Problema simples de Bieleta ou Caixa de Direção?

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Dilton1510
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Jun 17, 2013 10:06 pm
Nome: Dilton

Problema simples de Bieleta ou Caixa de Direção?

#1

Mensagem por Dilton1510 » Qua Dez 07, 2016 11:22 pm

Gente estou com uma duvida: Meu c3 2011 está fazendo um barulho (tipo tec tec) ao virar o volante para qualquer um dos lados, tanto parado, como em manobras ou baixa velocidade, além de fazer um barulho muito alto, parecendo umas batidas, quando ando em rua com paralelepípedo (aqui na minha cidade tem algumas) ou quando passo em alguma lombada, parecendo que tem algo solto por baixo. Porém o volante não treme, não dá nenhum sinal de irregularidade em linha reta. Meu mecânico disse(sem suspender o carro, ao andar com ele) que há uma folga na caixa de direção e que teria que fazer a troca. Eu fiquei achando que era apenas bieleta, mas ele me deu logo esse relato e eu aceitei. O problema é que já vi vários relatos sobre ser esse simples problema de bieleta e, se for mesmo caixa de direção, dar uma usinada na peça que ficaria boa, e também li sobre mandar apertar o parafuso de ajuste que existe no meio da caixa (fica próximo do servo motor elétrico). Poderia levar noutro mecânico e ter um outro diagnóstico, se for o caso. Alguém já fez esse tipo de serviço? Se fez, resolveu o problema? Grato.

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk


Dilton1510
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Jun 17, 2013 10:06 pm
Nome: Dilton

Problema simples de Bieleta ou Caixa de Direção?

#2

Mensagem por Dilton1510 » Qua Dez 07, 2016 11:26 pm

Exatamente o mesmo barulho descrito neste vídeo ao girar o volante:
https://youtu.be/HU0ETkOt7Bs

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Problema simples de Bieleta ou Caixa de Direção?

#3

Mensagem por Miau » Qui Dez 08, 2016 8:06 am

entra nessa não.. pessoal adora condenar caixa de direção..

se tiver problema na caixa, você sente folga no volante principalmente com a direção alinhada..

isso ai tá com cara de ser coxim do amortecedor.. e possivelmente buchas da bandeja comidas já
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rafa.aun
Sem Habilitação
Mensagens: 23
Registrado em: Seg Mai 25, 2015 9:47 am
Nome: Rafael Aun
Localização: Ponta Grossa / PR
Modelos Citroën: XSARA PICASSO 2.0 16V AUTOMÁTICO 2006

Problema simples de Bieleta ou Caixa de Direção?

#4

Mensagem por rafa.aun » Qui Dez 08, 2016 9:06 am

Quando comprei meu Picasso a um ano e maio atrás, me fiz de tonto e levei em um centro automotivo para dar uma olhada na suspensão e no alinhamento. A primeira coisa que fizeram foi condenar a caixa de direção, mas que os demais componentes estavam em ordem. Era o que eu queria saber. Um erro (truque) comum é avaliar a caixa de direção com o veículo erguido. Com os braços desta em ângulo, qualquer folga axial aparece, mesmo que isso seja irrelevante para a segurança do conjunto.

Tempos atrás tinha um barulho na suspensão direita. O carro estava alinhado mas fazia mais ou menos barulhos que você relata. Dei uma olhada na bieleta e tinha folga. Gastei R$ 30 e meia hora de serviço. O vendedor da loja queria me empurrar as duas, antevendo um apocalipse. Fácil de trocar, levanta o carro, tira o pneu (e põe embaixo do lado erguido por segurança) e usa uma chave 17. Resolvido o problema. Agora é o outro lado que está começando a fazer barulho, quase seis meses depois. Esta manutenção não precisa alinhar.

Aliás, só por curiosidade e contra todos os preceitos da manutenção preventiva, depois de checado o alinhamento nunca mais o fiz (não tive que mexer com trocas de pivôs ou buchas). Coloquei dois pneus novos na frente e também não faço rodízio. O carro não puxa, está estável e o desgaste depois de 20.000 km está como deveria ser. Já me empurraram uma centenas de vezes o alinhamento, sempre nego. Enquanto não houver indícios de desgaste irregular ou sintomas de desalinhamento, fica do jeito que está.
Avatar do usuário
ruben.gusmão
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Sex Out 14, 2016 9:27 pm

Problema simples de Bieleta ou Caixa de Direção?

