C3 Motor aquecendo em alta.
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- Nome: Saralee
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C3 Motor aquecendo em alta.
Boa tarde,
Estou tendo problema no c3 exclusive 1.6 16v ano 2009. Li vários artigos e assisti alguns vídeos mas ainda ficam muitas dúvidas.
Li sobre conectores com mal contato, li sobre problemas no motor da ventoinha, sobre canos entupidos enfim. Gostaria de saber a opinião de vocês.
O carro andou normalmente até pegar um engarrafamento. E aí começa a subir a temperatura rapidamente. A primeira vez aconteceu foi na sexta 08 de abril de 2016 no trânsito da av. bandeirantes. Simplesmente ferveu o carro. Esperei a temperatura baixar por completo, coloquei água e segui viagem. Com o carro andando e sem pegar engarrafamento, o medidor de temperatura acusava 3 paus (normal) mas tiveram algumas oscilações,entre 2 e 3.
O ar condicionado também não está como o normal. Ao acionar o a/c ele não gela como habitualmente e do nada para de condicionar o ar jogando apenas a ventilação.
Dúvida 1: foi feita troca do filtro de ar na quinta feira, 1 dia antes de acontecer o relato acima. Pode o mecânico ter esbarrado em algum conector e ter dado mal contato que não acione mais a ventoinha? É possível isso?
Dúvida 2: qual melhor procedimento para testar todos os componentes antes de realmente trocar alguma peça sem necessidade?
Obrigada!
Estou tendo problema no c3 exclusive 1.6 16v ano 2009. Li vários artigos e assisti alguns vídeos mas ainda ficam muitas dúvidas.
Li sobre conectores com mal contato, li sobre problemas no motor da ventoinha, sobre canos entupidos enfim. Gostaria de saber a opinião de vocês.
O carro andou normalmente até pegar um engarrafamento. E aí começa a subir a temperatura rapidamente. A primeira vez aconteceu foi na sexta 08 de abril de 2016 no trânsito da av. bandeirantes. Simplesmente ferveu o carro. Esperei a temperatura baixar por completo, coloquei água e segui viagem. Com o carro andando e sem pegar engarrafamento, o medidor de temperatura acusava 3 paus (normal) mas tiveram algumas oscilações,entre 2 e 3.
O ar condicionado também não está como o normal. Ao acionar o a/c ele não gela como habitualmente e do nada para de condicionar o ar jogando apenas a ventilação.
Dúvida 1: foi feita troca do filtro de ar na quinta feira, 1 dia antes de acontecer o relato acima. Pode o mecânico ter esbarrado em algum conector e ter dado mal contato que não acione mais a ventoinha? É possível isso?
Dúvida 2: qual melhor procedimento para testar todos os componentes antes de realmente trocar alguma peça sem necessidade?
Obrigada!
- rgdl
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- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
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Motor aquecendo em alta.
Veja esse tópico trata do Xsara Picasso e do C4 Picasso, então talvez não sejamos as melhores pessoas para te ajudar já que seu carro é um C3, mas no que pudermos vamos.
1 - Pode ser que sim ou pode apenas ter sido uma coincidência o problema ter surgido depois da troca do filtro de ar. O que realmente pode ter acontecido é a queima de algum fusível e sua ventoinha não estar funcionando.
Como nos carros da PSA (Citroën e Peugeot) o condensador do ar condicionado compartilha a mesma ventoinha do radiador, se ela não está funcionando corretamente ou há algum problema no sistema de arrefecimento, o ar também não vai funcionar. Isso é assim para garantira a integridade do sistema de ar condicionado.
2 - A melhor maneira de ver um defeito em carros de uso intenso de eletrônica, como é o caso dos carros da Citroën, é através de um scanner automotivo. Pode ter certeza que se for um erro eletrônico tipo falha queima de um fusível ou falha de um relê o erro vai estar lá.
Seu problema tem tudo para ser ou ventoinha não armando na baixa ou válvula termostática.
