C3 Motor aquecendo em alta.

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Saralee
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Abr 11, 2016 1:00 pm
Nome: Saralee
Modelos Citroën: C3 exclusive 1.6 16v 2009

C3 Motor aquecendo em alta.

#1

Mensagem por Saralee » Seg Abr 11, 2016 2:31 pm

Boa tarde,

Estou tendo problema no c3 exclusive 1.6 16v ano 2009. Li vários artigos e assisti alguns vídeos mas ainda ficam muitas dúvidas.
Li sobre conectores com mal contato, li sobre problemas no motor da ventoinha, sobre canos entupidos enfim. Gostaria de saber a opinião de vocês.

O carro andou normalmente até pegar um engarrafamento. E aí começa a subir a temperatura rapidamente. A primeira vez aconteceu foi na sexta 08 de abril de 2016 no trânsito da av. bandeirantes. Simplesmente ferveu o carro. Esperei a temperatura baixar por completo, coloquei água e segui viagem. Com o carro andando e sem pegar engarrafamento, o medidor de temperatura acusava 3 paus (normal) mas tiveram algumas oscilações,entre 2 e 3.
O ar condicionado também não está como o normal. Ao acionar o a/c ele não gela como habitualmente e do nada para de condicionar o ar jogando apenas a ventilação.

Dúvida 1: foi feita troca do filtro de ar na quinta feira, 1 dia antes de acontecer o relato acima. Pode o mecânico ter esbarrado em algum conector e ter dado mal contato que não acione mais a ventoinha? É possível isso?

Dúvida 2: qual melhor procedimento para testar todos os componentes antes de realmente trocar alguma peça sem necessidade?

Obrigada!


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Motor aquecendo em alta.

#2

Mensagem por rgdl » Seg Abr 11, 2016 3:33 pm

Veja esse tópico trata do Xsara Picasso e do C4 Picasso, então talvez não sejamos as melhores pessoas para te ajudar já que seu carro é um C3, mas no que pudermos vamos.

1 - Pode ser que sim ou pode apenas ter sido uma coincidência o problema ter surgido depois da troca do filtro de ar. O que realmente pode ter acontecido é a queima de algum fusível e sua ventoinha não estar funcionando.

Como nos carros da PSA (Citroën e Peugeot) o condensador do ar condicionado compartilha a mesma ventoinha do radiador, se ela não está funcionando corretamente ou há algum problema no sistema de arrefecimento, o ar também não vai funcionar. Isso é assim para garantira a integridade do sistema de ar condicionado.

2 - A melhor maneira de ver um defeito em carros de uso intenso de eletrônica, como é o caso dos carros da Citroën, é através de um scanner automotivo. Pode ter certeza que se for um erro eletrônico tipo falha queima de um fusível ou falha de um relê o erro vai estar lá.

Seu problema tem tudo para ser ou ventoinha não armando na baixa ou válvula termostática.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Saralee
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Abr 11, 2016 1:00 pm
Nome: Saralee
Modelos Citroën: C3 exclusive 1.6 16v 2009

Motor aquecendo em alta.

#3

Mensagem por Saralee » Seg Abr 11, 2016 5:49 pm

Rgdl, obrigada pelas informações. Irei mais preparada para falar com o mecânico.
Reportarem assim que resolver o problema.
feperez10
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Ter Abr 12, 2016 8:26 am
Nome: Fernando Perez
Modelos Citroën: Citroen C3 1.4 2005

C3 Motor aquecendo em alta.

#4

Mensagem por feperez10 » Ter Abr 12, 2016 8:51 am

Olá !

O meu também está da mesma forma, ele já esquentou 2 vezes essa semana.

Quando ele esquenta o ar não funciona ou seja a ventoinha nao esta girando.

Quando o carro está normal o ar funciona completamente.

Dei uma olhada na internet tem gente falando que pode ser o modulo da ventoinha que custa 1400 reais :shock:

Estou até com medo de levar no mecanico :roll:

Para não aquecer eu estou andando toda hora com o ar condicionado ligado, pois somente assim ele não esquenta.

