Cambio automático com tranco em declive apenas

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Alcaldejau
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb Abr 09, 2022 2:13 pm
Modelos Citroën: C4 Pallas 2013 e Aircross 2012 aut.

Cambio automático com tranco em declive apenas

#1

Mensagem por Alcaldejau » Sáb Abr 09, 2022 2:25 pm

Pessoal estou recorrendo ao fórum para ajuda. Não achei um tópico idêntico por isso criei o meu.

Tenho um Aircross 2012 1.6 automático que comprei recentemente. Fiz todas as manutenções e revisões, inclusive com troca de óleo de câmbio na CS, reajuste do parâmetro de idade do óleo, etc etc etc.

Carro estava perfeito, trocas de marchas perceptíveis apenas pelo conta giros, mudanças macias e silenciosas mesmo com os 109.000km já.

Só que de um tempo para cara o consumo dele aumento muito, média de 3.5km/litros com álcool e a transmissão começou a dar Trancos de mudança de primeira para segunda mas somente quando o motor está com pouca carga, ou seja, em declives. Nos aclives, independente do tamanho, a transmissão muda de marcha perfeitamente mesmo com carro carregado e ar ligado.

Agora, se paro numa descida a mudança de primeira para segunda da o bendito tranco. Quando dirigindo no plano a mudança é quase imperceptível, completamente natural para um carro automático e ainda mais com esse câmbio.

O que estou estranhando é esse comportamento errático se trocar de marcha perfeito em subidas e no plano é nas descidas dar tranco para passar se primeira para segunda, as demais é normal.

Eu pensei ser óleo, chequei nível, tudo ok. Imaginei que se fosse isso ele daria tranco em outras condições e não somente na descida.

Pensei no senhor MAP, troquei ele hoje, não sei se vai melhorar consumo mas que o carro parece mais leve parece, mas o tranco continua. É como se houvesse alguma falta de leitura de algo para o motor, que na subida sob torque é aceleração maior funciona normal e na descida não.

Alguém já teve essa experiência?


giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Cambio automático com tranco em declive apenas

#2

Mensagem por giovane s » Dom Abr 10, 2022 9:37 pm

Tem que resolver o problema do motor primeiro.
O câmbio faz as marchas baseado nos parâmetros de um motor sem falhas.
Responder