C3 exclusive Problema no câmbio automático

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
ag.oliveira
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Mar 13, 2017 10:27 am

C3 exclusive Problema no câmbio automático

#1

Mensagem por ag.oliveira » Qui Mar 23, 2017 2:01 am

Boa noite pessoal.

A 2 meses comprei um c3 exclusive 1.6 automático​, ano 09/10.
Pois bem. Comprei em minas e vim com ele pra sp. Na vinda apresentou a luz dá injeção e perda de força. Isso já sei o motivo. Porém numa parada na rodovia, uma leve subida, qndo fui sair com o carro ele tava bem fraco subindo o giro bem devagar e de repente um FORTE tranco e começou piscar no painel o S e o * (floquinho de neve) que sao as duas opções do câmbio. Desliguei e liguei voltou ao normal.

Cheguei em sp e agora isso tá ficando recorrente. A cada 3 vezes que vou sair dá garagem na subida 1 vez isso acontece. Mas n apresenta no computador de bordo falha no câmbio.

Como ainda vou pra minas levar na CSS só mês que vem, entrei em contato com o pessoal lá e me disseram q está com Pana elétrica é essa pane está afetando o câmbio. Isso é possível? Vi aqui no fórum que esse câmbio até 2013 tem alguns problemas. Mas será que é o caso dessa manutenção de 5mil que disseram aqui ou é possível que falhas elétricas e a falta de força por causa dos bicos sujos esteja fazendo isso?

Desculpem o texto grande. Desde já agradeço pelo espaço pra contar meu problema.


Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

C3 exclusive Problema no câmbio automático

#2

Mensagem por gjvialta » Qui Mar 23, 2017 11:48 am

Exceto as situações que mencionou, quando o problema acontece, como está o funcionamento do câmbio? Como ocorrem as mudanças de marcha? Elas são imperceptíveis, ou sente um pequeno tranco? Qual o km do carro?

É preciso avaliar as condições do fluido do cambio, além do seu nível. Isso inicialmente.

Se tiver trancos, pode ser indícios de falta de pressão. Tem tópico aqui que trata bem esse assunto. Se o aspecto do fluido estiver bom, é preciso ver o nível do fluido. Depois ver quais as possibilidades de ser um problema elétrico.

Melhor seria se conectasse o scaner em busca de defeito gravado. Tem uns baratinhos vendidos na internet que pode dar uma boa ideia do que está acontecendo, caso o defeito seja gravado no módulo.

Abç
Avatar do usuário
ag.oliveira
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Mar 13, 2017 10:27 am

C3 exclusive Problema no câmbio automático

#3

Mensagem por ag.oliveira » Qui Mar 23, 2017 2:23 pm

os tranquinhos que da são bem suaves, e raros de acontecer, ate onde sei o normal do cambio mesmo, só a sensação da troca de marcha mesmo.

Levei em uma autoelétrica e no Scanner só acusou falha de bico e de cilindro, tbm uma falha na boia do combustível e na ventoinha, como estou em sp e a garantia é em minas, não posso fazer nada aqui, só resolvi o problema da ventoinha que era o conector do modulo que estava um pouco queimado.

Quando vou sair na subida mesmo que seja leve ele sai bem fraco e de repente da esse tranco muito forte e o cambio não responde mais, o carro anda normal porem fica na mesma marcha e se mudar pro TIP ele nem mostra em que marcha esta. Depois que liga e desliga volta ao normal.
Como não posso fazer nem a limpeza dos bicos vou usar um perfect clean e ver se melhora um pouco, se o problema sumir saberei q era tudo devido a falta de potencia.

Detalhe, se usar o tip aparentemente ele responde melhor, com mais força, porem as vezes quando vou sair do semáforo ele da aquela tremida tipica de carro com embreagem quando ele quase morre.

Mas mesmo assim dia 10 estou em minas e deixarei o carro na CSS, se tiver mesmo com problema de cambio, pelo que vi aqui, nas solenoides, vou exigir a troca la.

Este é meu primeiro carro e no primeiro mês foi só alegria, apaixonei por ele, mas agora com esses problemas estou muito preocupado...
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

C3 exclusive Problema no câmbio automático

#4

Mensagem por Munhoz » Qui Mar 23, 2017 2:30 pm

dá uma olhada nesse tópico viewtopic.php?f=29&t=866
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

C3 exclusive Problema no câmbio automático

#5

Mensagem por Miau » Qui Mar 23, 2017 3:10 pm

Lembrando que scanners comuns é bem provável que não vão ler o erro de cambio..

Ai teria que ser com lexia
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
ag.oliveira
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Mar 13, 2017 10:27 am

C3 exclusive Problema no câmbio automático

#6

Mensagem por ag.oliveira » Qui Mar 23, 2017 3:57 pm

Pessoal, muito obrigado pelas informações.

