Freios Traseiros do C4 - Cactus
Freios a Tambor Traseiro do C4 Cactus, é igual a qualquer carro, porém não se acha os Atuadores (burrinhos) facilmente.
Recentemente eu precisei de um par deles, procurei em todas as lojas de peças e nada de encontrar, a Citroën não libera para as industrias comerciais de peças sobressalentes, isto torna o veículo muito difícil de manutenção e o preço dos itens originais é muito caro.
Diferente de um FORD, Chevrolet ou FIAT que se acha em qualquer loja de peças, este conjunto é dificílimo de encontrar e obriga os proprietários a buscarem nos concessionários autorizados e aguardarem um longo período de espera.
ITEM IMPORTANTE: que dificulta muito a manutenção dos freios traseiros, são as porcas de ponta dos eixos, que diferente da grande maioria dos veículos, travam por aperto e por uma cupilha para evitar que a mesma se solte, no Citroën C4 Cactus ela é travada após o aperto e obriga o profissional a fazer um pequeno amassamento na porca com uma ferramenta pontiaguda..........esta prática obriga o proprietário do veículo a ter que comprar porcas novas a cada substituição ou limpeza no Tambôr de freios, eu considero esta prática completamente sem propósito e sem noção, alguns consideram uma prática absurda, eu me refiro ao item 9 no desenho do conjunto.
Esta atitude insana do fabricante provoca 2 problemas graves na retirada e substituição da porca, (1) danifica e força a chave do mecânico e (2) estraga o sextavado das porcas inutilizando a peça, isto irrita muito os profissionais que na grande maioria detesta trabalhar em um Citroën C4 Cactus quando se trata dos freios traseiros.
Para facilitar, eu disponibilizo abaixo os desenhos e fotos para visualização e aquisição.
> LINK - Conjunto de freios traseiros
> LINK - Porca dos Eixos trasiro
> LINK - Atuadores - Burrinhos
- PU4ASL
- Sem Habilitação
- Nome: PU4ASL
- Modelos Citroën: C4 Cactus Feel Pack 1.6 16V 2019 aspirado
- Sou Técnico Eletrônico e Radioamador, gosto de postar informações, dicas e macetes sobre o meu veículo.
- Meu objetivo é auxiliar informar e aprender tudo sobre o C4 Cactus e o Berlingo.