O frigorifico do Amalucado

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
amalucado
Habilitado
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Set 10, 2012 3:47 pm
Nome: amalucado
Localização: São Martinho do Porto - Portugal

#1

Mensagem por amalucado » Ter Set 11, 2012 6:36 pm

Saudações cordiais de Portugal a todos no forum .

Chegado cá agora pretendo fazer as apresentações.

Este Citroen está entregue á minha esposa e foi um dos melhores negócios da minha vida.

Potente , económico e fiável QB , só me têm dado alegrias até hoje.

Zero avarias mecânicas , até hoje apenas substituí um tubo do circuito do ar condicionado e uma bateria .

Chamamos-lhe carinhosamente de " o nosso frigorifico " ...

... pois é branco ,faz frio no interior e quando se abre a porta acende a luz. :465974:

Não pretendo vendê-lo e vejo-me daqui a 10 anos a conduzi-lo .

È um Citroen C3 1.4HDI 16V SX de Janeiro de 2003 e têm neste momento cerca de 78.000 KMs .



Umas fotos do bólide : Imagem


Imagem

Imagem

A escolha em branco foi a melhor opção para fazer façe ao calor no Verão ... aqueçe menos ,esforça menos o ar-condicionado. :D
Desvantagem : suja-se mais ... mas para isso há água para lavar. :lol:


O Sr. Motor »»»»» 1.4HDI 16v

97 cavalos de potência / 200 NM de binário

Combustivel : gasóleo ( e tambem queima biodiesel ou oleo vegetal )

Imagem A fazer 10 anos parece novo

Imagem


Aqui sem a cobertura da tampa de valvulas . Note-se que a bateria encontra-se fechada num guarda pó .


Imagem

Imagem O motor é extremamente compacto. Não há muito espaço para poder mexer em nada ...

Quando lhe acabei a rodagem ( aos 1500 KMs ) constactei que consumia 3,6 litros\100 KMs em auto-estrada e 5 litros\100 KMs em cidade.

Actualmente o consumo está nos 5,5 litros \100 KMs em cidade.

Deduzo que seja envelhecimento do motor e folgas... talvez seja necessário afinar a bomba injectora e trocar os bicos injectores.

O acesso á valvula EGR prevejo ser muito dificil, visto ela se encontrar montada junto á divisória para o habitáculo. Tenho intenção de desmontá-la junto com a tubagem respectiva para efectuar limpeza . Com os anos ela entope e o motor fica com falta de folego.

Ainda não noto nada disso ... mas nunca fiando.


Mais fotos :

Imagem
Quis aproveitar para tirar uma foto mas o dia era tipico de Abril

Imagem
Aqui começou a chover e tive de abrigar no frigorifico . :lol:


Já diziam os antigos : " Em Abril ...águas mil ... "


Como este veiculo foi estreado por mim ,desde o inicio que a água que leva no lava vidros é destilada . Aqui não há calcário nem entupimentos . As mangueiras estão novas ao apertar .
A água destilada tenho-a á borla porque o desumidificador produz uns 200 litros dela por ano.
Dou á familia e amigos e acabo a mandá-la fora ... :roll:

Quando vejo as pessoas inconscientes nas estações de combustivel ,a aplicar água da rede pública nos automoveis ... só me dá vontade de chorar e de lhes dar umas palmadas na bunda . Estão a matar o automovel...

Tive de trocar um tubo do ar condicionado aquando dos 60.000 KMs . Foi uma rotura numa soldadura. Era um defeito de fabrico mas foi detectado fora da garantia :cry:

Tenho seguido um pouco o panorama automovel aí no Brasil , visto estar tambem registado no forum do Opel Astra ,e já deu para perceber que o vosso mercado automovel é completamente diferente.

A imposição do uso do diesel somente para veiculos pesados ... enfim , para mim é um absurdo.

Calculo que em outros paises da América do Sul isso esteja ultrapassado como politica. Na Argentina julgo que usam motor diesel para veiculos ligeiros de passageiros

Mas em todo o lado há lobbys que controlam os politicos e logo controlam o mercado.

Com uma frota automovel eficiente um país poupa na importação de petróleo e progride economicamente...

No vosso caso produzem e exportam petróleo ... eu tenho a ideia que a vossa aposta foi no sentido do alcoól .

Agora os vossos consumos são pouco eficientes. Fazendo as médias a kms\ Lt
os vossos consumos atingem 15 a 20 litros aos 100 KMs .

E a tendencia mundial é rentabilizar o consumo ... andar mais longe ...poluir menos.

Se voçês conduzissem um veiculo diesel por uma semana ficariam espantados em toda a linha.

Pouco mais me ocorre agora. Façam criticas e perguntem ...

Participem que um forum participado ... é um forum vivo .

