Filtro de AR diferente do original

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Astrus
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Qua Jan 28, 2009 8:30 pm
Nome: Astrus

#1

Mensagem por Astrus » Sex Fev 13, 2009 7:27 pm

Olá pessoal !

Estou com uma dúvida.
Possuo um C3 1.6 flex.
Fui trocar o filtro de ar do meu carro e o novo filtro da marca "MANN FILTER" codigo C3485/1 possui uma espuma adicional alem do filtro de particulas comun (Papel).

O atual não possui esta espuma apenas a "sanfona" de papel.
O atual tbm é da mesma marca só que importado da Espanha e possui o codigo C3485.
Não sei se isso prejudica de alguma forma o desempenho do carro ???

Grato po vossa atenção
Editado pela última vez por Astrus em Sáb Fev 14, 2009 12:50 pm, em um total de 1 vez.


C3RJ
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Jan 26, 2009 12:06 pm
Nome: C3RJ

#2

Mensagem por C3RJ » Ter Abr 28, 2009 11:38 am

[quote name='Astrus' post='4876' date='Feb 13 2009, 05:27 PM']
Olá pessoal !

Estou com uma dúvida.
Possuo um C3 1.6 flex.
Fui trocar o filtro de ar do meu carro e o novo filtro da marca "MANN FILTER" codigo C3485/1 possui uma espuma adicional alem do filtro de particulas comun (Papel).

O atual não possui esta espuma apenas a "sanfona" de papel.
O atual tbm é da mesma marca só que importado da Espanha e possui o codigo C3485.
Não sei se isso prejudica de alguma forma o desempenho do carro ???

Grato po vossa atenção
[/quote]

Também tenho um 1.6 16V Flex (2006) e o filtro que está lá é este com espuma. Em um site de pecas vi que o filtro para este motor era um sem espuma, e o com espuma era para o motor 1.4. Fiquei na dúvida também... Será que na última revisão (comprei o carro já com 35000km rodados) não havia o original disponível e colocaram o sem espuma?
O que eu acho é que o com espuma deve filtrar mais, porém exigirá mais trabalho na sucção do ar pelo motor...
Aliás, para retirar o filtro é uma dificuldade... tem que soltar aquela braçadeira que liga a tomada de ar do motor, e aquele anel de vedação também é um saco quando você tem que colocar de volta; Só consegui encaixando o anel no tubo que sái do filtro, passei um pouquinho (muito pouco mesmo...) só para conseguir encaixar de volta no bloco do motor). Ainda tem que soltar parafusos para abrir a caixa onde o filtro fica, tirar todo o conjunto, com a tomada de ar antes do filtro... tive que tirar até a capa de plástico da bateria. Enfim uma mão-de-obra danada, não acham? Se souberem alguma forma mais fácil, postem para todos saberem.
Se os caras podem dificultar, para que facilitar, né? Nos outros carros o filtro costuma ficar em uma caixa acessível, fechada com presilhas, etc. Os franceses tinham que dificultar, só para você ter que levar o carro na oficina para trocar um mísero filtro de ar...
rafael_xm_C4
Curioso
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 1:26 pm
Nome: Rafael_xm_C4
Localização: Guararema
Modelos Citroën: Grand C4 Picasso 2008
Contato:

#3

Mensagem por rafael_xm_C4 » Qui Abr 30, 2009 8:41 pm

Boa noite colegas,

É público e notório que algumas peças instaladas em carros novos, apresentam confecção e durabilidade diferentes daquelas oferecidas para reposição, mesmo para peças originais, como é o caso desse filtro.

A questão é que se essa peça foi homologada pela montadora, é ele que a fornecedora oficial irá vender. Já com relação e dificuldade de instalação/remoção do filtro, a solução pode estar na adoção de um filtro esportivo lavável de duplo fluxo, que são bastante eficientes. O inconveniente deste filtro está no aumento do nível de ruido de aspiração do ar, mas que não chega a incomodar.

Abraço!

- BX 16S 1993 - XSARA GLX 1.8 16V 2000 - XANTIA GLX 2.0 16V MT 2001 - XM EXCLUSIVE 3.0 12V 1993
- PICASSO EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2006 - C4 PALLAS EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2008 - GRAN C4 PICASSO 2.0 16V AT 2008
- C5 EXCLUSIVE 3.0 24V AT6 2006!
jaguar.rj
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Dom Jan 29, 2012 7:33 am
Nome: Jaguar

#4

Mensagem por jaguar.rj » Dom Mai 13, 2012 5:29 pm

Filtros esportivos, em sua grande maioria pioram o desempenho, ao invés de melhorar.

No caso dos filtros esportivos cônicos ou de duplo-fluxo, pioram por algumas razões:
- A principal: Instalado DENTRO do cofre do motor, capta ar extremamente quente - o ar quente, menos denso (e com menos partículas de ar...) alteram a relação estequiométrica, e por conseguinte, aumentam o consumo, diminuindo o desempenho.
- Filtros de ar esportivos em sua maioria são compostos de uma gase de tecido. o correto seria usar o oléo, que restingiria um pouco mais a sujeira.
Porém, nunca realizam a limpeza correta ou o preparo correto, com isto, a sujeira no ar passa direto para o sistema. Em pouco tempo, a TBI, os dutos e por conseguinte a parte de dentro do motor trabalha "suja". Resultado: diminuição da vida útil.

<!--coloro:#4169E1--><span style="color:#4169E1"><!--/coloro--><a href="http://12v.org/audi/afcompare/" target="_blank">Encontrei um site com medições de diversos filtros de ar INBOX. O resultado foi mínimo entre o K&N e o original de fábrica.</a>
<!--colorc--></span><!--/colorc-->
FILTROS TESTADOS - VAZÃO (em pés cúbicos/min) - EFICÁCIA (%)

K&N - 732 CFM - (100%)
Original Audi - 728 CFM - (99,45%)
MANN - 678 CFM - (92,62%)
MAHLE - 662 CFM - (90,43%)
FRAM - 622 CFM - (84,97%)
PUROLATOR - 618 CFM - (84,42%)

O K&N, um dos filtros esportivos mais conhecidos, que necessita de muito mais tratamento (troca do óleo mineral, limpeza do elemento filtrante), não teve um desempenho tão superior ao original de fábrica (neste caso, nenhum). A vantagem é poder usar por muitos Km. O original tem que trocar.

Sem contar os filtros esportivos, tipo cônicos ou bi-cônicos mais em conta, com uma trama de tecido muito grande, que, em pouco tempo sujam a TBI e tudo mais na injeção. Muitas vezes são instalados dentro do compartimento do motor, captando ar quente e diminuindo ainda mais a eficiência do motor.
<a href="http://www.bobistheoilguy.com/airfilter/airtest1.htm" target="_blank">Outro bom site com testes de desempenho e capacidade de filtração dos filtros esportivos e o OEM</a>.
Editado pela última vez por jaguar.rj em Dom Mai 13, 2012 5:35 pm, em um total de 1 vez.
Responder