C3 1.4 Flex - mudando de combustível
Olá a todos,
Sou novo aqui no grupo e este é meu primeiro post. Não encontrei outros posts que pudessem esclarecer minha dúvida, por isso resolvi criar este tópico.
Comprei um C3 1.4 Flex 2006 há uns 3 meses e até o momento somente abasteci com álcool. Estou planejando uma viagem para esta semana e tenho a intenção de fazê-la com gasolina, mesmo gastando um pouco mais.
O fato é, quando comprei o carro, o vendedor (concessionária Citröen) orientou-me a somente alterar o combustível com o tanque na reserva e, depois disso, rodar no mínimo 15km para que a conversão fosse feita sem problema.
Gostaria de saber se essa informação realmente procede, e quais os riscos (se houver) de realizar essa alteração de combustível no C3.
Desde já agradeço.
Abraços,
Willian.
Sou novo aqui no grupo e este é meu primeiro post. Não encontrei outros posts que pudessem esclarecer minha dúvida, por isso resolvi criar este tópico.
Comprei um C3 1.4 Flex 2006 há uns 3 meses e até o momento somente abasteci com álcool. Estou planejando uma viagem para esta semana e tenho a intenção de fazê-la com gasolina, mesmo gastando um pouco mais.
O fato é, quando comprei o carro, o vendedor (concessionária Citröen) orientou-me a somente alterar o combustível com o tanque na reserva e, depois disso, rodar no mínimo 15km para que a conversão fosse feita sem problema.
Gostaria de saber se essa informação realmente procede, e quais os riscos (se houver) de realizar essa alteração de combustível no C3.
Desde já agradeço.
Abraços,
Willian.
Que mentira mais cabeluda hein amigo.
O motor Flex já diz, é Flex. Vc escolhe o combustivel a hora q vc quiser. Se quiser abastecer com alcool e depois de rodar 1m colocar gasolina vc pode.
Hj com a injeção eletronica, não essa do motor viciar ou mesmo ser prejudicado. Ela acerta o ponto na hora.
Pode trocar de combustivel a hora q quiser e não importa o quanto estiver no tanque.
Abraços a todos.
O motor Flex já diz, é Flex. Vc escolhe o combustivel a hora q vc quiser. Se quiser abastecer com alcool e depois de rodar 1m colocar gasolina vc pode.
Hj com a injeção eletronica, não essa do motor viciar ou mesmo ser prejudicado. Ela acerta o ponto na hora.
Pode trocar de combustivel a hora q quiser e não importa o quanto estiver no tanque.
Abraços a todos.
[quote name='Cirdan' post='8543' date='Feb 9 2010, 09:37 AM']
Que mentira mais cabeluda hein amigo.
O motor Flex já diz, é Flex. Vc escolhe o combustivel a hora q vc quiser. Se quiser abastecer com alcool e depois de rodar 1m colocar gasolina vc pode.
Hj com a injeção eletronica, não essa do motor viciar ou mesmo ser prejudicado. Ela acerta o ponto na hora.
Pode trocar de combustivel a hora q quiser e não importa o quanto estiver no tanque.
Abraços a todos.
[/quote]
Na verdade não é bem assim, apos um abastecimento em que se troca o combustivel deve-se deixar o carro com motor ligado por um tempo, pois a famosa sonda lambda mede o oxigenio após a queima do combustivel, se caso vc abastecer e não deixar o sensor fazer sua parte e deixar o carro desligado por um longo periodo a proxima vez que vc ligar o carro o mesmo pode não funcionar de maneira adequada,pois estara com o mapa de injeção para o combustível antigo.
Todo carro flex é assim, quem tiver coragem tenta a sorte, deixe o carro na reserva com gasolina depois encha o tanque em um posto a 50m de casa com etanol, chegue em casa rapido menos de 5 min e desligue o carro, no outro dia vc tenta ligar se tiver muita sorte ele vai funcionar normalmente, mas a chance de não funcionar direito é grande.
O que pode ocorrer:
1- o motor não conseguir ligar.
2- o motor ter dificuldade para ligar.
3- perda de potência devido ao mapa de injeção inadequado.
4- aumento de consumo devido ao mapa de injeção inadequado.
5- funcionar normalmente, pois o tempo foi suficiente para a identificação do combustivel.
Lembrando que normalmente o processo para a indetificação do combustivel se da apos a entrada de uma certa quantidade de combustivel no tanque, o manual do C3 informa que todo abastecimento maior que 6 litros o sensor tenta identificar o novo combustivel ou mistura.
