Líquido de Arrefecimento do C3

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Haulsen
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Fev 23, 2018 11:53 am
Modelos Citroën: C3 GLX 1.4 2007/08

Líquido de Arrefecimento do C3

#1

Mensagem por Haulsen » Sex Fev 23, 2018 11:56 am

Seguinte pessoal, tenho meu C3 2007/08 a pouco mais de 1 ano e viajo bastante com ele, mais de 40.000 Km rodados desde a compra, 125.000 km no total.

Recentemente rachou/queimou a junta do cabeçote do motor, entrando água e todo transtorno envolvido nesse tipo do problema. Então foi feito a retifica e troca de peças necessárias, agora o motor do carro está funcionando como novo.

Só que a água do radiador está baixando um pouco mais do que de costume, pelo que o mecânico viu não há nenhum vazamento externo nem indo para o motor. Essa semana que percorri aproximadamente 500 km baixou mais ou menos a espessura de um dedo de altura no reservatório, o que deu uns 200 ml, que completei com água destilada.

A minha dúvida é nos primeiros 6 meses com o carro ele nunca havia precisado fazer a reposição do líquido de arrefecimento, aí levei em uma mecânica para realizar a troca do filtro do ar, correia, *líquido de arrefecimento etc. e Algumas peças da suspensão, depois disso percebi que a água baixava um pouco depois de várias semanas rodando, até que passado 6 o problema se agravou até que a água sumia em questão de dias.
Agora depois de trocada a junta e feita a retífica ele continua perdendo água, eu conversei com o mecânico e ele me falou que essa quantidade de perda é normal, que é só cuidar com frequência e repor com água mesmo, sem me recomendar nenhum aditivo ou coisa parecida, dizendo que não precisava e que esse tipo de acontecimento pode deixar sequelas no veículo. Então gostaria de saber a opinião dos participantes daqui qual sua experiência com o líquido de arrefecimento do C3 e se procede essa conduta do mecânico quanto à perda de água. Obrigado


Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Líquido de Arrefecimento do C3

#2

Mensagem por Munhoz » Sex Fev 23, 2018 5:21 pm

Não é normal!

Esse motor 1.4 é sensível quanto a manutenção do sistema de arrefecimento. Tem que usar o aditivo correto e fazer a troca dele no prazo estipulado no manual de manutenção.
Observa se tem aquela mistura de água e óleo no motor, se tiver pode ser problema no assentamento das camisas dos cilindros.
Caso negativo, tem outras possibilidades como tampa do reservatório defeituosa, vazamentos em mangueiras, radiador, reservatório, bomba d'água. Ou a junta do cabeçote que foi utilizada não é original.

Existe uma ferramenta que pressuriza o sistema para verificar se tem queda de pressão, se tiver é porque tem vazamento. Essa ferramenta também testa a tampa do reservatório. Se o mecânico não tiver essa ferramenta, desconfie.
Responder