguras os óleos que foram elencados no fórum e que alguns dos companheiros já usuaram em seus carros, com bons resultados.
Um abraço a todos,
Xamã
estudos e trabalho em excesso me distanciaram um pouco do fórum, mas cá estou eu... :154740:
Vamos às novidades: eu não usaria o ISAMATIC V.
E qual é o porquê disso?
Senhoras e senhores, meu objetivo com este espaço foi criar soluções que melhorassem a vida dos proprietários dos veículos equipados com a transmissão AL4 e melhorassem, também, a performance da caixa automática como um todo.
Os estudos que se seguiram à abertura do tópico mostraram que óleos de transmissão modernos devem fugir de uma antiga máxima, segundo a qual altos índices de viscosidade seriam sinal de modernidade, de uma maior eficiência, enfim, de um melhor desempenho de um óleo ATF.
Hoje, fluidos modernos, do tipo ATF - VI, apresentam indices de viscosidade entre 130 e 170, sendo este último número considerado já um limite à obtenção de um bom funcionamento dos câmbios automáticos tradicionais (dependendo obviamente das especificações adotadas para o projeto...). A razão disto é a profunda alteração de viscosidade sofrida pelos lubrificantes nos variados regimes de temperatura por que passam as transmissões e os problemas ocasionados em razão destas variações, sem deixar de mencionar que houve desenvolvimento muito grande na química dos novos lubrificantes, que garantem aos mesmos resistência muito superior em comparação aos fluidos classificados como DEXRON III.
Pode-se afirmar, sem medo de errar, que um ATF - VI dura, em média, três vezes o que dura um DEXRON III tradicional. :65322:
Assim, por ser um lubrificante baseado ainda na classificação DEXRON III - já há muito superada - eu não indicaria o uso do ISAMATIC.
Considero pertinente explicar também que quando aconselhei o uso de lubrificantes baseados ainda na supramencionada classificação (DEXRON III), o fiz baseado em dois fatores:
1º) no fato de serem óleos utilizados originalmente pelas transmissões AL4 (renomeadas na Renault como DP0 e DP2...), como é o caso do Renaultmatic D3 Syn (mesma coisa que o Elfmatic G3LL);
2º) pelo fato de serem diretamente indicados para o uso nas transmissões AL4, como é o caso do Motul Multi ATF e Total XLD FE.
Há a certeza, hoje, que os fluidos originalmente indicados para as transmissões AL4, ainda baseados na classificação DEXRON III, são fluidos classificados como DEXRON III - G, e que atendem simultaneamente às homologações Allison C - 3 e Caterpillar TO - 2, razão pela qual não utilizaria um fluido que, apesar de ser classificado como DEXRON III - H, não faz qualquer referência às já batidas homologações LT 71141, Citroen/Peugeot Z000169756, Allison e/ou Caterpillar.
Optaria, acaso fosse fugir do que é originalmente prescrito, por um fluido mais moderno, com índice de viscosidade menor e que atendesse às modernas classificações dos ATF - VI. Mas falo por mim, que abri o tópico e tenho a preocupação de não indicar o que não conheço. Se algum dos companheiros optar por usar o ISAMATIC e tiver bons resultados, acho que o espaço para dividirmos as opiniões é este aqui.
Infelizmente, no Brasil nosso de hoje, as opções de fluidos para os AL4 são pífias... :icon_smile_8ball:
O que há no mercado que seja ATF - VI e do tipo "multivehicle", que atenda com exatidão às caixas AL4?
Só conheço os produtos da Z - Lub, que são o MTF e o MTF - S (antigo ATF - VI)... :65322:
De resto, vamos cair nas opções que já foram elencadas aqui, que estão com custos de aquisição cada vez mais altos e que não estão mostrando grandes avanços no que concerne à durabilidade e ao desempenho das caixas automáticas. Claro que são opções que melhoram e muito o funcionamento de transmissões que já se encontram com o óleo deveras degradado, mas insisto que continuo a pesquisar por lubrificantes que sejam mais resistentes ao calor e, consequentemente, à oxidação, e que permitam vida útil muito mais longa às AL4.
Assim, hoje, eu escolheria os ATF da Z - Lub.
Mas vamos abordar, com um pouco mais de minudência, o tema que estou agora tratando...
Um exemplo do que digo está provavelmente no caso do nosso amigo Crismat2001.
