Liquido de refrigeração não volta para o reservatório

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
renankaic
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Set 24, 2020 3:13 pm
Nome: Renan
Localização: Piracicaba
Modelos Citroën: C3 1.4

Liquido de refrigeração não volta para o reservatório

#1

Mensagem por renankaic » Qua Dez 09, 2020 10:04 pm

Boa noite!

Meu C3 tá com um problema meio doido.

Sempre estou verificando o nivel de agua do liq. de arrefecimento. Após usar o carro sempre fica no "MIN" ou um pouco abaixo. Espero o tempo para esfriar e aí desce mais.

Aí eu abro a tampa do reservatório pra completar, saí um pouco de pressão, e nessa saideira pressão o líquido rosa enche o reservatório até um pouco abaixo do nível "MAX" (aí eu não completo né, já que tem que estar entre o Min e Max). É como se o resto da água estivesse no radiador.

O que pode ser? A tampa do reservatório não é original, é de uma tal de "Fiori". Não sei se é ela que tá causando isso.

O carro não superaqueceu, em operação na pista ou no transito pesado sempre fica no nível 3. Já fiz limpeza do sistema de arrefecimento esses tempos achando que ia resolver o problema mas nada.



Desde já agradeço.


giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Liquido de refrigeração não volta para o reservatório

#2

Mensagem por giovane s » Qua Dez 09, 2020 10:38 pm

renankaic escreveu:
Qua Dez 09, 2020 10:04 pm
Aí eu abro a tampa do reservatório pra completar, saí um pouco de pressão, e nessa saideira pressão o líquido rosa enche o reservatório até um pouco abaixo do nível "MAX" (aí eu não completo né, já que tem que estar entre o Min e Max). É como se o resto da água estivesse no radiador.

O que pode ser? A tampa do reservatório não é original, é de uma tal de "Fiori". Não sei se é ela que tá causando isso.
Desde já agradeço.
A Princípio o nível da refrigeração deve ser verificado com o motor frio.
Com o aumento da temperatura e pressão as mangueiras mais grossas tendem a se desgastar, expandir e eventualmente estourar, pode ser aí que está armazenado todo este líquído. Quando uma mangueira "embarriga" é hora de substituir.

A tampa dos PSA é de 1,4 BAR como esta Fiori.

Recomendo utiizar líquido refrigerante conforme especificação do manual. Tive muita dor de cabeça com um líquido genérico.
Com anti-corrosão motor passava 110°C, com orgânico 50% não chegava nesta temperatura.
renankaic
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Set 24, 2020 3:13 pm
Nome: Renan
Localização: Piracicaba
Modelos Citroën: C3 1.4

Re: Liquido de refrigeração não volta para o reservatório

#3

Mensagem por renankaic » Dom Dez 13, 2020 12:34 am

Olá Giovane!

A verificação já fiz várias vezes com o motor frio. O resultado foi o mesmo: Nível no reservatório estava abaixo do MIN - só eu tirar a tampa do reservatório que ele enche até um pouco abaixo do Max.

O liquido de refrigeração que utilizei foram 2 Litros de Paraflu Orgânico Concentrado + 2 litros de agua desmineralizada, até aqui creio que está correto.

Então essa "embarrigada" deve ser daquela mangueira mais grossa que liga na parte de cima do radiador à carcaça da válvula termostática?
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Liquido de refrigeração não volta para o reservatório

#4

Mensagem por giovane s » Dom Dez 13, 2020 3:55 pm

renankaic escreveu:
Dom Dez 13, 2020 12:34 am

Então essa "embarrigada" deve ser daquela mangueira mais grossa que liga na parte de cima do radiador à carcaça da válvula termostática?
A questão é você identificar o real problema deste sistema de arrefecimento.
Quando meu nível baixava sem vazamentos era radiador obstruído, a mangueira inferior murchava e a superior inflava(da termostática).
Responder