O frigorifico do Amalucado
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- Registrado em: Seg Set 10, 2012 3:47 pm
- Nome: amalucado
- Localização: São Martinho do Porto - Portugal
Saudações cordiais de Portugal a todos no forum .
Chegado cá agora pretendo fazer as apresentações.
Este Citroen está entregue á minha esposa e foi um dos melhores negócios da minha vida.
Potente , económico e fiável QB , só me têm dado alegrias até hoje.
Zero avarias mecânicas , até hoje apenas substituí um tubo do circuito do ar condicionado e uma bateria .
Chamamos-lhe carinhosamente de " o nosso frigorifico " ...
... pois é branco ,faz frio no interior e quando se abre a porta acende a luz. :465974:
Não pretendo vendê-lo e vejo-me daqui a 10 anos a conduzi-lo .
È um Citroen C3 1.4HDI 16V SX de Janeiro de 2003 e têm neste momento cerca de 78.000 KMs .
Umas fotos do bólide :
A escolha em branco foi a melhor opção para fazer façe ao calor no Verão ... aqueçe menos ,esforça menos o ar-condicionado. :D
Desvantagem : suja-se mais ... mas para isso há água para lavar.
O Sr. Motor »»»»» 1.4HDI 16v
97 cavalos de potência / 200 NM de binário
Combustivel : gasóleo ( e tambem queima biodiesel ou oleo vegetal )
A fazer 10 anos parece novo
Aqui sem a cobertura da tampa de valvulas . Note-se que a bateria encontra-se fechada num guarda pó .
O motor é extremamente compacto. Não há muito espaço para poder mexer em nada ...
Quando lhe acabei a rodagem ( aos 1500 KMs ) constactei que consumia 3,6 litros\100 KMs em auto-estrada e 5 litros\100 KMs em cidade.
Actualmente o consumo está nos 5,5 litros \100 KMs em cidade.
Deduzo que seja envelhecimento do motor e folgas... talvez seja necessário afinar a bomba injectora e trocar os bicos injectores.
O acesso á valvula EGR prevejo ser muito dificil, visto ela se encontrar montada junto á divisória para o habitáculo. Tenho intenção de desmontá-la junto com a tubagem respectiva para efectuar limpeza . Com os anos ela entope e o motor fica com falta de folego.
Ainda não noto nada disso ... mas nunca fiando.
Mais fotos :
Quis aproveitar para tirar uma foto mas o dia era tipico de Abril
Aqui começou a chover e tive de abrigar no frigorifico .
Já diziam os antigos : " Em Abril ...águas mil ... "
Como este veiculo foi estreado por mim ,desde o inicio que a água que leva no lava vidros é destilada . Aqui não há calcário nem entupimentos . As mangueiras estão novas ao apertar .
A água destilada tenho-a á borla porque o desumidificador produz uns 200 litros dela por ano.
Dou á familia e amigos e acabo a mandá-la fora ... :roll:
Quando vejo as pessoas inconscientes nas estações de combustivel ,a aplicar água da rede pública nos automoveis ... só me dá vontade de chorar e de lhes dar umas palmadas na bunda . Estão a matar o automovel...
Tive de trocar um tubo do ar condicionado aquando dos 60.000 KMs . Foi uma rotura numa soldadura. Era um defeito de fabrico mas foi detectado fora da garantia
Tenho seguido um pouco o panorama automovel aí no Brasil , visto estar tambem registado no forum do Opel Astra ,e já deu para perceber que o vosso mercado automovel é completamente diferente.
A imposição do uso do diesel somente para veiculos pesados ... enfim , para mim é um absurdo.
Calculo que em outros paises da América do Sul isso esteja ultrapassado como politica. Na Argentina julgo que usam motor diesel para veiculos ligeiros de passageiros
Mas em todo o lado há lobbys que controlam os politicos e logo controlam o mercado.
Com uma frota automovel eficiente um país poupa na importação de petróleo e progride economicamente...
No vosso caso produzem e exportam petróleo ... eu tenho a ideia que a vossa aposta foi no sentido do alcoól .
Agora os vossos consumos são pouco eficientes. Fazendo as médias a kms\ Lt
os vossos consumos atingem 15 a 20 litros aos 100 KMs .
E a tendencia mundial é rentabilizar o consumo ... andar mais longe ...poluir menos.
Se voçês conduzissem um veiculo diesel por uma semana ficariam espantados em toda a linha.
Pouco mais me ocorre agora. Façam criticas e perguntem ...
Participem que um forum participado ... é um forum vivo .
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Este Citroen está entregue á minha esposa e foi um dos melhores negócios da minha vida.
Potente , económico e fiável QB , só me têm dado alegrias até hoje.
Zero avarias mecânicas , até hoje apenas substituí um tubo do circuito do ar condicionado e uma bateria .
Chamamos-lhe carinhosamente de " o nosso frigorifico " ...
... pois é branco ,faz frio no interior e quando se abre a porta acende a luz. :465974:
Não pretendo vendê-lo e vejo-me daqui a 10 anos a conduzi-lo .
È um Citroen C3 1.4HDI 16V SX de Janeiro de 2003 e têm neste momento cerca de 78.000 KMs .
Umas fotos do bólide :
A escolha em branco foi a melhor opção para fazer façe ao calor no Verão ... aqueçe menos ,esforça menos o ar-condicionado. :D
Desvantagem : suja-se mais ... mas para isso há água para lavar.
O Sr. Motor »»»»» 1.4HDI 16v
97 cavalos de potência / 200 NM de binário
Combustivel : gasóleo ( e tambem queima biodiesel ou oleo vegetal )
A fazer 10 anos parece novo
Aqui sem a cobertura da tampa de valvulas . Note-se que a bateria encontra-se fechada num guarda pó .
O motor é extremamente compacto. Não há muito espaço para poder mexer em nada ...
Quando lhe acabei a rodagem ( aos 1500 KMs ) constactei que consumia 3,6 litros\100 KMs em auto-estrada e 5 litros\100 KMs em cidade.
Actualmente o consumo está nos 5,5 litros \100 KMs em cidade.
Deduzo que seja envelhecimento do motor e folgas... talvez seja necessário afinar a bomba injectora e trocar os bicos injectores.
O acesso á valvula EGR prevejo ser muito dificil, visto ela se encontrar montada junto á divisória para o habitáculo. Tenho intenção de desmontá-la junto com a tubagem respectiva para efectuar limpeza . Com os anos ela entope e o motor fica com falta de folego.
Ainda não noto nada disso ... mas nunca fiando.
Mais fotos :
Quis aproveitar para tirar uma foto mas o dia era tipico de Abril
Aqui começou a chover e tive de abrigar no frigorifico .
Já diziam os antigos : " Em Abril ...águas mil ... "
Como este veiculo foi estreado por mim ,desde o inicio que a água que leva no lava vidros é destilada . Aqui não há calcário nem entupimentos . As mangueiras estão novas ao apertar .
A água destilada tenho-a á borla porque o desumidificador produz uns 200 litros dela por ano.
Dou á familia e amigos e acabo a mandá-la fora ... :roll:
Quando vejo as pessoas inconscientes nas estações de combustivel ,a aplicar água da rede pública nos automoveis ... só me dá vontade de chorar e de lhes dar umas palmadas na bunda . Estão a matar o automovel...