Imagem


Imagem <!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Citroen C3 1.4 HDI 16v SX-Pack<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->

O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a> Imagem
amalucado
Habilitado
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Set 10, 2012 3:47 pm
Nome: amalucado
Localização: São Martinho do Porto - Portugal

#2

Mensagem por amalucado » Sex Set 14, 2012 6:37 pm

Desconheço se no Brasil a Citroen cumpre as mesmas normas antipoluição que aqui em Portugal .
Provávelmente os vossos Citroen C3 têm aplicada valvula de recirculação de escape ( vulgo EGR ) e com o tempo é necessário efectuar limpeza e manutenção .

Com o tempo as cinzas e gorduras acumulam e o motor fica sem folego . È como o acumular da nicotina nos pulmões de um fumador ... :shock:


Vamos ao que interessa :

LIMPEZA DA EGR

O bólide está agora com 83.000 KMs e aproveitando as férias ... mãos á obra .

Já anteriormente em Maio de 2012 ,aquando da troca do filtro de gasóleo tinha espreitado a localização da EGR e os respectivos tubos ... aparentemente é trabalho acessivel ,visto haver espaço para meter as mãos. :D

Imagem

A entrada dos gases de escape é feita neste ponto . São 2 parafusos para desapertar . A entrada da recirculação é feita numa "camara" onde se encontra com o ar comprimido vindo do turbo \ intercooler . A seta do fluxo está ao contrário ... :lol:

Devem ser uma graçola dos engenheiros da Citroen... :lol:

Imagem Vai ser necessário soltar a tubagem .
Um parafuso escondido na traseira do motor . Por cima da bomba injectora está uma plataforma cheia de tubos e fichas eléctricas . Ajuda tirar os dois parafusos para desmanchar o "novelo" 8-)

Imagem

Esta abraçadeira de mola é aplicada com um alicate especial que eu não possuo . O tubo de vácuo que controla a EGR não convém desligá-lo.
Desconheço se depois posso refazer a ligação de forma que para já saco o conjunto todo inteiro.

Imagem Muita abraçadeira para desapertar.

Vários tubos para desmontar de forma a retirar a caixa do filtro de ar...
A valvula está colocada por debaixo dele.
O pressurizador manual do gasóleo têm de avançar para "dar espaço ".

Imagem Têm de se desligar a ficha que liga ao medidor de massa de ar.
3 parafusos para desapertar ... a tubagem passa por debaixo daquela confusão de tubos e por cima da bomba injectora.


Imagem

Filtro de ar fora. A caixa do dito-cujo sai pelo lado direito do motor . Têm espaço á justa mas sai .

Imagem

Imagem E aqui temos a valvula propriamente dita...

...pronta para ser desmontada e limpa. :P São 2 parafusos que convém desapertar devagar ... não vá haver surpresas.

Fica o resto para amanhã que hoje estou atrasado para o jantar ...


Isto continua ...

Novo dia nova empreitada.

A minha patroa vêm para ajudar no que for preciso . Nem sei se é curiosidade ... ou se é medo que eu lhe estrague o frigorifico. :lol: :lol: :lol:

A obra não se afigura dificil , os pontos complicados já estão préviamente identificados de forma que ... mãos á obra...

Imagem A EGR está segura com dois parafusos sextavada que convem desaparafusar com calma e em simultaneo , caso contrário ... surpresa. :o :o
Editado pela última vez por amalucado em Sex Set 14, 2012 7:05 pm, em um total de 1 vez.
Imagem <!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Citroen C3 1.4 HDI 16v SX-Pack<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->

O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a> Imagem
amalucado
Habilitado
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Set 10, 2012 3:47 pm
Nome: amalucado
Localização: São Martinho do Porto - Portugal

#3

Mensagem por amalucado » Sex Set 14, 2012 7:00 pm

Quando soltam o segundo parafuso ouvem um " pling " metálico e apercebem-se que caiu algo ... aconteceu comigo .

:oops: :oops:

Imagem

Com a lanterna viu-se a brilhar esta junta ... guarda-se para depois . :shock:

Imagem

No outro extremo da tubagem desapertam-se 2 parafusos Torx

Imagem Puxa-se com calma e ele sai .

Atenção que está todo sujo e vai contaminar tudo com cinzas gordurosas.

Imagem Afasta-se a cablagem á esquerda.

Com calma e paciencia desloca-se o conjunto para a direita . Cuidado com o tubo de vácuo na cabeça da EGR ... não convém parti-lo ou fende-lo .

Imagem

O conjunto está pronto para começar a limpeza. Fui buscar uma sovela de sapateiro para ajudar a separar as cinzas e gordura depositadas na tubagem

Imagem Pedi um alguidar á minha mãe .

