Olá. Boa noite.
Comprei a pouco tempo uma aircross 2013 at/ atacama. Quanto ao câmbio aparentemente funciona perfeitamente, sem trancos. No scanner não apresenta erros. Carro com 64 mil km. Já fiz a troca de óleo por precaução.
o que me incomoda é que, de vez em quando sempre em descida e em baixa velocidade, ao retomar a aceleração acontece de subir demais o giro pra depois engatar. Em alguns casos eu tenho que tirar o pé pra ele engatar a marcha.
Seria normal do câmbio al4? Ou posso me preocupar? Lembrando que era acostumado com câmbio cvt.
Dúvida com câmbio at aircross 2013
- DiegoLacerda
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- renan97ar
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Dúvida com câmbio at aircross 2013
Diego, isso não é normal. Já acontecia antes, ou começou após a troca do óleo da caixa?
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
- DiegoLacerda
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Dúvida com câmbio at aircross 2013
Já acontecia antes da troca de óleo. Comprei o carro de particular. Testei o carro levei em mecânico, passamos o scanner. Tava perfeito. só após uma semana ele começou.
- gjvialta
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Dúvida com câmbio at aircross 2013
Às vezes não é dada nenhuma mensagem no lexia, mas o mecânico experiente, através de sintomas apresentados, pode corrigir falhas em estágio precoce, antes de ser verificado no lexia.
Já existe aqui no fórum, muita informação sobre os cuidados com AL4. Mas vamos aqui lembrar pontos principais.
1- Troca de fluido do cambio. Não existe possibilidade de troca completa do fluido do AL4, a não ser totalmente desmontado em cima de uma bancada. Se alguém já fez, não mencionou o procedimento, ou não percebe o vicio, ou equívoco que está cometendo. Não se mistura fluido de cambio com especificação diferente. Se for fazer troca, deve estar atento à especificação e marca do fluido que está dentro da caixa. A verificação do nível tem procedimento que não leva em conta somente o seu nível, pura e simplesmente, mas também a temperatura de trabalho. Portanto, deve ser tarefa executada por profissional, ou pessoa que conheça, ou saiba o que está fazendo. O lexia deve estar conectado ao carro. O monitoramento nesse procedimento é essencial.
2- A verificação de anomalias no AL4 passa por verificar ainda, além do nível, aspecto do fluido, que estava dentro do cambio antes da troca, pois nessa observação, o mecânico experiente tem condições de avaliar, através de sua contaminação, possíveis desgastes internos, ou componente danificado. A troca do óleo, pode estender, ou esconder um defeito interno, mas nunca resolvê-lo. Essa é minha opinião, mas há muita controvérsia.
3- Monitorar as pressão de trabalho do fluido dentro do cambio. A pressão do fluido bombeado dentro do cambio é controlada por eletroválvulas, que podem dar defeitos, ou não conseguirem controlar a pressão, por causa de algum componente interno do cambio, que está permitindo fuga de pressão.
No meu pensamento é por aí. Espero ter ajudado.
Já existe aqui no fórum, muita informação sobre os cuidados com AL4. Mas vamos aqui lembrar pontos principais.
1- Troca de fluido do cambio. Não existe possibilidade de troca completa do fluido do AL4, a não ser totalmente desmontado em cima de uma bancada. Se alguém já fez, não mencionou o procedimento, ou não percebe o vicio, ou equívoco que está cometendo. Não se mistura fluido de cambio com especificação diferente. Se for fazer troca, deve estar atento à especificação e marca do fluido que está dentro da caixa. A verificação do nível tem procedimento que não leva em conta somente o seu nível, pura e simplesmente, mas também a temperatura de trabalho. Portanto, deve ser tarefa executada por profissional, ou pessoa que conheça, ou saiba o que está fazendo. O lexia deve estar conectado ao carro. O monitoramento nesse procedimento é essencial.
2- A verificação de anomalias no AL4 passa por verificar ainda, além do nível, aspecto do fluido, que estava dentro do cambio antes da troca, pois nessa observação, o mecânico experiente tem condições de avaliar, através de sua contaminação, possíveis desgastes internos, ou componente danificado. A troca do óleo, pode estender, ou esconder um defeito interno, mas nunca resolvê-lo. Essa é minha opinião, mas há muita controvérsia.
3- Monitorar as pressão de trabalho do fluido dentro do cambio. A pressão do fluido bombeado dentro do cambio é controlada por eletroválvulas, que podem dar defeitos, ou não conseguirem controlar a pressão, por causa de algum componente interno do cambio, que está permitindo fuga de pressão.
No meu pensamento é por aí. Espero ter ajudado.
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- Sem Habilitação
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- Registrado em: Qui Ago 02, 2018 7:39 pm
- Modelos Citroën: Aircross Excl Atacama 1.6 16v 2014
Dúvida com câmbio at aircross 2013
Quantos LITROS foram gastos na troca? Toda..