Tive de trocar um tubo do ar condicionado aquando dos 60.000 KMs . Foi uma rotura numa soldadura. Era um defeito de fabrico mas foi detectado fora da garantia
Tenho seguido um pouco o panorama automovel aí no Brasil , visto estar tambem registado no forum do Opel Astra ,e já deu para perceber que o vosso mercado automovel é completamente diferente.
A imposição do uso do diesel somente para veiculos pesados ... enfim , para mim é um absurdo.
Calculo que em outros paises da América do Sul isso esteja ultrapassado como politica. Na Argentina julgo que usam motor diesel para veiculos ligeiros de passageiros
Mas em todo o lado há lobbys que controlam os politicos e logo controlam o mercado.
Com uma frota automovel eficiente um país poupa na importação de petróleo e progride economicamente...
No vosso caso produzem e exportam petróleo ... eu tenho a ideia que a vossa aposta foi no sentido do alcoól .
Agora os vossos consumos são pouco eficientes. Fazendo as médias a kms\ Lt
os vossos consumos atingem 15 a 20 litros aos 100 KMs .
E a tendencia mundial é rentabilizar o consumo ... andar mais longe ...poluir menos.
Se voçês conduzissem um veiculo diesel por uma semana ficariam espantados em toda a linha.
Pouco mais me ocorre agora. Façam criticas e perguntem ...
Participem que um forum participado ... é um forum vivo .
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Citroen C3 1.4 HDI 16v SX-Pack<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a>
O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a>
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Desconheço se no Brasil a Citroen cumpre as mesmas normas antipoluição que aqui em Portugal .
Provávelmente os vossos Citroen C3 têm aplicada valvula de recirculação de escape ( vulgo EGR ) e com o tempo é necessário efectuar limpeza e manutenção .
Com o tempo as cinzas e gorduras acumulam e o motor fica sem folego . È como o acumular da nicotina nos pulmões de um fumador ... :shock:
Vamos ao que interessa :
LIMPEZA DA EGR
O bólide está agora com 83.000 KMs e aproveitando as férias ... mãos á obra .
Já anteriormente em Maio de 2012 ,aquando da troca do filtro de gasóleo tinha espreitado a localização da EGR e os respectivos tubos ... aparentemente é trabalho acessivel ,visto haver espaço para meter as mãos. :D
A entrada dos gases de escape é feita neste ponto . São 2 parafusos para desapertar . A entrada da recirculação é feita numa "camara" onde se encontra com o ar comprimido vindo do turbo \ intercooler . A seta do fluxo está ao contrário ...
Devem ser uma graçola dos engenheiros da Citroen...
Vai ser necessário soltar a tubagem .
Um parafuso escondido na traseira do motor . Por cima da bomba injectora está uma plataforma cheia de tubos e fichas eléctricas . Ajuda tirar os dois parafusos para desmanchar o "novelo" 8-)
Esta abraçadeira de mola é aplicada com um alicate especial que eu não possuo . O tubo de vácuo que controla a EGR não convém desligá-lo.
Desconheço se depois posso refazer a ligação de forma que para já saco o conjunto todo inteiro.
Muita abraçadeira para desapertar.
Vários tubos para desmontar de forma a retirar a caixa do filtro de ar...
A valvula está colocada por debaixo dele.
O pressurizador manual do gasóleo têm de avançar para "dar espaço ".
Têm de se desligar a ficha que liga ao medidor de massa de ar.
3 parafusos para desapertar ... a tubagem passa por debaixo daquela confusão de tubos e por cima da bomba injectora.
Filtro de ar fora. A caixa do dito-cujo sai pelo lado direito do motor . Têm espaço á justa mas sai .
E aqui temos a valvula propriamente dita...
...pronta para ser desmontada e limpa. :P São 2 parafusos que convém desapertar devagar ... não vá haver surpresas.
Fica o resto para amanhã que hoje estou atrasado para o jantar ...
Isto continua ...
Novo dia nova empreitada.
A minha patroa vêm para ajudar no que for preciso . Nem sei se é curiosidade ... ou se é medo que eu lhe estrague o frigorifico.
A obra não se afigura dificil , os pontos complicados já estão préviamente identificados de forma que ... mãos á obra...
A EGR está segura com dois parafusos sextavada que convem desaparafusar com calma e em simultaneo , caso contrário ... surpresa.
Provávelmente os vossos Citroen C3 têm aplicada valvula de recirculação de escape ( vulgo EGR ) e com o tempo é necessário efectuar limpeza e manutenção .
Com o tempo as cinzas e gorduras acumulam e o motor fica sem folego . È como o acumular da nicotina nos pulmões de um fumador ... :shock:
Vamos ao que interessa :
LIMPEZA DA EGR
O bólide está agora com 83.000 KMs e aproveitando as férias ... mãos á obra .
Já anteriormente em Maio de 2012 ,aquando da troca do filtro de gasóleo tinha espreitado a localização da EGR e os respectivos tubos ... aparentemente é trabalho acessivel ,visto haver espaço para meter as mãos. :D
A entrada dos gases de escape é feita neste ponto . São 2 parafusos para desapertar . A entrada da recirculação é feita numa "camara" onde se encontra com o ar comprimido vindo do turbo \ intercooler . A seta do fluxo está ao contrário ...
Devem ser uma graçola dos engenheiros da Citroen...
Vai ser necessário soltar a tubagem .
Um parafuso escondido na traseira do motor . Por cima da bomba injectora está uma plataforma cheia de tubos e fichas eléctricas . Ajuda tirar os dois parafusos para desmanchar o "novelo" 8-)
Esta abraçadeira de mola é aplicada com um alicate especial que eu não possuo . O tubo de vácuo que controla a EGR não convém desligá-lo.
Desconheço se depois posso refazer a ligação de forma que para já saco o conjunto todo inteiro.
Muita abraçadeira para desapertar.
Vários tubos para desmontar de forma a retirar a caixa do filtro de ar...
A valvula está colocada por debaixo dele.
O pressurizador manual do gasóleo têm de avançar para "dar espaço ".
Têm de se desligar a ficha que liga ao medidor de massa de ar.
3 parafusos para desapertar ... a tubagem passa por debaixo daquela confusão de tubos e por cima da bomba injectora.
Filtro de ar fora. A caixa do dito-cujo sai pelo lado direito do motor . Têm espaço á justa mas sai .
E aqui temos a valvula propriamente dita...
...pronta para ser desmontada e limpa. :P São 2 parafusos que convém desapertar devagar ... não vá haver surpresas.
Fica o resto para amanhã que hoje estou atrasado para o jantar ...
Isto continua ...
Novo dia nova empreitada.
A minha patroa vêm para ajudar no que for preciso . Nem sei se é curiosidade ... ou se é medo que eu lhe estrague o frigorifico.
A obra não se afigura dificil , os pontos complicados já estão préviamente identificados de forma que ... mãos á obra...
A EGR está segura com dois parafusos sextavada que convem desaparafusar com calma e em simultaneo , caso contrário ... surpresa.
Editado pela última vez por amalucado em Sex Set 14, 2012 7:05 pm, em um total de 1 vez.
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Citroen C3 1.4 HDI 16v SX-Pack<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a>
O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a>
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Quando soltam o segundo parafuso ouvem um " pling " metálico e apercebem-se que caiu algo ... aconteceu comigo .