Ela vai-se zangar comigo quando o vir todo sujo. :roll: :roll:

Imagem

Saiu muita porcaria lá de dentro . Percebe-se que é a cinza seca que cai livremente . A cinza engordurada vai ter de se usar um solvente quimico . Caiu cerca de 150 gramas de material ... a tubagem tinha cerca de 26 mm de diametro interno e tinha livre nos extremos somente a area de uma moeda de 1 centimo de euro ... estava toda entupida.

Por isso eu sentia o bólide com falta de folego quando fazia os primeiros metros após o arranque da minha casa . Faço quase sempre uma súbida com cerca de 500 metros e notava que o motor não respondia ao acelerador .

Imagem

A patroa fez de realizadora de cinema. Passei-lhe o telemovel e ela filmou aquela limpeza inicial ...
Nem queria acreditar na quantidade de cinzas que sairam para fora . E ainda a missa vai no adro da igreja ... :P

Coloquei online o video em 3 servidores :

<a href="http://s871.photobucket.com/albums/ab27 ... HDI16v.mp4" target="_blank">http://s871.photobucket.com/albums/ab27 ... 16v.mp4</a>

<a href="http://youtu.be/YDfWKbxEIWY" target="_blank">http://youtu.be/YDfWKbxEIWY</a>

<a href="https://vimeo.com/48213840" target="_blank">https://vimeo.com/48213840</a>


Imagem

Têm de se abrir a abraçadeira de mola . Como o extremo da tubagem está entupido com cinza , depreende-se que junto á EGR está igual . Mete-se uma chave de fendas e torcendo a malvada salta . Cuidado para não acertarem em ninguém que vá a passar... :lol:

Imagem

A "antecamara " da admissão de ar está tambem contaminada com cinza e mais cinza , um mar de gordura ... um nojo !!!
Vai ter de se desapertar tubagem para aumentar o acesso , dissolver tudo , usar panos que não larguem pelos ...
Editado pela última vez por amalucado em Sex Set 14, 2012 7:16 pm, em um total de 1 vez.
Imagem <!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Citroen C3 1.4 HDI 16v SX-Pack<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->

O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a> Imagem
amalucado
Habilitado
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Set 10, 2012 3:47 pm
Nome: amalucado
Localização: São Martinho do Porto - Portugal

#4

Mensagem por amalucado » Sex Set 14, 2012 7:22 pm

Imagem

A lanterna ajuda a avaliar . Vai-se buscar uma lata de solvente para travões e começa-se a tratar da nojeira. :roll: :roll:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem CINZA :twisted: :twisted:

Imagem

A patroa em acção . :P . Foi buscar uma escova de dentes velha e começou a sacar o material gorduroso .

Imagem


Nesta altura da limpeza tenho de resolver a situação da abraçadeira de mola . Teve de ser retirada fora e vai ser necessário voltar a abraçar os tubos novamente . Tenho de ir comprar uma nova de substituição e o ideal é uma de parafuso ,se possivel em aço inox ...

Hora da paparoca . Vamos almoçar que estamos cansados e sujos . Afinal é uma limpeza de 83.000 KMs , ninguem disse que era fácil e rápida de fazer...

Imagem

Quem não é para comer ... não é para trabalhar.

Mais um bocado de limpeza, rasgar panos e cortei uma camiseta velha em tiras ... daquelas cheias de buraquinhos , apanham muita cinza , pena não poder usar um aspirador aqui .

Deixo a patroa nas limpezas e vou comprar a abraçadeira . Como estou apeado têm de ser aqui no Feijó mesmo .

Vou á casa de peças auto . NÃO TÊM !
Na ferramenteira . NÃO TÊM !
Na casa das motos . NÃO TÊM !
Na Peugeot-Citroen . NÃO TÊM ! Somente a de mola ( e o alicate ??? NÃO TÊM ! ) :evil: :evil:
Na Seat-Hyundai . NÃO TÊM !
Na VW . NÃO TÊM !
No João dos pneus . NÃO TÊM !
Na oficina reparação auto . NÃO TÊM ! Mas tentaram ajudar , referindo as marcas que usam isso ... ou usavam. :shock:

Loja das torneiras e sanitários ... TÊM !!! Imagem Imagem


.




Por incrivel que pareça foi na que arranjei uma abraçadeira parecida com o que precisava.
38 centimos de euro . Se fosse nas marcas imagino a nota de 10 para começar ...

Quando lá cheguei de volta á garagem onde estava a trabalhar a patroa mostra-me uma caixa de plástico com muitas abraçadeiras , que disse, tinha guardado ao longo de várias reparações que eu tinha feito no passado ...

Boa !! Podias ter dito logo !! Perdi quase 2 horas a palmilhar , e está muito calor.


Imagem

Comprei a da esquerda e vou usar a do meio. Tenho é de a alterar para ela envolver os tubos.

ImagemTudo limpo.

Imagem Tudo limpo

Ela trabalhou bem na minha ausencia .

