C3 Exclusive 2013 - Oscilando abaixo dos 2 mil rpms

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AirtonSP
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Modelos Citroën: Novo C3 Exclusive 1.6 16v 2012/2013

C3 Exclusive 2013 - Oscilando abaixo dos 2 mil rpms

#1

Mensagem por AirtonSP » Sáb Out 23, 2021 12:32 am

Boa noite pessoal,

Tenho o novo C3 exclusive 2012/2013 1.6 16v, comprei zero, esta com 167000 km, mantenho o carro em ordem, faço a manutenção quando vejo que alguma coisa não esta correta, e também faço a troca do óleo, e filtros a cada 10 mil km. A correia dentada vai para a 3ª troca.

Só que começaram a aparecerem esses problemas, é o seguinte:

1)
Faz uns 2 meses que percebi o carro falhando, como se estivesse engasgando, ao sair do semáforo, cruzamento, e com a rotação abaixo dos 2000 mil rpms. Mesmo usando etanol ou gasolina, o problema ocorre.
E um dia voltando da padaria na hora do almoço, começou a perder força e não consegui subir uma rua há 1 km de casa. Estacionei e deixei o carro lá, o seguro levou até a oficina que conheço, e como já era final da tarde, o carro ficou lá.
O mecânico fez a verificação no dia seguinte e viu que a bobina apresentou problema e uma vela queimou. Foi colocada uma bobina nova, pois, há anterior era a original ainda e as velas trocadas. A última vez que as velas foram trocadas foi em junho/2017, e foram compradas as velas da marca Bosh.
Passado o scanner e não foi encontrado nenhum outro problema.
Retirei o carro, e percebi que aquele problema ao sair do semáforo, cruzamento continua ocorrendo. Levei em uma outra oficina chamada Só Francês que fica na avenida João Dias, zona sul de São Paulo.
Lá foi feito o diagnóstico que os bicos de injeção e tbi precisavam de uma limpeza, o serviço foi feito. Passado novamente o scanner e não foi identificado nenhum outro problema.
Achei que ia resolver com a limpeza dos bicos, mas o problema continua. Levei novamente o carro lá, marquei com o mecânico para fazer um teste, e durante os testes que foi feito nas ruas próximas a oficina, o mecânico percebeu o problema, e identificou com mais clareza, que o mesmo ocorre em baixa rotação.
O problema é falha na ignição, que fica mais evidente com o motor em baixa rotação, e realmente é isso, pois, eu fiz um teste antes, pegando a rodovia dos Bandeirantes, andando há 60, 70, 80, 90 e chegando até 140 km/h e problema dessa falha não ocorreu.
O mecânico, acha pode ser algum problema com as velas ou a bobina nova, ou algum componente eletrônico.

Alguém já passou por esse tipo de problema?

2)
E outro problema que percebi, foi que o computador de bordo, passou a ficar oscilando a marcação da autonomia de combustível, por exemplo, após abastecer 25 litros de etanol, e em um trecho de 10 quilômetros na marginal Pinheiros em um horário sem muito movimento, e a 60 km/h, a marcação da autonomia variou de 6,5 a 10,7 km/l.
Já foi trocado também, o sensor que mede o nível de combustível no tanque, e é mostrado no painel.

Hoje 22/10 agora a noite, a marcação da autonomia, ficou variando de 5,5 para 5,4 e depois para 5,7 e depois para 6,1 quando estava parado no semáforo.

Alguém já viu isso acontecer?

Obrigado

Airton


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