:oops: :oops:
Com a lanterna viu-se a brilhar esta junta ... guarda-se para depois . :shock:
No outro extremo da tubagem desapertam-se 2 parafusos Torx
Puxa-se com calma e ele sai .
Atenção que está todo sujo e vai contaminar tudo com cinzas gordurosas.
Afasta-se a cablagem á esquerda.
Com calma e paciencia desloca-se o conjunto para a direita . Cuidado com o tubo de vácuo na cabeça da EGR ... não convém parti-lo ou fende-lo .
O conjunto está pronto para começar a limpeza. Fui buscar uma sovela de sapateiro para ajudar a separar as cinzas e gordura depositadas na tubagem
Pedi um alguidar á minha mãe .
Ela vai-se zangar comigo quando o vir todo sujo. :roll: :roll:
Saiu muita porcaria lá de dentro . Percebe-se que é a cinza seca que cai livremente . A cinza engordurada vai ter de se usar um solvente quimico . Caiu cerca de 150 gramas de material ... a tubagem tinha cerca de 26 mm de diametro interno e tinha livre nos extremos somente a area de uma moeda de 1 centimo de euro ... estava toda entupida.
Por isso eu sentia o bólide com falta de folego quando fazia os primeiros metros após o arranque da minha casa . Faço quase sempre uma súbida com cerca de 500 metros e notava que o motor não respondia ao acelerador .
A patroa fez de realizadora de cinema. Passei-lhe o telemovel e ela filmou aquela limpeza inicial ...
Nem queria acreditar na quantidade de cinzas que sairam para fora . E ainda a missa vai no adro da igreja ... :P
Coloquei online o video em 3 servidores :
<a href="http://s871.photobucket.com/albums/ab27 ... HDI16v.mp4" target="_blank">http://s871.photobucket.com/albums/ab27 ... 16v.mp4</a>
<a href="http://youtu.be/YDfWKbxEIWY" target="_blank">http://youtu.be/YDfWKbxEIWY</a>
<a href="https://vimeo.com/48213840" target="_blank">https://vimeo.com/48213840</a>
Têm de se abrir a abraçadeira de mola . Como o extremo da tubagem está entupido com cinza , depreende-se que junto á EGR está igual . Mete-se uma chave de fendas e torcendo a malvada salta . Cuidado para não acertarem em ninguém que vá a passar...
A "antecamara " da admissão de ar está tambem contaminada com cinza e mais cinza , um mar de gordura ... um nojo !!!
Vai ter de se desapertar tubagem para aumentar o acesso , dissolver tudo , usar panos que não larguem pelos ...
:oops: :oops:
Com a lanterna viu-se a brilhar esta junta ... guarda-se para depois . :shock:
No outro extremo da tubagem desapertam-se 2 parafusos Torx
Puxa-se com calma e ele sai .
Atenção que está todo sujo e vai contaminar tudo com cinzas gordurosas.
Afasta-se a cablagem á esquerda.
Com calma e paciencia desloca-se o conjunto para a direita . Cuidado com o tubo de vácuo na cabeça da EGR ... não convém parti-lo ou fende-lo .
O conjunto está pronto para começar a limpeza. Fui buscar uma sovela de sapateiro para ajudar a separar as cinzas e gordura depositadas na tubagem
Pedi um alguidar á minha mãe .
Ela vai-se zangar comigo quando o vir todo sujo. :roll: :roll:
Saiu muita porcaria lá de dentro . Percebe-se que é a cinza seca que cai livremente . A cinza engordurada vai ter de se usar um solvente quimico . Caiu cerca de 150 gramas de material ... a tubagem tinha cerca de 26 mm de diametro interno e tinha livre nos extremos somente a area de uma moeda de 1 centimo de euro ... estava toda entupida.
Por isso eu sentia o bólide com falta de folego quando fazia os primeiros metros após o arranque da minha casa . Faço quase sempre uma súbida com cerca de 500 metros e notava que o motor não respondia ao acelerador .
A patroa fez de realizadora de cinema. Passei-lhe o telemovel e ela filmou aquela limpeza inicial ...
Nem queria acreditar na quantidade de cinzas que sairam para fora . E ainda a missa vai no adro da igreja ... :P
Coloquei online o video em 3 servidores :
<a href="http://s871.photobucket.com/albums/ab27 ... HDI16v.mp4" target="_blank">http://s871.photobucket.com/albums/ab27 ... 16v.mp4</a>
<a href="http://youtu.be/YDfWKbxEIWY" target="_blank">http://youtu.be/YDfWKbxEIWY</a>
<a href="https://vimeo.com/48213840" target="_blank">https://vimeo.com/48213840</a>
Têm de se abrir a abraçadeira de mola . Como o extremo da tubagem está entupido com cinza , depreende-se que junto á EGR está igual . Mete-se uma chave de fendas e torcendo a malvada salta . Cuidado para não acertarem em ninguém que vá a passar...
A "antecamara " da admissão de ar está tambem contaminada com cinza e mais cinza , um mar de gordura ... um nojo !!!
Vai ter de se desapertar tubagem para aumentar o acesso , dissolver tudo , usar panos que não larguem pelos ...
Editado pela última vez por amalucado em Sex Set 14, 2012 7:16 pm, em um total de 1 vez.
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O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a>
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A lanterna ajuda a avaliar . Vai-se buscar uma lata de solvente para travões e começa-se a tratar da nojeira. :roll: :roll:
CINZA :twisted: :twisted:
A patroa em acção . :P . Foi buscar uma escova de dentes velha e começou a sacar o material gorduroso .
Nesta altura da limpeza tenho de resolver a situação da abraçadeira de mola . Teve de ser retirada fora e vai ser necessário voltar a abraçar os tubos novamente . Tenho de ir comprar uma nova de substituição e o ideal é uma de parafuso ,se possivel em aço inox ...
Hora da paparoca . Vamos almoçar que estamos cansados e sujos . Afinal é uma limpeza de 83.000 KMs , ninguem disse que era fácil e rápida de fazer...
Quem não é para comer ... não é para trabalhar.
Mais um bocado de limpeza, rasgar panos e cortei uma camiseta velha em tiras ... daquelas cheias de buraquinhos , apanham muita cinza , pena não poder usar um aspirador aqui .
Deixo a patroa nas limpezas e vou comprar a abraçadeira . Como estou apeado têm de ser aqui no Feijó mesmo .
Vou á casa de peças auto . NÃO TÊM !
Na ferramenteira . NÃO TÊM !
Na casa das motos . NÃO TÊM !
Na Peugeot-Citroen . NÃO TÊM ! Somente a de mola ( e o alicate ??? NÃO TÊM ! ) :evil: :evil:
Na Seat-Hyundai . NÃO TÊM !
Na VW . NÃO TÊM !
No João dos pneus . NÃO TÊM !
Na oficina reparação auto . NÃO TÊM ! Mas tentaram ajudar , referindo as marcas que usam isso ... ou usavam. :shock:
Loja das torneiras e sanitários ... TÊM !!!
.
Por incrivel que pareça foi na que arranjei uma abraçadeira parecida com o que precisava.
38 centimos de euro . Se fosse nas marcas imagino a nota de 10 para começar ...
Quando lá cheguei de volta á garagem onde estava a trabalhar a patroa mostra-me uma caixa de plástico com muitas abraçadeiras , que disse, tinha guardado ao longo de várias reparações que eu tinha feito no passado ...
