SOS . Nivel de combustivel no tanque com leitura errada...

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
amalucado
Habilitado
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Set 10, 2012 3:47 pm
Nome: amalucado
Localização: São Martinho do Porto - Portugal

#1

Mensagem por amalucado » Sáb Mai 24, 2014 8:34 pm

Saudações cordiais a todos no forum.

Estou com um problema com o medidor\totalizador da quantidade de combustivel no meu Citroen .

Apesar de se tratar de um Citroen C3 , qualquer um pode dar o seu palpite ou explicação , visto ser algo "comum " a todos os automóveis .

Em termos mecânico - eléctricos dirsse-ia que " é tudo a mesma coisa " -_-


Cá vai disto :

O leitor apresenta a quantidade existente através de 6 LEDs no quadrante . Sim , podia ser com um ponteiro , mas a Citroen assim decidiu :icon_smile_8ball:

Já anteriormente me queixei do mau funcionamento aqui :

<a href="index.php?showtopic=3874&st=40" target="_blank">O frigorifico do Amalucado</a>


Tendo atestado o depósito ( para tirar média de consumo ) o pópó sómente acendeu 3 LEDs , mesmo a ver-se a espuma no tubo de acesso ...

Mau . Deveria acender 6 LEDs . Tanque cheio . Julguei que estava avariado ...


Mais tarde, deixei o tanque chegar á reserva , meti as mãos á obra ...

Imagem

... e fui tentar investigar ...

Imagem

Imagem

Acabei por não conseguir abrir o tanque e ver o sensor ... Imagem

Estava muito apertado e eu não tinha a chave especial de manobra ...

Fui atestar novamente...

Surpresa... :65322:

E o bólide curou-se sózinho . Regenerou-se ... :icon_smile_approve:

Aparentemente tudo tinha ficado bem...

Fui buscar o meu pai ao Hospital , foi operado ao coração ( bypass cardiaco ) e ao passar a Ponte 25 de Abril ficou só com 1 LED e acendeu a reserva...

Tirei logo foto com o telemóvel . Imagem

( Convém que eu sou um bocado distraido e depois esqueço-me quantos quilómetros fiz em reserva jalevas jalevas jalevas )

Andei a seguir 10 quilómetros e fiquei na dúvida :

... como eu não sei o valor da reserva , sei apenas que a capacidade são 42 litros . Já anteriormente inquiri a Citroen para saber as equivalências de quantos litros por LED , mas nada ... deve ser um segredo de estado ... :978798: :978798:

Ora bem . Antes de passar o rio e para fugir á fila de transito na Avenida da Ponte , meti 5 litros de gasóleo na estação de serviço da Avenida de Ceuta.

Não aconteceu nada .

Não apagou a reserva , não acendeu mais nenhum LED. Imagem

Lógicamente com 5 litros devia ter apagado a reserva. Somente tinha andado 12 quilómetros até então ...

Ao chegar ao Feijó fui abastecer naquele sitio mais barato , do elefante ... :966762:

Carreguei mais 10 litros . O total de quilómetros percorridos desde a entrada em reserva era cerca de 22 quilómetros .

Apagou a luz de reserva e ficou com 3 LEDs acesos .

Não bate certo : entram 15 litros e anda 22 quilómetros deveria ter 1\3 do tanque aproximadamente ...


O sensor no tanque apenas têm 2 fios eléctricos a tirar sinal do sensor\bóia ...



Não deve ter por isso sinal especifico da reserva . A indicação deve ser por calculo do computador ...


Pessoal dêem uma ajuda para fazer luz . Estou mesmo atrapalhado .


Imagem Imagem


Imagem <!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Citroen C3 1.4 HDI 16v SX-Pack<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->

O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a> Imagem
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#2

Mensagem por Munhoz » Dom Mai 25, 2014 11:17 am

amalucado,

acredito que o cálculo do nível é feito através do valor da resistência, por isso somente dois fios.

Se tiver um multímetro, tire a bomba fora, coloque o multímetro para medir ohm e vá mexendo na boia gradativamente afim de checar se os valores alteram de acordo com a posição da boia.

as vezes alguma trilha da resistência está rompida.

Apenas para ilustrar, veja a tabela <a href="https://www.reparadorfiat.com.br/Pagina ... bomba.aspx" target="_blank">https://www.reparadorfiat.com.br/Pagina ... ba.aspx</a>

boa sorte
amalucado
Habilitado
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Set 10, 2012 3:47 pm
Nome: amalucado
Localização: São Martinho do Porto - Portugal

#3

Mensagem por amalucado » Seg Mai 26, 2014 7:35 pm

[quote name='Munhoz' date='May 25 2014, 03:17 PM' post='24681']
... acredito que o cálculo do nível é feito através do valor da resistência, por isso somente dois fios.

Se tiver um multímetro, tire a bomba fora, coloque o multímetro para medir ohm e vá mexendo na boia gradativamente afim de checar se os valores alteram de acordo com a posição da boia...

[/quote]

Inteiramente correcto Munhoz . Certissimo .

Só pode ser a bóia ...


Andei a consultar o meu arquivo e fui lá buscar duas das reclamações que fiz relativamente a este problema.

Imagem

Reclamado ao vendedor... :212469:

Imagem Imagem Imagem

Reclamado á Citroen Portugal :icon_smile_dead: :icon_smile_dead:

Excusado será salientar que a Citroen se portou mal e mostrou um total desrespeito pelas leis da República Portuguesa e pelos direitos do consumidor... :978798: :978798: :978798:

No entanto nunca me ouviram dizer mal do carrinho...

Leiam e depois digam o que entenderem... :154740: :P
Editado pela última vez por amalucado em Seg Jun 02, 2014 11:40 am, em um total de 1 vez.
Imagem <!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Citroen C3 1.4 HDI 16v SX-Pack<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->

O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a> Imagem
Responder