1 - Pode ser que sim ou pode apenas ter sido uma coincidência o problema ter surgido depois da troca do filtro de ar. O que realmente pode ter acontecido é a queima de algum fusível e sua ventoinha não estar funcionando.
Como nos carros da PSA (Citroën e Peugeot) o condensador do ar condicionado compartilha a mesma ventoinha do radiador, se ela não está funcionando corretamente ou há algum problema no sistema de arrefecimento, o ar também não vai funcionar. Isso é assim para garantira a integridade do sistema de ar condicionado.
2 - A melhor maneira de ver um defeito em carros de uso intenso de eletrônica, como é o caso dos carros da Citroën, é através de um scanner automotivo. Pode ter certeza que se for um erro eletrônico tipo falha queima de um fusível ou falha de um relê o erro vai estar lá.
Seu problema tem tudo para ser ou ventoinha não armando na baixa ou válvula termostática.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
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- Nome: Saralee
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Motor aquecendo em alta.
Rgdl, obrigada pelas informações. Irei mais preparada para falar com o mecânico.
Reportarem assim que resolver o problema.
Reportarem assim que resolver o problema.
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C3 Motor aquecendo em alta.
Olá !
O meu também está da mesma forma, ele já esquentou 2 vezes essa semana.
Quando ele esquenta o ar não funciona ou seja a ventoinha nao esta girando.
Quando o carro está normal o ar funciona completamente.
Dei uma olhada na internet tem gente falando que pode ser o modulo da ventoinha que custa 1400 reais :shock:
Estou até com medo de levar no mecanico :roll:
Para não aquecer eu estou andando toda hora com o ar condicionado ligado, pois somente assim ele não esquenta.
Fico no aguardo do seu retorno Saralee para ver oq pode ser ..
O meu também está da mesma forma, ele já esquentou 2 vezes essa semana.
Quando ele esquenta o ar não funciona ou seja a ventoinha nao esta girando.
Quando o carro está normal o ar funciona completamente.
Dei uma olhada na internet tem gente falando que pode ser o modulo da ventoinha que custa 1400 reais :shock:
Estou até com medo de levar no mecanico :roll:
Para não aquecer eu estou andando toda hora com o ar condicionado ligado, pois somente assim ele não esquenta.
Fico no aguardo do seu retorno Saralee para ver oq pode ser ..
- Miau
- Zumbi
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C3 Motor aquecendo em alta.
Olha.. não sei bem se andar com o ar ligado influencia em amenizar o problema..
E vou dar uma dica.. ignorar esse problema pode trazer um transtorno muito caro a curto prazo. Por que?
Varias podem ser as razões pra haver aquecimento:
1 - Válvula termostática travada fechada: Gravissimo! Ignorar esse problema pode facilmente queimar a junta e levar o cabeçote embora.
2 - Fluido de arrefecimento vazando ou vazio: Gravissimo! Certamente já queimou no mínimo a junta do cabeçote, pois quando você receber o aviso de temperatura, o sensor não tá mais medindo a temperatura do fluido(pois vazou), e sim do ar..
3 - Ventoinha não armando: Grave! A única coisa ajudando a arrefecer o fluido é o vento de quando o carro estiver em movimento, que não é suficiente. Se encarar um trânsito e der mole por alguns segundos em temperatura alta, lá se vai a junta do cabeçote.
Várias podem ser as causas pra não armar a ventoinha como: Resistência queimada, fusível maxi queimado, rele com defeito ou ventoinha com defeito. Descobrir é relativamente fácil, basta checar até onde a alimentação está chegando.
4 - Sistema entupido: Gravissimo! Seria o mesmo que estar com a válvula queimada. Geralmente isso ocorre por negligência do proprietário, que fica colocando água de torneira no reservatório.
5 - Sistema sujo: Médio!
Vamos lembrar que a função do sistema de arrefecimento não é somente resfriar o motor, na verdade é de regular a temperatura de trabalho.. que não pode estar nem abaixo nem acima do especificado.
Outro erro que sempre cometem é de abrir a tampa do reservatório com o carro morno ou quente.. isso detona o motor.. pois o sistema trabalha pressurizado e ao abrir a tampa, a pressão vaza na hora e isso faz com que ocorra uma elevação de temperatura abrupta em todo o sistema, podendo causar trincas dentro do bloco do motor.
