manutenção C3

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
aleadinolfi
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Qui Out 08, 2015 6:42 pm
Nome: Aleadinolfi
Localização: São José dos Campos
Modelos Citroën: C3 Origine 2013

manutenção C3

#1

Mensagem por aleadinolfi » Qui Dez 29, 2016 12:44 pm

Oi, pessoal, mais uma dúvida.

O C3 Origine 1.5 da minha esposa está para completar 60 mil km. Estou preparando uma revisão para ele.

Trocar velas (não sei quando foi trocada, pois comprei usado), correia Poli-V, correia dentada. Já troquei filtros há 10 mil km atrás, por isso vou esperar mais 10 mil pra trocá-los novamente.

Há algum outro item que seja bom trocar? Minha maior dúvida é se ao trocar a correia preciso trocar algo mais, como algum rolamento ou esticador.

Também não sei se limpeza de bicos ou TBI pode ser necessária. Ontem, por exemplo, levei meu Corolla com 211 mil km pra trocar óleo e pedi pra verem se precisava limpar a TBI, mas estava totalmente limpa, e isto porque foi a primeira vez que verifiquei, 150 mil km depois de comprar o carro. Como os carros pegam muita estrada, estão sempre com filtros em dia e só abastecem em posto de bandeira decente, provável que não precisem destas limpezas, concordam?

Abraço.


Alessandro Adinolfi
Na garagem hoje: C3 Origine 2012/2013 e Corolla Xei 2007/2008
Já estiveram lá: Fiat Punto ELX 1.4, Fit LX 1.4, Palio Fire e Palio EX
M.Xsara
Habilitado
Mensagens: 79
Registrado em: Qua Jul 27, 2016 12:01 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 Exc 16V

manutenção C3

#2

Mensagem por M.Xsara » Qui Dez 29, 2016 11:38 pm

Troque correia dentada e tensores também! Fica a seu critério, mas é aconselhável trocar filtro de óleo pois fica um pouco de óleo usado nele que não sai. Verifique filtro de ar do motor e da cabine também. É o que faço em meus carros. Do mais, acho que não é necessário. Veja se é necessária a troca das pastilhas de freio também. Se estiver precisando, evita a perda do disco ao trocá-las.
"Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" Romanos 8:28
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

manutenção C3

#3

Mensagem por Munhoz » Sex Dez 30, 2016 10:49 am

Se não trocou ainda, é bom trocar o fluído do sistema de arrefecimento. Ele envelhece e perde eficiência.
Um novo proporciona uma boa troca de calor e lubrificação da bomba d'água.

Sobre limpar a TBI, eu mesmo costumo fazer nos meus. Uso CAR-80, só tiro a mangueira e vou borrifando aos poucos.
Só precisa tomar um certo cuidado pra não jogar no eixo da borboleta e correr o risco de entrar produto em algum sensor ou no comando do acelerador eletrônico, dependendo do carro.

Como estão as palhetas dos vidros?
aleadinolfi
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Qui Out 08, 2015 6:42 pm
Nome: Aleadinolfi
Localização: São José dos Campos
Modelos Citroën: C3 Origine 2013

manutenção C3

#4

Mensagem por aleadinolfi » Ter Jan 10, 2017 7:56 pm

Beleza, pessoal, obrigado.

Vou trocar velas (vou por G-Power), correia Poli-V, correia dentada com rolamento e esticador e fluido de arrefecimento.

O fluido de freio troquei faz 1 mês. Filtros de óleo já troco sempre junto com o óleo. Filto de ar do motor e de cabine também troco periodicamente. As palhetas do limpador estão ainda boas.

Falou, abraço.
Alessandro Adinolfi
Na garagem hoje: C3 Origine 2012/2013 e Corolla Xei 2007/2008
Já estiveram lá: Fiat Punto ELX 1.4, Fit LX 1.4, Palio Fire e Palio EX
Responder