Boa !! Podias ter dito logo !! Perdi quase 2 horas a palmilhar , e está muito calor.
Comprei a da esquerda e vou usar a do meio. Tenho é de a alterar para ela envolver os tubos.
Tudo limpo.
Tudo limpo
Ela trabalhou bem na minha ausencia .
Alterar \ Adaptar a abraçadeira ... na boa e sem stress ...
Marujo nunca se atrapalha ...
Faz-se uma série de cortes na parte exterior e depois molda-se á forma defenitiva , usando um alicate de pontas quadradas.
Parece bem !!
No local em teste.
Tudo limpo e volta-se a montar os tubos no local.
Supostamente montar é o inverso de desmontar . Não é suposto sobrarem peças .
Pelo menos lá na Armada Portuguesa ensina-se a não ter pressa a desmontar , e fixar mentalmente aquilo que se está a fazer.
Uma grande escola ...
União segura .
Não ficou bonitinho mas não abana e não abre com as vibrações... Tudo OK.
Tudo fechado.
Alguem sabe dizer o que é este sensor ??? Calculo que controle a abertura \ fecho da EGR ...
Está exactamente na zona onde os gases recirculados se encontram com o ar comprimido vindo do turbo \ intercooler . Deve ser uma sonda ...
Esta setinha é enganadora . Está ao contrário... :P :P
E pronto . Tudo limpo e arrumado . Tudo ligado como estava antes desta empreitada .
O filtro do ar, mudei-lhe o collant para garantir que o lixo grosso não adere . O oleo ainda não está negro para já não é necessário lavar e olear . Vou espreitando e controlanso o estado do filtro... :D :D :D :D
Falta dar á chave . Ela faz as honras que mereçe . Ao sair da garagem nota-se que têm um som diferente .
Parece uma chocolateira a vibrar. Ela queixa-se " a luz amarela do motor está ligada " . :shock: :shock: :shock: :?:
Passado 1 minuto apagou e as vibrações desapareceram ... fixe .
Tal como dizia o "engenheiro" : Porreiro pá , porreiro ...
Isto funciona .
Após 2 dias de condução noto que o carrinho têm mais folego , não é pastelão nas subidas ; o consumo de combustivel vou tirar médias para ver .
Antes estava a gastar 4,5 a 5 litros de gasóleo em misto auto-estrada \ urbano ...
Vou atestar e fazer média para ver .
Citro-manutenção preventiva
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Citroen C3 1.4 HDI 16v SX-Pack<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a>
O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a>
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Saudações cordiais a todos no forum.
Algumas comprinhas que vão animar o uso do frigorifico ...
Não é que seja dificil de estacionar ( porque não é ! ) mas vai ser util.
... e como foi tão baratinho ... quase dado pelo amigo Ebay... instala-se ...
Já são 3 bólides a mamar oleo de forma que investi ... para poupar .
O filtro lavável é a solução inteligente a longo prazo e paga-se a ele próprio... e dura , e dura ... e dura
Algumas comprinhas que vão animar o uso do frigorifico ...
Não é que seja dificil de estacionar ( porque não é ! ) mas vai ser util.
... e como foi tão baratinho ... quase dado pelo amigo Ebay... instala-se ...
Já são 3 bólides a mamar oleo de forma que investi ... para poupar .
O filtro lavável é a solução inteligente a longo prazo e paga-se a ele próprio... e dura , e dura ... e dura
Editado pela última vez por amalucado em Qua Set 26, 2012 6:29 pm, em um total de 1 vez.
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Muito para legendar. :271534:
Algumas compras para efectuar uma boa manutenção do frigorifico .
Etilenoglicol para aplicar no liquido de circuito fechado do radiador . Em Portugal não faz frio que justifique aplicar um liquido para resistir a temperaturas de -18ºC . Mas as vantagens não são apenas para o frio . A limpeza e lubrificação tambem são importantes.
Spray de silicone liquido para lubrificar e nutrir as borrachas das calhas dos vidros eléctricos. :)
Oleo para os travões DOT 5.1 . Ao contrário do oleo normal que absorve humidade este é hidrofobo . O glicogénio repele a humidade e o oleo mantém um ponto de ebulição elevado... resistindo a travagens sucessivas por muitos quilómetros . :D
Lampadas de nevoeiro em LED
Vou fazer um teste a ver se aprovam . Será que iluminam como as lampadas normais ??
Chegou o material para ser aplicado futuramente .
Parece ser material bom . E foi muito em conta ... :154740: :154740:
Uma limusine que já não serve para festas e diversão ... ; é a crise .
Algumas compras para efectuar uma boa manutenção do frigorifico .
Etilenoglicol para aplicar no liquido de circuito fechado do radiador . Em Portugal não faz frio que justifique aplicar um liquido para resistir a temperaturas de -18ºC . Mas as vantagens não são apenas para o frio . A limpeza e lubrificação tambem são importantes.
Spray de silicone liquido para lubrificar e nutrir as borrachas das calhas dos vidros eléctricos. :)
Oleo para os travões DOT 5.1 . Ao contrário do oleo normal que absorve humidade este é hidrofobo . O glicogénio repele a humidade e o oleo mantém um ponto de ebulição elevado... resistindo a travagens sucessivas por muitos quilómetros . :D
Lampadas de nevoeiro em LED
Vou fazer um teste a ver se aprovam . Será que iluminam como as lampadas normais ??
Chegou o material para ser aplicado futuramente .
Parece ser material bom . E foi muito em conta ... :154740: :154740:
Uma limusine que já não serve para festas e diversão ... ; é a crise .
Editado pela última vez por amalucado em Qua Set 26, 2012 6:35 pm, em um total de 1 vez.
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Citroen C3 1.4 HDI 16v SX-Pack<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a>
O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a>
Bom dia amalucado,
Muito bom e animador para muitos dos colegas, o seu trabalho de manutenção.
Mesmo que hajam algumas diferenças entre os produtos comercializados no Brasil e em Portugal, em linhas gerais elas podem ser resumidas em motorização e suspensão.
Esperamos que os demais colegas do Fórum, que ainda estão em dúvida sobre mexer ou não em seus carros, sintam a convicção que o seu trabalho de manutenção transmite.
Obrigado pela valiosa participação.
Muito bom e animador para muitos dos colegas, o seu trabalho de manutenção.
Mesmo que hajam algumas diferenças entre os produtos comercializados no Brasil e em Portugal, em linhas gerais elas podem ser resumidas em motorização e suspensão.
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Obrigado pela valiosa participação.
O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
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Saudações cordiais a todos no forum.
Muito obrigado Sr.Administrador pelas suas palavras de apreço. È sempre bom ter um estimulo para continuar . :) :)
Uma coisa eu estranho neste forum e é o facto de ser tão pouco participado . Eu até julgava que havia alguma "avaria" porque notava que havia visualizações ... mas não havia posts nenhuns.
Eu calculo, que mesmo havendo diferenças de motorização entre os Citroen de Portugal e os do Brasil , as informações que disponibilizo são uteis para todos.
Quanto a meter a mão na massa ... eu adoro mecânica auto e faço a manutenção de vários automóveis da minha familia...
Bem , mais umas fotinhas para isto não morrer...
Junto aos Serviços Postais ,vulgo os correios ...
