Troca da Caixa de passagem (Válvula Termostática) Aircross Exclusive 2011 1.6 16V

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
AndreUba
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Sex Jul 15, 2022 1:11 am
Modelos Citroën: Aircross Exclusive 11/12

Troca da Caixa de passagem (Válvula Termostática) Aircross Exclusive 2011 1.6 16V

#1

Mensagem por AndreUba » Sex Jul 15, 2022 3:04 pm

Boa Tarde, Pessoal. Tudo bem com vocês?

Pessoal, nesse final de semana irei fazer uma preventiva no meu carro. Ele está chegando em 170 mil rodados (motor original), e apresentou algumas coisinhas crônicas.

Comprei a junta das tampas de válvulas dele, e uma nova caixa de passagem (válvula termostática) que está com um pequeno vazamento (trinca).

O torque das tampas de válvulas são de 10Nm. Mas, da caixa de passagem eu não sei o torque. A primeira vez troquei com meu pai, no qual trabalhava com ele em sua oficina e aprendi muito sobre esses motores (inclusive perguntei aqui no forum tem 2 anos), mas infelizmente fazem dois anos justamente que meu pai faleceu e hoje estou a fazer isso sozinho, e não consegui a informação do torque correto dessa caixa.


Um outro ponto é a sangria. A sangria desse sistema, lembro de ter feito ela com o motor desligado no dreno da caixa de passagem e completando o liquido, e com o motor "morno" na tomada de ar quente. Está correto ou tem um outro modo?

Muito obrigado aos amigos. Sou técnico em eletrônica, e trabalhei anos com meu pai em sua oficina. No que eu puder ajudar em eletr1õnica (inclusive ja resolvi alguns problemas no meu aircross), estou à disposição.

Boa tarde e ótimo FDS a todos.
por Munhoz » Seg Jul 18, 2022 2:33 pm
Maravilha André, obrigado por compartilhar conosco!
Ver resposta completa


AndreUba
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Sex Jul 15, 2022 1:11 am
Modelos Citroën: Aircross Exclusive 11/12

Re: Troca da Caixa de passagem (Válvula Termostática) Aircross Exclusive 2011 1.6 16V

#2

Mensagem por AndreUba » Sáb Jul 16, 2022 3:59 pm

Boa Tarde, pessoal.

Consegui a informação. 8NM na caixa (Valvula Termostática).

Trocada a Válvula e as juntas da tampa de válvula. Motor sangrado e tudo 100%.

Abraços.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Re: Troca da Caixa de passagem (Válvula Termostática) Aircross Exclusive 2011 1.6 16V

#3

Mensagem por Munhoz » Seg Jul 18, 2022 2:33 pm

Maravilha André, obrigado por compartilhar conosco!
AndreUba
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Sex Jul 15, 2022 1:11 am
Modelos Citroën: Aircross Exclusive 11/12

Re: Troca da Caixa de passagem (Válvula Termostática) Aircross Exclusive 2011 1.6 16V

#4

Mensagem por AndreUba » Seg Ago 15, 2022 2:24 pm

Munhoz escreveu:
Seg Jul 18, 2022 2:33 pm
Maravilha André, obrigado por compartilhar conosco!
Opa, meu querido. Eu que agradeço!
Responder