O frigorifico do Amalucado
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- Nome: amalucado
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Saudações cordiais a todos no forum...
Acerca da causa que levou a bóia do sensor a ficar presa ... para já não vou especular e começar a adivinhar.
Meti primeiro o oleo vegetal e depois atestei com o gasóleo...
O oleo vegetal é mais fino que o gasóleo e mais leve de forma que ao subir lubrifica e arrasta consigo o lixo que ensopar.
O sistema da bóia podia estar preso com algum tipo de lixo e ter-se solto de noite...
[quote name='Munhoz' date='Jun 9 2014, 06:49 PM' post='24806']
hahahahahaha que coisa louca. o clima aqui também está louco, choveu tanto granizo que durou até o dia seguinte.
<a href="http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ ... huva.shtml" target="_blank">http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ ... a.shtml</a>
[/quote]
Pois é amigo Munhoz . O clima está a ficar alterado . Já chove fora de época e faz seca prolongada para lá do normal.
Esse granizo todo que caiu eu vi na TV e achei muito fora do normal. Tambem aconteceu na Belgica e Holanda. Para estranhar mais agora é Verão no hemisfério Norte... granizo no Verão :966283: :966283:
Voltando ao Citroen . Depósito cheio ... È gastar depósito e esperar para ver... ;)
E depois de vos dar música ... Mais fotos:
Como tenho o tanque cheio e tenho de fazer várias viagens com pouco tempo disponivel...
... fiz-me á estrada e parti... e parti ... e parti ... :465974: :465974:
( esta é uma graçola que vêm de um bate-boca lá noutro forum automóvel - o AstraClubePortugal.com em que me disseram para pôr a tocar a musica "vais partir " do Clemente )
Não . Não se trata de queijinhos frescos ...
È mesmo alimento para os animais . Fechado assim em plástico aguenta mais tempo ... :65322: :170383:
Voltas e mais voltas ...
...e fui a casa ver o meu pai mais a cicatriz dele... Fez um bypass cardiaco e meteu tambem um pacemaker ... :212469: :212469: :huh:
Aqui o bólide que eu adoptei e de que vou cuidando .
Muito trabalhinho me têm dado . Eu a arranjar e o desmiolado do meu filho a estragar ... :angry2: :angry2: :978798: :998348:
Mais umas fotos para partilhar... :) Tenho mesmo muitas voltas para dar...
É sempre a despachar .
A estrada está quase deserta de transito... :D
Apagou o primeiro LED.
Já queimei 547 KMs ... com 1 LED... Parece bom . Está a gastar pouco ...
Uma média de fazer inveja ... certo ???
Caldas da Rainha .
Uma velha glória de outrora . Um carrinho com cerca de 30 anos .
Renault 20 ou Renault 12 conduzido por um par de oculos que parecem o fundo de um copo de 3 cl ... :65322: :65322:
Gente tão idosa pode ser um perigo na estrada e então sem verem ... :697584:
Haja saúde para mais 10 anos de condução perigosa ... :)
Vila Franca de Xira .
A Armada Portuguesa tinha aqui activo um nucleo de escolas por onde estudaram milhares de jovens portugueses e estrangeiros. Era o Grupo Nº1 de Escolas da Armada e a Escola de alunos marinheiros.
Agora a Universidade da Leziria ( como era conhecida ) está ao abandono...
Passei nos Bentos para comprar mais uma roda de emergência e um guarda lamas para o carro do meu filho desmiolado...
Ao longe uma surpresa...
Ao longe um cheiro a gasóleo mal queimado . Que aumentou de intensidade até começar a cheirar no interior... e empestar tudo... . Desliga-se a ventilação e abre-se as janelas...
Diz a minha parceira
" Está alguma coisa a arder ... Olha só a pintura esquisita daquele carro ... Parece besuntado com óleo queimado... "
Este passa com distinção nas inspecções regulares... Pois... :966762:
Apagou mais um LED . 585 KMs com 2 LEDs .
Soubesse eu a equivalencia entre a informação visual :icon_smile_wink: e a quantidade no tanque ... :icon_smile_wink:
Já vejo a luz no fundo do tunel ... :icon_smile_angry:
Continuando na estrada ... e partir e partir ... :613179:
Aqui mais uma reliquia com 30 anos ... Fiat 127 . Carrinho despachado a furar o transito .
Ao volante um devoto do grande glorioso... O Sport Lisboa e Benfica
Chegou o fim da puberdade . De agora em diante já é crescidinho . :rolleyes:
Já está . 100.000 KMs em 10 anos . Não se pode dizer que tenha andado muito :D :D ... certo ??
Mais uma ida ao Feijó para levar material . E uma fila medonha que vinha até ao Aqueduto das águas-livres ...
Deve ter sido um grande acidente que estão cortadas 2 faixas da ponte...
Pois sim . Uma treta de acidente e um mar de papalvos a olhar e a tirar o orçamento aos veiculos.
Basta uma merd* para tudo parar e entupir... :rolleyes: :rolleyes: :unsure: :978798: :978798:
Apagados 3 LEDs . Queimados 757 KMs com meio tanque ...
Isto provisóriamente dá uma média acima de 2,5 litros abaixo de 3 litros ... aos 100 quilómetros de estrada...
Carissimos , eu já vai para 4 anos que diluo oleo vegetal no combustivel e até agora não tenho tido nenhum tipo de problema .
Tenho feito isso com o devido cuidado nunca diluindo mais de 15% , e fazendo-o sempre na altura da temperatura amena do fim da Primavera e durante o Verão .
Sempre que uso oleo vegetal o motor fica mais silêncioso no trabalhar e a média de consumo baixa entre 1\2 litro a 1 litro aos 100. E o motor fica mais silencioso... :) :) Vá-se lá perceber isso ... :885174:
Evidente que eu sei que o poder calorifico é inferior ao gasóleo e em termos de lubrificação não é tão bom como o dito-cujo ...
Mas tal como vos digo não é a primeira vez que o faço e nunca tive nenhum problema nestes ultimos 4 anos... ;) ;)
Mas se der merd* asseguro-vos que o vou relatar...
Acerca da causa que levou a bóia do sensor a ficar presa ... para já não vou especular e começar a adivinhar.
Meti primeiro o oleo vegetal e depois atestei com o gasóleo...
O oleo vegetal é mais fino que o gasóleo e mais leve de forma que ao subir lubrifica e arrasta consigo o lixo que ensopar.
O sistema da bóia podia estar preso com algum tipo de lixo e ter-se solto de noite...
[quote name='Munhoz' date='Jun 9 2014, 06:49 PM' post='24806']
hahahahahaha que coisa louca. o clima aqui também está louco, choveu tanto granizo que durou até o dia seguinte.
<a href="http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ ... huva.shtml" target="_blank">http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ ... a.shtml</a>
[/quote]
Pois é amigo Munhoz . O clima está a ficar alterado . Já chove fora de época e faz seca prolongada para lá do normal.
