Valores para alinhamento, cambagem e cáster do C3

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
aleadinolfi
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Qui Out 08, 2015 6:42 pm
Nome: Aleadinolfi
Localização: São José dos Campos
Modelos Citroën: C3 Origine 2013

Valores para alinhamento, cambagem e cáster do C3

#1

Mensagem por aleadinolfi » Qua Nov 09, 2016 2:14 pm

Boa tarde, pessoal.

Levei o carro de minha esposa ontem para trocar pneus e aproveitar pra fazer alinhamento. Os caras falaram que tinha de fazer também cambagem e cáster, só que além que não querer pagar a mais pra isso e não estar nem um pouco interessado em que pusessem um cyborg na suspensão pra estourar os rolamentos, também não tinha os valores corretos de geometria para poder ver se as especificações indicadas na máquina para a geometria da suspensão do C3 estavam corretas. Já aconteceu comigo do computador da loja indicar que a cambagem do meu Corolla estava errada e depois eu checar no manual que estava correta. Só que não achei estas informações no manual do C3.

O site http://wlmedeiros.blogspot.com.br/2016/ ... en-c3.html foi o único lugar na internet onde encontrei valores para a geometria de suspensão do C3 (convergência em mm, demais em graus), valores diferentes do que vi no computador ontem. A julgar por esses valores, a cambagem estaria correta. Será que estes valores estão corretos?

DIANTEIRA:
Converg.: +2,11 (+-) 0,99
Câmber : -1º06 (+-) 0º30
Cáster : +3º53 (+-) 0º30
KPI : +11,14 (+-) 0º30

TRASEIRA:
Converg.: -5,10 (+-) 1,10
Câmber : -2º08 (+-) 0º30

Abraço.


Alessandro Adinolfi
Na garagem hoje: C3 Origine 2012/2013 e Corolla Xei 2007/2008
Já estiveram lá: Fiat Punto ELX 1.4, Fit LX 1.4, Palio Fire e Palio EX
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Valores para alinhamento, cambagem e cáster do C3

#2

Mensagem por Munhoz » Qua Nov 09, 2016 2:50 pm

Fez certo em não mexer, só precisa fazer esse tipo de serviço quando tem uma pancada muito forte na suspensão e acaba entortanto amortecedor, braço oscilante ou manga de eixo. E ainda sim o correto é trocar essas peças e tudo voltar ao normal, se não voltar tem que fazer alinhamento técnico de chassi.

Sobre os valores, confira a página 365 do manual técnico: Manual Técnico Xsara Picasso, Xsara, C2, C3 e Berlingo 2004
Responder