O Crismat busca melhoras na sua transmissão AL4. E eu tenho conversado regularmente com ele acerca do assunto. O mesmo utilizou um óleo melhor do que o Mobil LT71141 na caixa automática dele, mas está sentindo de cara os efeitos da alteração da curva de viscosidade do óleo. É óbvio que um óleo novo, com viscosidade maior em todos os regimes de temperatura, se comportará de maneira diversa, acaso seja comparado ao lubrificante que anteriormente estava na caixa AL4.
Fora o que foi narrado pelo Crismat, como problemas ocasionados pela simples mudança do óleo, pode-se dizer que o produto escolhido é ATF sintético, ainda baseado na classificação DEXRON III e que é largamente utilizado nas caixas DP0 e DP2 da Renault. Será um produto que durará muito na caixa de marcha do Crismat2001, livrando-a de problemas de desgastes precoces, mas que ainda não apresentará a durabilidade que eu considero adequada a um lubrificante que equipa uma transmissão automática.
No caso do Crismat, quando leio o relato dos problemas que o amigo passou a enfrentar, vejo que há três fatores que não foram alterados com a troca do óleo:
1º) o contador do desgaste do óleo não foi zerado;
2º) os auto - adaptativos do câmbio não foram ainda resetados;
3º) não foram adotadas as atualizações de fins do ano de 2012 no câmbio.
Assim, Crismat2001, meu amigo, sugiro que o contador de desgaste do óleo seja trazido para zero novamente e que os parâmetros auto - adaptativos da caixa AL4 sejam resetados, de modo que a transmissão adote novos parâmetros totais de operação.
Aí sim os efeitos do lubrificante novo se farão sentir.
Os dois procedimentos são feitos através do Lexia3 e ainda há a necessidade do software do teu câmbio ser atualizado, para a versão mais moderna, de fins de 2012, que já prevê uma redução mais branda de 2ª para 1ª marcha, a uma velocidade mais baixa, além de alterar o tempo de passagem das marchas.
Se tais providências já foram adotadas, peço desculpas por fazer menção as mesmas no tópico, mas uso o teu exemplo para mostrar que, juntamente com a substituição do lubrificante, algumas outras medidas devem ser tomadas para garantir um melhor funcionamento à caixa de marcha.
Do jeito que penso que a situação está, teu câmbio está com óleo novo, mas com estratégia de funcionamento voltada para o uso de lubrificante velho, o que causa os efeitos que o amigo tem sentido. A necessidade de zerar o contador é exatamente para informar à central Siemens que o câmbio teve o lubrificante renovado e que, a partir de então, pode adotar novos parâmetros de funcionamento.
Vamos seguir com o tópico em frente. O mercado de lubrificante stende a melhorar e é nisso que confio para sugerir lubrificantes cada vez melhores para as nossas caixas AL4.
Hoje, volto a dizer, os produtos mais modernos que conheço são os da Z - Lub, mas reconheço que faltam tradição e maiores dados acerca da empresa e dos produtos em si, para garantir que os dois fluidos são realmente tudo aquilo que prometem em suas propagandas. Então, restam como opções seguras os óleos que foram elencados no fórum e que alguns dos companheiros já usuaram em seus carros, com bons resultados.
Um abraço a todos,
Xamã

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Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
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[quote name='Xamã' date='Oct 9 2013, 11:13 PM' post='22911']
....No caso do Crismat, quando leio o relato dos problemas que o amigo passou a enfrentar, vejo que há três fatores que não foram alterados com a troca do óleo:
1º) o contador do desgaste do óleo não foi zerado;
2º) os auto - adaptativos do câmbio não foram ainda resetados;
3º) não foram adotadas as atualizações de fins do ano de 2012 no câmbio.....
....Se tais providências já foram adotadas, peço desculpas por fazer menção as mesmas no tópico, mas uso o teu exemplo para mostrar que, juntamente com a substituição do lubrificante, algumas outras medidas devem ser tomadas para garantir um melhor funcionamento à caixa de marcha....
Um abraço a todos,
Xamã
[/quote]
Tá desculpado! heheheheheheheh , brincadeiras a parte , eu já tinha efetuado o passo 1 no começo do ano e
o passo 2 eu efetuei no momento da troca do oleo.