Esse granizo todo que caiu eu vi na TV e achei muito fora do normal. Tambem aconteceu na Belgica e Holanda. Para estranhar mais agora é Verão no hemisfério Norte... granizo no Verão :966283: :966283:
Voltando ao Citroen . Depósito cheio ... È gastar depósito e esperar para ver... ;)
E depois de vos dar música ... Mais fotos:
Como tenho o tanque cheio e tenho de fazer várias viagens com pouco tempo disponivel...
... fiz-me á estrada e parti... e parti ... e parti ... :465974: :465974:
( esta é uma graçola que vêm de um bate-boca lá noutro forum automóvel - o AstraClubePortugal.com em que me disseram para pôr a tocar a musica "vais partir " do Clemente )
Não . Não se trata de queijinhos frescos ...
È mesmo alimento para os animais . Fechado assim em plástico aguenta mais tempo ... :65322: :170383:
Voltas e mais voltas ...
...e fui a casa ver o meu pai mais a cicatriz dele... Fez um bypass cardiaco e meteu tambem um pacemaker ... :212469: :212469: :huh:
Aqui o bólide que eu adoptei e de que vou cuidando .
Muito trabalhinho me têm dado . Eu a arranjar e o desmiolado do meu filho a estragar ... :angry2: :angry2: :978798: :998348:
Mais umas fotos para partilhar... :) Tenho mesmo muitas voltas para dar...
É sempre a despachar .
A estrada está quase deserta de transito... :D
Apagou o primeiro LED.
Já queimei 547 KMs ... com 1 LED... Parece bom . Está a gastar pouco ...
Uma média de fazer inveja ... certo ???
Caldas da Rainha .
Uma velha glória de outrora . Um carrinho com cerca de 30 anos .
Renault 20 ou Renault 12 conduzido por um par de oculos que parecem o fundo de um copo de 3 cl ... :65322: :65322:
Gente tão idosa pode ser um perigo na estrada e então sem verem ... :697584:
Haja saúde para mais 10 anos de condução perigosa ... :)
Vila Franca de Xira .
A Armada Portuguesa tinha aqui activo um nucleo de escolas por onde estudaram milhares de jovens portugueses e estrangeiros. Era o Grupo Nº1 de Escolas da Armada e a Escola de alunos marinheiros.
Agora a Universidade da Leziria ( como era conhecida ) está ao abandono...
Passei nos Bentos para comprar mais uma roda de emergência e um guarda lamas para o carro do meu filho desmiolado...
Ao longe uma surpresa...
Ao longe um cheiro a gasóleo mal queimado . Que aumentou de intensidade até começar a cheirar no interior... e empestar tudo... . Desliga-se a ventilação e abre-se as janelas...
Diz a minha parceira
" Está alguma coisa a arder ... Olha só a pintura esquisita daquele carro ... Parece besuntado com óleo queimado... "
Este passa com distinção nas inspecções regulares... Pois... :966762:
Apagou mais um LED . 585 KMs com 2 LEDs .
Soubesse eu a equivalencia entre a informação visual :icon_smile_wink: e a quantidade no tanque ... :icon_smile_wink:
Já vejo a luz no fundo do tunel ... :icon_smile_angry:
Continuando na estrada ... e partir e partir ... :613179:
Aqui mais uma reliquia com 30 anos ... Fiat 127 . Carrinho despachado a furar o transito .
Ao volante um devoto do grande glorioso... O Sport Lisboa e Benfica
Chegou o fim da puberdade . De agora em diante já é crescidinho . :rolleyes:
Já está . 100.000 KMs em 10 anos . Não se pode dizer que tenha andado muito :D :D ... certo ??
Mais uma ida ao Feijó para levar material . E uma fila medonha que vinha até ao Aqueduto das águas-livres ...
Deve ter sido um grande acidente que estão cortadas 2 faixas da ponte...
Pois sim . Uma treta de acidente e um mar de papalvos a olhar e a tirar o orçamento aos veiculos.
Basta uma merd* para tudo parar e entupir... :rolleyes: :rolleyes: :unsure: :978798: :978798:
Apagados 3 LEDs . Queimados 757 KMs com meio tanque ...
Isto provisóriamente dá uma média acima de 2,5 litros abaixo de 3 litros ... aos 100 quilómetros de estrada...
Carissimos , eu já vai para 4 anos que diluo oleo vegetal no combustivel e até agora não tenho tido nenhum tipo de problema .
Tenho feito isso com o devido cuidado nunca diluindo mais de 15% , e fazendo-o sempre na altura da temperatura amena do fim da Primavera e durante o Verão .
Sempre que uso oleo vegetal o motor fica mais silêncioso no trabalhar e a média de consumo baixa entre 1\2 litro a 1 litro aos 100. E o motor fica mais silencioso... :) :) Vá-se lá perceber isso ... :885174:
Evidente que eu sei que o poder calorifico é inferior ao gasóleo e em termos de lubrificação não é tão bom como o dito-cujo ...
Mas tal como vos digo não é a primeira vez que o faço e nunca tive nenhum problema nestes ultimos 4 anos... ;) ;)
Mas se der merd* asseguro-vos que o vou relatar...
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Citroen C3 1.4 HDI 16v SX-Pack<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a>
O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a>
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- Nome: amalucado
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Uma informação que recebi online.
Renault 12 Break... uma raridade sobre 4 rodas . :613179:
É a carrinha de estimação daqueles dois velhinhos .
Quando eles se forem o carro vai-se tambem de certeza ...
Quanto ao comportamento erróneo dos LEDs ... ocorreu, quando eu há mais de 5 meses que não diluia nada no gasóleo.
Até aposto que foi lixo no braço da bóia ...
Agora que o nivel tem vindo a descer gradualmente e está em 2 LEDs acesos vou observar a chegada da reserva e encher devagarinho...
Já vai para 4 anos que eu diluo no tempo quente e até hoje zero problemas...
Tenho controlado os consumos...
A média de consumo está a baixar... gradualmente .
Quando voltar a atestar depois tenho a certeza... :) :)
Pode ser que desta vez consiga determinar as equivalências...
Posto isto mais fotos:
Andei a pesquisar vendas online para filtros para o meu frigorifico e achei isto...
Filtro de ar do motor.
Filtro de ar de habitáculo.
Filtro de oleo do motor.
Andei á procura e já encontrei para fazer um "upgrade" na bagageira.
O dobro da luz , metade da escuridão...
E uma adivinha fácil...
Alguém adivinha o que se segue ???
Renault 12 Break... uma raridade sobre 4 rodas . :613179:
É a carrinha de estimação daqueles dois velhinhos .
Quando eles se forem o carro vai-se tambem de certeza ...
Quanto ao comportamento erróneo dos LEDs ... ocorreu, quando eu há mais de 5 meses que não diluia nada no gasóleo.
Até aposto que foi lixo no braço da bóia ...