Alterar \ Adaptar a abraçadeira ... na boa e sem stress ...

Marujo nunca se atrapalha ... Imagem

Faz-se uma série de cortes na parte exterior e depois molda-se á forma defenitiva , usando um alicate de pontas quadradas.

Imagem

Imagem Parece bem !!

Imagem No local em teste.

Imagem Tudo limpo e volta-se a montar os tubos no local.

Supostamente montar é o inverso de desmontar . Não é suposto sobrarem peças .
Pelo menos lá na Armada Portuguesa ensina-se a não ter pressa a desmontar , e fixar mentalmente aquilo que se está a fazer.
Uma grande escola ... Imagem

Imagem




Imagem União segura .

Não ficou bonitinho mas não abana e não abre com as vibrações... Tudo OK.

Imagem Tudo fechado.

Alguem sabe dizer o que é este sensor ??? Calculo que controle a abertura \ fecho da EGR ...

Está exactamente na zona onde os gases recirculados se encontram com o ar comprimido vindo do turbo \ intercooler . Deve ser uma sonda ...

Imagem Esta setinha é enganadora . Está ao contrário... :P :P

E pronto . Tudo limpo e arrumado . Tudo ligado como estava antes desta empreitada .

O filtro do ar, mudei-lhe o collant para garantir que o lixo grosso não adere . O oleo ainda não está negro para já não é necessário lavar e olear . Vou espreitando e controlanso o estado do filtro... :D :D :D :D

Falta dar á chave . Ela faz as honras que mereçe . Ao sair da garagem nota-se que têm um som diferente .

Parece uma chocolateira a vibrar. Ela queixa-se " a luz amarela do motor está ligada " . :shock: :shock: :shock: :?:

Passado 1 minuto apagou e as vibrações desapareceram ... fixe .

Tal como dizia o "engenheiro" : Porreiro pá , porreiro ...

Isto funciona .

Após 2 dias de condução noto que o carrinho têm mais folego , não é pastelão nas subidas ; o consumo de combustivel vou tirar médias para ver .

Antes estava a gastar 4,5 a 5 litros de gasóleo em misto auto-estrada \ urbano ...

Vou atestar e fazer média para ver .

Imagem Citro-manutenção preventiva
Imagem <!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Citroen C3 1.4 HDI 16v SX-Pack<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->

O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a> Imagem
amalucado
Habilitado
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Set 10, 2012 3:47 pm
Nome: amalucado
Localização: São Martinho do Porto - Portugal

#5

Mensagem por amalucado » Ter Set 25, 2012 8:56 pm

Saudações cordiais a todos no forum.

Algumas comprinhas que vão animar o uso do frigorifico ...

Imagem
Não é que seja dificil de estacionar ( porque não é ! ) mas vai ser util.
... e como foi tão baratinho Imagem ... quase dado pelo amigo Ebay... instala-se ...


Imagem Já são 3 bólides a mamar oleo de forma que investi ... para poupar . Imagem Imagem Imagem Imagem

O filtro lavável é a solução inteligente a longo prazo e paga-se a ele próprio... e dura , e dura ... e dura
Editado pela última vez por amalucado em Qua Set 26, 2012 6:29 pm, em um total de 1 vez.
Imagem <!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Citroen C3 1.4 HDI 16v SX-Pack<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->

O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a> Imagem
amalucado
Habilitado
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Set 10, 2012 3:47 pm
Nome: amalucado
Localização: São Martinho do Porto - Portugal

#6

Mensagem por amalucado » Ter Set 25, 2012 9:08 pm

Muito para legendar. :271534:

Algumas compras para efectuar uma boa manutenção do frigorifico .

Etilenoglicol para aplicar no liquido de circuito fechado do radiador . Em Portugal não faz frio que justifique aplicar um liquido para resistir a temperaturas de -18ºC . Mas as vantagens não são apenas para o frio . A limpeza e lubrificação tambem são importantes.

Spray de silicone liquido para lubrificar e nutrir as borrachas das calhas dos vidros eléctricos. :)

Imagem

Oleo para os travões DOT 5.1 . Ao contrário do oleo normal que absorve humidade este é hidrofobo . O glicogénio repele a humidade e o oleo mantém um ponto de ebulição elevado... resistindo a travagens sucessivas por muitos quilómetros . :D

Imagem

Lampadas de nevoeiro em LED

Imagem

Vou fazer um teste a ver se aprovam . Será que iluminam como as lampadas normais ??

Imagem

Chegou o material para ser aplicado futuramente .

Imagem

Parece ser material bom . E foi muito em conta ... :154740: :154740:

Imagem

Uma limusine que já não serve para festas e diversão ... ; é a crise .

