COM 2000 - Tem como consertar?

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waldir_bacaicoa
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Nome: Waldir A B Braz

#1

Mensagem por waldir_bacaicoa » Sex Nov 12, 2010 8:51 pm

Boa noite a todos!

Sou proprietário de um C3 GLX 1.4 2007.

Estou com uma pane no carro e, após ler muito aqui nesse site e no site do C3clube acredito que a pane seja na COM2000. Explico:
À uns 2 meses atrás a buzina falhava muito (acionamento intermitente) e à alguns dias ela deixou de funcionar completamente.
Removi a tampa do volante através do furo na parte inferior do volante no intuito de verificar se era algum mau contato no volante ou se tinha algum fio solto. Nada. Tudo estava OK.
Removi a buzina (localizada atrás do pára-choque do lado do motorista) e testei diretamente na bateria para verificar se a mesma estava queimada. Buzina OK, funcinando.
Com o auxílio de um multímetro digital testei o soquete que alimenta a buzina e constatei uma tensão constante de 12,38V, independente se a buzina é acionada no volante ou não.
Logo entendo que a pane estaria localizada no "meio do caminho" entre o volante e a buzina e pude constatar, como já disse que pode ser a tal de COM2000.

Como se não bastasse e para reforçar a tese de que a pane pode ser na COM2000, estou tendo problemas com o motor do lavador do pára-brisa. Explico:
O mesmo simplesmente deixou de funcionar.
Como já tem o histórico da buzina, parti diretamente para o teste do motor do lava-vidros.
Acessei o reservatório que fica localizado atrás do pára-choque do lado do motorista e testei o mesmo diretamente na bateria. Bingo! O mesmo funcionou perfeitamente.
Com o auxílio do multímetro testei o soquete de alimentação do motor e constatei que, quando acionado o lava-vidros não há alimentação de 12V no soquete.

Conclusão:
De acordo com os testes efetuados podemos concluir que a pane encontra-se na "chave de seta" ou COM2000.

Se alguém teve um problema parecido, conseguiu solucioná-lo, já fez reparos na COM2000 ou tiver alguma informação a respeito, serei muito grato.

Abraço a todos!

Waldir A B Braz
Editado pela última vez por waldir_bacaicoa em Sáb Nov 13, 2010 10:53 am, em um total de 1 vez.


rocha.best
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Nome: Thiago Rocha

#2

Mensagem por rocha.best » Sex Fev 25, 2011 11:08 am

Não sei como é no C3, mas no Xsara Picasso tem a opção de testar todos os atuadores pelo LEXIA (software da Citroen.

ELes fazem isso na concessionária.

De que cidade vc é?

[quote name='Waldir A B Braz' post='11610' date='Nov 12 2010, 07:51 PM']
Boa noite a todos!

Sou proprietário de um C3 GLX 1.4 2007.

Estou com uma pane no carro e, após ler muito aqui nesse site e no site do C3clube acredito que a pane seja na COM2000. Explico:
À uns 2 meses atrás a buzina falhava muito (acionamento intermitente) e à alguns dias ela deixou de funcionar completamente.
Removi a tampa do volante através do furo na parte inferior do volante no intuito de verificar se era algum mau contato no volante ou se tinha algum fio solto. Nada. Tudo estava OK.
Removi a buzina (localizada atrás do pára-choque do lado do motorista) e testei diretamente na bateria para verificar se a mesma estava queimada. Buzina OK, funcinando.
Com o auxílio de um multímetro digital testei o soquete que alimenta a buzina e constatei uma tensão constante de 12,38V, independente se a buzina é acionada no volante ou não.
Logo entendo que a pane estaria localizada no "meio do caminho" entre o volante e a buzina e pude constatar, como já disse que pode ser a tal de COM2000.

Como se não bastasse e para reforçar a tese de que a pane pode ser na COM2000, estou tendo problemas com o motor do lavador do pára-brisa. Explico:
O mesmo simplesmente deixou de funcionar.
Como já tem o histórico da buzina, parti diretamente para o teste do motor do lava-vidros.
Acessei o reservatório que fica localizado atrás do pára-choque do lado do motorista e testei o mesmo diretamente na bateria. Bingo! O mesmo funcionou perfeitamente.
Com o auxílio do multímetro testei o soquete de alimentação do motor e constatei que, quando acionado o lava-vidros não há alimentação de 12V no soquete.

Conclusão:
De acordo com os testes efetuados podemos concluir que a pane encontra-se na "chave de seta" ou COM2000.

Se alguém teve um problema parecido, conseguiu solucioná-lo, já fez reparos na COM2000 ou tiver alguma informação a respeito, serei muito grato.

Abraço a todos!

Waldir A B Braz
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Thiago Rocha
Jarinu - SP
Citroën Grand C4 Picasso Exclusive 2008/2009

Assista vídeos de manutenção do C4 (e de outros carros) em youtube.com/thiagoqualquercoisa
waldir_bacaicoa
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Nome: Waldir A B Braz

#3

Mensagem por waldir_bacaicoa » Seg Abr 04, 2011 4:16 pm

de São Paulo - SP
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