Agora que o nivel tem vindo a descer gradualmente e está em 2 LEDs acesos vou observar a chegada da reserva e encher devagarinho...
Já vai para 4 anos que eu diluo no tempo quente e até hoje zero problemas...
Tenho controlado os consumos...
A média de consumo está a baixar... gradualmente .
Quando voltar a atestar depois tenho a certeza... :) :)
Pode ser que desta vez consiga determinar as equivalências...
Posto isto mais fotos:
Andei a pesquisar vendas online para filtros para o meu frigorifico e achei isto...
Filtro de ar do motor.
Filtro de ar de habitáculo.
Filtro de oleo do motor.
Andei á procura e já encontrei para fazer um "upgrade" na bagageira.
O dobro da luz , metade da escuridão...
E uma adivinha fácil...
Alguém adivinha o que se segue ???
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Citroen C3 1.4 HDI 16v SX-Pack<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a>
O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a>
- gabriel_mupe
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- Nome: Gabriel Munhoz
- Modelos Citroën: Xantia Activa V6
Desejo uma boa recuperação ao seu pai!
De fato, esta com um consumo otimo! é uma pena aqui no brasil nao ter carros a diesel (gasoleo)!
O c3 aqui consome aproximadamente 12L/100km e isso seria um bom consumo!
abs
De fato, esta com um consumo otimo! é uma pena aqui no brasil nao ter carros a diesel (gasoleo)!
O c3 aqui consome aproximadamente 12L/100km e isso seria um bom consumo!
abs
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Garagem atual:
-Xantia Activa V6 99'
Garagem anterior:
-Peugeot 205 97'
-Peugeot 406 Familiale 00'
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[quote name='Gabriel Munhoz Pereira' date='Jun 17 2014, 10:41 PM' post='24867']
Desejo uma boa recuperação ao seu pai! [/quote]
Grato pela atenção Gabriel. Valeu . :D
Um lindo dia de manhã , os pássaros a chilrrear, a natureza a despertar... eu acordei e pensei :
" E que tal ir mudar a correia de distribuição do frigorifico ??? "
É muito provável que esteja na hora . O autodata diz que são 10 anos ou 240.000 KMs :65322: :65322:
Como está nos 100.000 KMs e já passaram 11anos ... o melhor é não arriscar... :868677: :868677:
Vamos nadar em águas perigosas
Se não mudas ... surpresa ... se mudas mal ... surpresa ... mais vale mudar bem !!
... têm de se ter muito juizinho
Posto isto ... Cá vê as belas das fotos
Ao fundo o irmãozinho do frigorifico...
Segundo o meu vizinho , avarias... practicamente zero :D ... têm-se portado bem, é só meter gasolina ... e siga :D
Aqui do outro lado da baía. Uma olhadela para os levar cheios... :D
No lado Sul da baía . Na ribeira da Tornada... :) ( não me perguntem ,mas a Tornada deve ser a respectiva do Tornado ... )
A caminho da margem Sul do Tejo ...
Há cada fanático do glorioso Sport Lisboa e Benfica
Material para a empreitada :
O belo KIT da distribuição Correia, rolamento,esticador... :D :D
Isto é mesmo para curioso montar... está aqui tudo...
A bela da bomba de água.
Convém trocar agora , se fica para mais tarde ... são trabalhos a dobrar...
... e a idade já pesa na bomba . São muitos milhares ( ou milhões ) de rotações ... :65322: :65322: Não vale arriscar. :868677: :868677:
O impulsor de liquido é mesmo pequenino . Normalmente eu estou habituado a ver um de pás , grande e bruto...
Quanto á calendarização para manutenção da correia ... 240.000 KMs ... enfim... parece-me muito...
Quanto ao oleo e filtro ... 40.000 KMs ... nunca na vida ... nunca mais de 15.000 KMs e somente com oleo sintético...
Temos de estimar o nosso brinquedo
Primeiro a segurança. Coloca-se o bólide em cima das preguiças , não vá dar-lhe uma coisinha má e ele deitar-se...
Desliga-se a linha de combustivel . 2 tubos . Simples...
Desliga-se tambem o sensor MAP.
Desmonta-se a cobertura da cava da roda.
Olha o compressor do AC . É a primeira vez que eu o vejo deste lado. E surge-me uma dúvida : existe algum tipo de embraiagem para acoplar\desacoplar á polie ??? É que ele está sempre a rodar , por isso deve ter... ( digo eu )
Disseram-me e eu li algures que o acoplamento é feito por massa magnética. É acoplamento eléctromegnético...
O truque deve estar naquela espécie de triangulo na polie...
Segura-se o motor por debaixo com o macaco hidraulico...
E este "esbranquiçado" seco que se vê , só pode vir do circuito fechado do motor. Bem que eu comprei uma bomba de água nova para substituição.
Têm de se desmontar o apoio do motor (esquerdo ou direito ??? ) para desmontar a tampa de cobertura da distribuição.
5 parafusos torx para desapertar... ; fácil !
...fácil !
Este já viu melhores dias ...
Perto do fim da garantia eu apercebo-me que estava um liquido "acastanhado" a pingar da frente do carro . Acabei por não ligar ,julgando que era água suja da chuva ou do lava vidros ...
Mais tarde percebi que daquela espécie de bolsinha triangular estava um oleo que servia de amortecedor.
Era o tal liquido que escorreu durante umas horas .
A bolsinha estava rôta e eu não reclamei na marca ao abrigo da garantia ...
Jumento
Tambem o mais provável era dizerem que era peça de desgaste e não coberta pela garantia ...
E disseram-me que estes apoios de motor não há á venda aí na concorrência ...
Vou ter de ir á procura de preços para os 3 apoios do motor...
Desejo uma boa recuperação ao seu pai! [/quote]
Grato pela atenção Gabriel. Valeu . :D
Um lindo dia de manhã , os pássaros a chilrrear, a natureza a despertar... eu acordei e pensei :
" E que tal ir mudar a correia de distribuição do frigorifico ??? "
É muito provável que esteja na hora . O autodata diz que são 10 anos ou 240.000 KMs :65322: :65322:
Como está nos 100.000 KMs e já passaram 11anos ... o melhor é não arriscar... :868677: :868677:
Vamos nadar em águas perigosas
Se não mudas ... surpresa ... se mudas mal ... surpresa ... mais vale mudar bem !!
... têm de se ter muito juizinho
Posto isto ... Cá vê as belas das fotos
Ao fundo o irmãozinho do frigorifico...
Segundo o meu vizinho , avarias... practicamente zero :D ... têm-se portado bem, é só meter gasolina ... e siga :D
Aqui do outro lado da baía. Uma olhadela para os levar cheios... :D
No lado Sul da baía . Na ribeira da Tornada... :) ( não me perguntem ,mas a Tornada deve ser a respectiva do Tornado ... )
A caminho da margem Sul do Tejo ...