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por amalucado em Qua Set 26, 2012 6:35 pm, em um total de 1 vez.
Imagem <!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Citroen C3 1.4 HDI 16v SX-Pack<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->

O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a> Imagem
RAFAEL
Mestre Curioso
Mensagens: 796
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 2:28 am
Nome: O Administrador

#7

Mensagem por RAFAEL » Qua Set 26, 2012 9:26 am

Bom dia amalucado,

Muito bom e animador para muitos dos colegas, o seu trabalho de manutenção.

Mesmo que hajam algumas diferenças entre os produtos comercializados no Brasil e em Portugal, em linhas gerais elas podem ser resumidas em motorização e suspensão.

Esperamos que os demais colegas do Fórum, que ainda estão em dúvida sobre mexer ou não em seus carros, sintam a convicção que o seu trabalho de manutenção transmite.

Obrigado pela valiosa participação.
O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
amalucado
Habilitado
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Set 10, 2012 3:47 pm
Nome: amalucado
Localização: São Martinho do Porto - Portugal

#8

Mensagem por amalucado » Qua Set 26, 2012 5:40 pm

Saudações cordiais a todos no forum.

Muito obrigado Sr.Administrador pelas suas palavras de apreço. È sempre bom ter um estimulo para continuar . :) :)

Uma coisa eu estranho neste forum e é o facto de ser tão pouco participado . Eu até julgava que havia alguma "avaria" porque notava que havia visualizações ... mas não havia posts nenhuns.

Eu calculo, que mesmo havendo diferenças de motorização entre os Citroen de Portugal e os do Brasil , as informações que disponibilizo são uteis para todos.

Quanto a meter a mão na massa ... eu adoro mecânica auto e faço a manutenção de vários automóveis da minha familia...

Bem , mais umas fotinhas para isto não morrer...

Imagem

Junto aos Serviços Postais ,vulgo os correios ...

Quem foi o engenheiro que inventou uma passagem de peões a terminar em cima do estacionamento ??? Este fenómeno só podia ser da junta de Freguesia de São Martinho do Porto .

Fica junto aos correios e ao posto da Guarda Nacional Republicana .

Em frente vê-se os caixotes que construiram nos terrenos abandonados do que resta do tristemente abandonado Hotel Parque .
... aquele onde fazem o baile anual dos sem xeta :465974: :465974: - tambem referido pelo baile da xita ... :966283: :966283: :lol:


LIMPEZA DA MAF

Após a limpeza da EGR ,passado cerca de um mês o frigorifico quando começava a trabalhar ,enquanto estava frio fazia um barulho tipo "martelinhos " pareciam valvulas a bater... :212469: :978798: :978798:

Calculei que estava algum lixo agarrado á boa da MAF e estava a desregular o trabalhar do motor...

Como a ultima limpeza foi á cerca de 20000 KMs ... mãos á obra . :697584:

Imagem

Mora ali dentro ...

Para aceder á MAF ( ou será ao MAF ?? ) é o enrredo do costume . Saka a tampa decorativa do motor e desaperta-se a tubagem que faz o envio do ar para o acesso da turbina

Imagem

Já que estou com a mão na massa , aproveito e espreito se o filtro lavavel têm lixo agarrado .
Como já referi anteriormente ,eu faço uso do collant ,para impedir o sujo maior de se agarrar e assim prolongar a vida do filtro .

Está limpinho... :) :) Até parece mentira, que foi oleado pela ultima vez há cerca de 5000 KMs :D

Imagem Sem lixo .

Imagem

Ficha desligada.

Uma dúvida : È necessário tomar alguma precaução especial quando se desalimenta eléctricamente um medidor de massa de ar ???

Eu limito-me a desligar a ficha e até hoje ainda nunca deu "bronca" ... :o

Já se vê o objectivo ali a espreitar dentro do tubo ... ; A MAF está segura com 3 parafusos Torx T30... :28720:

Imagem Um conjunto Torx dos longos .

Também comprei um conjunto dos curtos ... vale a pena ter ferramenta com fartura . Estamos sempre preparados ... :271534: :271534: :D

Imagem

Spray de limpeza e desengordurante... ; muito usado nos circuitos de travagem . Eficaz e não deixa residuos .

Imagem

Está fora . Este oleo que se vê aqui é o resultado da condensação dos vapores do motor quando se desliga .

È isto que se deposita na MAF e depois a faz funcionar incorrectamente.

Imagem

O-Ring fora. -_-

Imagem
Editado pela última vez por amalucado em Qua Set 26, 2012 5:50 pm, em um total de 1 vez.
Imagem <!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Citroen C3 1.4 HDI 16v SX-Pack<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->

O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a> Imagem
amalucado
Habilitado
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Set 10, 2012 3:47 pm
Nome: amalucado
Localização: São Martinho do Porto - Portugal

#9

Mensagem por amalucado » Qua Set 26, 2012 6:01 pm

Limpinha . Aplica-se spray com fartura e o oleo e poeira escorre ... depois sopra-se com o compressor . :P :P

O truque é não lhe mexer com os dedos , melhor dizendo ... é não lhe mexer. :lol:

Imagem

Montada de volta no sitio dela. Isto é por demais fácil e compensa .

