olha aí suas frangas francesas, pedi socorro e ninguém se prestou a ajudar-me.
pois bem, meu C3 estava aquecendo muito, a temperatura subia abruptamente, o defeito é crônico,
o eletroventilador (ventoinha) é ELETRÔNICA, isso mesmo, ela tem um módulo eletrônico acoplado ao motor e custa a bagatela de R$1.200,00 mais mão-de-obra para a substiuição. descobri que trata-se de um componente eletrônico muito problemático (queima facilmente).
este veículo tem uma central (BSI) localizada sob o painel de instrumentos que comanda tudo: rádio, travamento das portas etc. tem uma central especifica para o air bag (sob o console e alavanca de marchas), outra central do ABS (em alguns veículos dotados do dispositivo), tem uma central da injeção (localizado ao lado da bateria, no vão do motor) e a central PROBLEMATICA do eletroventilador, acoplado ao mesmo.
A SOLUÇÃO É A SUGUINTE:
RETIRA-SE O MOTOR DO ELETROVENTILADOR, (TRÊS PARAFUSOS), ABRE-SE O MESMO PELA PARTE DE TRAS ROMPENDO OS LACRES METÁLICOS (DEPOIS É SÓ ENCAIXÁ-LOS NOVAMENTE E PRENDÊ-LOS COM ALICATE) SOLDA-SE (NAS ESCOVAS) OS FIOS POSITIVO E NEGATIVO (CUIDADO PARA O MOTOR NÃO RODAR NO SENTIDO INVERSO), AH!! DÁ PARA APROVEITAR OS CABOS MAIS GROSSOS DE ALIMENTAÇÃO DO MOTOR. OS CABOS MAIS FINOS PODEM SER ISOLADOS (JÁ PERDERAM A FUNÇÃO QUANDO SOLDOU-SE A ALIMENTAÇÃO DIRETO NAS ESCOVAS) ALÉM DO MAIS OS DOIS MAIS FINOS A QUE ME REFIRO SERVEM PARA "INFORMAR A TEMPERATURA" PARA A CENTRAL DO MOTOR DO ELETROVENTILADOR.
SEGUNDO PASSO: COLOCA-SE AQUELE "T" NA MANGUEIRA DO RADIADOR (QUE USAVAMSO NO TEMPRA E A PROPRIA FIAT RESOLVEU COPIAR) COLOCA-SE UM CEBOLÃO DE PPALIO (TRÊS PLUGS) E OS DEVIDOS RELÉS E FUSIVEIS, (TRÊS RELÉS E TRÊS FUSIVEIS) COLOCA-SE TAMBÉM AQUELA RESISTÊNCIA DO PALIO (BASTA INSTALÁ-LA NA CARCAÇA DE PLASTICO DA VENTOINHA, EM UM CANTINHO). LEMBR´-SE A VENTOINHA TEM QUE ARMAR MESMO COM O CARRO DESLIGADO.
ESTOU ÀS ÓRDENS
MARCELO (31) 86366711
c3 aquecendo
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 7
- Registrado em: Ter Jan 23, 2018 11:18 pm
- Nome: bruno cesar trigueir
- Localização: belo horizonte/mg
- Modelos Citroën: c3 1.4
c3 aquecendo
Amigo , vc está por aqui ainda??
- paulo.silva
- Habilitado
- Mensagens: 147
- Registrado em: Qui Abr 21, 2016 1:51 am
- Nome: paulo
- Localização: ararangua
- Modelos Citroën: c5 exc 3.0 v6 ano 02 mod 03 a3 turbo ano 99
- Contato:
c3 aquecendo
kk boa!! As vezes demora as respostas e também as nao temos!! Mas é isso cada carro tem sua história nao sabia desse modulo, o que tem e uma bobina pra ajudar a diminuir a amperagem e um capacitor para evitar ruidos esse capacitor pode entrar em curto e parar a ventuinha,,,, estamos sempre aprendendo!!!!