Quem foi o engenheiro que inventou uma passagem de peões a terminar em cima do estacionamento ??? Este fenómeno só podia ser da junta de Freguesia de São Martinho do Porto .
Fica junto aos correios e ao posto da Guarda Nacional Republicana .
Em frente vê-se os caixotes que construiram nos terrenos abandonados do que resta do tristemente abandonado Hotel Parque .
... aquele onde fazem o baile anual dos sem xeta :465974: :465974: - tambem referido pelo baile da xita ... :966283: :966283:
LIMPEZA DA MAF
Após a limpeza da EGR ,passado cerca de um mês o frigorifico quando começava a trabalhar ,enquanto estava frio fazia um barulho tipo "martelinhos " pareciam valvulas a bater... :212469: :978798: :978798:
Calculei que estava algum lixo agarrado á boa da MAF e estava a desregular o trabalhar do motor...
Como a ultima limpeza foi á cerca de 20000 KMs ... mãos á obra . :697584:
Mora ali dentro ...
Para aceder á MAF ( ou será ao MAF ?? ) é o enrredo do costume . Saka a tampa decorativa do motor e desaperta-se a tubagem que faz o envio do ar para o acesso da turbina
Já que estou com a mão na massa , aproveito e espreito se o filtro lavavel têm lixo agarrado .
Como já referi anteriormente ,eu faço uso do collant ,para impedir o sujo maior de se agarrar e assim prolongar a vida do filtro .
Está limpinho... :) :) Até parece mentira, que foi oleado pela ultima vez há cerca de 5000 KMs :D
Sem lixo .
Ficha desligada.
Uma dúvida : È necessário tomar alguma precaução especial quando se desalimenta eléctricamente um medidor de massa de ar ???
Eu limito-me a desligar a ficha e até hoje ainda nunca deu "bronca" ...
Já se vê o objectivo ali a espreitar dentro do tubo ... ; A MAF está segura com 3 parafusos Torx T30...
Um conjunto Torx dos longos .
Também comprei um conjunto dos curtos ... vale a pena ter ferramenta com fartura . Estamos sempre preparados ... :271534: :271534: :D
Spray de limpeza e desengordurante... ; muito usado nos circuitos de travagem . Eficaz e não deixa residuos .
Está fora . Este oleo que se vê aqui é o resultado da condensação dos vapores do motor quando se desliga .
È isto que se deposita na MAF e depois a faz funcionar incorrectamente.
O-Ring fora. -_-
Muito obrigado Sr.Administrador pelas suas palavras de apreço. È sempre bom ter um estimulo para continuar . :) :)
Uma coisa eu estranho neste forum e é o facto de ser tão pouco participado . Eu até julgava que havia alguma "avaria" porque notava que havia visualizações ... mas não havia posts nenhuns.
Eu calculo, que mesmo havendo diferenças de motorização entre os Citroen de Portugal e os do Brasil , as informações que disponibilizo são uteis para todos.
Quanto a meter a mão na massa ... eu adoro mecânica auto e faço a manutenção de vários automóveis da minha familia...
Bem , mais umas fotinhas para isto não morrer...
Junto aos Serviços Postais ,vulgo os correios ...
Quem foi o engenheiro que inventou uma passagem de peões a terminar em cima do estacionamento ??? Este fenómeno só podia ser da junta de Freguesia de São Martinho do Porto .
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... aquele onde fazem o baile anual dos sem xeta :465974: :465974: - tambem referido pelo baile da xita ... :966283: :966283:
LIMPEZA DA MAF
Após a limpeza da EGR ,passado cerca de um mês o frigorifico quando começava a trabalhar ,enquanto estava frio fazia um barulho tipo "martelinhos " pareciam valvulas a bater... :212469: :978798: :978798:
Calculei que estava algum lixo agarrado á boa da MAF e estava a desregular o trabalhar do motor...
Como a ultima limpeza foi á cerca de 20000 KMs ... mãos á obra . :697584:
Mora ali dentro ...
Para aceder á MAF ( ou será ao MAF ?? ) é o enrredo do costume . Saka a tampa decorativa do motor e desaperta-se a tubagem que faz o envio do ar para o acesso da turbina
Já que estou com a mão na massa , aproveito e espreito se o filtro lavavel têm lixo agarrado .
Como já referi anteriormente ,eu faço uso do collant ,para impedir o sujo maior de se agarrar e assim prolongar a vida do filtro .
Está limpinho... :) :) Até parece mentira, que foi oleado pela ultima vez há cerca de 5000 KMs :D
Sem lixo .
Ficha desligada.
Uma dúvida : È necessário tomar alguma precaução especial quando se desalimenta eléctricamente um medidor de massa de ar ???
Eu limito-me a desligar a ficha e até hoje ainda nunca deu "bronca" ...
Já se vê o objectivo ali a espreitar dentro do tubo ... ; A MAF está segura com 3 parafusos Torx T30...
Um conjunto Torx dos longos .
Também comprei um conjunto dos curtos ... vale a pena ter ferramenta com fartura . Estamos sempre preparados ... :271534: :271534: :D
Spray de limpeza e desengordurante... ; muito usado nos circuitos de travagem . Eficaz e não deixa residuos .
Está fora . Este oleo que se vê aqui é o resultado da condensação dos vapores do motor quando se desliga .
È isto que se deposita na MAF e depois a faz funcionar incorrectamente.
O-Ring fora. -_-
Editado pela última vez por amalucado em Qua Set 26, 2012 5:50 pm, em um total de 1 vez.
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Citroen C3 1.4 HDI 16v SX-Pack<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a>
O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a>
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Limpinha . Aplica-se spray com fartura e o oleo e poeira escorre ... depois sopra-se com o compressor . :P :P
O truque é não lhe mexer com os dedos , melhor dizendo ... é não lhe mexer.
Montada de volta no sitio dela. Isto é por demais fácil e compensa .
O motor ficou a trabalhar certinho , sem ruidos anormais ; acabaram-se os "martelinhos" . :P :P
Aproveitei e espreitei a turbina. :170383: :170383: :170383:
Mais uma vez ,encontro umas gotinhas de oleo
Não compreendo se o oleo escorre do veio da turbina ou se escorre do tubo que trás o ar do filtro .
Vou experimentar lavar o tubo com desingordurante num alguidar e depois de montado no local fazer um passeio de 5 quilómetros ... ; se aparecer oleo só pode vir da turbina.
Às tantas até é normal haver uma fugazita da turbina ...
Alguém opina ???
Tenho um acessório ... culinário .
Alguém adivinha o que é este ralador de legumes debaixo do frigorifico ????
Aí no Brasil os Citroen C3 também têm este acessório ???
Eu sei que há pessoal que sabe , visto que muitos consultam o forum C3 aqui de Portugal .
Filtro de carvão activo.
Mandei vir da Alemanha junto com as peças para o bólide do miudo. Ficou cerca de 5 euros . Para aí 1\4 do preço cá no rectangulo pobre da Europa. :978798: :978798:
Saiu o velho cá para fora. Já os vi a sair muito piores...
Limpinho e pronto para rolar... :613179:
Uma dúvida :
Alguem sabe para que serve isto no porta-luvas ???
Poderia pensar que é um difusor de ar da chauffage ... hmm
Mas já o rodei e não cheguei a nenhuma conclusão...
O truque é não lhe mexer com os dedos , melhor dizendo ... é não lhe mexer.