O motor ficou a trabalhar certinho , sem ruidos anormais ; acabaram-se os "martelinhos" . :P :P

Imagem

Aproveitei e espreitei a turbina. :170383: :170383: :170383:

Mais uma vez ,encontro umas gotinhas de oleo

Imagem

Não compreendo se o oleo escorre do veio da turbina ou se escorre do tubo que trás o ar do filtro .

Vou experimentar lavar o tubo com desingordurante num alguidar e depois de montado no local fazer um passeio de 5 quilómetros ... ; se aparecer oleo só pode vir da turbina.

Às tantas até é normal haver uma fugazita da turbina ...

Imagem Alguém opina ??? :|

Imagem

Tenho um acessório ... culinário .

Alguém adivinha o que é este ralador de legumes debaixo do frigorifico ????

Aí no Brasil os Citroen C3 também têm este acessório ???

Eu sei que há pessoal que sabe , visto que muitos consultam o forum C3 aqui de Portugal . :lol: :lol:


Filtro de carvão activo.

Imagem

Mandei vir da Alemanha junto com as peças para o bólide do miudo. Ficou cerca de 5 euros . Para aí 1\4 do preço cá no rectangulo pobre da Europa. :978798: :978798:

Imagem

Imagem

Saiu o velho cá para fora. Já os vi a sair muito piores...

Imagem

Limpinho e pronto para rolar... :613179:




Uma dúvida :


Imagem

Alguem sabe para que serve isto no porta-luvas ???

Poderia pensar que é um difusor de ar da chauffage ... hmm
Mas já o rodei e não cheguei a nenhuma conclusão... :22062: :22062:


Imagem
Imagem <!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Citroen C3 1.4 HDI 16v SX-Pack<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->

O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a> Imagem
amalucado
Habilitado
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Set 10, 2012 3:47 pm
Nome: amalucado
Localização: São Martinho do Porto - Portugal

#10

Mensagem por amalucado » Qua Set 26, 2012 6:33 pm

Este próximo bombom vem a caminho de Taiwan... Imagem

Vai ser uma experiencia que se funcionar , vai levar a investimento em vários kits.

Localizador GSM da viatura ... :170383: :170383:

Imagem

Unidade principal .Monta-se no interior mais inacessivel do veiculo... .
Esconde-se de preferencia onde for dificil ir á procura dela...

Imagem



Imagem

Cablagem para fazer a interligação a sistemas e alimentação eléctrica. Antenas GSM e GPS . A instalação convem ser feita em local escondido com as inerentes percas em sensibilidade na recepção e no envio de sinal... . Algo que têm de ser bem testado para arranjar a melhor solução de compromisso...

Imagem

Eu nem quero imaginar o numero de horas que isto vai consumir em termos de testes .

Calculo que os fabricantes não forneçam nada de diagramas de irradiação da antena .


Irá custar cerca de 70 euros ( envio incluido ) e justifica-se a compra em virtude dos imensos roubos diários de veiculos ...

Funciona em rede GSM com vários modos de localização .

O pai do moço que me pediu ajuda para a compra e a consequente instalação , perdeu uma viatura de trabalho , essencial á sua actividade e nunca mais a recuperou .


Vai para 3 meses... Imagem Imagem Imagem Imagem A esta hora já está num lugarejo lá em Marrocos ou Angola .

Se isto for bom eu vou comprar 3 para os automoveis da minha familia ...


Qual é a vossa opinião ?? Imagem
Imagem <!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Citroen C3 1.4 HDI 16v SX-Pack<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->

O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a> Imagem
amalucado
Habilitado
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Set 10, 2012 3:47 pm
Nome: amalucado
Localização: São Martinho do Porto - Portugal

#11

Mensagem por amalucado » Ter Out 02, 2012 7:43 pm

Mais umas fotinhas para animar... :170383: :170383:


Como o frigorifico está a ficar com os farois "queimados" eu andei a ponderar a hipotese de os polir e selar posteriormente .

Quem já fez o tratamento que diga algo para fazer luz no escuro . Sei que não é dificil e há várias experiencias devidamente foto-documentadas... Dêem conselhos acerca do polimento de farois ...

Imagem


Outra hipotese...

Posso optar por comprar uns farois deste tipo...

Pessoalmente eu gosto muito. No Ebay encontram-se boas oportunidades e a preços bem mais interessantes que os do mercado . 200 euros por um par ?? Comigo não ... :230430: :827520: :827520:


Imagem


Aplicados ...

No carro do Armando ... umas vezes parados ,outras vezes andando...

