C3 na primeira partida do dia só pega na segunda tentativa

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
renankaic
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Set 24, 2020 3:13 pm
Nome: Renan
Localização: Piracicaba
Modelos Citroën: C3 1.4

C3 na primeira partida do dia só pega na segunda tentativa

#1

Mensagem por renankaic » Qua Out 21, 2020 1:21 pm

Boa tarde senhores.

Tenho um C3 1.4 ano 2011 e só abasteço com álcool num posto Shell famoso aqui da minha cidade.

Quando tento ligar ele de manhã, ele não pega na primeira virada da chave. Fico uns 4 segundos segurando com aquele barulho de partida, o carro começa a dar uma tremida mas nao liga. Mesmo eu soltando a chave parece mexe umas coisas e ai depois ele morre.

Mas, na segunda tentativa, eu dou só uma giradinha na chave e ele pega de boas. E durante o dia inteiro ele pega de primeira em todas as tentativas que eu faço.

O estranho é que esse problema da partida de manhã não acontece quando eu abasteço com gasolina, tanto comum quanto aditivada.

Alguém já viu problema parecido?

Desde já agradeço.
por giovane s » Dom Dez 13, 2020 12:14 pm
renankaic escreveu:
Qua Out 21, 2020 1:21 pm
Quando tento ligar ele de manhã, ele não pega na primeira virada da chave. Fico uns 4 segundos segurando com aquele barulho de partida, o carro começa a dar uma tremida mas nao liga. Mesmo eu soltando a chave parece mexe umas coisas e ai depois ele morre.

Alguém já viu problema parecido?
Desde que troquei o refil da bomba de combustível o meu carro ficou assim. Parece que a bomba de combustível só pressuriza a linha quando vira a chave e caso a válvula não mantenha a pressão na linha pega de segunda mesmo.
Para pegar de primeira giro a chave de partida bem devagar, "aparentemente" a bomba de combustível liga um pouco antes do motor de partida.
Ver resposta completa


Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: C3 na primeira partida do dia só pega na segunda tentativa

#2

Mensagem por Miau » Qua Out 21, 2020 4:20 pm

esse modelo não tem um reservatório de gasolina embaixo do capô pra partida a frio?
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Re: C3 na primeira partida do dia só pega na segunda tentativa

#3

Mensagem por Munhoz » Qui Out 22, 2020 2:48 pm

parece que a linha de combustível está despressurizando. Faz um teste, vire a chave até as luzes no painel acender, aguarda 2 segundos e desliga, faça isso 2x e na terceira vez dê a partida normalmente e veja se pega mais fácil.

Se pegar, é algum "vazamento" interno de combustível, pode ser a válvula de retenção que fica na bomba de combustível ou pode ser bico injetor sujo, que não veda e fica pingando combustível durante a noite
renankaic
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Set 24, 2020 3:13 pm
Nome: Renan
Localização: Piracicaba
Modelos Citroën: C3 1.4

Re: C3 na primeira partida do dia só pega na segunda tentativa

#4

Mensagem por renankaic » Dom Dez 13, 2020 12:50 am

Miau escreveu:
Qua Out 21, 2020 4:20 pm
esse modelo não tem um reservatório de gasolina embaixo do capô pra partida a frio?
Tem sim. Quando eu abasteço com alcool eu normalmente peço pra completar com aditivada este reservatório.
Munhoz escreveu:
Qui Out 22, 2020 2:48 pm
parece que a linha de combustível está despressurizando. Faz um teste, vire a chave até as luzes no painel acender, aguarda 2 segundos e desliga, faça isso 2x e na terceira vez dê a partida normalmente e veja se pega mais fácil.

Se pegar, é algum "vazamento" interno de combustível, pode ser a válvula de retenção que fica na bomba de combustível ou pode ser bico injetor sujo, que não veda e fica pingando combustível durante a noite
Vou seguir a sua dica, eu sempre espero as luzes do painel apagar e o barulho da bomba de combustivel alimentando parar antes de dar a partida, mas mesmo assim.

É de veneto, as vezes pega de primeira e as vezes só pega na segunda ou na terceira. :/

O bico injetor eu pedi para o mecânico fazer a limpeza há um mês atrás, ele até fez um video mostrando que tava bem carbonizado. Mas infelizmente não resolveu o problema :(
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: C3 na primeira partida do dia só pega na segunda tentativa

#5

Mensagem por giovane s » Dom Dez 13, 2020 12:14 pm

renankaic escreveu:
Qua Out 21, 2020 1:21 pm
Quando tento ligar ele de manhã, ele não pega na primeira virada da chave. Fico uns 4 segundos segurando com aquele barulho de partida, o carro começa a dar uma tremida mas nao liga. Mesmo eu soltando a chave parece mexe umas coisas e ai depois ele morre.

Alguém já viu problema parecido?
Desde que troquei o refil da bomba de combustível o meu carro ficou assim. Parece que a bomba de combustível só pressuriza a linha quando vira a chave e caso a válvula não mantenha a pressão na linha pega de segunda mesmo.
Para pegar de primeira giro a chave de partida bem devagar, "aparentemente" a bomba de combustível liga um pouco antes do motor de partida.
renankaic
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Set 24, 2020 3:13 pm
Nome: Renan
Localização: Piracicaba
Modelos Citroën: C3 1.4

Re: C3 na primeira partida do dia só pega na segunda tentativa

#6

Mensagem por renankaic » Dom Dez 20, 2020 3:22 pm

giovane s escreveu:
Dom Dez 13, 2020 12:14 pm
renankaic escreveu:
Qua Out 21, 2020 1:21 pm
Quando tento ligar ele de manhã, ele não pega na primeira virada da chave. Fico uns 4 segundos segurando com aquele barulho de partida, o carro começa a dar uma tremida mas nao liga. Mesmo eu soltando a chave parece mexe umas coisas e ai depois ele morre.

Alguém já viu problema parecido?
Desde que troquei o refil da bomba de combustível o meu carro ficou assim. Parece que a bomba de combustível só pressuriza a linha quando vira a chave e caso a válvula não mantenha a pressão na linha pega de segunda mesmo.
Para pegar de primeira giro a chave de partida bem devagar, "aparentemente" a bomba de combustível liga um pouco antes do motor de partida.
Cara, muito obrigado. Essa sua dica ajudou bastante. Estou fazendo o mesmo e agora o carro n ta falhando mais pra ligar de primeira
Responder