Conjunto Moto Limpador de Para-Brisas C4 Cactus

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
PU4ASL
Curioso
Nome: PU4ASL
Modelos Citroën: C4 Cactus Feel Pack 1.6 16V 2019 aspirado

Conjunto Moto Limpador de Para-Brisas C4 Cactus

Mensagem por PU4ASL » Qui Jan 16, 2025 3:09 pm

Tive problemas com meu limpador de Para-Brisas

Meu veículo apresentou um barulho estranho ao acionar o limpador de Para-Brisas, ao parar o veículo para verificar, percebi que o conjunto estava meio solto balançando, mas como o acesso ao conjunto Moto limpador é um pouco trabalhoso para acessar pois o acesso é via capô do motor , então deixei para verificar melhor em casa, editei um documento no Link abaixo, basta seguir o procedimento que o reparo funciona melhor que a peça original (fica mais reforçado e dificilmente o suporte plástico irá se romper).

Procedimento de acesso e reparos

1) Retire os braços dos limpadores sobre o Para-Brisas (#)
2) Abra o capô do motor.
3) Retire com cuidado as espumas protetoras laterais da tampa, são apenas encaixadas vá devagar para não danificá-las.
4) Solte 2 pinos de borracha que protegem os parafusos de fixação da tampa plástica de entrada de ar localizados no centro da Tampa de Entrada de Ar, por onde passam os eixos dos Braços dos limpadores.
5) Solte agora as porcas dos parafusos citados no item (4).
6) Solte com cuidado as garras de pressão fixas nos cantos direito e esquerdo, elas prendem a tampa nas laterais do chassi, ficam por baixo das espumas citadas no item (3)...Façam com cuidado para não quebrar.
7) Com cuidado, vá levantando a tampa de entrada de Ar, até que você possa visualizar o conjunto Moto Limpador do Para-Brisas lado do motorista.
8) Há dois parafusos sextavados com borrachas amortecedoras que prendem o conjunto no chassis, o da esquerda tem um suporte de plástico e quebra com facilidade deixando o conjunto semi-solto, o segundo suporte é de alumínio e fica posicionado bem perto da coluna do para-brisas lado do motorista.
9) Caso o suporte plástico da esquerda esteja danificado (quebrado) é aconselhável substituí-lo ou repará-lo (veja procedimento) ou troque o conjunto completo, porém o preço é salgado na autorizada.
10) Retire o conector elétrico do motor apertando uma guia de metal que trava o soquete entre macho e fêmea.
11) Para sacar o conjunto Moto Limpador para fora do motor, não precisa retirar a Tampa Plástica de entrada de Ar, ela fica por baixo do Para-Brisa e a recolocação é trabalhosa, então com a ajuda de alguém mais próximo solicite que levante a tampa levemente para que você consiga retira o conjunto sem exageros e sem forçar a ponto danificar as partes envolvidas.
12) Retirando o conjunto poderá visualizar se há algum dano físico ao conjunto para repará-lo

(#) Para retirar os braços dos limpadores do Para-Brisas, solte a tampinha plástica redonda (apenas encaixadas) que protegem as porcas e parafusos dos eixos de movimento dos braços. Solte agora as porcas sextavadas com arruela usando uma chave de boca. De posse de um spray de óleo WD-40, faça a lubrificação dos eixos antes da retirada dos braços. Para retirá-los, suba os braços e vá flexionando para que ele se solte, não force, o conjunto é feito para sair somente ao levantar o braço, com ele abaixado sobre o vidro os braços não se soltam.

NOTA: Você não vai encontrar peça de reposição individual do conjunto Moto Limpador, só é disponibilizado o conjunto completo, partes do conjunto não tem para venda a não ser em Ferro Velho, até procurei lá mas não encontrei só vendiam o conjunto completo e o preço é salgado para este carro em média R$ 800,00. Nas autorizadas, como sempre é caríssimo e demora para chegar.

PROCEDIMENTO DE REPARO DA PEÇA PLÁSTICA DE APOIO E FIXAÇÃO DANIFICADA:

Link > Procedimento de Reparo
Anexos
Limpador_PB.jpg

• Sou Técnico Eletrônico e Radioamador, gosto de postar informações, dicas e macetes sobre o meu veículo.
  • Meu objetivo é auxiliar informar e aprender tudo sobre o C4 Cactus e o Berlingo.
  • :brflag:
PU4ASL
Curioso
Nome: PU4ASL
Modelos Citroën: C4 Cactus Feel Pack 1.6 16V 2019 aspirado

Re: Conjunto Moto Limpador de Para-Brisas C4 Cactus

Mensagem por PU4ASL » Sex Jul 04, 2025 6:40 am

Oi Gente ..
Continuo utilizando a modificação no conjunto quebrado, acabou meu problema, o conjunto continua funcionando perfeitamente, não aprefesentou nenhum outro problema.
  • Sou Técnico Eletrônico e Radioamador, gosto de postar informações, dicas e macetes sobre o meu veículo.
  • Meu objetivo é auxiliar informar e aprender tudo sobre o C4 Cactus e o Berlingo.
  • :brflag:
Responder