Lindos . Vão ser destes...



Imagem


Traseira Imagem Tipo Lexus...

Gosto muito destes e já cá moram ...

Já os esperimentei e a minha patroa gostou muito .

Eu até fui ao centro de inspecção e confirmei que passam sem problemas e que estão devidamente homolugados ...


Imagem
Editado pela última vez por amalucado em Sex Out 05, 2012 8:06 pm, em um total de 1 vez.
Imagem <!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Citroen C3 1.4 HDI 16v SX-Pack<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->

O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a> Imagem
sandman
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Sáb Set 29, 2012 8:58 pm
Nome: Sandman

#12

Mensagem por sandman » Ter Out 02, 2012 10:30 pm

Belos posts!

Gostaria de ter o entendimento e a coragem de mexer em algo no meu, me falta conhecimento, simplesmente não sei mexer em quase nada, preciso fazer uma revisão no meu e vou ter que levar a citroen para verificar, pois comprei o meu usado e gostaria de saber das reais condicoes dele.

Aparentemente esta perfeito, suspensao bem durinha, amortecedores respondendo muito bem, motor bem sequinho e com boa resposta.

Uma coisa que me enfureçe é o tapete, o maldito sempre se enfia entre o pedal da embreagem e me atrapalha demais, vou ver com calma o que acontece... alguem ja passou por algo semelhante?

Vamos agitar um pouco o forum, realmente esta bem parado, sou novo aqui e gostaria de saber mais coisas sobre o nosso possante.

Abraços

Felipe
amalucado
Habilitado
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Set 10, 2012 3:47 pm
Nome: amalucado
Localização: São Martinho do Porto - Portugal

#13

Mensagem por amalucado » Sex Out 05, 2012 7:55 pm

[quote name='Sandman' date='Oct 3 2012, 02:30 AM' post='19050']
... Uma coisa que me enfureçe é o tapete, o maldito sempre se enfia entre o pedal da embreagem e me atrapalha demais, vou ver com calma o que acontece... alguem ja passou por algo semelhante?

Vamos agitar um pouco o forum, realmente esta bem parado, sou novo aqui e gostaria de saber mais coisas sobre o nosso possante.

Abraços

Felipe

[/quote]

Saudações cordiais Felipe . Que bom que voçê comprou um Citroen C3 . Se tiver a sorte que eu tive ,acredite que têm automóvel para muitos anos. :D

O tapete voçê pode forrar com feltro de forma a ele ficar mais grosso e com mais aderencia ... Tambem pode depois instalar uns adesivos velcro a assim ele já não se desloca...

Vou tirar umas fotos para mostrar para voçê...

Para estimular o forum a solução é mesmo tirar muitas fotos e postar muito.

Muitas dúvidas tiram-se no forum e quando algo está esquisito é só perguntar ...



E por falar em postar ... vamos lá a participar ... :22062:


Imagem

Aqui vemos a barra do porto . Temos o promontório Norte ,com o farol e parte da zona urbana velha e o promontório Sul onde se situa a Alfandega Velha... ( é aonde marca a seta )

Os antigos descobriram que ali existe uma fonte de água doce , um furo artesiano permanente abaixo do nivel do mar ( possivelmente a água doce tinha ausencia de cor e destinguia-se da água salgada , não me perguntem esses factos antigos ... )

Astutos,não desperdiçaram recursos e construiram um muro quadrado á volta da fonte que ainda hoje existe e montaram um tubo metálico na nascente . Quando a maré baixa baixa a água doce expulsa a salgada e a água pode ser consumida...

Chamam-lhe a água da Pocinha e dizem ter propriedades curativas para as doenças da pele e do estomago.

Dizem que abre o apetite ás crianças ,mas isso eu nunca comprovei. Quando fui concessionário\banheiro na praia de São Martinho do Porto, a minha patroa obrigava-me a ir buscar 2 garrafões de 5 litros cada lá na nascente por causa dos nossos filhos pequeninos ( na altura )... ; eu ia e vinha a pé , cerca de 4 quilómetros de passeio, e no regresso eu sentia o apetite a aumentar exponencialmente para o almoço . Os miudos é claro que não queriam beber a "água milagrosa" e berravam que sabia mal ... e eu bebia a dita-cuja ... e depois fiquei assim ... :465974: :465974: :966283:

Imagem

Nesta foto vê-se o lado Sul da Baia , o lado de Salir do Porto ...

Vê-se a alfandega velha e á esquerda a que foi a "Grande Duna " .

Quando começei a frequentar São Martinho do Porto ( em 1990 ) a altura da duna era o triplo de agora, e cobria a vista dos moinhos na Serra de Salir ...

As arvores no promontório Sul foram crescendo e começaram a impedir a passagem da areias vindas do mar trazidas pelo vento ...