O passo 3 não fiz, porque acreditava ser apenas o " aprendizado" do cambio em relação a minha maneira de guiar :885174: , mas vou resetar por desencargo heheheheeeh
Uma coisa que me deixou com duvida... os ATV modernos , assim como o LT71141 e o Renaultmatic, tendem a aumentar sua viscosidade com a temperatura?
O LT71141 tem IV de 168 e o Renaultmatic IV de 180 , sendo assim o oleo renault será mas "grosso" ,a um temperatura de 90c, que o mobil ?
Como foi relatado, achei o LT com melhor desempenho que o D3 syn ... o mobil trabalhava tranquilamente sem a presentar problemas ate 96~98C já o Renaulmatic com 93c já está deixando a desejar..... acho que se eu conseguir estabilizar a temperatura do cambio em uns 85C, os flamigerados trancos devem acabar hehehehehehehe
....No caso do Crismat, quando leio o relato dos problemas que o amigo passou a enfrentar, vejo que há três fatores que não foram alterados com a troca do óleo:
1º) o contador do desgaste do óleo não foi zerado;
2º) os auto - adaptativos do câmbio não foram ainda resetados;
3º) não foram adotadas as atualizações de fins do ano de 2012 no câmbio.....
....Se tais providências já foram adotadas, peço desculpas por fazer menção as mesmas no tópico, mas uso o teu exemplo para mostrar que, juntamente com a substituição do lubrificante, algumas outras medidas devem ser tomadas para garantir um melhor funcionamento à caixa de marcha....
Um abraço a todos,
Xamã

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Tá desculpado! heheheheheheheh , brincadeiras a parte , eu já tinha efetuado o passo 1 no começo do ano e
o passo 2 eu efetuei no momento da troca do oleo.
O passo 3 não fiz, porque acreditava ser apenas o " aprendizado" do cambio em relação a minha maneira de guiar :885174: , mas vou resetar por desencargo heheheheeeh
Uma coisa que me deixou com duvida... os ATV modernos , assim como o LT71141 e o Renaultmatic, tendem a aumentar sua viscosidade com a temperatura?
O LT71141 tem IV de 168 e o Renaultmatic IV de 180 , sendo assim o oleo renault será mas "grosso" ,a um temperatura de 90c, que o mobil ?
Como foi relatado, achei o LT com melhor desempenho que o D3 syn ... o mobil trabalhava tranquilamente sem a presentar problemas ate 96~98C já o Renaulmatic com 93c já está deixando a desejar..... acho que se eu conseguir estabilizar a temperatura do cambio em uns 85C, os flamigerados trancos devem acabar hehehehehehehe
Editado pela última vez por crismat2001 em Qui Out 10, 2013 10:55 am, em um total de 1 vez.
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[quote name='Crismat2001' date='Oct 10 2013, 10:31 AM' post='22916']
[quote name='Xamã' date='Oct 9 2013, 11:13 PM' post='22911']
....No caso do Crismat, quando leio o relato dos problemas que o amigo passou a enfrentar, vejo que há três fatores que não foram alterados com a troca do óleo:
1º) o contador do desgaste do óleo não foi zerado;
2º) os auto - adaptativos do câmbio não foram ainda resetados;
3º) não foram adotadas as atualizações de fins do ano de 2012 no câmbio.....
....Se tais providências já foram adotadas, peço desculpas por fazer menção as mesmas no tópico, mas uso o teu exemplo para mostrar que, juntamente com a substituição do lubrificante, algumas outras medidas devem ser tomadas para garantir um melhor funcionamento à caixa de marcha....
Um abraço a todos,
Xamã
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Tá desculpado! heheheheheheheh , brincadeiras a parte , eu já tinha efetuado o passo 1 no começo do ano e
o passo 2 eu efetuei no momento da troca do oleo.
O passo 3 não fiz, porque acreditava ser apenas o " aprendizado" do cambio em relação a minha maneira de guiar :885174: , mas vou resetar por desencargo heheheheeeh
Uma coisa que me deixou com duvida... os ATV modernos , assim como o LT71141 e o Renaultmatic, tendem a aumentar sua viscosidade com a temperatura?
O LT71141 tem IV de 168 e o Renaultmatic IV de 180 , sendo assim o oleo renault será mas "grosso" ,a um temperatura de 90c, que o mobil ?