Há cada fanático do glorioso Sport Lisboa e Benfica
Material para a empreitada :
O belo KIT da distribuição Correia, rolamento,esticador... :D :D
Isto é mesmo para curioso montar... está aqui tudo...
A bela da bomba de água.
Convém trocar agora , se fica para mais tarde ... são trabalhos a dobrar...
... e a idade já pesa na bomba . São muitos milhares ( ou milhões ) de rotações ... :65322: :65322: Não vale arriscar. :868677: :868677:
O impulsor de liquido é mesmo pequenino . Normalmente eu estou habituado a ver um de pás , grande e bruto...
Quanto á calendarização para manutenção da correia ... 240.000 KMs ... enfim... parece-me muito...
Quanto ao oleo e filtro ... 40.000 KMs ... nunca na vida ... nunca mais de 15.000 KMs e somente com oleo sintético...
Temos de estimar o nosso brinquedo
Primeiro a segurança. Coloca-se o bólide em cima das preguiças , não vá dar-lhe uma coisinha má e ele deitar-se...
Desliga-se a linha de combustivel . 2 tubos . Simples...
Desliga-se tambem o sensor MAP.
Desmonta-se a cobertura da cava da roda.
Olha o compressor do AC . É a primeira vez que eu o vejo deste lado. E surge-me uma dúvida : existe algum tipo de embraiagem para acoplar\desacoplar á polie ??? É que ele está sempre a rodar , por isso deve ter... ( digo eu )
Disseram-me e eu li algures que o acoplamento é feito por massa magnética. É acoplamento eléctromegnético...
O truque deve estar naquela espécie de triangulo na polie...
Segura-se o motor por debaixo com o macaco hidraulico...
E este "esbranquiçado" seco que se vê , só pode vir do circuito fechado do motor. Bem que eu comprei uma bomba de água nova para substituição.
Têm de se desmontar o apoio do motor (esquerdo ou direito ??? ) para desmontar a tampa de cobertura da distribuição.
5 parafusos torx para desapertar... ; fácil !
...fácil !
Este já viu melhores dias ...
Perto do fim da garantia eu apercebo-me que estava um liquido "acastanhado" a pingar da frente do carro . Acabei por não ligar ,julgando que era água suja da chuva ou do lava vidros ...
Mais tarde percebi que daquela espécie de bolsinha triangular estava um oleo que servia de amortecedor.
Era o tal liquido que escorreu durante umas horas .
A bolsinha estava rôta e eu não reclamei na marca ao abrigo da garantia ...
Jumento
Tambem o mais provável era dizerem que era peça de desgaste e não coberta pela garantia ...
E disseram-me que estes apoios de motor não há á venda aí na concorrência ...
Vou ter de ir á procura de preços para os 3 apoios do motor...
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Citroen C3 1.4 HDI 16v SX-Pack<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a>
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Aqui no Brasil indicam a substituição das peças e fluidos muito mais cedo!!!
Correia de distribuição menso de 100.000km
oleo e filtro 10.000km
Alguns apoios do motor possuem oleo dentro para ajudar a amortecer as vibraçoes!
Meu irmao trocou o coxim superior do vts dele semana passada! ficou outro carro!! :D
Abs
Correia de distribuição menso de 100.000km
oleo e filtro 10.000km
Alguns apoios do motor possuem oleo dentro para ajudar a amortecer as vibraçoes!
Meu irmao trocou o coxim superior do vts dele semana passada! ficou outro carro!! :D
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[quote name='Gabriel Munhoz Pereira' date='Jul 1 2014, 04:22 AM' post='25022']
Aqui no Brasil indicam a substituição das peças e fluidos muito mais cedo!!!
Correia de distribuição menso de 100.000km
oleo e filtro 10.000km
Alguns apoios do motor possuem oleo dentro para ajudar a amortecer as vibraçoes!
Meu irmao trocou o coxim superior do vts dele semana passada! ficou outro carro!! :D
Abs
[/quote]
Saudações cordiais Gabriel.
Nos vários veiculos em que fiz e faço a manutenção , as correias de distribuição são substituidas entre os 85.000 e os 100.000 quilómetros. Nunca mais do que isso .
Este Citroen é o meu primeiro veiculo em que se troca aos 240.000 KMs . Para mim isso é um exagero .
Tal como as trocas de oleo e filtro nos modelos recentes são estabeleçidas pela primeira vez para os 30.000 a 35.000 KMs. Novamente um exagero...
Então no caso dos motores diesel o oleo fica saturado de cinzas rápidamente e perde propriedades...
Comigo assim que fez os 15.000 KMs troquei imediatamente o oleo e o filtro. E não liguei para os 25.000 KMs , indicação do fabricante .
Alem do mais se posso comprar 5 litros de oleo sintético por menos de 20 euros , para quê esticar o oleo ??? Nunca encontrava motivo para isso ...
Actualmente a minha obcessão era poder adquirir um veiculo que usa-se o oleo sem alterações por uma elevada quilometragem. A minha tendencia de compra iria para uma versão a gasolina com conversão para GPL .
Aí no Brasil a tecnologia de Gás de Petroleo Liquefeito está disponivel ???
Caindo na realidade . Estou bem servido e tão cedo não compro mais nenhum automóvel .
A não ser que passe o frigorifico a um dos meus filhos...
Pois . São mais fotinhas para continuar a história...
Solta-se a correia dos serviços. Julgava que estivesse minimamente aceitável... ; á primeira vista estaria , sim .
Na prática ...
É melhor trocar , que esta está mesmo ...
No centro da imagem por detrás do tubo vê-se o tensor da correia ???
Este não faz parte do KIT da distribuição . E é bastante caro .
Felizmente não vai ser preciso comprar...
Desaparafusar a tampa cobertura da transmissão . Muitos parafusos e pouco espaço disponivel
Lixas as mãos nas arestas aguçadas ...
Então e como é que se controla duas arvores de cames com uma unica polie ???
Dá que pensar , lá isso dá ... e não é magia
Pode ser feito com 2 carretos excentricos...
Desmonta-se o suporte de aluminio ... já se vê melhor ...
Já se vê o rolamento guia ...
Já se vê a polie da cambota .
Tem de se retirar a cobertura de plástico. E este escorrido esbranquiçado e seco . Isto têm muito mau aspecto...
O sensor de posição da cambota tambem ali está . Aproveita-se e dá-se uma limpadela.
Esta bomba de água ......é diferente.
Aqui está a prova A origem...
E como se explica a bomba de água estar a vazar, e só no ultimo ano é que se notava o liquido a baixar um bocadinho, no tanque de expansão do circuito fechado... ???
Era um sinal divino da bomba a entregar a alma e a pedir substituição...
Esta polie não pode ser boa !Têm um fuinho...
Aqui no Brasil indicam a substituição das peças e fluidos muito mais cedo!!!