E vou dar uma dica.. ignorar esse problema pode trazer um transtorno muito caro a curto prazo. Por que?
Varias podem ser as razões pra haver aquecimento:
1 - Válvula termostática travada fechada: Gravissimo! Ignorar esse problema pode facilmente queimar a junta e levar o cabeçote embora.
2 - Fluido de arrefecimento vazando ou vazio: Gravissimo! Certamente já queimou no mínimo a junta do cabeçote, pois quando você receber o aviso de temperatura, o sensor não tá mais medindo a temperatura do fluido(pois vazou), e sim do ar..
3 - Ventoinha não armando: Grave! A única coisa ajudando a arrefecer o fluido é o vento de quando o carro estiver em movimento, que não é suficiente. Se encarar um trânsito e der mole por alguns segundos em temperatura alta, lá se vai a junta do cabeçote.
Várias podem ser as causas pra não armar a ventoinha como: Resistência queimada, fusível maxi queimado, rele com defeito ou ventoinha com defeito. Descobrir é relativamente fácil, basta checar até onde a alimentação está chegando.
4 - Sistema entupido: Gravissimo! Seria o mesmo que estar com a válvula queimada. Geralmente isso ocorre por negligência do proprietário, que fica colocando água de torneira no reservatório.
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Vamos lembrar que a função do sistema de arrefecimento não é somente resfriar o motor, na verdade é de regular a temperatura de trabalho.. que não pode estar nem abaixo nem acima do especificado.
Outro erro que sempre cometem é de abrir a tampa do reservatório com o carro morno ou quente.. isso detona o motor.. pois o sistema trabalha pressurizado e ao abrir a tampa, a pressão vaza na hora e isso faz com que ocorra uma elevação de temperatura abrupta em todo o sistema, podendo causar trincas dentro do bloco do motor.
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C3 Motor aquecendo em alta.
Miau, Obrigado pela suas explicações ajudou bastante.Miau escreveu: Olha.. não sei bem se andar com o ar ligado influencia em amenizar o problema..
E vou dar uma dica.. ignorar esse problema pode trazer um transtorno muito caro a curto prazo. Por que?
Varias podem ser as razões pra haver aquecimento:
1 - Válvula termostática travada fechada: Gravissimo! Ignorar esse problema pode facilmente queimar a junta e levar o cabeçote embora.
2 - Fluido de arrefecimento vazando ou vazio: Gravissimo! Certamente já queimou no mínimo a junta do cabeçote, pois quando você receber o aviso de temperatura, o sensor não tá mais medindo a temperatura do fluido(pois vazou), e sim do ar..
3 - Ventoinha não armando: Grave! A única coisa ajudando a arrefecer o fluido é o vento de quando o carro estiver em movimento, que não é suficiente. Se encarar um trânsito e der mole por alguns segundos em temperatura alta, lá se vai a junta do cabeçote.
Várias podem ser as causas pra não armar a ventoinha como: Resistência queimada, fusível maxi queimado, rele com defeito ou ventoinha com defeito. Descobrir é relativamente fácil, basta checar até onde a alimentação está chegando.
4 - Sistema entupido: Gravissimo! Seria o mesmo que estar com a válvula queimada. Geralmente isso ocorre por negligência do proprietário, que fica colocando água de torneira no reservatório.
5 - Sistema sujo: Médio!
Vamos lembrar que a função do sistema de arrefecimento não é somente resfriar o motor, na verdade é de regular a temperatura de trabalho.. que não pode estar nem abaixo nem acima do especificado.
Outro erro que sempre cometem é de abrir a tampa do reservatório com o carro morno ou quente.. isso detona o motor.. pois o sistema trabalha pressurizado e ao abrir a tampa, a pressão vaza na hora e isso faz com que ocorra uma elevação de temperatura abrupta em todo o sistema, podendo causar trincas dentro do bloco do motor.