Fico no aguardo do seu retorno Saralee para ver oq pode ser ..
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

C3 Motor aquecendo em alta.

#5

Mensagem por Miau » Ter Abr 12, 2016 9:08 am

Olha.. não sei bem se andar com o ar ligado influencia em amenizar o problema..

E vou dar uma dica.. ignorar esse problema pode trazer um transtorno muito caro a curto prazo. Por que?

Varias podem ser as razões pra haver aquecimento:

1 - Válvula termostática travada fechada: Gravissimo! Ignorar esse problema pode facilmente queimar a junta e levar o cabeçote embora.

2 - Fluido de arrefecimento vazando ou vazio: Gravissimo! Certamente já queimou no mínimo a junta do cabeçote, pois quando você receber o aviso de temperatura, o sensor não tá mais medindo a temperatura do fluido(pois vazou), e sim do ar..

3 - Ventoinha não armando: Grave! A única coisa ajudando a arrefecer o fluido é o vento de quando o carro estiver em movimento, que não é suficiente. Se encarar um trânsito e der mole por alguns segundos em temperatura alta, lá se vai a junta do cabeçote.

Várias podem ser as causas pra não armar a ventoinha como: Resistência queimada, fusível maxi queimado, rele com defeito ou ventoinha com defeito. Descobrir é relativamente fácil, basta checar até onde a alimentação está chegando.

4 - Sistema entupido: Gravissimo! Seria o mesmo que estar com a válvula queimada. Geralmente isso ocorre por negligência do proprietário, que fica colocando água de torneira no reservatório.

5 - Sistema sujo: Médio!

Vamos lembrar que a função do sistema de arrefecimento não é somente resfriar o motor, na verdade é de regular a temperatura de trabalho.. que não pode estar nem abaixo nem acima do especificado.

Outro erro que sempre cometem é de abrir a tampa do reservatório com o carro morno ou quente.. isso detona o motor.. pois o sistema trabalha pressurizado e ao abrir a tampa, a pressão vaza na hora e isso faz com que ocorra uma elevação de temperatura abrupta em todo o sistema, podendo causar trincas dentro do bloco do motor.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
feperez10
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Ter Abr 12, 2016 8:26 am
Nome: Fernando Perez
Modelos Citroën: Citroen C3 1.4 2005

C3 Motor aquecendo em alta.

#6

Mensagem por feperez10 » Ter Abr 12, 2016 11:33 am

Miau escreveu: Olha.. não sei bem se andar com o ar ligado influencia em amenizar o problema..

E vou dar uma dica.. ignorar esse problema pode trazer um transtorno muito caro a curto prazo. Por que?

Varias podem ser as razões pra haver aquecimento:

1 - Válvula termostática travada fechada: Gravissimo! Ignorar esse problema pode facilmente queimar a junta e levar o cabeçote embora.

2 - Fluido de arrefecimento vazando ou vazio: Gravissimo! Certamente já queimou no mínimo a junta do cabeçote, pois quando você receber o aviso de temperatura, o sensor não tá mais medindo a temperatura do fluido(pois vazou), e sim do ar..

3 - Ventoinha não armando: Grave! A única coisa ajudando a arrefecer o fluido é o vento de quando o carro estiver em movimento, que não é suficiente. Se encarar um trânsito e der mole por alguns segundos em temperatura alta, lá se vai a junta do cabeçote.

Várias podem ser as causas pra não armar a ventoinha como: Resistência queimada, fusível maxi queimado, rele com defeito ou ventoinha com defeito. Descobrir é relativamente fácil, basta checar até onde a alimentação está chegando.

4 - Sistema entupido: Gravissimo! Seria o mesmo que estar com a válvula queimada. Geralmente isso ocorre por negligência do proprietário, que fica colocando água de torneira no reservatório.

5 - Sistema sujo: Médio!

Vamos lembrar que a função do sistema de arrefecimento não é somente resfriar o motor, na verdade é de regular a temperatura de trabalho.. que não pode estar nem abaixo nem acima do especificado.