#5

Mensagem por ruben.gusmão » Qui Dez 08, 2016 4:37 pm

Pode ser o rolamento do coxim do amortecedor

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
Dilton1510
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Jun 17, 2013 10:06 pm
Nome: Dilton

Problema simples de Bieleta ou Caixa de Direção?

#6

Mensagem por Dilton1510 » Qui Dez 08, 2016 4:50 pm

Miau escreveu:entra nessa não.. pessoal adora condenar caixa de direção..

se tiver problema na caixa, você sente folga no volante principalmente com a direção alinhada..

isso ai tá com cara de ser coxim do amortecedor.. e possivelmente buchas da bandeja comidas já
Fiz a troca do coxim, início de Novembro. Aproveitei troquei bandejas e buchas tb, e o barulho persiste. Por incrível que pareça, não troquei as bieletas.

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
Dilton1510
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Jun 17, 2013 10:06 pm
Nome: Dilton

Problema simples de Bieleta ou Caixa de Direção?

#7

Mensagem por Dilton1510 » Sex Dez 09, 2016 8:17 pm

ruben.gusmão escreveu:Pode ser o rolamento do coxim do amortecedor

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
Vou passar essa opção para o mecânico tb.


Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
Dilton1510
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Jun 17, 2013 10:06 pm
Nome: Dilton

Problema simples de Bieleta ou Caixa de Direção?

#8

Mensagem por Dilton1510 » Sex Dez 09, 2016 8:21 pm

rafa.aun escreveu:Quando comprei meu Picasso a um ano e maio atrás, me fiz de tonto e levei em um centro automotivo para dar uma olhada na suspensão e no alinhamento. A primeira coisa que fizeram foi condenar a caixa de direção, mas que os demais componentes estavam em ordem. Era o que eu queria saber. Um erro (truque) comum é avaliar a caixa de direção com o veículo erguido. Com os braços desta em ângulo, qualquer folga axial aparece, mesmo que isso seja irrelevante para a segurança do conjunto.

Tempos atrás tinha um barulho na suspensão direita. O carro estava alinhado mas fazia mais ou menos barulhos que você relata. Dei uma olhada na bieleta e tinha folga. Gastei R$ 30 e meia hora de serviço. O vendedor da loja queria me empurrar as duas, antevendo um apocalipse. Fácil de trocar, levanta o carro, tira o pneu (e põe embaixo do lado erguido por segurança) e usa uma chave 17. Resolvido o problema. Agora é o outro lado que está começando a fazer barulho, quase seis meses depois. Esta manutenção não precisa alinhar.

Aliás, só por curiosidade e contra todos os preceitos da manutenção preventiva, depois de checado o alinhamento nunca mais o fiz (não tive que mexer com trocas de pivôs ou buchas). Coloquei dois pneus novos na frente e também não faço rodízio. O carro não puxa, está estável e o desgaste depois de 20.000 km está como deveria ser. Já me empurraram uma centenas de vezes o alinhamento, sempre nego. Enquanto não houver indícios de desgaste irregular ou sintomas de desalinhamento, fica do jeito que está.
Como já descrevi, tenho quase certeza que não é caixa de direção. Cada relato que vejo aqui fico ainda mais na certeza que é simples troca de bieleta. Olharei logo direito e esquerdo na próxima semana. Assim que arrumar, postarei o resultado aqui.

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
Dilton1510
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Jun 17, 2013 10:06 pm
Nome: Dilton

Problema simples de Bieleta ou Caixa de Direção?

#9

Mensagem por Dilton1510 » Ter Dez 27, 2016 10:36 pm

Turma, boa noite.
Troquei as bieletas e... O barulho continua, infelizmente. Amanhã olharei pivô, buchas e rolamento do coxim do amortecedor

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Problema simples de Bieleta ou Caixa de Direção?

#10

Mensagem por Munhoz » Qua Dez 28, 2016 10:04 am

Olha também os terminais de direção e as buchas da barra estabilizadora, são itens baratos.
Responder