Acredito que o meu problema é a ventoinha que não esta armando mesmo, pois quando esquentou ela não ligou e o ar também não funcionou e ambos usam a mesma ventoinha.
Mas não é sempre, pois ontem mesmo eu andei bastante e não esquentou e quando desliguei o carro ela ligou logo em seguida. É um problema intermitente.
Estou andando com o ar ligado,pois a ventoinha do ar é a mesma do radiado e sendo assim ela está ativa por causa do ar, sempre que estou com o ar ligado o ponteiro de temperatura fica sempre na casa dos 2 ou 3, mas não esquenta.
Irei levar em um mecanico espero que seja simples de resolver
Obrigado pela ajuda
- Miau
- Zumbi
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no seu caso, realmente é esquisito a ventoinha armar um hora e outra não.
posso dizer que com o scanner lexia, é possível enviar comando para armar a ventoinha pra fins de teste. talvez o rele possa estar colando ou com dificuldade de armar.. talvez o fusivel maxi esteja derretido(como foi o meu caso) e por ai vai.
posso dizer que com o scanner lexia, é possível enviar comando para armar a ventoinha pra fins de teste. talvez o rele possa estar colando ou com dificuldade de armar.. talvez o fusivel maxi esteja derretido(como foi o meu caso) e por ai vai.
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- everson.amancio
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- Registrado em: Ter Abr 12, 2016 2:37 pm
C3 Motor aquecendo em alta.
Passo por um problema bem similar a esse. Tenho um C3 1.4 GLX ano/modelo 2007. Quando faço testes com o carro na garagem a ventoinha arma sempre que a temperatura tenta passar da terceira para a quarta barrinha do marcador. Quando o carro está em movimento a ventoinha não arma quando deveria....é como se existisse algum tipo de mal contato. É um defeito intermitente.
Outro problema estranho envolve o ar condicionado. Quando ligo o ar o compressor roda por uns 20, 25 segundos depois para. Isso ocorre mais dua vezes e aí o compressor não liga mais, e nesse momento o ar deixa de sair gelado, como se estivesse somente na ventilação. Outro detalhe é que quando ligo o ar a ventoinha do radiador não é acionada. Essa ventoinha não deveria ficar ligada direto enquanto o ar está ligado?
Outro problema estranho envolve o ar condicionado. Quando ligo o ar o compressor roda por uns 20, 25 segundos depois para. Isso ocorre mais dua vezes e aí o compressor não liga mais, e nesse momento o ar deixa de sair gelado, como se estivesse somente na ventilação. Outro detalhe é que quando ligo o ar a ventoinha do radiador não é acionada. Essa ventoinha não deveria ficar ligada direto enquanto o ar está ligado?
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- Registrado em: Ter Abr 12, 2016 8:26 am
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Olá Everson,everson.amancio escreveu: Passo por um problema bem similar a esse. Tenho um C3 1.4 GLX ano/modelo 2007. Quando faço testes com o carro na garagem a ventoinha arma sempre que a temperatura tenta passar da terceira para a quarta barrinha do marcador. Quando o carro está em movimento a ventoinha não arma quando deveria....é como se existisse algum tipo de mal contato. É um defeito intermitente.
Outro problema estranho envolve o ar condicionado. Quando ligo o ar o compressor roda por uns 20, 25 segundos depois para. Isso ocorre mais dua vezes e aí o compressor não liga mais, e nesse momento o ar deixa de sair gelado, como se estivesse somente na ventilação. Outro detalhe é que quando ligo o ar a ventoinha do radiador não é acionada. Essa ventoinha não deveria ficar ligada direto enquanto o ar está ligado?
Deveria ligar sim a ventoinha do radiador quando é ligado o ar, pois é a mesma para ambos.
No meu caso estou usando o ar ligado sempre que tenho que sair,pois a ventoinha do radiador fica ligada e o carro não esquenta.
- Miau
- Zumbi
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- Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
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Eu não sei esse carro. Mas o meu que é xsara picasso tem 2 estágios de velocidade da ventoinha. Um lento e outro rápido.