Correia de distribuição menso de 100.000km
oleo e filtro 10.000km
Alguns apoios do motor possuem oleo dentro para ajudar a amortecer as vibraçoes!
Meu irmao trocou o coxim superior do vts dele semana passada! ficou outro carro!! :D
Abs
[/quote]
Saudações cordiais Gabriel.
Nos vários veiculos em que fiz e faço a manutenção , as correias de distribuição são substituidas entre os 85.000 e os 100.000 quilómetros. Nunca mais do que isso .
Este Citroen é o meu primeiro veiculo em que se troca aos 240.000 KMs . Para mim isso é um exagero .
Tal como as trocas de oleo e filtro nos modelos recentes são estabeleçidas pela primeira vez para os 30.000 a 35.000 KMs. Novamente um exagero...
Então no caso dos motores diesel o oleo fica saturado de cinzas rápidamente e perde propriedades...
Comigo assim que fez os 15.000 KMs troquei imediatamente o oleo e o filtro. E não liguei para os 25.000 KMs , indicação do fabricante .
Alem do mais se posso comprar 5 litros de oleo sintético por menos de 20 euros , para quê esticar o oleo ??? Nunca encontrava motivo para isso ...
Actualmente a minha obcessão era poder adquirir um veiculo que usa-se o oleo sem alterações por uma elevada quilometragem. A minha tendencia de compra iria para uma versão a gasolina com conversão para GPL .
Aí no Brasil a tecnologia de Gás de Petroleo Liquefeito está disponivel ???
Caindo na realidade . Estou bem servido e tão cedo não compro mais nenhum automóvel .
A não ser que passe o frigorifico a um dos meus filhos...
Pois . São mais fotinhas para continuar a história...
Solta-se a correia dos serviços. Julgava que estivesse minimamente aceitável... ; á primeira vista estaria , sim .
Na prática ...
É melhor trocar , que esta está mesmo ...
No centro da imagem por detrás do tubo vê-se o tensor da correia ???
Este não faz parte do KIT da distribuição . E é bastante caro .
Felizmente não vai ser preciso comprar...
Desaparafusar a tampa cobertura da transmissão . Muitos parafusos e pouco espaço disponivel
Lixas as mãos nas arestas aguçadas ...
Então e como é que se controla duas arvores de cames com uma unica polie ???
Dá que pensar , lá isso dá ... e não é magia
Pode ser feito com 2 carretos excentricos...
Desmonta-se o suporte de aluminio ... já se vê melhor ...
Já se vê o rolamento guia ...
Já se vê a polie da cambota .
Tem de se retirar a cobertura de plástico. E este escorrido esbranquiçado e seco . Isto têm muito mau aspecto...
O sensor de posição da cambota tambem ali está . Aproveita-se e dá-se uma limpadela.
Esta bomba de água ......é diferente.
Aqui está a prova A origem...
E como se explica a bomba de água estar a vazar, e só no ultimo ano é que se notava o liquido a baixar um bocadinho, no tanque de expansão do circuito fechado... ???
Era um sinal divino da bomba a entregar a alma e a pedir substituição...
Esta polie não pode ser boa !Têm um fuinho...
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Citroen C3 1.4 HDI 16v SX-Pack<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a>
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Um buraquinho.
A correia de distribuição deixou-me espantado .
Está em muito bom estado... Não se vê desgaste , nem fissuras ,nem descoloração , nem concavidades ... Deve ser por isso que a marca a "garante " por 240.000 KMs
Esticador fora Está OK.
Não se sente ressaltos e roda sem prisão ou ruidos.
Rolamento guia Está quase OK . Nota-se um pequeno ruido ao rodar.
Este leva com o porrete
Tambem não se podia pensar que em 100.000 KMs nada se ia estragar...
Não vale a pena arriscar a ficar com uns buracos na cabeça do motor.
É tudo uma questão de oportunidade e
Isto continua... :170383:
A correia de distribuição deixou-me espantado .
Está em muito bom estado... Não se vê desgaste , nem fissuras ,nem descoloração , nem concavidades ... Deve ser por isso que a marca a "garante " por 240.000 KMs
Esticador fora Está OK.
Não se sente ressaltos e roda sem prisão ou ruidos.
Rolamento guia Está quase OK . Nota-se um pequeno ruido ao rodar.
Este leva com o porrete
Tambem não se podia pensar que em 100.000 KMs nada se ia estragar...
Não vale a pena arriscar a ficar com uns buracos na cabeça do motor.
É tudo uma questão de oportunidade e
Isto continua... :170383:
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Citroen C3 1.4 HDI 16v SX-Pack<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a>
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[quote name='Munhoz' date='Jul 1 2014, 02:23 PM' post='25029']
sim temos o GLP aqui, geração 5... [/quote]
Agora fiquei espantado . Eu tinha perguntado o mesmo num outro forum aí no Brasil e um forista de nome Crenoir deu uma resposta diferente:
" Não! No Brasil é proibido o uso deste gás GPL . Aqui é utilizado o GNV (Gás Natural Veicular), que é uma mistura combustível gasosa, proveniente do gás natural ou do biogás, destinada ao uso veicular e cujo componente principal é o metano. "
Agora confesso que fiquei espantado Munhoz .
Aí o GPL não é autorizado e existe o GNV ... !!! ; por cá em Portugal o GPL não pára de crescer em quota de mercado de consumo , enquanto que o GNV practicamente só existe em grandes frotas comerciais...
Durante o ano de 2014 , inumeras marcas apostaram em incluir nos catálogos de venda , versões bicarburação ( gasolina + GPL ) . E apostaram correcto... ;)
Com a introdução dos KITs de injecção liquida deixou de haver perda de potencia, na comparação directa com o consumo de gasolina. Como o GPL custa metade ... é fácil perceber ... :170383: :170383:
Explica um pouco mais acerca desse GPL geração 5 , por favor ... :D :D
Novamente no mundo do diesel...
A duração da correia foi algo que me fez pensar... 240.000 KMs ??? Livra ...
Eu gosto muito do meu " frigorifico " e não quero que nada aconteça ao meu avião ...
Já assisti a 3 pópós que rebentaram a correia de distribuição ... foi triste...
Quer dizer : um dos pópós pertencia ao comandante do navio hidrográfico aonde eu prestava serviço. Como o gajo era um bocado tacanho ... até foi divertido ver o Toyota todo maduro a cagar fumo na rotunda da Base Naval... e mais Pois...
Neste caso vale a pena investir na manutenção. Adoro este carrinho a diesel ... e biodiesel ... Topam ? Biodiesel a 50%
No entanto a minha tendencia de compra iria para uma versão a gasolina com conversão para GPL .
Caindo na realidade . Estou bem servido e tão cedo não compro mais nenhum automóvel .
( A não ser que passe o frigorifico a um dos meus filhos... )
Pois . São mais fotinhas para continuar a história... Mas de onde vêm a ideia que isto já acabou ???
Ainda falta virar muito copo ...
Correia de distribuição fora ...