Montada de volta no sitio dela. Isto é por demais fácil e compensa .
O motor ficou a trabalhar certinho , sem ruidos anormais ; acabaram-se os "martelinhos" . :P :P
Aproveitei e espreitei a turbina. :170383: :170383: :170383:
Mais uma vez ,encontro umas gotinhas de oleo
Não compreendo se o oleo escorre do veio da turbina ou se escorre do tubo que trás o ar do filtro .
Vou experimentar lavar o tubo com desingordurante num alguidar e depois de montado no local fazer um passeio de 5 quilómetros ... ; se aparecer oleo só pode vir da turbina.
Às tantas até é normal haver uma fugazita da turbina ...
Alguém opina ???
Tenho um acessório ... culinário .
Alguém adivinha o que é este ralador de legumes debaixo do frigorifico ????
Aí no Brasil os Citroen C3 também têm este acessório ???
Eu sei que há pessoal que sabe , visto que muitos consultam o forum C3 aqui de Portugal .
Filtro de carvão activo.
Mandei vir da Alemanha junto com as peças para o bólide do miudo. Ficou cerca de 5 euros . Para aí 1\4 do preço cá no rectangulo pobre da Europa. :978798: :978798:
Saiu o velho cá para fora. Já os vi a sair muito piores...
Limpinho e pronto para rolar... :613179:
Uma dúvida :
Alguem sabe para que serve isto no porta-luvas ???
Poderia pensar que é um difusor de ar da chauffage ... hmm
Mas já o rodei e não cheguei a nenhuma conclusão...
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Citroen C3 1.4 HDI 16v SX-Pack<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
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Este próximo bombom vem a caminho de Taiwan...
Vai ser uma experiencia que se funcionar , vai levar a investimento em vários kits.
Localizador GSM da viatura ... :170383: :170383:
Unidade principal .Monta-se no interior mais inacessivel do veiculo... .
Esconde-se de preferencia onde for dificil ir á procura dela...
Cablagem para fazer a interligação a sistemas e alimentação eléctrica. Antenas GSM e GPS . A instalação convem ser feita em local escondido com as inerentes percas em sensibilidade na recepção e no envio de sinal... . Algo que têm de ser bem testado para arranjar a melhor solução de compromisso...
Eu nem quero imaginar o numero de horas que isto vai consumir em termos de testes .
Calculo que os fabricantes não forneçam nada de diagramas de irradiação da antena .
Irá custar cerca de 70 euros ( envio incluido ) e justifica-se a compra em virtude dos imensos roubos diários de veiculos ...
Funciona em rede GSM com vários modos de localização .
O pai do moço que me pediu ajuda para a compra e a consequente instalação , perdeu uma viatura de trabalho , essencial á sua actividade e nunca mais a recuperou .
Vai para 3 meses... A esta hora já está num lugarejo lá em Marrocos ou Angola .
Se isto for bom eu vou comprar 3 para os automoveis da minha familia ...
Qual é a vossa opinião ??
Vai ser uma experiencia que se funcionar , vai levar a investimento em vários kits.
Localizador GSM da viatura ... :170383: :170383:
Unidade principal .Monta-se no interior mais inacessivel do veiculo... .
Esconde-se de preferencia onde for dificil ir á procura dela...
Cablagem para fazer a interligação a sistemas e alimentação eléctrica. Antenas GSM e GPS . A instalação convem ser feita em local escondido com as inerentes percas em sensibilidade na recepção e no envio de sinal... . Algo que têm de ser bem testado para arranjar a melhor solução de compromisso...
Eu nem quero imaginar o numero de horas que isto vai consumir em termos de testes .
Calculo que os fabricantes não forneçam nada de diagramas de irradiação da antena .
Irá custar cerca de 70 euros ( envio incluido ) e justifica-se a compra em virtude dos imensos roubos diários de veiculos ...
Funciona em rede GSM com vários modos de localização .
O pai do moço que me pediu ajuda para a compra e a consequente instalação , perdeu uma viatura de trabalho , essencial á sua actividade e nunca mais a recuperou .
Vai para 3 meses... A esta hora já está num lugarejo lá em Marrocos ou Angola .
Se isto for bom eu vou comprar 3 para os automoveis da minha familia ...
Qual é a vossa opinião ??
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O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a>
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Mais umas fotinhas para animar... :170383: :170383:
Como o frigorifico está a ficar com os farois "queimados" eu andei a ponderar a hipotese de os polir e selar posteriormente .
Quem já fez o tratamento que diga algo para fazer luz no escuro . Sei que não é dificil e há várias experiencias devidamente foto-documentadas... Dêem conselhos acerca do polimento de farois ...
Outra hipotese...
Posso optar por comprar uns farois deste tipo...
Pessoalmente eu gosto muito. No Ebay encontram-se boas oportunidades e a preços bem mais interessantes que os do mercado . 200 euros por um par ?? Comigo não ... :230430: :827520: :827520:
Aplicados ...
No carro do Armando ... umas vezes parados ,outras vezes andando...
Lindos . Vão ser destes...
Traseira Tipo Lexus...
Gosto muito destes e já cá moram ...
Já os esperimentei e a minha patroa gostou muito .
Eu até fui ao centro de inspecção e confirmei que passam sem problemas e que estão devidamente homolugados ...
Como o frigorifico está a ficar com os farois "queimados" eu andei a ponderar a hipotese de os polir e selar posteriormente .
Quem já fez o tratamento que diga algo para fazer luz no escuro . Sei que não é dificil e há várias experiencias devidamente foto-documentadas... Dêem conselhos acerca do polimento de farois ...
Outra hipotese...
Posso optar por comprar uns farois deste tipo...
Pessoalmente eu gosto muito. No Ebay encontram-se boas oportunidades e a preços bem mais interessantes que os do mercado . 200 euros por um par ?? Comigo não ... :230430: :827520: :827520:
Aplicados ...
No carro do Armando ... umas vezes parados ,outras vezes andando...
Lindos . Vão ser destes...
Traseira Tipo Lexus...
Gosto muito destes e já cá moram ...
Já os esperimentei e a minha patroa gostou muito .
Eu até fui ao centro de inspecção e confirmei que passam sem problemas e que estão devidamente homolugados ...
Editado pela última vez por amalucado em Sex Out 05, 2012 8:06 pm, em um total de 1 vez.
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Citroen C3 1.4 HDI 16v SX-Pack<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a>
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Belos posts!
Gostaria de ter o entendimento e a coragem de mexer em algo no meu, me falta conhecimento, simplesmente não sei mexer em quase nada, preciso fazer uma revisão no meu e vou ter que levar a citroen para verificar, pois comprei o meu usado e gostaria de saber das reais condicoes dele.
Aparentemente esta perfeito, suspensao bem durinha, amortecedores respondendo muito bem, motor bem sequinho e com boa resposta.
Uma coisa que me enfureçe é o tapete, o maldito sempre se enfia entre o pedal da embreagem e me atrapalha demais, vou ver com calma o que acontece... alguem ja passou por algo semelhante?
Vamos agitar um pouco o forum, realmente esta bem parado, sou novo aqui e gostaria de saber mais coisas sobre o nosso possante.
Abraços
Felipe
Gostaria de ter o entendimento e a coragem de mexer em algo no meu, me falta conhecimento, simplesmente não sei mexer em quase nada, preciso fazer uma revisão no meu e vou ter que levar a citroen para verificar, pois comprei o meu usado e gostaria de saber das reais condicoes dele.