Se o c3 for assim também, então um do estágios ta ruim
Se o c3 for assim também, então um do estágios ta ruim
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- Miau
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olha.. achei algo interessante sobre o eletro-ventilador do C3
http://ccdob.com.br/forum/viewtopic.php?p=24903#p24903
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- jonatan.silva-fagundes
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- Registrado em: Sáb Mar 18, 2017 3:17 pm
C3 Motor aquecendo em alta.
Alguém conseguiu descobrir e resolver este problema intermitente da ventoinha?
O meu C3 2006 de vez em quando esquenta e nesse momento o ar não liga também. Igual aos dos comentários desse tópico.
Só ocorre de vez em quando.E para não ocorrer só se deixar o ar condicionado ligado direto...
- jonatan.silva-fagundes
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- Registrado em: Sáb Mar 18, 2017 3:17 pm
C3 Motor aquecendo em alta.
everson.amancio escreveu:Passo por um problema bem similar a esse. Tenho um C3 1.4 GLX ano/modelo 2007. Quando faço testes com o carro na garagem a ventoinha arma sempre que a temperatura tenta passar da terceira para a quarta barrinha do marcador. Quando o carro está em movimento a ventoinha não arma quando deveria....é como se existisse algum tipo de mal contato. É um defeito intermitente.
Outro problema estranho envolve o ar condicionado. Quando ligo o ar o compressor roda por uns 20, 25 segundos depois para. Isso ocorre mais dua vezes e aí o compressor não liga mais, e nesse momento o ar deixa de sair gelado, como se estivesse somente na ventilação. Outro detalhe é que quando ligo o ar a ventoinha do radiador não é acionada. Essa ventoinha não deveria ficar ligada direto enquanto o ar está ligado?
Conseguiu resolver everson.amancio?
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- Registrado em: Seg Abr 24, 2017 1:56 pm
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C3 Motor aquecendo em alta.
O meu c3 2007 acontecia a mesma coisa, levei para o mecânico e descobrimos que o problema era a ventoinha mesmo, tinha que troca-la, coloquei uma de 2ª linha no valor de 800,00, pois a original custa 1.400,00 e é difícil de encontrar, durou um pouco mais de um ano e voltou o mesmo problema, daí fiz uma adaptação com uma ventoinha universal sem precisar ter que mexer na parte da original, colocamos 2 relês alternativos de 1º e 2º estágio, um fusível, ligamos na ventoinha universal e ao compressor de ar condicionado, show, esta funcionando muito bem, tive apenas que trocar o relê de 2º estágio pois estava com problema, mas agora esta tudo beleza, pois agora posso trocar a ventoinha por um preço bem acessível, e só pra deixar claro sobre o funcionamento da ventoinha, ela funciona direto em 2º estágio, somente quando liga o ar, isso é normal.
Outra coisa tem que adaptar um cebolão na mangueira de sistema de arrefecimento, na casa de troca de radiadores eles fazem isso.
Outra coisa tem que adaptar um cebolão na mangueira de sistema de arrefecimento, na casa de troca de radiadores eles fazem isso.
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- Registrado em: Ter Mai 02, 2017 2:02 pm
- Modelos Citroën: Citröen C3 1.6 16V GLX
C3 Motor aquecendo em alta.
Tenho um C3 1.6 16V GLX.
Ontem estava na estrada e a temperatura subiu, percebi que na baixa rotação não subia, mas, quando chegava nos 3 mil giros a temperatura subia. Li em outros tópicos, que pode ser problema na ventoinha, só que no meu caso a ventoinha ligava normalmente. E também não teve nenhum vazamento.
Levei no mecânico hoje e está sendo trocada a Válvula Termostática e a carcaça.
Ontem estava na estrada e a temperatura subiu, percebi que na baixa rotação não subia, mas, quando chegava nos 3 mil giros a temperatura subia. Li em outros tópicos, que pode ser problema na ventoinha, só que no meu caso a ventoinha ligava normalmente. E também não teve nenhum vazamento.
Levei no mecânico hoje e está sendo trocada a Válvula Termostática e a carcaça.