Como foi relatado, achei o LT com melhor desempenho que o D3 syn ... o mobil trabalhava tranquilamente sem a presentar problemas ate 96~98C já o Renaulmatic com 93c já está deixando a desejar..... acho que se eu conseguir estabilizar a temperatura do cambio em uns 85C, os flamigerados trancos devem acabar hehehehehehehe
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só para citar o indice de viscosidade do ISAMATIC V é 171, bem proxima do LT71141, é muito dificil achar óleo com IV abaixo de 170, quanto ao Zlub fico meio com o pé atraz com esse óleo, teria que ter mais garantias do bom funcionamento no cambios conforme eles informam.....
[quote name='Xamã' date='Oct 9 2013, 11:13 PM' post='22911']
....No caso do Crismat, quando leio o relato dos problemas que o amigo passou a enfrentar, vejo que há três fatores que não foram alterados com a troca do óleo:
1º) o contador do desgaste do óleo não foi zerado;
2º) os auto - adaptativos do câmbio não foram ainda resetados;
3º) não foram adotadas as atualizações de fins do ano de 2012 no câmbio.....
....Se tais providências já foram adotadas, peço desculpas por fazer menção as mesmas no tópico, mas uso o teu exemplo para mostrar que, juntamente com a substituição do lubrificante, algumas outras medidas devem ser tomadas para garantir um melhor funcionamento à caixa de marcha....
Um abraço a todos,
Xamã

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Tá desculpado! heheheheheheheh , brincadeiras a parte , eu já tinha efetuado o passo 1 no começo do ano e
o passo 2 eu efetuei no momento da troca do oleo.
O passo 3 não fiz, porque acreditava ser apenas o " aprendizado" do cambio em relação a minha maneira de guiar :885174: , mas vou resetar por desencargo heheheheeeh
Uma coisa que me deixou com duvida... os ATV modernos , assim como o LT71141 e o Renaultmatic, tendem a aumentar sua viscosidade com a temperatura?
O LT71141 tem IV de 168 e o Renaultmatic IV de 180 , sendo assim o oleo renault será mas "grosso" ,a um temperatura de 90c, que o mobil ?
Como foi relatado, achei o LT com melhor desempenho que o D3 syn ... o mobil trabalhava tranquilamente sem a presentar problemas ate 96~98C já o Renaulmatic com 93c já está deixando a desejar..... acho que se eu conseguir estabilizar a temperatura do cambio em uns 85C, os flamigerados trancos devem acabar hehehehehehehe
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só para citar o indice de viscosidade do ISAMATIC V é 171, bem proxima do LT71141, é muito dificil achar óleo com IV abaixo de 170, quanto ao Zlub fico meio com o pé atraz com esse óleo, teria que ter mais garantias do bom funcionamento no cambios conforme eles informam.....
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- Nome: Crismat2001
[quote name='bruno laport' date='Oct 10 2013, 02:31 PM' post='22920']
só para citar o indice de viscosidade do ISAMATIC V é 171, bem proxima do LT71141, é muito dificil achar óleo com IV abaixo de 170, quanto ao Zlub fico meio com o pé atraz com esse óleo, teria que ter mais garantias do bom funcionamento no cambios conforme eles informam.....
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Mas cai na mesma questão do Z-lub... vc ariscaria usar alguns dos 2, sem nenhum " review" positivo e comprovado ?
só para citar o indice de viscosidade do ISAMATIC V é 171, bem proxima do LT71141, é muito dificil achar óleo com IV abaixo de 170, quanto ao Zlub fico meio com o pé atraz com esse óleo, teria que ter mais garantias do bom funcionamento no cambios conforme eles informam.....
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Mas cai na mesma questão do Z-lub... vc ariscaria usar alguns dos 2, sem nenhum " review" positivo e comprovado ?
Editado pela última vez por crismat2001 em Qui Out 10, 2013 2:36 pm, em um total de 1 vez.
:D Prezados,
seguem os dados para efeito de comparação:
ATF LT 71141
Method Unit
Kinematic Viscosity @ 40°C DIN 51 562-T1 mm 2/s 7.4
Kinematic Viscosity @ 100°C DIN 51 562-T1 mm 2/s 37
Dynamic Viscosity @-40°C ASTM D 2983 mod. mPa.s 18000
Density @ 15°C DIN EN ISO 12185 kg/l 0,855
ELF RENAULTMATIC D3 SYN Unidades Valores
Massa Volúmica a 15ºC kg/m3 866
Viscosidade Cinemática a 100ºC mm2/s 36,5
Viscosidade Cinemática a 40ºC mm2/s 7,2
Viscosidade Dinâmica a - 40ºC mPa.s 13.000
Há diferenças mínimas entre os dois ATF, no que diz respeito aos valores. Percebam a irrisória diferença de viscosidade cinemática aos 100ºC... :65322:
O Renaultmatic D3 Syn é, inclusive, pouca coisa mais viscoso - no dizer popular, pouca coisa mais "grosso" - que o Mobil LT71141, pois consegue se deslocar com menor velocidade, calculada em mm²/s, em comparação ao Mobil.
