Luz injeção acesa C3 Novo 1.5 8V Flex 2014

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
lctlucas
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Mai 31, 2021 11:35 am
Modelos Citroën: C3 Novo 1.5 Flex 2014

Luz injeção acesa C3 Novo 1.5 8V Flex 2014

#1

Mensagem por lctlucas » Seg Mai 31, 2021 11:58 am

Boa tarde!
Acabei de comprar um C3 1.5 8V Flex 2014 e em pouco tempo de uso ascendeu a luz da injeção no painel. Levei no mecânico e apontou as seguintes falhas:
P2196
P0130

Alguém já se deparou com esses erros? Será que trocando a sonda pré catalisador resolve?
Outros sintomas: Está consumindo muito combustível e de manhã na primeira partida solta uma fumaça escura e sobe um cheiro de gasolina queimada.


giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Luz injeção acesa C3 Novo 1.5 8V Flex 2014

#2

Mensagem por giovane s » Seg Mai 31, 2021 6:42 pm

Verifica se não tem bico injetor travado aberto e faz limpeza e equalização dos bicos.
A sonda analisa o resultado dos outros componentes, como o P2196 é mistura rica que é exatamente o que está saindo no escapamento pode ser que não seja sonda.
lctlucas
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Mai 31, 2021 11:35 am
Modelos Citroën: C3 Novo 1.5 Flex 2014

Re: Luz injeção acesa C3 Novo 1.5 8V Flex 2014

#3

Mensagem por lctlucas » Ter Jun 01, 2021 11:55 am

Bom dia Giovane,
Obrigado pela resposta. Depois que ascendeu a luz fiz: limpeza de bico, troca das velas, regulagem de válvulas e troca da correia dentada. O mecânico passou o scaner, apagou o erro e ficou assim por uns dois dias, depois ascendeu de novo.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Luz injeção acesa C3 Novo 1.5 8V Flex 2014

#4

Mensagem por Miau » Ter Jun 01, 2021 12:38 pm

P2196 - informação de riqueza entre os sensores
Quer dizer que a mistura está sendo detectada como rica.

P0130 - medição do sensor de oxigênio. Circuito aberto em um dos pinos do sensor. (não aquecendo)
Quer dizer que algum pino de conexão da sonda está aberto. Indica que por causa disso, não há aquecimento da mesma, que é necessário para correta medição do oxigênio. O que pode explicar o primeiro erro. Pode ser um falso positivo.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
lctlucas
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Mai 31, 2021 11:35 am
Modelos Citroën: C3 Novo 1.5 Flex 2014

Re: Luz injeção acesa C3 Novo 1.5 8V Flex 2014

#5

Mensagem por lctlucas » Sex Jun 04, 2021 8:13 am

Obrigado pela resposta Miau.
Comprei o carro faz uma semana, vou levar na próxima quarta no mecânico da loja para tentar resolver o problema. Creio que deva ser a sonda lambda pré-catalisador, mas tendo o diagnóstico e solucionando o problema, posto aqui.
lctlucas
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Mai 31, 2021 11:35 am
Modelos Citroën: C3 Novo 1.5 Flex 2014

Re: Luz injeção acesa C3 Novo 1.5 8V Flex 2014

#6

Mensagem por lctlucas » Sex Jun 11, 2021 7:56 am

Bom dia! Diagnóstico feito pelo mecânico da loja: Catalisador. Necessita de substituição. Ficou agendada a troca na próxima quarta-feira.
Esse diagnóstico faz sentido tendo em vista os sintomas?
Está consumindo muito combustível e de manhã na primeira partida solta uma fumaça escura e sobe um cheiro de gasolina queimada. Além é claro da luz de injeção acesa e os erros P2196 e P0130.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Luz injeção acesa C3 Novo 1.5 8V Flex 2014

#7

Mensagem por Miau » Sex Jun 11, 2021 1:14 pm

pra mim, não faz o menor sentido.. função do catalizador é converter gases pra liberar no ambiente. Não tem função na injeção do carro. Algumas vezes, pode estar obstruindo a saída de gases ou perdendo a contrapressão. Mas duvido que causaria esses erros.