E o povo aos magotes começou a fazer descer a duna ,desmoronando-a á força de pés em constantes romarias ...

Aquela que era a mais alta duna de Portugal e a segunda mais alta da Europa ( a primeira é a do Pilat em França ) começou a minguar ...

A Camara Municipal das Caldas da Rainha tentou parar o processo colocando redes e estacas para firmar o areal e limitando a passagem ao povo com cercas de madeira ... ; aparentemente o processo de destruição parou e aduna têm mantido o tamanho . Não cresceu e também não minguou ... :212469:


Imagem

Uma foto tirada do lado do cais ,com a maré cheia ...

Vê-se a praia , nesta altura do ano já sem as concessões balneares da Associação de Banheiros ... : fui concessionário\banheiro durante 18 épocas balneares e a minha area concessionada era exactamente no centro da baía , na foto em frente ao ultimo prédio alto á direita...

Nesta altura do ano , já fora da confusão do Verão a praia é espectacular e um regalo para quem quer descansar e têm consigo crianças pequenas para cuidar...

De manhãnzinha a areia está lisa e coberta de orvalho e com o Sol baixo no horizonte brilha como diamante . Quando pisamos descalços a areia , ela estala com o barulho do gelo a quebrar e é uma sensação única ...

Adoro esta praia...

Imagem

Uma foto da barra...

A foto foi tirada do ponto mais alto ,conhecido como Facho , e daqui vê-se o arquipélago das Berlengas . Na foto é suposto ver-se, mas como a máquina fotográfica do telémovel têm somente 2 megapixel , as ilhas ficam desvanecidas na foto.


Imagem

Outra foto da barra onde se vê os dois promontórios .

Infelizmente também se vê os caixotes que foram construidos na zona protegida da arriba ... um aborto , permitido pelos corruptos da Camara Municipal de Alcobaça . Neste país o dinheiro manda e lubrifica muitos bolsos... down down down . Felizmente que eles são o que são mandatados pelo voto popular ... ; È só rir . :978798: :978798: :978798:

Imagem

Foto tirada do miradouro . Tenho de pedir ao miudo para tirar uma foto panorâmica para postar aqui ...

Aqui apenas se vê um bocadinho da Vila . Na baía estão ancorados muitos barcos de pesca durante todo o ano...


Imagem


O frigorifico instalado junto á minha casa ...

Pouco mais para dizer da máquina . Fiável e económico...

Imagem

Maquinão ... eu diria MAQUINAÇO DIABÓLICO :22062: :22062:

Imagem


Uma foto tirada de manhã . Cerca das 08.30 H .

A vila está adormecida e há lugar com fartura para estacionar . A pista de ciclovia está livre e o Sol têm um brilho espectacular ...

Dá vontade de descalçar e ir correr na areia e pisar o orvalho matinal... :966762: :966762:


Lembrei-me agora que uma foto deste local maravilhoso está em falta ... Imagem


Digam lá se não parece que o Criador andou por cá a brincar com o transferidor e o compasso ... good good
Editado pela última vez por amalucado em Sex Out 05, 2012 8:02 pm, em um total de 1 vez.
Imagem <!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Citroen C3 1.4 HDI 16v SX-Pack<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->

O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a> Imagem
sandman
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Sáb Set 29, 2012 8:58 pm
Nome: Sandman

#14

Mensagem por sandman » Seg Out 08, 2012 2:47 pm

Lindas fotos Amalucado!

Ainda hei de conhecer Portugal, minha mãe era portuguesa de tras dos montes, mas nunca tive a oportunidade de conhecer essa bela terra!

Consegui resolver o tapete com o velcro, ficou otimo.

Em relação a manutenção resolvi entrar em contato com as concessionárias originais da Citroen no Rio de Janeiro e encontrei uma atendente muito prestativa que procurou pela placa do meu C3 para ver se havia um historico de manutenções, e para a minha grata surpresa havia! a antiga dona havia feito todas as manutenções de 10.000 a 50.000 direto na Citroen, e a de 50.000 foi feita em 2009, sendo que o carro so andou 7.000 km em 3 anos, muito pouco, acho que encontrei uma verdadeira jóia :170383:

Por precaução irei passar um scanner para ver a injeção e neste fim de semana irei trocar todos os filtros e colocarei oleo sintetico, e também mandarei lavar todo o sistema de arrefecimento e colocar aditivo novo, precaução vale a pena B)

Vou tirar umas fotos do meu e também posto para que possa conhecer um pouco das praias brasileiras.

Cordial Abraço

Felipe
Passerin
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Ago 08, 2012 9:46 pm
Nome: Passerin

#15

Mensagem por Passerin » Qua Out 10, 2012 9:31 pm

Bacana o forum estar tendo movimento, estou para adquirir um C3 e a troca de informações é fantástica!
Responder