- Kako-CFR
- Sem Habilitação
- Mensagens: 33
- Registrado em: Sáb Dez 22, 2018 12:55 pm
- Nome: Cesar
- Localização: São Paulo
- Modelos Citroën: C3 ExcL 1.4 FleX 8V 2011/2012
piteia escreveu:olha aí suas frangas francesas, pedi socorro e ninguém se prestou a ajudar-me.
pois bem, meu C3 estava aquecendo muito, a temperatura subia abruptamente, o defeito é crônico,
o eletroventilador (ventoinha) é ELETRÔNICA, isso mesmo, ela tem um módulo eletrônico acoplado ao motor e custa a bagatela de R$1.200,00 mais mão-de-obra para a substiuição. descobri que trata-se de um componente eletrônico muito problemático (queima facilmente).
este veículo tem uma central (BSI) localizada sob o painel de instrumentos que comanda tudo: rádio, travamento das portas etc. tem uma central especifica para o air bag (sob o console e alavanca de marchas), outra central do ABS (em alguns veículos dotados do dispositivo), tem uma central da injeção (localizado ao lado da bateria, no vão do motor) e a central PROBLEMATICA do eletroventilador, acoplado ao mesmo.
A SOLUÇÃO É A SUGUINTE:
RETIRA-SE O MOTOR DO ELETROVENTILADOR, (TRÊS PARAFUSOS), ABRE-SE O MESMO PELA PARTE DE TRAS ROMPENDO OS LACRES METÁLICOS (DEPOIS É SÓ ENCAIXÁ-LOS NOVAMENTE E PRENDÊ-LOS COM ALICATE) SOLDA-SE (NAS ESCOVAS) OS FIOS POSITIVO E NEGATIVO (CUIDADO PARA O MOTOR NÃO RODAR NO SENTIDO INVERSO), AH!! DÁ PARA APROVEITAR OS CABOS MAIS GROSSOS DE ALIMENTAÇÃO DO MOTOR. OS CABOS MAIS FINOS PODEM SER ISOLADOS (JÁ PERDERAM A FUNÇÃO QUANDO SOLDOU-SE A ALIMENTAÇÃO DIRETO NAS ESCOVAS) ALÉM DO MAIS OS DOIS MAIS FINOS A QUE ME REFIRO SERVEM PARA "INFORMAR A TEMPERATURA" PARA A CENTRAL DO MOTOR DO ELETROVENTILADOR.
SEGUNDO PASSO: COLOCA-SE AQUELE "T" NA MANGUEIRA DO RADIADOR (QUE USAVAMSO NO TEMPRA E A PROPRIA FIAT RESOLVEU COPIAR) COLOCA-SE UM CEBOLÃO DE PPALIO (TRÊS PLUGS) E OS DEVIDOS RELÉS E FUSIVEIS, (TRÊS RELÉS E TRÊS FUSIVEIS) COLOCA-SE TAMBÉM AQUELA RESISTÊNCIA DO PALIO (BASTA INSTALÁ-LA NA CARCAÇA DE PLASTICO DA VENTOINHA, EM UM CANTINHO). LEMBR´-SE A VENTOINHA TEM QUE ARMAR MESMO COM O CARRO DESLIGADO.
ESTOU ÀS ÓRDENS
MARCELO (31) 86366711
Hoje sou Eu. Amanhã poderá ser Você
Não tiro Dúvidas por Mensagem Privada, e-Mail, etc
ESPALHE CONHECIMENTO! Como? USE O FÓRUM !
MP, e-Mail e etc, SÓ AJUDA 1 PESSOA...
"Aqui Recebo, Aqui Transmito"
Não tiro Dúvidas por Mensagem Privada, e-Mail, etc
ESPALHE CONHECIMENTO! Como? USE O FÓRUM !
MP, e-Mail e etc, SÓ AJUDA 1 PESSOA...
"Aqui Recebo, Aqui Transmito"