C3 1.4 Flex - mudando de combustível

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
willima
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Dez 21, 2009 2:07 pm
Nome: Willian

#1

Mensagem por willima » Seg Dez 21, 2009 3:37 pm

Olá a todos,

Sou novo aqui no grupo e este é meu primeiro post. Não encontrei outros posts que pudessem esclarecer minha dúvida, por isso resolvi criar este tópico.

Comprei um C3 1.4 Flex 2006 há uns 3 meses e até o momento somente abasteci com álcool. Estou planejando uma viagem para esta semana e tenho a intenção de fazê-la com gasolina, mesmo gastando um pouco mais.

O fato é, quando comprei o carro, o vendedor (concessionária Citröen) orientou-me a somente alterar o combustível com o tanque na reserva e, depois disso, rodar no mínimo 15km para que a conversão fosse feita sem problema.

Gostaria de saber se essa informação realmente procede, e quais os riscos (se houver) de realizar essa alteração de combustível no C3.

Desde já agradeço.

Abraços,

Willian.


Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#2

Mensagem por Cirdan » Ter Fev 09, 2010 12:37 pm

Que mentira mais cabeluda hein amigo.

O motor Flex já diz, é Flex. Vc escolhe o combustivel a hora q vc quiser. Se quiser abastecer com alcool e depois de rodar 1m colocar gasolina vc pode.

Hj com a injeção eletronica, não essa do motor viciar ou mesmo ser prejudicado. Ela acerta o ponto na hora.

Pode trocar de combustivel a hora q quiser e não importa o quanto estiver no tanque.

Abraços a todos.
max1980
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Jun 08, 2010 2:57 am
Nome: max1980

#3

Mensagem por max1980 » Qua Jun 09, 2010 12:45 am

[quote name='Cirdan' post='8543' date='Feb 9 2010, 09:37 AM']
Que mentira mais cabeluda hein amigo.
O motor Flex já diz, é Flex. Vc escolhe o combustivel a hora q vc quiser. Se quiser abastecer com alcool e depois de rodar 1m colocar gasolina vc pode.
Hj com a injeção eletronica, não essa do motor viciar ou mesmo ser prejudicado. Ela acerta o ponto na hora.
Pode trocar de combustivel a hora q quiser e não importa o quanto estiver no tanque.
Abraços a todos.
[/quote]

Na verdade não é bem assim, apos um abastecimento em que se troca o combustivel deve-se deixar o carro com motor ligado por um tempo, pois a famosa sonda lambda mede o oxigenio após a queima do combustivel, se caso vc abastecer e não deixar o sensor fazer sua parte e deixar o carro desligado por um longo periodo a proxima vez que vc ligar o carro o mesmo pode não funcionar de maneira adequada,pois estara com o mapa de injeção para o combustível antigo.
Todo carro flex é assim, quem tiver coragem tenta a sorte, deixe o carro na reserva com gasolina depois encha o tanque em um posto a 50m de casa com etanol, chegue em casa rapido menos de 5 min e desligue o carro, no outro dia vc tenta ligar se tiver muita sorte ele vai funcionar normalmente, mas a chance de não funcionar direito é grande.

O que pode ocorrer:
1- o motor não conseguir ligar.
2- o motor ter dificuldade para ligar.
3- perda de potência devido ao mapa de injeção inadequado.
4- aumento de consumo devido ao mapa de injeção inadequado.
5- funcionar normalmente, pois o tempo foi suficiente para a identificação do combustivel.

Lembrando que normalmente o processo para a indetificação do combustivel se da apos a entrada de uma certa quantidade de combustivel no tanque, o manual do C3 informa que todo abastecimento maior que 6 litros o sensor tenta identificar o novo combustivel ou mistura.
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#4

Mensagem por Cirdan » Qua Jun 16, 2010 12:52 pm

Amigo, isso era no caso dos primeiros Flex em 2004. Vinha até no manual. De 2008 pra cá todos os motores já foram revistos conforme as novas normas de poluição.

O antigo motor 2.0 8V da Chevrolet com 127cv era assim. Agora o novo com 140cv não tem isso. Abasteceu ele reconhece em segundos. É um modulo muito mais sofisticado.

O motor Sigma da Ford é assim tb. Em 2008 quando precisaram mudar para atender o novo padrao toda a programação da central foi modificada, fazendo com q esse reconhecimento fosse instantaneo.

Hj tem carro com modulo no tanque para detectar até se o combustivel é ou não adulterado.
Falam q até 2012 os modelos maiores vão indicar até no computador de bordo se o combustivel é ou não de qualidade.

Abraços a todos.
samuelandeson
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Out 19, 2017 9:21 pm
Modelos Citroën: c3 xtr 2008

C3 1.4 Flex - mudando de combustível

#5

Mensagem por samuelandeson » Qui Out 19, 2017 9:33 pm

Cara acho que to com esse problema... Emprestei meu citroen c3 flex e abastecerem com álcool. Uns dias depois já comecei a perceber que havia dificuldade, mesmo que pequena, ao ligar o carro. Um mês depois o problema piorou, quase não consigo ligar, fica engasgando na partida. Se ficar um tempinho desligado quando vou ligar é uma dificuldade. Como moro no interior é difícil encontrar um bom mecânico, já levei em vários e nada. Gostaria de saber como eu posso fazer para consertar o problema. Alguma dica, algum macete... Se devo abastecer agora só com álcool. Vou ficar muito grato pela ajuda porque isso já tá me deixando louco!
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

C3 1.4 Flex - mudando de combustível

#6

Mensagem por Munhoz » Sex Out 20, 2017 9:41 am

tenta colocar gasolina ou alcool aditivados, isso limpa os bicos e pode ser que ajude.
Responder