A proposito gjvialta peguei o carro com 68mil km e nesses quase dois meses agora esta com 70.3mil.

Munhoz, li o tópico que vc mandou e é realmente bem esclarecedor, agora só me resta esperar até dia 10 pra levar na CSS e ver o que vão fazer por mim.

Entendo que como o carro esta na garantia eles tem que fazer o reparo, porem, se por acaso eles n quiserem fazer "alegando que não encontraram problema" vou tentar acionar os dispositivos legais pra desistir da comprar ou trocar por outro carro sem onus, vamos ver o que acontece.
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

C3 exclusive Problema no câmbio automático

#7

Mensagem por gjvialta » Qui Mar 23, 2017 4:19 pm

O pessoal aqui do fórum tem sempre disposição pra ajudar. Se quiser ir conversando, tenho certeza que você vai levar o carro e uma boa bagagem para discussão e com certeza vai ter subsídio bons para resolver o problema de forma amigável. Estude bem o defeito. Converse com a gente. Vai ser útil pra todos nós.

Boa sorte!
Editado pela última vez por gjvialta em Qui Mar 23, 2017 4:35 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
ag.oliveira
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Mar 13, 2017 10:27 am

C3 exclusive Problema no câmbio automático

#8

Mensagem por ag.oliveira » Qui Mar 23, 2017 4:33 pm

Positivo gjvialta!

Novamente agradeço pela atenção, e postarei aqui nesse tópico cada novo fato que ocorrer!

Me sinto muito mais tranquilo depois te der lido as experiencias e dicas do pessoal aqui.
Avatar do usuário
anlesa
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Sáb Ago 22, 2015 7:33 pm
Nome: anlesa
Localização: Recife
Modelos Citroën: C3 1.6 16v Exclusive Automático 2012

C3 exclusive Problema no câmbio automático

#9

Mensagem por anlesa » Seg Mar 27, 2017 2:57 pm

O meu C3 comprei usado. Levei para uma oficina especializada em carros franceses para dar uma avaliada em tudo, inclusive no cambio. E o carro só tinha 1 lanterna queimada, 2 coxins ruins, 4 pneus gastos e a tampa do reservatório de água do limpador ressecada. Troquei tudo, mas ainda fiquei cismado com o cambio, pois achei que na troca de marcha os trancos não estavam suaves. Fiz um reset do cambio e ficou bem suave.

A 2ª marcha entra aos 18 km/h, a 3ª aos 37 km/h e a 4ª aos 56 km/h.
C3 1.6 16v Exclusive Automático 2012 :frflag:
Consumo 16,9 KM/L à 56 KM/H Ar Cond. ligado.
Consumo 20,4 KM/L à 56 KM/H Ar Cond. desligado.
Avatar do usuário
paulo.silva
Habilitado
Mensagens: 147
Registrado em: Qui Abr 21, 2016 1:51 am
Nome: paulo
Localização: ararangua
Modelos Citroën: c5 exc 3.0 v6 ano 02 mod 03 a3 turbo ano 99
Contato:

C3 exclusive Problema no câmbio automático

#10

Mensagem por paulo.silva » Ter Mar 28, 2017 1:26 am

bom dia! temos que prestar atençao ao bom funcionamento do motor enquanto gerar codigos de erros de motor ou seja algum tipo de falha ou pode ser ateh intermitente, o cambio nao vai funcionar direito o cambio usa todos os sensores como referencia para trocas e reduçao, fiz uma experiencia no meu c5 v6 desencaixei o sensor lambda do pos catalizador e o carro nem saiu do lugar acelerava mais parecia fraco o cambio ficou bobo nao tracionava, muito incrivel....
Fausto Guimarães
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Ter Abr 11, 2017 6:23 pm
Modelos Citroën: Xsara Break exclusive 2.0 16v 2000

C3 exclusive Problema no câmbio automático

#11

Mensagem por Fausto Guimarães » Ter Abr 11, 2017 6:56 pm

Boa noite pessoal

Meu Xsara Break Exclusive 2.0 16v ano 2000, parou de andar, troquei o oleo (original conforme manual) o cambio no 'D' não sai do lugar, e liga normalmente mas só anda se eu engatar a ré e a 1ª em nenhuma outra marcha ele anda, o que pode ser, o cambio, embreagem, celenoide.......
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

C3 exclusive Problema no câmbio automático

#12

Mensagem por gjvialta » Qua Abr 12, 2017 10:18 am

Olá!
1. Trocou o óleo por quê? O câmbio apresentava problemas antes da troca? O manual não recomenda troca de fluido de câmbio nunca.
2. Ao trocar o óleo, como estava sua aparência? Era escura marrom? Também era possível perceber partículas em suspensão, ou sua aparência era apenas escura?
3. Se estava apresentando problemas antes da troca, que tipo de problema estava apresentando? Apresentava trancos nas mudanças? Apresentava trancos principalmente nas reduções de segunda para primeira marcha?