Na verdade, o índice de viscosidade afere muito mais a quantidade de aditivos melhoradores do índice de viscosidade (Viscosity Index Improvers ou VII's) encontrados no lubrificante e permite que se afirme como um lubrificante se comportará diante de grandes variações de temperatura.
Tanto o Renaultmatic D3 Syn e o Mobil LT71141 apresentam massa semelhante (em torno dos 0,8g/cm³) e ambos alcançam desempenho quase idêntico quando submetidos à temperatura de 100ºC, não parecendo ser à toa que equipam transmissões idênticas (a AL4 e a Renault DP0 e DP2).
Para responder à pergunta feita pelo amigo Crismat2001, posso dizer que o óleo que ele está usando, apesar do IV maior, tem desempenho quase idêntico ao do LT71141, de modo que acho que as variações sentidas pelo câmbio estão mais relacionadas ao contador de desgaste, às atualizações e ao reset dos auto - adaptativos.
Acho que é isto, por enquanto... :465974:
Xamã
seguem os dados para efeito de comparação:
ATF LT 71141
Method Unit
Kinematic Viscosity @ 40°C DIN 51 562-T1 mm 2/s 7.4
Kinematic Viscosity @ 100°C DIN 51 562-T1 mm 2/s 37
Dynamic Viscosity @-40°C ASTM D 2983 mod. mPa.s 18000
Density @ 15°C DIN EN ISO 12185 kg/l 0,855
ELF RENAULTMATIC D3 SYN Unidades Valores
Massa Volúmica a 15ºC kg/m3 866
Viscosidade Cinemática a 100ºC mm2/s 36,5
Viscosidade Cinemática a 40ºC mm2/s 7,2
Viscosidade Dinâmica a - 40ºC mPa.s 13.000
Há diferenças mínimas entre os dois ATF, no que diz respeito aos valores. Percebam a irrisória diferença de viscosidade cinemática aos 100ºC... :65322:
O Renaultmatic D3 Syn é, inclusive, pouca coisa mais viscoso - no dizer popular, pouca coisa mais "grosso" - que o Mobil LT71141, pois consegue se deslocar com menor velocidade, calculada em mm²/s, em comparação ao Mobil.
Na verdade, o índice de viscosidade afere muito mais a quantidade de aditivos melhoradores do índice de viscosidade (Viscosity Index Improvers ou VII's) encontrados no lubrificante e permite que se afirme como um lubrificante se comportará diante de grandes variações de temperatura.
Tanto o Renaultmatic D3 Syn e o Mobil LT71141 apresentam massa semelhante (em torno dos 0,8g/cm³) e ambos alcançam desempenho quase idêntico quando submetidos à temperatura de 100ºC, não parecendo ser à toa que equipam transmissões idênticas (a AL4 e a Renault DP0 e DP2).
Para responder à pergunta feita pelo amigo Crismat2001, posso dizer que o óleo que ele está usando, apesar do IV maior, tem desempenho quase idêntico ao do LT71141, de modo que acho que as variações sentidas pelo câmbio estão mais relacionadas ao contador de desgaste, às atualizações e ao reset dos auto - adaptativos.
Acho que é isto, por enquanto... :465974:
Xamã

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Auto adaptativos e contador de desgaste de oleo foram resetados :613179:
Só há titulo de curiosidade ... o contator de desgaste estava marcando apenas 280 "pontos" , troquei o oleo há uns 30 dias ehehehhehe
So aguardar um dia quente para realizar os testes
Só há titulo de curiosidade ... o contator de desgaste estava marcando apenas 280 "pontos" , troquei o oleo há uns 30 dias ehehehhehe
So aguardar um dia quente para realizar os testes
Editado pela última vez por crismat2001 em Qui Out 10, 2013 3:37 pm, em um total de 1 vez.