C3 não liga quando aquece

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
ari virginio
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Dom Abr 30, 2017 12:54 pm
Modelos Citroën: c3

C3 não liga quando aquece

#1

Mensagem por ari virginio » Dom Abr 30, 2017 1:01 pm

Tenho um C3 que não liga quando está quente.
Ligo o carro normalmente com tudo funcionando, depois de certo tempo rodando e com o motor aquecido, se eu parar e desligar o carro ele não liga mais, só quando esfriar. Tenho que esperar mais ou menos uma hora para baixar a temperatura e aí o carro volta a ligar normalmente.
Alguém sabe me explicar o motivo? Poderia ser o aquecimento da bobina?


Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

C3 não liga quando aquece

#2

Mensagem por Munhoz » Seg Mai 01, 2017 4:15 pm

Eu iria dizer a bobina também.
lordslave
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Seg Ago 21, 2017 7:03 pm
Modelos Citroën: c3 1.4 GLX 2007

C3 não liga quando aquece

#3

Mensagem por lordslave » Seg Ago 21, 2017 7:17 pm

Eu estou com o mesmo problema no meu C3 2007. Já passei dois scanners diferentes mas não havia código de erro a ser diagnosticado. Ao final ambos os mecânicos concluíram que é o módulo e/ou BSI, mas achei estranho... como chegaram a essa conclusão se o Scanner não acusou nada? Isso é possível? Um outro mecânico perguntou se há quanto tempo eu havia trocado as velas, e como disse que fazia um tempo disse que, com certeza, era a vela. rsrs. Se eu tivesse demorado a trocar os pneus poderia ser os pneus também. rsrs Já ouvi que poderia ser sensor de temperatura e até cabeçote e/ou motor. Mas tudo isso sem realizar os testes que pudessem comprovar qualquer coisa. Agora vi vocês falando em bobina e fiquei com mais esta opção...
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

C3 não liga quando aquece

#4

Mensagem por Munhoz » Seg Ago 21, 2017 7:35 pm

Trocou as válvulas de ar das rodas??? :think: :lol:
Casos assim podem ser algumas coisas, mais simples do que módulo etc.. Na verdade eu acho que dizem isso pra jogarem um valor lá em cima e não pegarem o serviço ou ganharem em cima ou ter uma margem pra poder ficar na tentativa e erro.. sei lá.

Vamos lá, pode ser bico injetor:
1- não está vedando direito e fica pingando, afoga o carro e ele não liga mesmo.
2- resistência interna do bico, frio a resistência dá contato e o carro pega. Quando esquenta o bico dilata, reduz o contato e o carro falha.

Testes:
Caso 1- Carro quente, você desliga e liga na sequência. Pega normal?

Caso 2- Carro quente, você desliga e liga na sequência. Pega falhando ou já não liga mais?
Usando um multímetro, pode medir a resistência dos bicos com o carro frio e quente. Não pode passar de 15 ou 16 ohms, precisa confirmar qual o valor certo pro seu motor.

Se não for bico, ai podem ser outras coisas e requer um trabalho de investigação. Tenha em mente que o scanner Lexia que é original citroen faz milagres, então procure um mecânico que o tenha, as vezes custam mais mas te economiza em tempo e dinheiro de ficar na tentativa e erro.

Não esquece de postar a solução pra gente depois hein :like:
lordslave
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Seg Ago 21, 2017 7:03 pm
Modelos Citroën: c3 1.4 GLX 2007

C3 não liga quando aquece

#5

Mensagem por lordslave » Seg Ago 21, 2017 8:22 pm

Obrigado por sua ajuda.

Realmente quando desligo o carro e ligo imediatamente depois ele liga sim. Só quando deixo uns segundos depois é que passo pelo problema.

O scanner que o último mecânico usou foi um JS340 da Bosch. O outro era um menor mais não sei qual o nome. Também já usei um outro que é instalado num notebook. Nenhum deles achou nada. Complicado pagar R$150,00 só para passar o Scanner e depois descobrir que não há nada pra ver.

Ainda não consegui encontrar o valor certo da resistência do bico injetor do meu carro (C3 1.4 GLX 2007), mas amanhã vou passar em um eletricista para ver se consigo alguma ajuda e posto aqui o resultado.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Re: C3 não liga quando aquece

#6

Mensagem por Munhoz » Seg Ago 21, 2017 11:16 pm

Pode ser ele gotejando então. Você só usa um tipo de combustível ou alterna entre álcool, gasolina, aditivada?
Como tá o consumo dele?
lordslave
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Seg Ago 21, 2017 7:03 pm
Modelos Citroën: c3 1.4 GLX 2007

C3 não liga quando aquece

#7

Mensagem por lordslave » Ter Ago 22, 2017 6:13 am

Só abasteci com álcool uma vez. Atualmente uso gasolina comum e vez ou outra uso aditivada. Até metade do ano passado só usava aditivada. Será que o uso da comum ajudou a piorar? Outra coisa é que precisei andar algumas vezes por longo período com carro na reserva. :think:

