mistura água e óleo... mistério
- AlessandroGonçalves
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mistura água e óleo... mistério
Boa tarde a todos.
Ocorreu um fenômeno curioso com o C3 Origine 1.5 2013 da minha esposa. O carro está com 66 mil Km.
Abasteci o carro com etanol por algum tempo, até que levamos o carro numa viagem. Durante o tempo em que estivemos lá, ao abrir a tampa de óleo vi que estava com uma mancha cor de café com leite. O óleo no carter, entretanto, estava com aspecto normal e o reservatório de fluido de arrefecimento ok, sem sinais de óleo.
Durante a viagem de volta, vi que a mancha café com leite havia sumido (imagino que o maior aquecimento do óleo na estrada fez evaporarem contaminantes, inclusive a água). No dia seguinte, fui completar o tanque com gasolina desta vez e ao verificar o óleo, vi que estava baixo (mas ainda acima da marca de mínimo) e a mancha café com leite estava lá de volta.
Um detalhe é que na viagem pegamos bastante chuva na ida, mas não transitamos por trechos alagados, nem havia sinais de entrada de água no motor quando troquei o filtro de ar. Na volta não pegamos chuva. O motor não apresenta vazamento de óleo, nem de fluido de arrefecimento.
Levei o carro para trocar o óleo, pois já tinha 9 mil Km e mostrei na loja a mancha na tampa. Apesar de eu achar (e na verdade continuo achando) que era mistura de água no óleo, o cara da troca de óleo garantiu que era início de formação de borra e sugeriu fazer um flush. Ok, como poderia ser bom fazer uma limpeza, deixei o flus pelos 5 minuos e esgotei o óleo, que saiu escuro, mas com bom aspecto. Antes de colocar o óleo e filtro novo, o cara limpou a tampa do óleo e também procurou fazer uma limpeza interna da tampa do cabeçote, onde saiu uma boa quantidade desta pasta cor de café com leite.
Até aí, eu poderia imaginar que havia um vazamento de água e que logo ia aparecer tudo de novo, só que depois disto já rodamos mais de 500 Km com o carro e não apareceu mais café com leite nenhum. Todo dia olho a tampa de óleo e está normal, o óleo não baixa, o fluido de arrefecimento não baixa e continua vermelho como devia ser. A única coisa que ainda não fiz foi voltar a usar o etanol, o que farei em breve.
Vocês tem alguma idéia do que pode ter acontecido? Como disse, se estivesse vazando, esperaria que o problema se repetisse, mas não vejo mais nada. Há alguma possibilidade de ter sido causado por excesso de água no etanol (apesar de eu sempre procurar abastecer em posto de bandeira)?
Falou.
Ocorreu um fenômeno curioso com o C3 Origine 1.5 2013 da minha esposa. O carro está com 66 mil Km.
Abasteci o carro com etanol por algum tempo, até que levamos o carro numa viagem. Durante o tempo em que estivemos lá, ao abrir a tampa de óleo vi que estava com uma mancha cor de café com leite. O óleo no carter, entretanto, estava com aspecto normal e o reservatório de fluido de arrefecimento ok, sem sinais de óleo.
Durante a viagem de volta, vi que a mancha café com leite havia sumido (imagino que o maior aquecimento do óleo na estrada fez evaporarem contaminantes, inclusive a água). No dia seguinte, fui completar o tanque com gasolina desta vez e ao verificar o óleo, vi que estava baixo (mas ainda acima da marca de mínimo) e a mancha café com leite estava lá de volta.
Um detalhe é que na viagem pegamos bastante chuva na ida, mas não transitamos por trechos alagados, nem havia sinais de entrada de água no motor quando troquei o filtro de ar. Na volta não pegamos chuva. O motor não apresenta vazamento de óleo, nem de fluido de arrefecimento.
Levei o carro para trocar o óleo, pois já tinha 9 mil Km e mostrei na loja a mancha na tampa. Apesar de eu achar (e na verdade continuo achando) que era mistura de água no óleo, o cara da troca de óleo garantiu que era início de formação de borra e sugeriu fazer um flush. Ok, como poderia ser bom fazer uma limpeza, deixei o flus pelos 5 minuos e esgotei o óleo, que saiu escuro, mas com bom aspecto. Antes de colocar o óleo e filtro novo, o cara limpou a tampa do óleo e também procurou fazer uma limpeza interna da tampa do cabeçote, onde saiu uma boa quantidade desta pasta cor de café com leite.
