ÓLEO DE MOTOR PARA O C3

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
ricardo77
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Fev 16, 2009 1:48 pm
Nome: Ricardo77

#1

Mensagem por ricardo77 » Ter Fev 17, 2009 10:39 am

Olá pessoal, sou novo aqui no fórum e novo também como proprietário de um C3 1.6 FLEX EXCLUSIVE 2005/2006 que adquiri há 2 semanas.
Bom, estou gostando muito do carro e estou com uma dúvida.
O carro está com 40.000km e quero fazer a troca de coisas básicas como óleo, filtro óleo e ar, etc...
Acontece que estou com uma grande dúvida de qual marcar de óleo utilizar.
Já liguei em uma concessionária e já sei que eles utilizam um óleo da marca TOTAL 15W50, porém, parece que não se acha esse óleo fácil por aí, nas lojas de peças...
Então queria achar uma marca legal, pra sempre utilizar esta marca.

Alguém aqui no fórum indica alguma marca específica ?????

Obrigado pela ajuda !!!


<!--fonto:Verdana--><span style="font-family:Verdana"><!--/fonto-->Ricardo Oliveira
C3 1.6 Excl Flex<!--fontc--></span><!--/fontc-->
edsonmassao
Sem Habilitação
Mensagens: 48
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 10:33 am
Nome: edsonmassao
Localização: são paulo - sp

#2

Mensagem por edsonmassao » Seg Fev 23, 2009 4:17 pm

[quote name='Ricardo77' post='4912' date='Feb 17 2009, 12:39 PM']
Olá pessoal, sou novo aqui no fórum e novo também como proprietário de um C3 1.6 FLEX EXCLUSIVE 2005/2006 que adquiri há 2 semanas.
Bom, estou gostando muito do carro e estou com uma dúvida.
O carro está com 40.000km e quero fazer a troca de coisas básicas como óleo, filtro óleo e ar, etc...
Acontece que estou com uma grande dúvida de qual marcar de óleo utilizar.
Já liguei em uma concessionária e já sei que eles utilizam um óleo da marca TOTAL 15W50, porém, parece que não se acha esse óleo fácil por aí, nas lojas de peças...
Então queria achar uma marca legal, pra sempre utilizar esta marca.

Alguém aqui no fórum indica alguma marca específica ?????

Obrigado pela ajuda !!!
[/quote]

olá Ricardo, bem vindo ao fórum. somente para confirmar, se tiver o manual dê uma checada em qual óleo q é indicado.

se for o Total 7000 15W50 mesmo pode optar pelo Elf semi sintético 15W50 tb. a Elf e a Total fazem parte do mesmo grupo mas acho mais fácil o Elf nas casas de óleo...
Imagem
tiagotpc
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Ter Jan 15, 2008 2:36 pm
Nome: Tiago

#3

Mensagem por tiagotpc » Qua Fev 25, 2009 2:50 pm

Poutz,

Oleo é um tema bastante controverso... :blink: existem preferencias pessoais além da classificacao do Oleo.

Por exemplo Eu só uso oleos Havoline :excl: nos meus carros, exceto o C3 que ainda em garantia troco na concessionaria, mas do Xsarinha e de outros carros, só entra Havoline, e mineral.

O que manda é a classificacao SAE dele. 15w50, 10w50, 20w40 e a classificacao SJ, SL enfim. Utilize oleo com a classificacao recomendada, no caso do C3 se nao me engano semi-sintetico 15w50 SL. Para esta classificacao existem varias marcas de oleo disponiveis, entao qualquer uma delas, serve e nao trará prejuizos nem a curto nem a longo prazo.

O que vc nao deve de forma alguma é utilizar oleos com classificacao inferior nas letras. Pode utilizar supoerior mas nao inferior. Por exemplo, se o recomendado é SJ, vc pode utilizar o SL. Mas se o recomendado é SL, vc nao deve utilizar o SJ.

Quanto aos numeros. Sao referentes a temperatura ideal de funcionamento do motor. Verifique no manual, existe uma tabela de recomendacao de utilizacao dependendo da temperatura que o carro vai ser utilizado. Mas a grosso modo é o seguinte. Quanto maior o segundo numero (w40, w50), maior é a temperatura ideal do oleo e mais grosso ele é.
Se tiver um tempo ou curiosidade, na wikipidia tem uma explicacao mais teorica e detalahda...
<a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93leos_lubrificantes" target="_blank">http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93leos ... icantes</a>
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#4

Mensagem por Cirdan » Dom Mar 08, 2009 3:28 pm

Nossa... 15W50? pra q isso.

Nesse carro deveria usar 5W30 ou mesmo 10W40. São oleos mais finos q fazem o motor trbaalhar mais folgado. Nunca vi concessionaria usar 15W50 em modelos 0km.

Abraços a todos.
RAFAEL
Mestre Curioso
Mensagens: 796
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 2:28 am
Nome: O Administrador

#5

Mensagem por RAFAEL » Sex Mai 20, 2011 9:26 am

Reportado:JOAO ABBIATI

BOM DIA
GOSTARIA DE SABER EXATAMENTE QUAL A CAPACIDADE DO CARTER DO C3 1.6 2004, PARA TROCA DE OLEO.

NÃO TENHO O MANUAL.

SE PUDEREM ME AJUDAR !!

GRATO

JOAO ABBIATI
O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
Roberto Suzano
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qui Mai 11, 2017 3:58 pm
Modelos Citroën: C3 1.6 16v 2008

ÓLEO DE MOTOR PARA O C3

#6

Mensagem por Roberto Suzano » Seg Out 30, 2017 4:05 pm

Boa tarde pessoal,

Tenho um C3 2008/09 1.6 16v Flex Automático e agora surgiu uma duvida, pois não tenho o manual do carro, qual oleo devo usar? Irei fazer a troca no proximo mês e o mecânico que sempre mexeu em meu carro se mudou, agora vou começar a fazer esses serviços com um amigo do meu cunhado, que aparenta ser um bom mecanico pois muitos amigos levam o carro até ele, porem gostaria de comprar eu mesmo o oleo e os filtros, visto que consigo um preço muito melhor que o preço dele, alguém poderia me ajudar, vale ressaltar que meu carro tem 71.000km.

Att, Roberto.
AlexandreG
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Jan 23, 2024 12:07 am
Modelos Citroën: C3 1.4 GLX 2007

Re: ÓLEO DE MOTOR PARA O C3

#7

Mensagem por AlexandreG » Ter Jan 23, 2024 12:49 am

RAFAEL escreveu:
Sex Mai 20, 2011 9:26 am
Reportado:JOAO ABBIATI

BOM DIA
GOSTARIA DE SABER EXATAMENTE QUAL A CAPACIDADE DO CARTER DO C3 1.6 2004, PARA TROCA DE OLEO.

NÃO TENHO O MANUAL.

SE PUDEREM ME AJUDAR !!

GRATO

JOAO ABBIATI


João, boa noite!

No manual informa que são 3,2 litros pra todos os modelos do C3.
Responder