A respeito do consumo, tá uma média de 11km/l. Pelo que andei lendo devia ser melhor.
lordslave
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Seg Ago 21, 2017 7:03 pm
Modelos Citroën: c3 1.4 GLX 2007

C3 não liga quando aquece

#8

Mensagem por lordslave » Qui Ago 24, 2017 4:17 pm

Fui em alguns profissionais (ou não) e um eletricista iniciou os testes acreditando ser a bomba de combustível. Perguntei se poderia ser os bicos e, segundo ele, não era, já que quando tirou a mangueira que é conectada na entrada da bobina onde ficam os bicos, o carro continuou não pegando (???). O fato é que continuou sua busca e depois de uma ou duas horas disse que o problema estava no BSI, uma das peças que compõe o módulo. Segundo ele, se eu deixar o carro lá ele vai verificar com mais calma, trilha-a-trilha e, se for possível, poderá consertar a peça. Caso contrário vai ver o preço de outro módulo e me passar.

De todos os mecânicos esse foi o único que não me cobrou por esse diagnóstico inicial e não vai cobrar para descobrir onde está o defeito. Disse que só se achar o defeito vai dizer o preço e perguntar se pode consertar. O mesmo fará se for para comprar outra peça. Então à princípio é com quem eu devo fazer o serviço.

Qualquer novidade posto aqui pra vocês.

Obrigado pela ajuda, Munhoz, e quem mais puder contribuir.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

C3 não liga quando aquece

#9

Mensagem por Munhoz » Qui Ago 24, 2017 5:04 pm

A BSI não controla o motor (viewtopic.php?f=60&t=6572) e ela é relativamente parruda.
Mexer nela sem o devido conhecimento é arriscado, dá problema com painel, chaves e módulo de injeção.

Está em qual cidade/bairro?
vamos aguardar o diagnóstico.
lordslave
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Seg Ago 21, 2017 7:03 pm
Modelos Citroën: c3 1.4 GLX 2007

C3 não liga quando aquece

#10

Mensagem por lordslave » Qui Ago 24, 2017 5:54 pm

Puts! Dá até medo de deixar o carro com alguém...

Procurei por várias pessoas que pudessem testar a resistência dos bicos, mas não encontrei ninguém que fizesse o serviço. Queriam fazer a limpeza dos bicos, ou tirar todos os bicos para deixar uma máquina que dizem ser capaz de testar todos os bicos em vários aspectos e tal. Mas usar o multímetro não estava nos planos deles.

Acabei de ver esse vídeo.
https://youtu.be/2qYgJv-q-20. O problema do meu carro pode ser este que ele narra até 1:18 (minutos).

Hoje passei por uma oficina dizendo ser especializada em carros franceses. Vou ver se consigo algo novo lá amanhã.

Sou da Zona Norte (Subúrbio) do Rio de Janeiro-RJ
lordslave
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Seg Ago 21, 2017 7:03 pm
Modelos Citroën: c3 1.4 GLX 2007

C3 não liga quando aquece

#11

Mensagem por lordslave » Qui Ago 24, 2017 10:24 pm

Falei com um primo meu que tem um Peugeot e ele passou por esse problema recentemente. No caso dele foi a bobina.

Vi esse vídeo onde o cara fez o teste com o multímetro e falou a respeito de zinabre também.
https://www.youtube.com/watch?v=inG-zLLsPto

Acho que eu mesmo vou tirar essa bobina do carro para testar. Não parece complicado.
lordslave
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Seg Ago 21, 2017 7:03 pm
Modelos Citroën: c3 1.4 GLX 2007

C3 não liga quando aquece

#12

Mensagem por lordslave » Qua Set 06, 2017 12:17 pm

Problema resolvido. Fui na oficina especializada em carros Franceses que encontrei nas proximidades e descobrimos que na verdade o scanner só se conectava ao carro quando o mesmo estava funcionando. Quando o defeito era apresentado o scanner não se comunicava com o carro. Assim chegamos ao modulo BSM, ao lado da bateria. Ao abri-lo vimos sinais de humidade, ou seja, o motor do carro foi lavado incorretamente e danificou o componente. Felizmente deu pra reparar o modulo, trocando o arquivo, a memória e o reprom.

Obrigado pela ajuda.

PS. Toda hora da problema a tentar enviar mensagens neste fórum. Diz "A forma submetida é invalida. Tente submeter novamente." Mas não faço idéia do que pode ser.
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

C3 não liga quando aquece

#13

Mensagem por gjvialta » Qua Set 06, 2017 5:29 pm

Grato pelo retorno!
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

C3 não liga quando aquece

#14

Mensagem por Munhoz » Qui Set 07, 2017 12:44 pm

lordslave, que bom que resolveu o problema e obrigado por compartilhar a solução.
Vou verificar esse problema no fórum, obrigado novamente.
guifracetti
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Dom Ago 30, 2020 10:52 am
Modelos Citroën: C3 2015 1.5 manual

Re: C3 não liga quando aquece

#15

Mensagem por guifracetti » Seg Ago 31, 2020 3:36 pm

Boa tarde!

Conseguiu resolver o problema? Estou com situação semelhante e numa primeira impressão achei que fosse a bateria.
Responder