Óleo na água

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
André Luiz de Paula Souza
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Nov 26, 2015 1:26 pm
Nome: ANDRELPS

Óleo na água

#1

Mensagem por André Luiz de Paula Souza » Sex Nov 27, 2015 9:56 am

Bom dia pessoal, possuo um C3 1.4 FLEX manual, recentemente o motor da ventoinha do radiador deu problema mas não chegou a ferver, porém agora está misturando óleo da água, sendo possível notar esta mistura somente no reservatório de água, pois no restante continua normal!

Dúvida : Há necessidade de plainar o cabeçote neste caso, ou só trocar a Junta?? ou se alguém já teve este mesmo problema se é problema com Junta de Cabeçote ou outro lugar que passe óleo para água!!!

Obrigado.


giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Óleo na água

#2

Mensagem por giovane s » Ter Jun 08, 2021 6:14 pm

Estou com o mesmo problema.
C3 1.4 Flex recém adquirido com quase 140k km.
Parece que estava passando óleo para água na carcaça da válvula termostática, limpei o reservatório e reutilizei o mesmo líquido de arrefecimento para observar se tem outro ponto de contaminação. Depois de uns 40 km o líquido de arrefecimento baixou pro mínimo e ficou manchado de "leite condensado entre a marca de max e min (menos do que anteriormente) e depois de andar uns 10 km em outro dia a mancha praticamente desapareceu.
Completei até o máx e surgiu a dúvida, troco a junta do cabeçote ou não?
Para aumentar a dúvida a junta não é original, é de chapa metálica.
Carolinrocha
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Mai 12, 2021 7:17 pm
Nome: Carolina Rocha
Localização: Joinville SC
Modelos Citroën: C3 GLX 1.4 Flex 2007

Re: Óleo na água

#3

Mensagem por Carolinrocha » Qui Jun 10, 2021 1:24 pm

Olá.

Vai precisar fazer a retífica do cabeçote e trocar as juntas.
Tive esse problema no ano passado.

No meu caso, o problema era a ventoinha que não desligou e deixou o motor esquentar.

Abcs.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Óleo na água

#4

Mensagem por giovane s » Qui Jun 10, 2021 7:09 pm

Carolinrocha escreveu:
Qui Jun 10, 2021 1:24 pm
Olá.

Vai precisar fazer a retífica do cabeçote e trocar as juntas.
Tive esse problema no ano passado.

No meu caso, o problema era a ventoinha que não desligou e deixou o motor esquentar.

Abcs.
Retificou somente o cabeçote, não houve empeno no bloco?
Foi instalada junta de cabeçote metálica ou de fibra? Ficou bom o reparo?
gilsonviana
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qui Jun 17, 2021 8:57 am
Modelos Citroën: C3 Picasso 2012 Automatico

Re: Óleo na água

#5

Mensagem por gilsonviana » Qui Jun 17, 2021 6:22 pm

Tenho um C3 Picasso 2012 Automático com 100k km e acabei de fazer esse serviço. Tive que trocar as juntas do cabeçote e retificar também. O nível de agua estava abaixando. Me custou aproximadamente R$1.700.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Óleo na água

#6

Mensagem por giovane s » Qui Jun 17, 2021 6:53 pm

gilsonviana escreveu:
Qui Jun 17, 2021 6:22 pm
Tenho um C3 Picasso 2012 Automático com 100k km e acabei de fazer esse serviço. Tive que trocar as juntas do cabeçote e retificar também. O nível de agua estava abaixando. Me custou aproximadamente R$1.700.
Baixava quanto o nível de arrefecimento?
No caso parece não ter consumo do fluído de arrefecimento após a troca da junta da carcaça da válvula termostática.
gilsonviana
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qui Jun 17, 2021 8:57 am
Modelos Citroën: C3 Picasso 2012 Automatico

Re: Óleo na água

#7

Mensagem por gilsonviana » Qui Jun 17, 2021 7:24 pm

giovane s escreveu:
Qui Jun 17, 2021 6:53 pm
gilsonviana escreveu:
Qui Jun 17, 2021 6:22 pm
Tenho um C3 Picasso 2012 Automático com 100k km e acabei de fazer esse serviço. Tive que trocar as juntas do cabeçote e retificar também. O nível de agua estava abaixando. Me custou aproximadamente R$1.700.
Baixava quanto o nível de arrefecimento?
No caso parece não ter consumo do fluído de arrefecimento após a troca da junta da carcaça da válvula termostática.
Abaixava uns 200ml durante a semana.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Óleo na água

#8

Mensagem por giovane s » Qua Jun 23, 2021 5:51 pm

gilsonviana escreveu:
Qui Jun 17, 2021 7:24 pm
giovane s escreveu:
Qui Jun 17, 2021 6:53 pm
gilsonviana escreveu:
Qui Jun 17, 2021 6:22 pm
Tenho um C3 Picasso 2012 Automático com 100k km e acabei de fazer esse serviço. Tive que trocar as juntas do cabeçote e retificar também. O nível de agua estava abaixando. Me custou aproximadamente R$1.700.
Baixava quanto o nível de arrefecimento?
No caso parece não ter consumo do fluído de arrefecimento após a troca da junta da carcaça da válvula termostática.
Abaixava uns 200ml durante a semana.
Mesmo com vazamento na flange da bomba de água e em dois pontos da carcaça da válvula termostática não baixa isto.
O óleo no reservatório está quase desaparecendo.
A carcaça da válvula termostática de plástico estava instalada com a junta da carcaça da válvula termostática de alumínio da marca Valclei e um monte de silicone.
Instalei as 2 juntas para a carcaça de plástico que vem em um kit de juntas para cabeçote da marca Bastos, me pareceu melhor do que a junta única.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Óleo na água

#9

Mensagem por giovane s » Seg Jul 26, 2021 4:05 pm

giovane s escreveu:
Qua Jun 23, 2021 5:51 pm
gilsonviana escreveu:
Qui Jun 17, 2021 7:24 pm
giovane s escreveu:
Qui Jun 17, 2021 6:53 pm
gilsonviana escreveu:
Qui Jun 17, 2021 6:22 pm
Tenho um C3 Picasso 2012 Automático com 100k km e acabei de fazer esse serviço. Tive que trocar as juntas do cabeçote e retificar também. O nível de agua estava abaixando. Me custou aproximadamente R$1.700.
Baixava quanto o nível de arrefecimento?
No caso parece não ter consumo do fluído de arrefecimento após a troca da junta da carcaça da válvula termostática.
Abaixava uns 200ml durante a semana.
Mesmo com vazamento na flange da bomba de água e em dois pontos da carcaça da válvula termostática não baixa isto.
O óleo no reservatório está quase desaparecendo.
A carcaça da válvula termostática de plástico estava instalada com a junta da carcaça da válvula termostática de alumínio da marca Valclei e um monte de silicone.
Instalei as 2 juntas para a carcaça de plástico que vem em um kit de juntas para cabeçote da marca Bastos, me pareceu melhor do que a junta única.
Realmente era a carcaça da válvula termostática. Limpei o reservatório e não voltou a aparecer óleo, rodei 1500km.
As 2 juntas não deram muito certo. Ficou um pequeno vazamento possivelmente por terem arranhado a face do cabeçote.
Estas 2 juntas são para outra carcaça de alumínio. A carcaça de plástico sai de fabrica colada.
Responder