Até aí, eu poderia imaginar que havia um vazamento de água e que logo ia aparecer tudo de novo, só que depois disto já rodamos mais de 500 Km com o carro e não apareceu mais café com leite nenhum. Todo dia olho a tampa de óleo e está normal, o óleo não baixa, o fluido de arrefecimento não baixa e continua vermelho como devia ser. A única coisa que ainda não fiz foi voltar a usar o etanol, o que farei em breve.
Vocês tem alguma idéia do que pode ter acontecido? Como disse, se estivesse vazando, esperaria que o problema se repetisse, mas não vejo mais nada. Há alguma possibilidade de ter sido causado por excesso de água no etanol (apesar de eu sempre procurar abastecer em posto de bandeira)?
Falou.
- Munhoz
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Pensei nisso também..
O carro é recém comprado ou você que fez a troca de óleo anterior? Se foi você, eu chutaria a água no etanol, se não foi você, pode ter acontecido alguma coisa (até mesmo uma lavagem incorreta) e entrado água no motor.
- AlessandroGonçalves
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mistura água e óleo... mistério
O carro já está há algum tempo conosco. Apesar de nem fazer 1 ano, como minha esposa pega muita estrada, já rodamos uns 25 mil km com ele, e esta foi a terceira troca de óleo.
Lavagem incorreta acho meio improvável. Não me consta que minha esposa tenha pedido para lavar o motor em alguma delas. E cá entre nós, o carro está há um certo tempo tomando banho só quando chove.../
O caso é que ao que parece, o café com leite sumiu...
Será que etanol com mais água poderia ter causado isso??? Eis mais uma dúvida.
Lavagem incorreta acho meio improvável. Não me consta que minha esposa tenha pedido para lavar o motor em alguma delas. E cá entre nós, o carro está há um certo tempo tomando banho só quando chove.../
O caso é que ao que parece, o café com leite sumiu...
Será que etanol com mais água poderia ter causado isso??? Eis mais uma dúvida.
- Munhoz
- Zumbi
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Pelo que andei lendo em outros fórums, parece que pode vir do etanol principalmente se o carro é usado em trajetos curtos. O motor não esquenta o suficiente e acaba acumulando mais água do que o normal.
http://www.novofoxclube.com.br/forum/in ... ent=107204
No link acima ele ainda cita que utilizou 3 tanques de etanol de um posto novo e portanto duvidoso, possivelmente com mais água no combustível.
http://www.novofoxclube.com.br/forum/in ... ent=107204
No link acima ele ainda cita que utilizou 3 tanques de etanol de um posto novo e portanto duvidoso, possivelmente com mais água no combustível.
- AlessandroGonçalves
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mistura água e óleo... mistério
Oi, Munhoz, esta tua postagem lança uma certa luz sobre a minha pesquisa. Como disse, diferentemente de outras postagens, onde o pessoal vê o fluido de arrefecimento baixando, ou quando o reservatório de arrefecimento fica também sujo, no meu caso nada disto está acontecendo.
O forum que você mostrou acima fala de um problema similar ocorrido com um Fox. Será que pode acontecer o mesmo com o C3? Será que pode ser por entupimento do respiro do motor do C3?
Só para completar, depois de rodar mais de 700Km só com gasolina sem ver nada de água no óleo, onde completei com 40L de etanol. Hoje de manhã, após um tempo de uso em baixa carga, voltei a ver uma pequena mancha esbranquiçada na tampa de óleo. Vou continuar a ver o que pode ser, mas a hipótese de entupimento do respiro merece ser considerada.
Falou.
O forum que você mostrou acima fala de um problema similar ocorrido com um Fox. Será que pode acontecer o mesmo com o C3? Será que pode ser por entupimento do respiro do motor do C3?
Só para completar, depois de rodar mais de 700Km só com gasolina sem ver nada de água no óleo, onde completei com 40L de etanol. Hoje de manhã, após um tempo de uso em baixa carga, voltei a ver uma pequena mancha esbranquiçada na tampa de óleo. Vou continuar a ver o que pode ser, mas a hipótese de entupimento do respiro merece ser considerada.
Falou.
- AlessandroGonçalves
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E para atualizar, pessoal, o carro esta hoje com 82 mil km e nunca mais aconteceu isto.
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Amigo o.alcool não tem anda a ver, a junta do cabeçote foi pro saco , abrir o motor e trocar simples
- Munhoz
- Zumbi
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Rodizzi, se fosse a junta o problema não ia desaparecer.
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Como vc esta usando água a ferrugem deve ter vedado o buraco