Aparentemente esta perfeito, suspensao bem durinha, amortecedores respondendo muito bem, motor bem sequinho e com boa resposta.
Uma coisa que me enfureçe é o tapete, o maldito sempre se enfia entre o pedal da embreagem e me atrapalha demais, vou ver com calma o que acontece... alguem ja passou por algo semelhante?
Vamos agitar um pouco o forum, realmente esta bem parado, sou novo aqui e gostaria de saber mais coisas sobre o nosso possante.
Abraços
Felipe
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- Nome: amalucado
- Localização: São Martinho do Porto - Portugal
[quote name='Sandman' date='Oct 3 2012, 02:30 AM' post='19050']
... Uma coisa que me enfureçe é o tapete, o maldito sempre se enfia entre o pedal da embreagem e me atrapalha demais, vou ver com calma o que acontece... alguem ja passou por algo semelhante?
Vamos agitar um pouco o forum, realmente esta bem parado, sou novo aqui e gostaria de saber mais coisas sobre o nosso possante.
Abraços
Felipe
[/quote]
Saudações cordiais Felipe . Que bom que voçê comprou um Citroen C3 . Se tiver a sorte que eu tive ,acredite que têm automóvel para muitos anos. :D
O tapete voçê pode forrar com feltro de forma a ele ficar mais grosso e com mais aderencia ... Tambem pode depois instalar uns adesivos velcro a assim ele já não se desloca...
Vou tirar umas fotos para mostrar para voçê...
Para estimular o forum a solução é mesmo tirar muitas fotos e postar muito.
Muitas dúvidas tiram-se no forum e quando algo está esquisito é só perguntar ...
E por falar em postar ... vamos lá a participar ...
Aqui vemos a barra do porto . Temos o promontório Norte ,com o farol e parte da zona urbana velha e o promontório Sul onde se situa a Alfandega Velha... ( é aonde marca a seta )
Os antigos descobriram que ali existe uma fonte de água doce , um furo artesiano permanente abaixo do nivel do mar ( possivelmente a água doce tinha ausencia de cor e destinguia-se da água salgada , não me perguntem esses factos antigos ... )
Astutos,não desperdiçaram recursos e construiram um muro quadrado á volta da fonte que ainda hoje existe e montaram um tubo metálico na nascente . Quando a maré baixa baixa a água doce expulsa a salgada e a água pode ser consumida...
Chamam-lhe a água da Pocinha e dizem ter propriedades curativas para as doenças da pele e do estomago.
Dizem que abre o apetite ás crianças ,mas isso eu nunca comprovei. Quando fui concessionário\banheiro na praia de São Martinho do Porto, a minha patroa obrigava-me a ir buscar 2 garrafões de 5 litros cada lá na nascente por causa dos nossos filhos pequeninos ( na altura )... ; eu ia e vinha a pé , cerca de 4 quilómetros de passeio, e no regresso eu sentia o apetite a aumentar exponencialmente para o almoço . Os miudos é claro que não queriam beber a "água milagrosa" e berravam que sabia mal ... e eu bebia a dita-cuja ... e depois fiquei assim ... :465974: :465974: :966283:
Nesta foto vê-se o lado Sul da Baia , o lado de Salir do Porto ...
Vê-se a alfandega velha e á esquerda a que foi a "Grande Duna " .
Quando começei a frequentar São Martinho do Porto ( em 1990 ) a altura da duna era o triplo de agora, e cobria a vista dos moinhos na Serra de Salir ...
As arvores no promontório Sul foram crescendo e começaram a impedir a passagem da areias vindas do mar trazidas pelo vento ...
E o povo aos magotes começou a fazer descer a duna ,desmoronando-a á força de pés em constantes romarias ...
Aquela que era a mais alta duna de Portugal e a segunda mais alta da Europa ( a primeira é a do Pilat em França ) começou a minguar ...
A Camara Municipal das Caldas da Rainha tentou parar o processo colocando redes e estacas para firmar o areal e limitando a passagem ao povo com cercas de madeira ... ; aparentemente o processo de destruição parou e aduna têm mantido o tamanho . Não cresceu e também não minguou ... :212469:
Uma foto tirada do lado do cais ,com a maré cheia ...
Vê-se a praia , nesta altura do ano já sem as concessões balneares da Associação de Banheiros ... : fui concessionário\banheiro durante 18 épocas balneares e a minha area concessionada era exactamente no centro da baía , na foto em frente ao ultimo prédio alto á direita...
Nesta altura do ano , já fora da confusão do Verão a praia é espectacular e um regalo para quem quer descansar e têm consigo crianças pequenas para cuidar...
De manhãnzinha a areia está lisa e coberta de orvalho e com o Sol baixo no horizonte brilha como diamante . Quando pisamos descalços a areia , ela estala com o barulho do gelo a quebrar e é uma sensação única ...
Adoro esta praia...
Uma foto da barra...
A foto foi tirada do ponto mais alto ,conhecido como Facho , e daqui vê-se o arquipélago das Berlengas . Na foto é suposto ver-se, mas como a máquina fotográfica do telémovel têm somente 2 megapixel , as ilhas ficam desvanecidas na foto.
Outra foto da barra onde se vê os dois promontórios .
Infelizmente também se vê os caixotes que foram construidos na zona protegida da arriba ... um aborto , permitido pelos corruptos da Camara Municipal de Alcobaça . Neste país o dinheiro manda e lubrifica muitos bolsos... down down down . Felizmente que eles são o que são mandatados pelo voto popular ... ; È só rir . :978798: :978798: :978798:
Foto tirada do miradouro . Tenho de pedir ao miudo para tirar uma foto panorâmica para postar aqui ...
Aqui apenas se vê um bocadinho da Vila . Na baía estão ancorados muitos barcos de pesca durante todo o ano...
O frigorifico instalado junto á minha casa ...
Pouco mais para dizer da máquina . Fiável e económico...
Maquinão ... eu diria MAQUINAÇO DIABÓLICO
Uma foto tirada de manhã . Cerca das 08.30 H .
A vila está adormecida e há lugar com fartura para estacionar . A pista de ciclovia está livre e o Sol têm um brilho espectacular ...
Dá vontade de descalçar e ir correr na areia e pisar o orvalho matinal... :966762: :966762:
Lembrei-me agora que uma foto deste local maravilhoso está em falta ...
Digam lá se não parece que o Criador andou por cá a brincar com o transferidor e o compasso ... good good
... Uma coisa que me enfureçe é o tapete, o maldito sempre se enfia entre o pedal da embreagem e me atrapalha demais, vou ver com calma o que acontece... alguem ja passou por algo semelhante?
Vamos agitar um pouco o forum, realmente esta bem parado, sou novo aqui e gostaria de saber mais coisas sobre o nosso possante.
Abraços
Felipe
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Saudações cordiais Felipe . Que bom que voçê comprou um Citroen C3 . Se tiver a sorte que eu tive ,acredite que têm automóvel para muitos anos. :D
O tapete voçê pode forrar com feltro de forma a ele ficar mais grosso e com mais aderencia ... Tambem pode depois instalar uns adesivos velcro a assim ele já não se desloca...
Vou tirar umas fotos para mostrar para voçê...
Para estimular o forum a solução é mesmo tirar muitas fotos e postar muito.