Vou guardá-la para recordação...
Continuando ...
A bomba de água nova está aplicada . Têm uma junta de cartão e levou silicone de alta temperatura. Uma camadinha fina que não convém que vá extravazar para o interior da canalização...
Altura de trancar os pontos . Aplica-se a chave gradalhona na polie da cambota e roda-se devagarinho até coincidir...
Houvessem dúvidas e estava tudo explicadinho... ... no sitio certo...
e aqui tambem...
Isto não é muito complicado.
Mas nunca fiando... Se as coisas puderem correr mal , pela Lei de Murphy ... vão mesmo correr mal ...
Costumo oferecer ao garotos novos lá no serviço este pequeno "Ábrolhos "
Uma verdade da vida... Infelizmente é assim em tudo ...
Afinal os acidentes são um acumular progressivo de erros.
Carissimos amigos . Porventura já pensaram e perguntaram " Então este amalucado está a desmontar o coração do motor , assim na boa na desportiva e ... sózinho ??? "
Eu não estou sózinho nisto. Tenho comigo o amigo Luis ( antigo mecânico da Opel ) que têm experiência e a quem estou a pagar para aprender como se faz ...
Continuando prá frente ... que atrás vem gente ...
A trancagem não foi feita com pinos próprios da marca ... porque não os tenho .
Mas tenho as referências da marca : PEU 0194A , PEU 0194B e 2x PEU 0194C
( De futuro vou fazer um KIT de pinos com vários comprimentos e diametros . Se hover tempo )
Rolamento guia novo no sitio...
Rolamento esticador no sitio
Com 4 mãos fica mais "fácil " meter a correia nova no sitio . Mas demora e não se consegue á primeira ...
É tudo uma questão de teimosia...
Tal é a confiança no material e nos mecânicos que em menos de nada está a tampa da distribuição no lugar devido.
Tudo fechadinho e vamos resolver a questão da correia dos serviços.
Está intragável . :icon_smile_dead:
Eu só queria uma nota de 10€ por cada fissura na correia...
Ainda pagava um cruzeiro á minha querida aos mares do Sul ou ao Mediterrânio Oriental .
Uma correia nova da Gates . Material de qualidade para mais 100.000 KMs de estrada.
Rodar o motor á mão e está tudo OK.
Estamos prontos...
E surpresa ...
O motor não pega ... Não arranca
Foooood*-se
Isto foi um ataque repentino do Sr. Murphy... E pode sempre piorar ...
E com fome o cerebro não trabalha correctamente...
Mas aonde foi que nos enganámos ???
Estou tramado ...
sim temos o GLP aqui, geração 5... [/quote]
Agora fiquei espantado . Eu tinha perguntado o mesmo num outro forum aí no Brasil e um forista de nome Crenoir deu uma resposta diferente:
" Não! No Brasil é proibido o uso deste gás GPL . Aqui é utilizado o GNV (Gás Natural Veicular), que é uma mistura combustível gasosa, proveniente do gás natural ou do biogás, destinada ao uso veicular e cujo componente principal é o metano. "
Agora confesso que fiquei espantado Munhoz .
Aí o GPL não é autorizado e existe o GNV ... !!! ; por cá em Portugal o GPL não pára de crescer em quota de mercado de consumo , enquanto que o GNV practicamente só existe em grandes frotas comerciais...
Durante o ano de 2014 , inumeras marcas apostaram em incluir nos catálogos de venda , versões bicarburação ( gasolina + GPL ) . E apostaram correcto... ;)
Com a introdução dos KITs de injecção liquida deixou de haver perda de potencia, na comparação directa com o consumo de gasolina. Como o GPL custa metade ... é fácil perceber ... :170383: :170383:
Explica um pouco mais acerca desse GPL geração 5 , por favor ... :D :D
Novamente no mundo do diesel...
A duração da correia foi algo que me fez pensar... 240.000 KMs ??? Livra ...
Eu gosto muito do meu " frigorifico " e não quero que nada aconteça ao meu avião ...
Já assisti a 3 pópós que rebentaram a correia de distribuição ... foi triste...
Quer dizer : um dos pópós pertencia ao comandante do navio hidrográfico aonde eu prestava serviço. Como o gajo era um bocado tacanho ... até foi divertido ver o Toyota todo maduro a cagar fumo na rotunda da Base Naval... e mais Pois...
Neste caso vale a pena investir na manutenção. Adoro este carrinho a diesel ... e biodiesel ... Topam ? Biodiesel a 50%
No entanto a minha tendencia de compra iria para uma versão a gasolina com conversão para GPL .
Caindo na realidade . Estou bem servido e tão cedo não compro mais nenhum automóvel .
( A não ser que passe o frigorifico a um dos meus filhos... )
Pois . São mais fotinhas para continuar a história... Mas de onde vêm a ideia que isto já acabou ???
Ainda falta virar muito copo ...
Correia de distribuição fora ...
Vou guardá-la para recordação...
Continuando ...
A bomba de água nova está aplicada . Têm uma junta de cartão e levou silicone de alta temperatura. Uma camadinha fina que não convém que vá extravazar para o interior da canalização...
Altura de trancar os pontos . Aplica-se a chave gradalhona na polie da cambota e roda-se devagarinho até coincidir...
Houvessem dúvidas e estava tudo explicadinho... ... no sitio certo...
e aqui tambem...
Isto não é muito complicado.
Mas nunca fiando... Se as coisas puderem correr mal , pela Lei de Murphy ... vão mesmo correr mal ...
Costumo oferecer ao garotos novos lá no serviço este pequeno "Ábrolhos "
Uma verdade da vida... Infelizmente é assim em tudo ...
Afinal os acidentes são um acumular progressivo de erros.
Carissimos amigos . Porventura já pensaram e perguntaram " Então este amalucado está a desmontar o coração do motor , assim na boa na desportiva e ... sózinho ??? "
Eu não estou sózinho nisto. Tenho comigo o amigo Luis ( antigo mecânico da Opel ) que têm experiência e a quem estou a pagar para aprender como se faz ...
Continuando prá frente ... que atrás vem gente ...
A trancagem não foi feita com pinos próprios da marca ... porque não os tenho .
Mas tenho as referências da marca : PEU 0194A , PEU 0194B e 2x PEU 0194C
( De futuro vou fazer um KIT de pinos com vários comprimentos e diametros . Se hover tempo )
Rolamento guia novo no sitio...
Rolamento esticador no sitio
Com 4 mãos fica mais "fácil " meter a correia nova no sitio . Mas demora e não se consegue á primeira ...
É tudo uma questão de teimosia...
Tal é a confiança no material e nos mecânicos que em menos de nada está a tampa da distribuição no lugar devido.
Tudo fechadinho e vamos resolver a questão da correia dos serviços.
Está intragável . :icon_smile_dead:
Eu só queria uma nota de 10€ por cada fissura na correia...
