Nomenclatura do lubrificante

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elyrobson
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#1

Mensagem por elyrobson » Sáb Dez 31, 2011 8:14 pm

Existem os mais variados óleos de motor, que de acordo com a aplicabilidade e a adiversidades variam às especificações. Mas, o que significa toda aquela nomenclatura nos rótulos das embalagens?

“ACEA” (Associação dos Construtores Europeus Automóvel): As diferentes aplicações dos óleos de motor descrevem-se através de letras como exemplo citado.

A para motores a gasolina de veículos ligeiros
B para motores Diesel de veículos ligeiros e comerciais
C para veículos ligeiros com filtros de partículas Diesel

API: (American Petroleum Institute) classificam os óleos de motor de acordo com as exigências americanas e critérios de qualidade exigidos. A classificação corrente API para óleos de motor a gasolina é a SM. Actualmente os veículos ligeiros a Diesel não estão classificados com a norma API.

SAE: (Society of Automotive Engineers), Importante salientar que a norma SAE descreve através de um conjunto de números, as temperaturas de funcionamento a que um oleo deve funcionar, havendo 2 tipos de óleo, os mono graduados e os mais recentes, multigraduados. os monograduados ja quase não são usados, são aplicados para maquinas tipo industrial "compressores de ar etc" com um tipo de trabalho muito especifico.
os multigraduados tem uma maior amplitude térmica de funcionamento.
Basicamente os números antes do “W” diz a temperatura mínima que o óleo pode trabalhar. Essa temperatura de trabalho, que tem que ser visto numa tabela específica. Quanto maior é o numero mais baixa temperatura de funcionamento. O “W” quer dizer winter "inverno", e o número que vem logo após o “W” refere-se a temperatura ambiente máxima admissível na região onde o motor vai funcionar. Abaixo está as nomenclaturas dos óleos, e poderem ser visto as temperaturas para os diferentes tipos de óleo.


Motores a Gasolina

A1: Categoria de óleos de motor que permitem economia de combustível “Fuel economy” de extrema baixa viscosidade “High Temperature High Shear” (HTHS, < 3,5 mPas). As classes de viscosidade recomendadas são XW-30 e XW-20.

A2: Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de motor de baixa viscosidade.

A3: Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de motor de baixa viscosidade com utilização mais severa do que A2. Supera A2 no respeitante ao “Noack” (perdas por evaporação), limpeza dos pistões e estabilidade à oxidação.

A5: Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de motor de baixa viscosidade. Cumpre ACEA A3 mas com inferior viscosidade HTHS. Num motor de teste tem que ser comprovada uma economia de combustível ≥ 2,5% em comparação com um óleo 15W-40 de referência.


Motores a Diesel

B1: Categoria de óleos de motor com economia de combustível “Fuel-economy” de extrema baixa viscosidade “High Temperature High Shear” (corresponde a A1).

B2: Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de motor de baixa viscosidade.

B3: Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de baixa viscosidade. Supera ACEA B2 no respeitante ao desgaste, limpeza dos pistões e estabilidade da viscosidade em condições elevadas de fuligem.

B4: Nova categoria para motores Diesel com injecção directa.

B5: Similar ao ACEA B4, mas com inferior viscosidade HTHS. Num motor de teste tem que ser comprovada uma economia de combustível ≥ 2,5%, em comparação com um óleo 15W-40 de referência.

C1: Para veículos ligeiros a Diesel com filtros de partículas. Máximo teor de cinzas sulfatadas 0,5%. Com rebaixado HTHS.

C2: Para veículos ligeiros a Diesel com filtros de partículas. Máximo teor de cinzas sulfatadas 0,8%. Com HTHS > 2,9 mPas.

C3: Para veículos ligeiros a Diesel com filtros de partículas. Máximo teor de cinzas sulfatadas 0,8%. Com HTHS > 3,5 mPas.

C4: Introduzida em 02/2007. Para veículos ligeiros a Diesel com filtros de partículas. Máximo teor de cinzas sulfatadas 0,5%. Com HTHS ≥ 3,5 mPas.


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