Outro erro que sempre cometem é de abrir a tampa do reservatório com o carro morno ou quente.. isso detona o motor.. pois o sistema trabalha pressurizado e ao abrir a tampa, a pressão vaza na hora e isso faz com que ocorra uma elevação de temperatura abrupta em todo o sistema, podendo causar trincas dentro do bloco do motor.
Miau, Obrigado pela suas explicações ajudou bastante.

Acredito que o meu problema é a ventoinha que não esta armando mesmo, pois quando esquentou ela não ligou e o ar também não funcionou e ambos usam a mesma ventoinha.

Mas não é sempre, pois ontem mesmo eu andei bastante e não esquentou e quando desliguei o carro ela ligou logo em seguida. É um problema intermitente.

Estou andando com o ar ligado,pois a ventoinha do ar é a mesma do radiado e sendo assim ela está ativa por causa do ar, sempre que estou com o ar ligado o ponteiro de temperatura fica sempre na casa dos 2 ou 3, mas não esquenta.

Irei levar em um mecanico espero que seja simples de resolver

Obrigado pela ajuda
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

C3 Motor aquecendo em alta.

#7

Mensagem por Miau » Ter Abr 12, 2016 11:39 am

no seu caso, realmente é esquisito a ventoinha armar um hora e outra não.

posso dizer que com o scanner lexia, é possível enviar comando para armar a ventoinha pra fins de teste. talvez o rele possa estar colando ou com dificuldade de armar.. talvez o fusivel maxi esteja derretido(como foi o meu caso) e por ai vai.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
everson.amancio
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Abr 12, 2016 2:37 pm

C3 Motor aquecendo em alta.

#8

Mensagem por everson.amancio » Ter Abr 12, 2016 2:54 pm

Passo por um problema bem similar a esse. Tenho um C3 1.4 GLX ano/modelo 2007. Quando faço testes com o carro na garagem a ventoinha arma sempre que a temperatura tenta passar da terceira para a quarta barrinha do marcador. Quando o carro está em movimento a ventoinha não arma quando deveria....é como se existisse algum tipo de mal contato. É um defeito intermitente.
Outro problema estranho envolve o ar condicionado. Quando ligo o ar o compressor roda por uns 20, 25 segundos depois para. Isso ocorre mais dua vezes e aí o compressor não liga mais, e nesse momento o ar deixa de sair gelado, como se estivesse somente na ventilação. Outro detalhe é que quando ligo o ar a ventoinha do radiador não é acionada. Essa ventoinha não deveria ficar ligada direto enquanto o ar está ligado?
feperez10
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Ter Abr 12, 2016 8:26 am
Nome: Fernando Perez
Modelos Citroën: Citroen C3 1.4 2005

C3 Motor aquecendo em alta.

#9

Mensagem por feperez10 » Ter Abr 12, 2016 3:09 pm

everson.amancio escreveu: Passo por um problema bem similar a esse. Tenho um C3 1.4 GLX ano/modelo 2007. Quando faço testes com o carro na garagem a ventoinha arma sempre que a temperatura tenta passar da terceira para a quarta barrinha do marcador. Quando o carro está em movimento a ventoinha não arma quando deveria....é como se existisse algum tipo de mal contato. É um defeito intermitente.
Outro problema estranho envolve o ar condicionado. Quando ligo o ar o compressor roda por uns 20, 25 segundos depois para. Isso ocorre mais dua vezes e aí o compressor não liga mais, e nesse momento o ar deixa de sair gelado, como se estivesse somente na ventilação. Outro detalhe é que quando ligo o ar a ventoinha do radiador não é acionada. Essa ventoinha não deveria ficar ligada direto enquanto o ar está ligado?
Olá Everson,

Deveria ligar sim a ventoinha do radiador quando é ligado o ar, pois é a mesma para ambos.

No meu caso estou usando o ar ligado sempre que tenho que sair,pois a ventoinha do radiador fica ligada e o carro não esquenta.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

C3 Motor aquecendo em alta.

#10

Mensagem por Miau » Ter Abr 12, 2016 3:56 pm

Eu não sei esse carro. Mas o meu que é xsara picasso tem 2 estágios de velocidade da ventoinha. Um lento e outro rápido.

