Pane no alarme, no odometro parcial

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JacqueBarboza
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Pane no alarme, no odometro parcial

#1

Mensagem por JacqueBarboza » Ter Fev 20, 2018 3:05 pm

Boa tarde,

Tenho um C3 Exclusive 2014 e faz pelo menos um ano (não lembro ao certo quando isso começou) que as vezes ele resolve dar uma panezinha, que no fim não afeta em nada muito grave, mas que começou a me irritar.
Sempre fiz as revisões como manda todo o protocolo e desde que reparei neste problema sempre comentei nas revisões sobre esse acontecimento e todas as vezes me disseram que não verificaram nada de errado.
Vamos ao problema: aciono o alarme pelo controle, os vidros sobem, normal. Dirijo tranquilamente. Mas chega o momento que desligo o carro e abro a porta e percebo que não tem aquele barulho de destravar as portas, logo aciono o alarme pelo controle e no fim não funciona. A solução é trancar na chave e tudo bem. Para abrir novamente na chave e aí vem o outro defeito que reparo, ele normalmente modifica o hodômetro parcial. Exemplo: estava andando e estava em torno de 150 km, após o problema relatado acima e quando volto a dirigir reparo que está outro número, as vezes para mais ou para menos. Nesta última vez ele voltou com aquela chave de fenda avisando sobre quanto falta para mandar revisar o carro, detalhe que já fiz a revisão, a chave de fenda tinha apagado e da última vez que ocorreu o problema ela voltou.
Pergunta: já ouviram algo parecido por aí? Saberiam me informar como resolver o problema? Mais uma vez lembro-lhes que os mecânicos sempre passam o scanner não aponta nada de errado...

Agradeço desde já qualquer ajuda e peço desculpas pelo textão!


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#2

Mensagem por gabriel_mupe » Sex Mar 02, 2018 7:26 pm

Boa noite Jacque.
Te aconselho a abrir um chamado no SAC da citroen. Algumas concessionarias nao querem mexer e falam que nao detectaram o problema.. mas vc reclama no sac e rapidinho eles te atendem!

Caso seu carro nao esteja mais na garantia, vc fala que nas revisoes reclamava do problema e nada foi feito. Se vc tiver aquele papel que eles entregam com o check list e as observações do dono constatando isso, melhor!

Ja tive uma experiencia parecida, o problema era outro, mas o caminho foi o mesmo. So resolveram depois que abri um chamado no SAC.

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#3

Mensagem por JacqueBarboza » Sex Mar 09, 2018 10:24 am

Bom dia Gabriel,

Agradeço pela resposta e dica. Tenho vaga lembrança de guardar sim esses papéis, vou procurar e fazer isto que tu recomendou.

Mas além disso, penso em ir num local com foco em elétrica de carro, pois esses dias acionei o controle do carro para trancar e os vidros dianteiros não subiram por inteiro. Talvez possa ter ligação com o sistema de trava, não sei o nome ao certo desse sistema...

Mais uma vez obrigada, e manterei este tópico informado dos passos que tomarei para poder ajudar alguém.
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#4

Mensagem por gabriel_mupe » Sex Mar 09, 2018 9:37 pm

Que bom!
Mas logo resolve e na concessionaria eles trocam tudo oq precisar :like:
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#5

Mensagem por JacqueBarboza » Ter Mai 15, 2018 3:34 pm

Boa tarde.
Continuo na procura de saber qual o problema! Levei numa oficina especializada em alarme, pois um dos problemas é não acionar o alarme as vezes. O mecânico me recomendou trocar a bateria, pois ela já estava mais de 2 anos (mesmo sendo uma Moura), e o meu carro por ser muito elétrico precisa da bateria em ótimo estado. Troquei a bateria, não apresentou problema por dois dias. Fui numa auto elétrica e estou junto com o mecânico tentando descobrir o que é. Num primeiro momento ele passou um scaner e não marcou nada. Ontem quando entrei no carro no momento que coloquei a chave na ignição o odômetro parcial mudou de 208 km, para 270 km, alterando também a marcação do tanque de combustível, mas desta vez aumentando somente um risco. Numa outra vez estava marcando 1/4 de tanque e do nada passou pra mais de meio tanque! Portanto, ontem no caminho passei na auto elétrica e o mecânico passou o scaner e viu dois problemas, mas só lembro de um que marcou assim: 0303-007. Procurei um pouco na internet e não achei o mesmo código, mas uns parecidos e falavam de problemas com a ignição. Deixei hoje de manhã o carro na auto elétrica e ele falou que iria verificar os fusíveis e mais algumas coisas. Liguei agora e pouco e diz ele que não encontrou nada de estranho ainda, que estava tudo dentro dos padrões.
Fiz uma reclamação no Reclame Aqui e o SAC da Citroën entrou em contato, mas dizendo que só podem fazer alguma coisa quando eu deixar o carro na concessionária. Procurei também junto a concessionária as minhas reclamações sobre este problema e me foi dito que só constava por escrito uma reclamação em setembro de 2014, com pouco mais de 4000 km rodados. O meu receio é mandar o carro pra concessionária e eles me dizerem que não tem nada de errado e ainda por cima me cobrarem algo que aparece desde sempre e ninguém descobre o que é!
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#6

