Dúvida com câmbio at aircross 2013

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
DiegoLacerda
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Dom Jul 30, 2017 7:45 pm

Dúvida com câmbio at aircross 2013

#1

Mensagem por DiegoLacerda » Seg Ago 14, 2017 12:08 am

Olá. Boa noite.
Comprei a pouco tempo uma aircross 2013 at/ atacama. Quanto ao câmbio aparentemente funciona perfeitamente, sem trancos. No scanner não apresenta erros. Carro com 64 mil km. Já fiz a troca de óleo por precaução.
o que me incomoda é que, de vez em quando sempre em descida e em baixa velocidade, ao retomar a aceleração acontece de subir demais o giro pra depois engatar. Em alguns casos eu tenho que tirar o pé pra ele engatar a marcha.
Seria normal do câmbio al4? Ou posso me preocupar? Lembrando que era acostumado com câmbio cvt.


Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

Dúvida com câmbio at aircross 2013

#2

Mensagem por renan97ar » Seg Ago 14, 2017 8:07 am

Diego, isso não é normal. Já acontecia antes, ou começou após a troca do óleo da caixa?
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
DiegoLacerda
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Dom Jul 30, 2017 7:45 pm

Dúvida com câmbio at aircross 2013

#3

Mensagem por DiegoLacerda » Seg Ago 14, 2017 8:46 am

Já acontecia antes da troca de óleo. Comprei o carro de particular. Testei o carro levei em mecânico, passamos o scanner. Tava perfeito. só após uma semana ele começou.
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Dúvida com câmbio at aircross 2013

#4

Mensagem por gjvialta » Qua Ago 16, 2017 10:12 am

Às vezes não é dada nenhuma mensagem no lexia, mas o mecânico experiente, através de sintomas apresentados, pode corrigir falhas em estágio precoce, antes de ser verificado no lexia.

Já existe aqui no fórum, muita informação sobre os cuidados com AL4. Mas vamos aqui lembrar pontos principais.

1- Troca de fluido do cambio. Não existe possibilidade de troca completa do fluido do AL4, a não ser totalmente desmontado em cima de uma bancada. Se alguém já fez, não mencionou o procedimento, ou não percebe o vicio, ou equívoco que está cometendo. Não se mistura fluido de cambio com especificação diferente. Se for fazer troca, deve estar atento à especificação e marca do fluido que está dentro da caixa. A verificação do nível tem procedimento que não leva em conta somente o seu nível, pura e simplesmente, mas também a temperatura de trabalho. Portanto, deve ser tarefa executada por profissional, ou pessoa que conheça, ou saiba o que está fazendo. O lexia deve estar conectado ao carro. O monitoramento nesse procedimento é essencial.

2- A verificação de anomalias no AL4 passa por verificar ainda, além do nível, aspecto do fluido, que estava dentro do cambio antes da troca, pois nessa observação, o mecânico experiente tem condições de avaliar, através de sua contaminação, possíveis desgastes internos, ou componente danificado. A troca do óleo, pode estender, ou esconder um defeito interno, mas nunca resolvê-lo. Essa é minha opinião, mas há muita controvérsia.

3- Monitorar as pressão de trabalho do fluido dentro do cambio. A pressão do fluido bombeado dentro do cambio é controlada por eletroválvulas, que podem dar defeitos, ou não conseguirem controlar a pressão, por causa de algum componente interno do cambio, que está permitindo fuga de pressão.

No meu pensamento é por aí. Espero ter ajudado.
Victor Veloso
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Ago 02, 2018 7:39 pm
Modelos Citroën: Aircross Excl Atacama 1.6 16v 2014

Dúvida com câmbio at aircross 2013

#5

Mensagem por Victor Veloso » Qui Ago 02, 2018 7:49 pm

Quantos LITROS foram gastos na troca? Toda..
Responder