Que mentira mais cabeluda hein amigo.
O motor Flex já diz, é Flex. Vc escolhe o combustivel a hora q vc quiser. Se quiser abastecer com alcool e depois de rodar 1m colocar gasolina vc pode.
Hj com a injeção eletronica, não essa do motor viciar ou mesmo ser prejudicado. Ela acerta o ponto na hora.
Pode trocar de combustivel a hora q quiser e não importa o quanto estiver no tanque.
Abraços a todos.
[/quote]
Na verdade não é bem assim, apos um abastecimento em que se troca o combustivel deve-se deixar o carro com motor ligado por um tempo, pois a famosa sonda lambda mede o oxigenio após a queima do combustivel, se caso vc abastecer e não deixar o sensor fazer sua parte e deixar o carro desligado por um longo periodo a proxima vez que vc ligar o carro o mesmo pode não funcionar de maneira adequada,pois estara com o mapa de injeção para o combustível antigo.
Todo carro flex é assim, quem tiver coragem tenta a sorte, deixe o carro na reserva com gasolina depois encha o tanque em um posto a 50m de casa com etanol, chegue em casa rapido menos de 5 min e desligue o carro, no outro dia vc tenta ligar se tiver muita sorte ele vai funcionar normalmente, mas a chance de não funcionar direito é grande.
O que pode ocorrer:
1- o motor não conseguir ligar.
2- o motor ter dificuldade para ligar.
3- perda de potência devido ao mapa de injeção inadequado.
4- aumento de consumo devido ao mapa de injeção inadequado.
5- funcionar normalmente, pois o tempo foi suficiente para a identificação do combustivel.
Lembrando que normalmente o processo para a indetificação do combustivel se da apos a entrada de uma certa quantidade de combustivel no tanque, o manual do C3 informa que todo abastecimento maior que 6 litros o sensor tenta identificar o novo combustivel ou mistura.
Amigo, isso era no caso dos primeiros Flex em 2004. Vinha até no manual. De 2008 pra cá todos os motores já foram revistos conforme as novas normas de poluição.
O antigo motor 2.0 8V da Chevrolet com 127cv era assim. Agora o novo com 140cv não tem isso. Abasteceu ele reconhece em segundos. É um modulo muito mais sofisticado.
O motor Sigma da Ford é assim tb. Em 2008 quando precisaram mudar para atender o novo padrao toda a programação da central foi modificada, fazendo com q esse reconhecimento fosse instantaneo.
Hj tem carro com modulo no tanque para detectar até se o combustivel é ou não adulterado.
Falam q até 2012 os modelos maiores vão indicar até no computador de bordo se o combustivel é ou não de qualidade.
Abraços a todos.
O antigo motor 2.0 8V da Chevrolet com 127cv era assim. Agora o novo com 140cv não tem isso. Abasteceu ele reconhece em segundos. É um modulo muito mais sofisticado.
O motor Sigma da Ford é assim tb. Em 2008 quando precisaram mudar para atender o novo padrao toda a programação da central foi modificada, fazendo com q esse reconhecimento fosse instantaneo.
Hj tem carro com modulo no tanque para detectar até se o combustivel é ou não adulterado.
Falam q até 2012 os modelos maiores vão indicar até no computador de bordo se o combustivel é ou não de qualidade.
Abraços a todos.
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 1
- Registrado em: Qui Out 19, 2017 9:21 pm
- Modelos Citroën: c3 xtr 2008
C3 1.4 Flex - mudando de combustível
Cara acho que to com esse problema... Emprestei meu citroen c3 flex e abastecerem com álcool. Uns dias depois já comecei a perceber que havia dificuldade, mesmo que pequena, ao ligar o carro. Um mês depois o problema piorou, quase não consigo ligar, fica engasgando na partida. Se ficar um tempinho desligado quando vou ligar é uma dificuldade. Como moro no interior é difícil encontrar um bom mecânico, já levei em vários e nada. Gostaria de saber como eu posso fazer para consertar o problema. Alguma dica, algum macete... Se devo abastecer agora só com álcool. Vou ficar muito grato pela ajuda porque isso já tá me deixando louco!
- Munhoz
- Zumbi
- Mensagens: 2721
- Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
- Nome: Vitor Munhoz
- Localização: São Paulo
- Modelos Citroën: Xsara VTS
- Contato:
C3 1.4 Flex - mudando de combustível
tenta colocar gasolina ou alcool aditivados, isso limpa os bicos e pode ser que ajude.