..e catalizador é caro! e além disso, o seu velho vale entre 50 a 100 reais por causa da reciclagem de material nobre dentro dele. Ou seja, se vc largar no mecânico, ele vai vender.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Luz injeção acesa C3 Novo 1.5 8V Flex 2014

#8

Mensagem por giovane s » Sex Jun 11, 2021 2:13 pm

lctlucas escreveu:
Sex Jun 11, 2021 7:56 am
Bom dia! Diagnóstico feito pelo mecânico da loja: Catalisador. Necessita de substituição. Ficou agendada a troca na próxima quarta-feira.
Esse diagnóstico faz sentido tendo em vista os sintomas?
Está consumindo muito combustível e de manhã na primeira partida solta uma fumaça escura e sobe um cheiro de gasolina queimada. Além é claro da luz de injeção acesa e os erros P2196 e P0130.
Talvez faça sentido pra oficina :$:

Parece que a sonda pré nem está sendo alimentada, pode ser o conector do módulo, a fiação, o conector da sonda lambda, a sonda lambda, o módulo do motor. Ideal ir em auto-elétrica e informar que a sonda pré catalizador gerou um código de falha de circuito aberto.

Nem sei se o código de deficiência do catalisador é utilizado no Brasil, normalmente P0420, ou se é inibido pela PSA por que a legislação brasileira não exige.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Luz injeção acesa C3 Novo 1.5 8V Flex 2014

#9

Mensagem por Miau » Sex Jun 11, 2021 2:18 pm

mas opte pelo seguinte.. peça pro mecânico um termo de responsabilidade onde ele vai arcar com o valor da peça, ou ficar com a mesma, caso o problema não seja resolvido.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
lctlucas
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Mai 31, 2021 11:35 am
Modelos Citroën: C3 Novo 1.5 Flex 2014

Re: Luz injeção acesa C3 Novo 1.5 8V Flex 2014

#10

Mensagem por lctlucas » Sex Jun 11, 2021 5:32 pm

Obrigado pelas respostas. No caso não sou eu quem vai pagar.
Comprei o carro em uma loja, andei 20km e acendeu a luz da injeção. Desde então já levei três vezes no mecânico da loja para tentar resolver, como tava osso de resolver apelei pra um mecânico de confiança que passou o scaner na minha frente e apontou esses erros que postei.
Então decidi voltar na loja e reclamar com o gerente. E deixei o carro novamente na oficina deles, ficou lá por dois dias, e o diagnóstico foi esse: Problema no catalisador. Disseram que pediram a peça (catalisador) e que chega na próxima terça.

Também achei estranho e não vi muito sentido nesse diagnóstico, mas como está em garantia e não vai sair do meu bolso vou deixar prosseguir.
Mas a impressão que dá é que estão me enrolando.

Vou tentar tirar umas fotos dele por baixo para ver se eles realmente vão trocar essa peça e, se trocarem se vão colocar uma nova.

Vou esperar essa troca e depois posto aqui se resolveu o problema.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Luz injeção acesa C3 Novo 1.5 8V Flex 2014

#11

Mensagem por Miau » Sex Jun 11, 2021 5:50 pm

Pois é.. Um catalisador novo custa cerca de 600 a 1200.. Se não for mais
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
lctlucas
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Mai 31, 2021 11:35 am
Modelos Citroën: C3 Novo 1.5 Flex 2014

Re: Luz injeção acesa C3 Novo 1.5 8V Flex 2014

#12

Mensagem por lctlucas » Sex Jun 25, 2021 9:34 am

Bom dia!
Problema resolvido após a troca do catalisador. Apagou a luz da injeção e agora está bem mais econômico.
A sonda não foi trocada, é a mesma que estava.
Vai entender né, mas o importante é que resolveu o problema.
Responder