C3 Origine - Indicação de consumo no CB

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
aleadinolfi
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Qui Out 08, 2015 6:42 pm
Nome: Aleadinolfi
Localização: São José dos Campos
Modelos Citroën: C3 Origine 2013

C3 Origine - Indicação de consumo no CB

#1

Mensagem por aleadinolfi » Ter Out 11, 2016 6:16 pm

Oi, pessoal, queria ver se alguém da lista observou o mesmo que eu...

No C3 da minha esposa, sendo sempre abastecido com etanol, pude perceber que a indicação de consumo médio no painel coincidia com a medição na bomba. Claro que havia alguma diferença, mas sempre dentro de uns 5%. Só que nas últimas vezes passei a usar gasolina e aí a discrepância entre o CB e a bomba está muito grande. Já aconteceu do CB marcar 16km/L e na bomba ter dado 14. Tenho visto discrepâncias acima de 15% e em postos diferentes. Há alguma razão para esta diferença só acontecer com gasolina?

Estou até pensando em voltar a usar etanol para ver se a medição volta ao normal.

A respeito, pude observar que com etanol o carro tem tido uma média histórica de aproximadamente 10.6 km/L, ao passo que com gasolina o consumo foi em torno de 14.2 km/L, medidos na bomba (se fosse considerar o CB, daria uns 15.8 km/L na gasolina). Se a forma como o motor do carro trabalha e nas nossas condições de uso (muita estrada) for realmente esta, o etanol passaria a valer a pena se estiver abaixo de 75% do preço da gasolina (e não os 70% usuais).

Abraço.


Alessandro Adinolfi
Na garagem hoje: C3 Origine 2012/2013 e Corolla Xei 2007/2008
Já estiveram lá: Fiat Punto ELX 1.4, Fit LX 1.4, Palio Fire e Palio EX
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

C3 Origine - Indicação de consumo no CB

#2

Mensagem por Munhoz » Ter Out 11, 2016 6:59 pm

Você zera o computador em todo abastecimento?
aleadinolfi
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Qui Out 08, 2015 6:42 pm
Nome: Aleadinolfi
Localização: São José dos Campos
Modelos Citroën: C3 Origine 2013

C3 Origine - Indicação de consumo no CB

#3

Mensagem por aleadinolfi » Qui Out 13, 2016 11:50 am

Bom dia, Munhoz.

Sem dúvida, a cada reabastecimento (costumo completar o tanque) eu seguro o botão na alavanca do limpador de para-brisa até traçar a média de consumo no CB.

Como disse, o consumo no CB estava batendo com o da bomba quando usava etanol, mas desde que passei a usar gasolina, não bate mais. Devo voltar para o etanol, que em SP às vezes vale a pena e vou ver se volta a coincidir.

Sempre controlei o consumo em uma tabela, uma espécie de diário de bordo de todos os carros que tive. Assim, pode até acontecer de dar uma discrepância em 1 abastecimento, mas a estatística converge nos seguintes. Nos outros carros que tive com CB, o consumo registrado no CB costumava ficar não mais que 5% diferente da bomba, mas pode ser que a medição de consumo no C3 seja imprecisa. No Fit, por exemplo, o CB era em média 2% mais otimista que na bomba, ao passo que no Punto o CB era em média, uns 5% mais pessimista. No C3, com gasolina, o consumo registrado está uns 15% mais otimista que o real, o que para mim não é preciso.

Abraço.
Alessandro Adinolfi
Na garagem hoje: C3 Origine 2012/2013 e Corolla Xei 2007/2008
Já estiveram lá: Fiat Punto ELX 1.4, Fit LX 1.4, Palio Fire e Palio EX
Responder