Se o c3 for assim também, então um do estágios ta ruim
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

C3 Motor aquecendo em alta.

#11

Mensagem por Miau » Ter Abr 12, 2016 7:32 pm

olha.. achei algo interessante sobre o eletro-ventilador do C3

http://ccdob.com.br/forum/viewtopic.php?p=24903#p24903
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
jonatan.silva-fagundes
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb Mar 18, 2017 3:17 pm

C3 Motor aquecendo em alta.

#12

Mensagem por jonatan.silva-fagundes » Seg Mar 20, 2017 11:45 am

feperez10 escreveu: esquentou 2 vezes essa s
Alguém conseguiu descobrir e resolver este problema intermitente da ventoinha?
O meu C3 2006 de vez em quando esquenta e nesse momento o ar não liga também. Igual aos dos comentários desse tópico.

Só ocorre de vez em quando.E para não ocorrer só se deixar o ar condicionado ligado direto...
Avatar do usuário
jonatan.silva-fagundes
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb Mar 18, 2017 3:17 pm

C3 Motor aquecendo em alta.

#13

Mensagem por jonatan.silva-fagundes » Seg Mar 20, 2017 11:50 am

everson.amancio escreveu:Passo por um problema bem similar a esse. Tenho um C3 1.4 GLX ano/modelo 2007. Quando faço testes com o carro na garagem a ventoinha arma sempre que a temperatura tenta passar da terceira para a quarta barrinha do marcador. Quando o carro está em movimento a ventoinha não arma quando deveria....é como se existisse algum tipo de mal contato. É um defeito intermitente.
Outro problema estranho envolve o ar condicionado. Quando ligo o ar o compressor roda por uns 20, 25 segundos depois para. Isso ocorre mais dua vezes e aí o compressor não liga mais, e nesse momento o ar deixa de sair gelado, como se estivesse somente na ventilação. Outro detalhe é que quando ligo o ar a ventoinha do radiador não é acionada. Essa ventoinha não deveria ficar ligada direto enquanto o ar está ligado?

Conseguiu resolver everson.amancio?
wpirralho
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Abr 24, 2017 1:56 pm
Modelos Citroën: tô a pé!

C3 Motor aquecendo em alta.

#14

Mensagem por wpirralho » Seg Abr 24, 2017 2:21 pm

O meu c3 2007 acontecia a mesma coisa, levei para o mecânico e descobrimos que o problema era a ventoinha mesmo, tinha que troca-la, coloquei uma de 2ª linha no valor de 800,00, pois a original custa 1.400,00 e é difícil de encontrar, durou um pouco mais de um ano e voltou o mesmo problema, daí fiz uma adaptação com uma ventoinha universal sem precisar ter que mexer na parte da original, colocamos 2 relês alternativos de 1º e 2º estágio, um fusível, ligamos na ventoinha universal e ao compressor de ar condicionado, show, esta funcionando muito bem, tive apenas que trocar o relê de 2º estágio pois estava com problema, mas agora esta tudo beleza, pois agora posso trocar a ventoinha por um preço bem acessível, e só pra deixar claro sobre o funcionamento da ventoinha, ela funciona direto em 2º estágio, somente quando liga o ar, isso é normal.
Outra coisa tem que adaptar um cebolão na mangueira de sistema de arrefecimento, na casa de troca de radiadores eles fazem isso.
Thiaguinho
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Mai 02, 2017 2:02 pm
Modelos Citroën: Citröen C3 1.6 16V GLX

C3 Motor aquecendo em alta.

#15

Mensagem por Thiaguinho » Ter Mai 02, 2017 2:13 pm

Tenho um C3 1.6 16V GLX.
Ontem estava na estrada e a temperatura subiu, percebi que na baixa rotação não subia, mas, quando chegava nos 3 mil giros a temperatura subia. Li em outros tópicos, que pode ser problema na ventoinha, só que no meu caso a ventoinha ligava normalmente. E também não teve nenhum vazamento.
Levei no mecânico hoje e está sendo trocada a Válvula Termostática e a carcaça.
Responder