Ainda pagava um cruzeiro á minha querida aos mares do Sul ou ao Mediterrânio Oriental .
Uma correia nova da Gates . Material de qualidade para mais 100.000 KMs de estrada.
Rodar o motor á mão e está tudo OK.
Estamos prontos...
E surpresa ...
O motor não pega ... Não arranca
Foooood*-se
Isto foi um ataque repentino do Sr. Murphy... E pode sempre piorar ...
E com fome o cerebro não trabalha correctamente...
Mas aonde foi que nos enganámos ???
Estou tramado ...
Editado pela última vez por amalucado em Ter Jul 01, 2014 8:15 pm, em um total de 1 vez.
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Citroen C3 1.4 HDI 16v SX-Pack<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a>
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- gabriel_mupe
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Nao pegou?! eita...
Aqui no Brasil o GLP é utilizado em botijoes de gas para cozinha ou para aquecedores de agua..
O GNV é utilizado nos carros.
"O GNV diferencia-se do gás liquefeito de petróleo (GLP) por ser constituído por hidrocarbonetos na faixa do metano e do etano, enquanto o GLP possui em sua formação hidrocarbonetos na faixa do propano e do butano." (Wikipedia)
Nao sei se a composição do GLP de portugal é a mesma.
O que acontecia muito aqui é de pessoas adaptarem o botijao de cozinha no carro!!! Isso gerou muitos acidentes!
E conforme o tempo passou, foram desenvolvendo tecnologias para aperfeiçoar o uso, segurança e etc do GNV. Por isso "geração 5"
Hoje eu ando num peugeot 406 familiare a gasolina com um kit de GNV!
Abs
Aqui no Brasil o GLP é utilizado em botijoes de gas para cozinha ou para aquecedores de agua..
O GNV é utilizado nos carros.
"O GNV diferencia-se do gás liquefeito de petróleo (GLP) por ser constituído por hidrocarbonetos na faixa do metano e do etano, enquanto o GLP possui em sua formação hidrocarbonetos na faixa do propano e do butano." (Wikipedia)
Nao sei se a composição do GLP de portugal é a mesma.
O que acontecia muito aqui é de pessoas adaptarem o botijao de cozinha no carro!!! Isso gerou muitos acidentes!
E conforme o tempo passou, foram desenvolvendo tecnologias para aperfeiçoar o uso, segurança e etc do GNV. Por isso "geração 5"
Hoje eu ando num peugeot 406 familiare a gasolina com um kit de GNV!
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Garagem atual:
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-Peugeot 205 97'
-Peugeot 406 Familiale 00'
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tem toda razão, me confundi. Para carros somente o GNV.
<a href="http://dicasparaseucarro.wordpress.com/ ... a-geracao/" target="_blank">http://dicasparaseucarro.wordpress.com/ ... eracao/</a>
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Pois é amigos . O excesso de confiança por vezes dá nisto...
Isto não arranca ...
Pára tudo e vamos lá a perceber o que se passa... Aqui não há bruxas ...
Aparentemente não montámos nada mal . O motor foi rodado "á mão " e tudo OK.
O Luis comenta ...
" Aconteceu o que eu mais temia ! Entrou ar nas tubagens do gazoil e agora desferrou " ; " Da outra vez com um Peugeot 206 , foi meia hora a tentar arrancar com ele " ; " Vamos lá a tentar dar á chave , pode ser que dê ... "
3 tentativas , 4 , 5 arranques e nada ...
Não arranca. :966283: :966283: :966283: :978798: :978798: :978798:
Fooooood*-se :icon_smile_8ball: :icon_smile_8ball: :icon_smile_8ball:
Pergunto eu na minha ignorancia .
"Vimos todos os pontos correctamente , quer na cambota , quer no comando de arvores de cames; este tipo de motor CommonRail têm ponto na bomba ??? Passei os olhos a correr pelo " lencol" e nem reparei bem nisso "
Resposta pronta : " Não , que eu nos ultimos HDI 1.4 e 1.6 nenhum tinha ponto na bomba "
Pergunta o meu amor muito baixinho ... " Será daquele oleo das batatas fritas que misturas-te no gasóleo ? "
Não têm nada a ver . Mas vale pela ideia ... Tão querida e sempre pronta a ajudar...
Mas pode ser algo relacionado com o combustivel , sim !!! Se entra ar na linha ... engasga-se .
Com o motor de arranque a rodar , abre-se a linha de combustivel para deixar sair o ar .
Desaperta-se a porca no injector e é um ganda esguicho de gazoil pelo ar .
Faz-se isto á vez que são 4 porcas... Nada ! Na mesma...
A questão do ponto da bomba injectora continua no ar... ; a minha esposa até pergunta o que é isso do ponto de bomba que tinhamos falado . E comenta que a bateria está a ficar fraca...
No forum Citroen esta questão já foi falada e discutida a questão da bomba injectora nos HDI . Cada caso é um caso ...
Um exemplo do tema :
A resposta a estas dúvidas todas ... voçês nem imaginam... :P :P :P
Se alguém têm urgencia e está atrapalhado na oficina eu respondo já por PM ...
( Infelizmente este diálogo ocorreu já depois de eu ter feito esta intervenção .
Se tivesse ocorrido antes ... eu estava mais "atento" )
Isto não arranca ...
Pára tudo e vamos lá a perceber o que se passa... Aqui não há bruxas ...
Aparentemente não montámos nada mal . O motor foi rodado "á mão " e tudo OK.
O Luis comenta ...
" Aconteceu o que eu mais temia ! Entrou ar nas tubagens do gazoil e agora desferrou " ; " Da outra vez com um Peugeot 206 , foi meia hora a tentar arrancar com ele " ; " Vamos lá a tentar dar á chave , pode ser que dê ... "
3 tentativas , 4 , 5 arranques e nada ...
Não arranca. :966283: :966283: :966283: :978798: :978798: :978798:
Fooooood*-se :icon_smile_8ball: :icon_smile_8ball: :icon_smile_8ball:
Pergunto eu na minha ignorancia .
"Vimos todos os pontos correctamente , quer na cambota , quer no comando de arvores de cames; este tipo de motor CommonRail têm ponto na bomba ??? Passei os olhos a correr pelo " lencol" e nem reparei bem nisso "
Resposta pronta : " Não , que eu nos ultimos HDI 1.4 e 1.6 nenhum tinha ponto na bomba "
Pergunta o meu amor muito baixinho ... " Será daquele oleo das batatas fritas que misturas-te no gasóleo ? "
Não têm nada a ver . Mas vale pela ideia ... Tão querida e sempre pronta a ajudar...
Mas pode ser algo relacionado com o combustivel , sim !!! Se entra ar na linha ... engasga-se .
Com o motor de arranque a rodar , abre-se a linha de combustivel para deixar sair o ar .
Desaperta-se a porca no injector e é um ganda esguicho de gazoil pelo ar .
