Problemas na partida do citroen c3 picasso 2012

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
joao2808
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Fev 09, 2017 12:48 am
Nome: joao
Localização: Belém
Modelos Citroën: C3 picasso 1.6 16v 2012

Problemas na partida do citroen c3 picasso 2012

#1

Mensagem por joao2808 » Qui Fev 09, 2017 1:00 am

ola pessoal, boa noite.
meu citroen c3 picasso 1.6 16v acabou quebrando o radiador em um acidente. a partir dai o carro começou a esquentar... aparecendo aquele simbolo do termometro e da injeção. Acabei trocando o original por um semi-novo por um tempo ate consertar o antigo... troquei a sombda lambda 2 ( a debaixo) quebrada, que era azul, por uma verde, porem o problema ainda persiste... o carro ainda continua esquentando... o nivel do aditivo seca a cada 7 dias e acabo colocando agua para amenizar a situação.
com o tempo o carro começou a falhar... ele nao consegue dar a partida pela manha, demorando muito para pegar... as vezes preciso religar umas 3x ate pegar...
o que fazer... onde esta o problema..... se alguem puder me auxiliar nisso, agradeço


Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Problemas na partida do citroen c3 picasso 2012

#2

Mensagem por gjvialta » Qui Fev 09, 2017 11:45 am

Olá!

Do jeito que disponibilizou as informações parece que o problema cresceu, ou não foi somente a quebra do radiador o problema no acidente.

1- Imaginando que o radiador que você colocou estava em boas condições internas (sem incrustações), com bom coeficiente e película, etc... A instalação dele seguiu o roteiro correto... Colocou líquido adequado. Deve-se evitar colocar água comum. Eu só coloco água desmineralizada, etc. Não era para ter dado BO depois disso. Detalhe, não é a qualidade da água o problema aqui. A qualidade da água dá problema com o passar do tempo.

2- O símbolo de superaquecimento no painel pode ser indício de que o trabalho não ficou adequado. Bolsão de ar dentro do cabeçote é bem comum, quando não se toma cuidado na reposição de líquido de arrefecimento.

3- Se está tendo que completar o nível do líquido de arrefecimento de tempos em tempos, é sinal que está ocorrendo vazamento, ou para o ambiente, ou para dentro da câmara de combustão do motor. É preciso verificar isso.

4- Como você diz que o carro está tendo problemas de partida, pode ser mal sinal. Pode ser que o líquido de arrefecimento esteja entrando para dentro do motor quando o carro está desligado. Pode ser sintoma de junta de cabeçote. É bom procurar um mecânico competente para verificar os problemas, pois eles podem aumentar ainda mais.

Boa sorte!
joao2808
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Fev 09, 2017 12:48 am
Nome: joao
Localização: Belém
Modelos Citroën: C3 picasso 1.6 16v 2012

Problemas na partida do citroen c3 picasso 2012

#3

Mensagem por joao2808 » Ter Fev 14, 2017 8:52 pm

ola, algumas informaçoes a mais,
1) o carro demora para dar a partida, mas depois q pega, funciona normalmente.
2) Eu li que se não colocar o aditivo, a agua facilmente entra em ebulição e sai do sistema, pode ser isso o problema...
3) se trocar a sonda lambda errada pela certa, esse problema vai resolver....
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Problemas na partida do citroen c3 picasso 2012

#4

Mensagem por gjvialta » Qua Fev 15, 2017 10:13 am

Olá!

1- Na substituição de componentes é necessário que as características do antigo sejam idênticas daquele o o substituirá. Isso é fundamental.

2- Sobre o "sumiço" da água do sistema de arrefecimento, acredito que não seja a ebulição a causa, pelo simples fato que a tampa do reservatório de inspeção é fabricada para que não ocorra fuga de vapor para pressão ambiente. Assim, mesmo que coloque água pura, ou sem qualquer aditivo, dentro do sistema, a água entra em ebulição depois dos 100°C. Outro detalhe é que o sistema de ventilação forçada, que atua para manter a temperatura do motor em regime de trabalho, deve atuar antes que a temperatura da água atinja os 100°C. Então concluo que o problema do sumiço do líquido refrigerante não seja a ebulição, que reitero não deve existir nunca, pois formará bolsões de ar dentro do circuito de arrefecimento. Se ocorrer ebulição da água no motor, ela vai ocorrer em locais nos quais a água está em contato com as partes mais quentes do motor e não no reservatório de inspeção do sistema. Isso seria facilmente visto com o carro em funcionamento. E se estiver ocorrendo, é pelo fato de que há algum problema com o sistema e talvez com o motor. Junta de cabeçote se queimam facilmente depois de troca de radiador. Mecânico vacilou, já era!

3- Veja lá se está ocorrendo pressurização no sistema alguns segundos após o motor pegar na partida, ou somente depois que o carro esquenta. Não abra a tampa do reservatório, pois pode se queimar. Existe válvulas de equalização na tampa do reservatório, uma de entrada e outra de saída. Se estiver vazando pressão pela tampa poderá escutar um "tsssss", que é a saída de vapor. Isso não é pra acontecer. A existência dessas válvulas é somente para que não ocorram sobre pressão, além da de projeto. São válvulas de segurança.

4- Não estou afirmando que o problema é junta de cabeçote queimada, ou querendo inferir um defeito maior do que realmente é. apenas faço alerta para os possíveis graves problemas que podem estar ocorrendo que se demorar muito para encontrar, vai aumentar as despesas para o conserto.

Boa sorte! Tomara que seja simples. Depois posta aí a solução. Serve de base para todos nós.
joao2808
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Fev 09, 2017 12:48 am
Nome: joao
Localização: Belém
Modelos Citroën: C3 picasso 1.6 16v 2012

Problemas na partida do citroen c3 picasso 2012

#5

Mensagem por joao2808 » Seg Jul 17, 2017 12:30 pm

ola, tudo bem...
eu fui a varios mecanicos e falaram que é a junta do cabeçote....
alguns me dão uma lista interminavel de peças para comprar... alguns falam que é necessario trocar a correia do carro....
enfim... como o carro está parado por um tempo...
eu queria saber quais são as peças que realmente devo trocar para nao ter que gastar mais do que preciso.
Agradecido
Responder