Essas questões são importantes porque podem direcionar a solução, pois podem ser problemas nas solenoides que controlam a pressão do engrenamento e do conversor de torque, ou até problemas de desgaste excessivo dos componentes internos.

Se puder contar mais sobre os eventos que antecederam a situação atual, incluindo a kilometragem, vai ajudar muito a dar orientação sobre a manutenção do seu câmbio.

Boa sorte!
Fausto Guimarães
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Ter Abr 11, 2017 6:23 pm
Modelos Citroën: Xsara Break exclusive 2.0 16v 2000

C3 exclusive Problema no câmbio automático

#13

Mensagem por Fausto Guimarães » Qua Abr 12, 2017 2:46 pm

Boa tarde,
Na verdade o carro não apresentou nenhum problema antes deste defeito, nem trancos na mudança de marcha.
O unico tranco que sentia era ao colocar a ré, mas nada preocupante, ao menos para mim.
Kilometragem: 160126
Uns dias antes do fato estava andando e mudei do 'D" para a 1ª em movimento pois estava numa subida bem ingrime, logo depois o carro negou andar no 'D"' voltei a colocar na 1ª e guardei o carro em casa que estava bem próxima, no dia seguinte, sai com o carro normalmente sem apresentar qualquer problema, passaram mais uns dias até ele apresentar este defeito e parar.
Em relação a troca de oleo, foi uma sugestão de um mecanico que me socorreu, com o guincho.
No dia seguinte troquei o oleo, mas o anterior estava limpo também, sem particulas em suspensão, tentei sair com o carro mas o mesmo só andando em primera marcha mesmo.
O carro esta parado por mais de 10 meses, fase uma cirurgia que fiz tendo que ficar parado por este periodo.
O carro desde então vem sendo ligado periódicamente e somente tirado da garagem e parando em frente, logo depois guardado novamente.
Recentemente comecei a procurar mecanicos para solucionar o problema e voltar a andar com o carro.
O primeiro mecanico o mesmo disse que era os discos de embreagem e tinha que trocar desmontando o cambio.
O segundo mecanico disse que poderia ser o sensor que fica abaixo da alavanca do cambio e a bateria.
O terceiro que poderia ser a solenoide
O quarto que tinha que testar tudo para poder verificar o que era, mas não tinha o aparelho para tal e sugeriu trocar o cambio.
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

C3 exclusive Problema no câmbio automático

#14

Mensagem por gjvialta » Qua Abr 12, 2017 4:24 pm

Olá!
1. Mecânico para fazer manutenção em AL4 não pode agir por tentativa e erro. Tem que ter conhecimento, equipamento, habilidade e saber o que está fazendo. Quanto mais chute der, mais vai perder parâmetro para o conserto.

2. Existem alguns procedimentos básicos para se avaliar o problema de um AL4, veja aqui viewtopic.php?p=37874#p37874.

3. O carro está com uma kilometragem bem alta. Não sei quanto tempo você o possui. ou quanto tempo o óleo que você retirou estava dentro do câmbio.

4. Em linhas gerais, óleo, ou fluido limpo, já com tempo de uso, pode indicar que não há desgaste interno de componentes, cintas discos, etc.

5. Nesse sentido, é recomendável fazer monitoramento das pressões de trabalho, o que pode indicar problemas das válvulas solenoides. Em qualquer situação de funcionamento, elas devem ficar em torno de 2,6 a 2,9 bar.

6. Do jeito que você narrou o evento, a troca de fluido, piorou a situação porque, se o nível de fluido ficou muito alto, pode ser a causa do defeito. Existe procedimento para se fazer a troca do óleo. Tem um video na internet que fala mais ou menos dos requisitos para se efetuar esta troca. https://www.youtube.com/watch?v=ONMtWyUvDOs&t=674s.

7. Enfim é preciso verificar inicialmente o nível do óleo conforme o video acima.

8. Depois avaliar a pressão de trabalho para começar a equacionar o real problema.

9. Se não tiver condições de fazê-lo, recomendo que procure uma oficina especializada e pergunte como vai fazer a sequência acima.

Veja lá e depois a gente continua.
Fausto Guimarães
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Ter Abr 11, 2017 6:23 pm
Modelos Citroën: Xsara Break exclusive 2.0 16v 2000

C3 exclusive Problema no câmbio automático

#15

Mensagem por Fausto Guimarães » Qua Abr 12, 2017 6:45 pm

Boa noite

Obrigado pelas informações, vou tomar as medidas para solucionar o problema, pergunto ainda se tem como indicar alguma oficina competente na região da zona leste de São Paulo ou em outra região.

Obrigado
Responder