Mensagem por Miau » Ter Mai 15, 2018 3:42 pm

Problema chato.. pode ser falha no aterramento.. mal contato nos conectores dos módulos..
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#7

Mensagem por JacqueBarboza » Ter Mai 15, 2018 3:53 pm

Boa tarde Miau,
Vou comentar isto com o mecânico hoje quando pegar o carro.
Obrigada.
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#8

Mensagem por Thehammerhe » Sex Mai 18, 2018 5:30 pm

Pode ser algum curto na BSI também, problema comum dos C3 novos. Leve em um especialista em elétrica.
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#9

Mensagem por JacqueBarboza » Seg Jun 04, 2018 2:24 pm

Pessoas,
Estou relatando os últimos acontecimentos no site do reclame aqui.

https://www.reclameaqui.com.br/citro-n/ ... Wf8Fl-awZ/

Este é o link, quem quiser me ajudar, clique, leia e palpite! hehehe
Ainda não desisti de descobrir o problema, vou tentar todas as opções!!!
Agradeço todos!
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#10

Mensagem por Munhoz » Qui Jun 07, 2018 10:54 am

Por ironia do destino, meu painel resetou o hodômetro parcial, estava marcando 940 km e quando olhei estava com 7 km :sad:
Mas meu carro (Xsara 2001) tem alguns detalhes a serem feitos e acredito ser a causa do problema. São eles:

1- A BSI está solta e pendurada pelos fios \0//
2- A BSM apresenta uma falha que é não ligar os faróis, já testei com outra e tudo funciona como deve. Não sei até que ponto ela pode estar comprometida e interferir no painel. Se bem que ela é só uma caixa de comandos, não deveria.

O que irei fazer:

1- Colocar a BSI no lugar e passar limpa contato em todos os conectores;
2- Verificar os aterramentos e os cabos do alternador;
3- Trocar a BSM;

Bom, só no domingo.. depois posto o resultado aqui.
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#11

Mensagem por Miau » Qui Jun 07, 2018 11:07 am

só uma teoria.. será q esse parcial, ao chegar em mil, não reseta?
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#12

Mensagem por JacqueBarboza » Qui Jun 07, 2018 11:48 am

Munhoz, posso dizer que fiquei feliz em saber que aconteceu com mais alguém? hehehe sei que é maldade, mas assim eu quem não passo por doida!

Miau, eu acredito que não, pois a última vez que isso aconteceu estava somente com 10,4 km rodados.

Vocês ou alguém pode me explicar o que é BSI e BSM? Pesquisei um pouco na internet, mas o que achei não me esclareceu muito. Li sobre o tal modo ECO, mas nunca vi essa luz acessa no meu painel. Mas já presenciei, pois costumo escutar o rádio com o carro desligado e acaba desligando depois de um tempo.

Agradeço as ajudas!
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#13

Mensagem por Miau » Qui Jun 07, 2018 12:08 pm

Antigamente os carros tinham a parte elétrica controlada por uma infinidade de reles e esquemas de ligação pra todo lado..

Hoje, os carros modernos, contam com módulos semi-inteligentes para controlar a parte elétrica/eletronica do carro..

O BSI(Built-In Systems Interface) é um modulo que geralmente tem como função, controlar os acionamentos elétricos/eletronicos do carro, como portas, retrovisores, vidros, liberação da partida, ar condicionado, etc.. ele é a ponte entre esses equipamentos e os demais modulos que conectam os outros equipamentos como airbag, painel de instrumentos, calculador de injeção, etc.. O BSI geralmente é programável, como definir tempo das luzes de cortesia acesas, tempo de auto trava das portas, opções de indicar a presenção ou não de dispositivos e modulos adicionas, etc.. é um modulo inteligente e se comunica digitalmente com os outros módulos através de rede protocolo CAN ou VAN.

o BSM é um módulo tipo burro e tem a função de controlar a elétrica/eletrônica que exige mais carga.. como alimentações elétricas do motor, ventoinhas, faróis, bomba de combustível, acionamentos de maior amperagem, etc.. basicamente é uma caixa de fusíveis e relés que envolve basicamente o funcionamento do motor e suas dependências, e também faróis.
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#14

Mensagem por JacqueBarboza » Qui Jun 07, 2018 1:37 pm

Obrigada Miau.

Faz sentido ser um problema num desses. Só que não sei se em todos os lugares que eu levei o carro foi verificado esses dois módulos...
Mas agora sabendo melhor o que são talvez eu possa questionar mais...
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#15

Mensagem por Munhoz » Qui Jun 07, 2018 4:26 pm

Miau escreveu: só uma teoria.. será q esse parcial, ao chegar em mil, não reseta?
Não cheguei a pensar nisso mas faz sentido hahah. E ontem rodei bastante, pode ser hein, vou ver no manual qual a km máxima do parcial
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