Muitas dúvidas tiram-se no forum e quando algo está esquisito é só perguntar ...
E por falar em postar ... vamos lá a participar ...
Aqui vemos a barra do porto . Temos o promontório Norte ,com o farol e parte da zona urbana velha e o promontório Sul onde se situa a Alfandega Velha... ( é aonde marca a seta )
Os antigos descobriram que ali existe uma fonte de água doce , um furo artesiano permanente abaixo do nivel do mar ( possivelmente a água doce tinha ausencia de cor e destinguia-se da água salgada , não me perguntem esses factos antigos ... )
Astutos,não desperdiçaram recursos e construiram um muro quadrado á volta da fonte que ainda hoje existe e montaram um tubo metálico na nascente . Quando a maré baixa baixa a água doce expulsa a salgada e a água pode ser consumida...
Chamam-lhe a água da Pocinha e dizem ter propriedades curativas para as doenças da pele e do estomago.
Dizem que abre o apetite ás crianças ,mas isso eu nunca comprovei. Quando fui concessionário\banheiro na praia de São Martinho do Porto, a minha patroa obrigava-me a ir buscar 2 garrafões de 5 litros cada lá na nascente por causa dos nossos filhos pequeninos ( na altura )... ; eu ia e vinha a pé , cerca de 4 quilómetros de passeio, e no regresso eu sentia o apetite a aumentar exponencialmente para o almoço . Os miudos é claro que não queriam beber a "água milagrosa" e berravam que sabia mal ... e eu bebia a dita-cuja ... e depois fiquei assim ... :465974: :465974: :966283:
Nesta foto vê-se o lado Sul da Baia , o lado de Salir do Porto ...
Vê-se a alfandega velha e á esquerda a que foi a "Grande Duna " .
Quando começei a frequentar São Martinho do Porto ( em 1990 ) a altura da duna era o triplo de agora, e cobria a vista dos moinhos na Serra de Salir ...
As arvores no promontório Sul foram crescendo e começaram a impedir a passagem da areias vindas do mar trazidas pelo vento ...
E o povo aos magotes começou a fazer descer a duna ,desmoronando-a á força de pés em constantes romarias ...
Aquela que era a mais alta duna de Portugal e a segunda mais alta da Europa ( a primeira é a do Pilat em França ) começou a minguar ...
A Camara Municipal das Caldas da Rainha tentou parar o processo colocando redes e estacas para firmar o areal e limitando a passagem ao povo com cercas de madeira ... ; aparentemente o processo de destruição parou e aduna têm mantido o tamanho . Não cresceu e também não minguou ... :212469:
Uma foto tirada do lado do cais ,com a maré cheia ...
Vê-se a praia , nesta altura do ano já sem as concessões balneares da Associação de Banheiros ... : fui concessionário\banheiro durante 18 épocas balneares e a minha area concessionada era exactamente no centro da baía , na foto em frente ao ultimo prédio alto á direita...
Nesta altura do ano , já fora da confusão do Verão a praia é espectacular e um regalo para quem quer descansar e têm consigo crianças pequenas para cuidar...
De manhãnzinha a areia está lisa e coberta de orvalho e com o Sol baixo no horizonte brilha como diamante . Quando pisamos descalços a areia , ela estala com o barulho do gelo a quebrar e é uma sensação única ...
Adoro esta praia...
Uma foto da barra...
A foto foi tirada do ponto mais alto ,conhecido como Facho , e daqui vê-se o arquipélago das Berlengas . Na foto é suposto ver-se, mas como a máquina fotográfica do telémovel têm somente 2 megapixel , as ilhas ficam desvanecidas na foto.
Outra foto da barra onde se vê os dois promontórios .
Infelizmente também se vê os caixotes que foram construidos na zona protegida da arriba ... um aborto , permitido pelos corruptos da Camara Municipal de Alcobaça . Neste país o dinheiro manda e lubrifica muitos bolsos... down down down . Felizmente que eles são o que são mandatados pelo voto popular ... ; È só rir . :978798: :978798: :978798:
Foto tirada do miradouro . Tenho de pedir ao miudo para tirar uma foto panorâmica para postar aqui ...
Aqui apenas se vê um bocadinho da Vila . Na baía estão ancorados muitos barcos de pesca durante todo o ano...
O frigorifico instalado junto á minha casa ...
Pouco mais para dizer da máquina . Fiável e económico...
Maquinão ... eu diria MAQUINAÇO DIABÓLICO
Uma foto tirada de manhã . Cerca das 08.30 H .
A vila está adormecida e há lugar com fartura para estacionar . A pista de ciclovia está livre e o Sol têm um brilho espectacular ...
Dá vontade de descalçar e ir correr na areia e pisar o orvalho matinal... :966762: :966762:
Lembrei-me agora que uma foto deste local maravilhoso está em falta ...
Digam lá se não parece que o Criador andou por cá a brincar com o transferidor e o compasso ... good good
Editado pela última vez por amalucado em Sex Out 05, 2012 8:02 pm, em um total de 1 vez.
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Citroen C3 1.4 HDI 16v SX-Pack<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a>
O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a>
Lindas fotos Amalucado!
Ainda hei de conhecer Portugal, minha mãe era portuguesa de tras dos montes, mas nunca tive a oportunidade de conhecer essa bela terra!
Consegui resolver o tapete com o velcro, ficou otimo.
Em relação a manutenção resolvi entrar em contato com as concessionárias originais da Citroen no Rio de Janeiro e encontrei uma atendente muito prestativa que procurou pela placa do meu C3 para ver se havia um historico de manutenções, e para a minha grata surpresa havia! a antiga dona havia feito todas as manutenções de 10.000 a 50.000 direto na Citroen, e a de 50.000 foi feita em 2009, sendo que o carro so andou 7.000 km em 3 anos, muito pouco, acho que encontrei uma verdadeira jóia :170383:
Por precaução irei passar um scanner para ver a injeção e neste fim de semana irei trocar todos os filtros e colocarei oleo sintetico, e também mandarei lavar todo o sistema de arrefecimento e colocar aditivo novo, precaução vale a pena B)
Vou tirar umas fotos do meu e também posto para que possa conhecer um pouco das praias brasileiras.
Cordial Abraço
Felipe
Ainda hei de conhecer Portugal, minha mãe era portuguesa de tras dos montes, mas nunca tive a oportunidade de conhecer essa bela terra!
Consegui resolver o tapete com o velcro, ficou otimo.
Em relação a manutenção resolvi entrar em contato com as concessionárias originais da Citroen no Rio de Janeiro e encontrei uma atendente muito prestativa que procurou pela placa do meu C3 para ver se havia um historico de manutenções, e para a minha grata surpresa havia! a antiga dona havia feito todas as manutenções de 10.000 a 50.000 direto na Citroen, e a de 50.000 foi feita em 2009, sendo que o carro so andou 7.000 km em 3 anos, muito pouco, acho que encontrei uma verdadeira jóia :170383:
Por precaução irei passar um scanner para ver a injeção e neste fim de semana irei trocar todos os filtros e colocarei oleo sintetico, e também mandarei lavar todo o sistema de arrefecimento e colocar aditivo novo, precaução vale a pena B)
Vou tirar umas fotos do meu e também posto para que possa conhecer um pouco das praias brasileiras.
Cordial Abraço
Felipe