Faz-se isto á vez que são 4 porcas... Nada ! Na mesma...
A questão do ponto da bomba injectora continua no ar... ; a minha esposa até pergunta o que é isso do ponto de bomba que tinhamos falado . E comenta que a bateria está a ficar fraca...
No forum Citroen esta questão já foi falada e discutida a questão da bomba injectora nos HDI . Cada caso é um caso ...
Um exemplo do tema :
amalucado escreveu:GOODMOOD escreveu:<!--coloro:#800000--><span style="color:#800000"><!--/coloro-->Não tem ponto andré... nenhum hdi tem ponto na bomba de alta pressão...<!--colorc--></span><!--/colorc-->Andre 21 escreveu:... Confirmem-me uma coisa, no HDi, <!--coloro:#800000--><span style="color:#800000"><!--/coloro--> a bomba de Alta Pressão de Diesel tem um ponto? Não tem indicações no carro, nem no AutoData.<!--colorc--></span><!--/colorc--> Eu marquei com um corrector. :roll:Andre 21 escreveu:Foi o que depois começei a pensar GOODMOOD! <!--coloro:#800000--><span style="color:#800000"><!--/coloro-->Então se a bomba apenas está a criar pressão no Combustivel para os injectores, comandados pela centralina, por que raios vai ter ponto? <!--colorc--></span><!--/colorc-->
Até Porque a Citroen, tem pontos muito bons, sempre visiveis e de forma a poder trancar sem ter ferramente especial.Abraço :mrgreen:GOODMOOD escreveu:Só para terminar, por causa do off topic, <!--coloro:#800000--><span style="color:#800000"><!--/coloro-->a diferença está na fruta...<!--colorc--></span><!--/colorc--> :465974: :465974: :mrgreen:Andre 21 escreveu:<!--coloro:#800000--><span style="color:#800000"><!--/coloro-->Qual a diferença do HDi para o common rail de um DCi por exemplo<!--colorc--></span><!--/colorc--> ...
A resposta a estas dúvidas todas ... voçês nem imaginam... :P :P :P
Se alguém têm urgencia e está atrapalhado na oficina eu respondo já por PM ...
( Infelizmente este diálogo ocorreu já depois de eu ter feito esta intervenção .
Se tivesse ocorrido antes ... eu estava mais "atento" )
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Citroen C3 1.4 HDI 16v SX-Pack<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a>
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Em principio não deveria haver ponto , visto que se trata de uma rampa comum que enche de gasóleo sob alta pressão que escapa por saidas ( injectores) controlados pela centralina... A bomba "limita-se a comprimir " combustivel .
O Luis confirma que nunca encontrou ponto nos 1.4 HDI.
Mais uma tentativa :
Spray e isqueiro no colector da admissão . Várias tentativas ... muito spray do lava travões ...
O motor arranca , trabalha aos bochechos e depois pára...
Parar e pensar . E almoçar ...
De barriga vazia , torna-se dificil pensar ...
Após uma refeição curta, que o nervoso tirou a fome , voltamos ao assunto pendente ...
Desmonta tudo novamente ...
Correia de serviços fora e retirar a cobertura da transmissão.
Rever os pontos ...
O guia que vem impresso na embalagem é um guia genérico que serve para todas as marcas . Mas dá pistas.
E refere ponto na bomba injectora
Ponto das arvores de cames
Ponto da cambota
Na bomba injectora a polie não dá para ver nada devido á falta de espaço disponivel . O Luis foi buscar um espelho de grande angular de uma Ford Transit para se poder espreitar em condições...
E lá está um fuinho na polie...
E o correspondente para fazer o ponto...
Oooops
Ficámos ambos aparvalhados . A Vanda riu-se nervosamente e disse " Mas que grandes batatas , me sairam... "
Observando melhor o "lencol " especifico para este KIT
Desta vez é ler com atenção
Está lá referido o ponto da bomba injectora .
O acerto que fazemos são cerca de 3 dentes na polie...
Enquanto se monta tudo novamente o Luis comenta que é a primeira vez que isto lhe acontece .
"Só se este motor por ser Primeira Geração e primeira série seja unico . Da Segunda série em diante não existe ponto na bomba injectora... "
Tudo montado novamente. Dar á chave e ...
uma "oração " ... um apelo ao Divino ... e ...
Mais uma para o livro das memórias...
Faz-se a leitura na porta OBD e lá está o erro na injecção de combustivel...
Erros limpos .
E acabou a história desta troca atribulada.
Apenas em jeito de conclusão : neste caso ( C3 1.4HDI 16v 1ª Geração 1ª Série ... tem ponto na bomba injectora :glare: :glare: :closedeyes: :closedeyes: :mellow: )
O Luis confirma que nunca encontrou ponto nos 1.4 HDI.
Mais uma tentativa :
Spray e isqueiro no colector da admissão . Várias tentativas ... muito spray do lava travões ...
O motor arranca , trabalha aos bochechos e depois pára...
Parar e pensar . E almoçar ...
De barriga vazia , torna-se dificil pensar ...
Após uma refeição curta, que o nervoso tirou a fome , voltamos ao assunto pendente ...
Desmonta tudo novamente ...
Correia de serviços fora e retirar a cobertura da transmissão.
Rever os pontos ...
O guia que vem impresso na embalagem é um guia genérico que serve para todas as marcas . Mas dá pistas.
E refere ponto na bomba injectora
Ponto das arvores de cames
Ponto da cambota
Na bomba injectora a polie não dá para ver nada devido á falta de espaço disponivel . O Luis foi buscar um espelho de grande angular de uma Ford Transit para se poder espreitar em condições...
E lá está um fuinho na polie...
E o correspondente para fazer o ponto...
Oooops
Ficámos ambos aparvalhados . A Vanda riu-se nervosamente e disse " Mas que grandes batatas , me sairam... "
Observando melhor o "lencol " especifico para este KIT
Desta vez é ler com atenção
Está lá referido o ponto da bomba injectora .
O acerto que fazemos são cerca de 3 dentes na polie...
Enquanto se monta tudo novamente o Luis comenta que é a primeira vez que isto lhe acontece .
"Só se este motor por ser Primeira Geração e primeira série seja unico . Da Segunda série em diante não existe ponto na bomba injectora... "
Tudo montado novamente. Dar á chave e ...
uma "oração " ... um apelo ao Divino ... e ...
Mais uma para o livro das memórias...
Faz-se a leitura na porta OBD e lá está o erro na injecção de combustivel...
Erros limpos .
E acabou a história desta troca atribulada.
Apenas em jeito de conclusão : neste caso ( C3 1.4HDI 16v 1ª Geração 1ª Série ... tem ponto na bomba injectora :glare: :glare: :closedeyes: :closedeyes: :mellow: )
Editado pela última vez por amalucado em Sex Jul 04, 2014 10:51 am, em um total de 1 vez.
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Citroen C3 1.4 HDI 16v SX-Pack<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a>
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